Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular ?!?!?


3dmaniaco

Posts recomendados

:lol: beleza Feras ?!?!? :lol:

Preciso da ajuda de vocês, estou aprendendo eletrônica, e estou com problemas nos calculos dos circuitos, estou ficando quase doido !!!!

É o seguinte, não estou entendendo nada sobre essa tal Lei de Ohm, e a minha duvida é a seguinte, se por exemplo, eu possuo um PIC e um LED, e quero alimentar esses dois componentes, com uma bateria de 15 Vts, OK

Minha duvida é, como eu faço para saber, quantos resistores e quantos diodos precisarei para montar esse circuito, e qual a capacidade de cada um deles !!!! Se puderem me dar um exemplo de um calculo, me ajudaria bastaaaaaante !!!! Estou meio confuso com esses calculos !!!!

por favor, não deixem de responder, pois quero aprender !!!!

valeu amigos, vocês sempre me ajudaram, e sei que conseguirei aprender com a ajuda de vocês !!!! valeu mesmo !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, 3dmaniaco.

Se eu não me engano, os PICs são alimentados com 5VDC, não com 15V. Se você colocar 15V na máquina, tú vai torrá-la na hora!

Poderia ser feito um divisor de tensão resistivo, mas, nesse caso, o mais comum e o mais preciso, é através de reguladores de tensão integrados. Nesse caso, um 7805 resolve a parada. Ele pode fornecer até um máximo de 1A, o que é corrente pra caramba!!

Pra calcular divisores resistivos, você precisa em primeiro lugar, saber qual é o consumo do circuito que vai ser alimentado. Mas, divisores resisitivos não são muito precisos, devido as características dos resistores usados.

O melhor mesmo é usar o 7805, ou então uma fonte externa de 5V.

A maioria dos circuitos digitais, trabalham ou com 5V ou com 3,3V.

Qualquer coisa, tamos aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites