Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular ?!?!?


3dmaniaco

Posts recomendados

:lol: beleza Feras ?!?!? :lol:

Preciso da ajuda de vocês, estou aprendendo eletrônica, e estou com problemas nos calculos dos circuitos, estou ficando quase doido !!!!

É o seguinte, não estou entendendo nada sobre essa tal Lei de Ohm, e a minha duvida é a seguinte, se por exemplo, eu possuo um PIC e um LED, e quero alimentar esses dois componentes, com uma bateria de 15 Vts, OK

Minha duvida é, como eu faço para saber, quantos resistores e quantos diodos precisarei para montar esse circuito, e qual a capacidade de cada um deles !!!! Se puderem me dar um exemplo de um calculo, me ajudaria bastaaaaaante !!!! Estou meio confuso com esses calculos !!!!

por favor, não deixem de responder, pois quero aprender !!!!

valeu amigos, vocês sempre me ajudaram, e sei que conseguirei aprender com a ajuda de vocês !!!! valeu mesmo !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, 3dmaniaco.

Se eu não me engano, os PICs são alimentados com 5VDC, não com 15V. Se você colocar 15V na máquina, tú vai torrá-la na hora!

Poderia ser feito um divisor de tensão resistivo, mas, nesse caso, o mais comum e o mais preciso, é através de reguladores de tensão integrados. Nesse caso, um 7805 resolve a parada. Ele pode fornecer até um máximo de 1A, o que é corrente pra caramba!!

Pra calcular divisores resistivos, você precisa em primeiro lugar, saber qual é o consumo do circuito que vai ser alimentado. Mas, divisores resisitivos não são muito precisos, devido as características dos resistores usados.

O melhor mesmo é usar o 7805, ou então uma fonte externa de 5V.

A maioria dos circuitos digitais, trabalham ou com 5V ou com 3,3V.

Qualquer coisa, tamos aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocuqie 15 V, mas quis disser 5 v, eu gostaria de saber como calculo quantos resistores usarei no meu circuito, e quantos diodos, e outros componentes usarei, e como calcular isso, e de quantos ohm será cada componentes.

E como posso calcular, quanto de energia meu circuito necessitara ?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quantidade de resistores, diodos e outros componentes só é conhecida quando o projeto está finalizado. Neste momento pode-se calcular o consumo de energia.

Material para estudo de Eletrônica:

http://www.4shared.com/file/10760512/fecbd575/APOSTILA_ELETRICIDADE_VOL_1.html

http://www.hlage.com/00-Radioamador/Apostilas_leis/08_Eletronica_Basica_2000.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só... Você não compreende a Lei de Ohm, que é um conceito mais do que fundamental da eletricidade, e já está pensando em PIC?

A Lei de Ohm versa sobre as relações entre corrente, tensão e resistência. Num circuito composto, por exemplo, por uma bateria ligada a uma resistência:

Lei_de_Ohm

Sabendo o valor da resistência e da tensão, calcula-se a corrente que circula pelo circuito.

I = V / R

Quanto a tua dúvida acerca dos PIC's... Bem...

Quando se projeta um circuito, você deve ter em mente um esboço do que pretendes fazer: quais as funções, sinais de entrada e saída, alimentação, etc, etc...

Se o circuito utilizará um microcontrolador, deves de antemão ter em mente que a alimentação destes componentes é de 5V (conforme já foi citado) e que esta alimentação deve ser estável, pois estes componentes são sensíveis a variações na alimentação.

Veja que a Lei de Ohm estabelece a relação entre a tensão aplicada num resistor e a corrente que por ele circula. Agora imagine que queiras reduzir a tensão aplicada no PIC com um resistor (de 15V para 5V, por exemplo)... Você calcula o valor do resistor, em função da corrente... Mas basta que a corrente consumida pelo PIC varie um pouco para que a tensão sobre o resistor também varie... Logo, a alimentação ficará não confiável...

Voltando a questão do projeto: você só terá condições de saber exatamente quantos resistores e qual o valor deles após a finalização do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!