Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium III 7.5x133 1000 mhz à 1132 mhz??


hlsilva02

Posts recomendados

Olá a todos. Ja rodei todo o forum, e vi que o pentium III tem o multiplicador travado, impossibilitando o overclok. Meu pentium III soquete 360 é 1 ghz (7.5x133) está rodando a 1.1 ghz com estabilidade total. Ja pensei em rodar a 1.3 ghz, ja que minha placa permite. A minha duvida é: Pentium III tem mesmo o multiplicador travado? Se sim, por que o meu não? Qual taxa máxima de multiplicação é aconselhavel? Obrigado a todos! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo você quis dizer soquete 370 né?

Eu não entendi direito, você disse que seu Pentium III é destravado, é isso? Se sim, posta algumas SS do CPU-Z com o CPUID pra gente ver.

Que núcleo é seu processador?

Dependendo do núcleo do processador não vai muito mais que 1.1GHz com estabilidade e boa temperatura para uso diário, já testei alguns deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ribeirocross, o soquete é o 370 Pin FC-PGA (erro de digitação).:D O núcleo é coopermine. Vou explicar melhor: Eu não afirmei que o meu processador pentium 3 é destravado. Eu perguntei se ele é. Como disse anteriormente, li algums tutoriais que diziam que o intel pentium 3, vem com o multiplicador travado, assim, overclock, só seria possivel aumentando FSB. Minha duvida é: O intel pentium 3 tem mesmo o multiplicar travado? E atualizando, ja estou rodando à 1.2 ghz, (9x133) com estabilidade total.

Ae está, CPUID:

Propriedades da CPU

Tipo de processador: Intel Pentium IIIE, 1000 MHz (7.5 x 133)

Alias da CPU: Coppermine

CPU Stepping: cC0

Conjunto de instruções: x86, MMX, SSE

Velocidade de clock original: [ TRIAL VERSION ]

Código de cache L1: 16 KB

Dados de cache L1: [ TRIAL VERSION ]

Cache L2:256 KB (On-Die, ATC, Full-Speed)

Informação física sobre a CPU

Tipo do componente: 370 Pin FC-PGA

Tamanho do componente: 4.95 cm x 4.95 cm

Transístores: [ TRIAL VERSION ] milhão(ões)

Tecnologia utilizada: 6M, 0.18 um, CMOS

Tamanho interno:[ TRIAL VERSION ] mm2

tensão do núcleo: 1.70 V

tensão de entrada/saída: 3.3 V

Potência típica 11 - 25 W: (depende da velocidade do clock)

Potência máxima 16.0 - 37.5 W: (depende da velocidade do clock)

Fabricante do processador

Nome da empresa Intel Corporation

Informação sobre o produto http://www.intel.com/products/processor

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então betinho, é que quando li essa parte:

...A minha duvida é: Pentium III tem mesmo o multiplicador travado? Se sim, por que o meu não?...

Deu a entender que você perguntou: Se os Pentium 3 tem multiplicador travado, por que o meu não é? hehehe, beleza então, esclarecido.;)

Resposta: Todos os Pentium 3 tem multiplicador travado e o único recurso para overclocar é só aumentando o FSB, que é o que você fez para rodar em 1.2GHz como disse acima.

Quando eu disse que 1.1GHz era mais ou menos um limite de estabilidade, disse, porque esse tipo de CPU ou esse núcleo Coppermine, o máximo que foi lançado foi de 1.13GHz para o (EB) e certamente não fizeram com maior clock devido a instabilidade do núcleo, e isso é uma referência para limitar um over com estabilidade (teoricamente claro), mas, como hardware é imprevisível e tudo pode acontecer, aconteceu de você ter uma boa e tolerante CPU, overclocada acima do clock máximo que ja foi consebida e com vcore padrão, sorte sua né heehe:aplausos:.

Boa sorte no seu over e qualquer novidade ou dúvida posta ai ok.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeirocross. Primeiramente agradeço a atenção. :D. Houve um pequeno equivoco: estou rodando à 1.2 mas SEM AUMENTAR O FSB. Ele continua à 133. Fiz o overclok aumentando a TAXA DE MULTIPLICAÇÃO. A taxa original do meu cpu é 7.5, e aumentei para 9.0 (133x9.0). Ae a duvida: se o pentium 3 tem o multiplicador travado (como você mesmo mostrou), como consegui esse overclock? Concluindo: fiz overclock do pentium 3 pela taxa de multiplicação. O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ribeirocross. Primeiramente agradeço a atenção. :D. Houve um pequeno equivoco: estou rodando à 1.2 mas SEM AUMENTAR O FSB. Ele continua à 133. Fiz o overclok aumentando a TAXA DE MULTIPLICAÇÃO. A taxa original do meu cpu é 7.5, e aumentei para 9.0 (133x9.0). Ae a duvida: se o pentium 3 tem o multiplicador travado (como você mesmo mostrou), como consegui esse overclock? Concluindo: fiz overclock do pentium 3 pela taxa de multiplicação. O que você acha?

O que eu acho? Eu acho que é realmente como eu disse acima "hardware é imprevisível e tudo pode acontecer" e esse acontecer, aconteceu no seu processador hehe.

Poste uma SS tirada com o CPUID e com o CPU-Z aberto e posta ai. Estou curioso pacas para ver como o CPU-Z reconhece esse seu processador. Quero um desses para overclocar...

O interessante é que, alem de algumas CPUs que já testei dessa família Intel (não foram muitas) e todo o material didático que li e reli a respeito, não encontrei em nenhum momento uma CPU P-III com multiplicador destravado de fábrica...

Depois que vocês postaram essas mensagens, fiz N pesquisa na net e, mais uma vez, não consegui achar, nada oficial, de que exista PENTIUM III com o multiplicador destravado de fábrica, muito pelo contrário...

Alguns P3 tem o multi liberado.

dwatashi gostaria que você postasse o material ou o link da sua afirmação, de que existe alguns Pentium III com o multiplicador liberado, estou curioso quanto a isso. Ficarei muito grato por tal material tão escondido (pelo menos a mim):D.

Raios e trovões, se eu não acho nenhum, como pode existir alguns? Alguns de unidade ou alguns de núcleos, revisões ou modelos diferentes? Fiquei mais intrigado ainda nessa possibilidade.

Não deixem de passar as informações a respeito, pois, tanto eu que não sei, como muitos que lêem o fórum, que também não sabem, querem se inteirar a respeito desses Pentium III em questão.

Anormalidade a parte, essa fica por conta do imprevisível...

Abraço pros amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeirocross, tenho o everest aqui, que tem um CPUID.

Me ofereço para fazer uns testes, e postar aqui no forum. Uso win xp pro.

"Poste uma "SS"tirada com o CPUID e com o CPU-Z aberto e posta ai."

Desculpa, é que não consegui entender direito. :D O que é SS? Me passa um link desses programas ae. Acho que não tenho aqui.

Vou tentar rodar à 1.3 ghz, e posta aqui o resultado. Quem diria que tenho um pentium 3 destravado.:wacko:

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeirocross, tenho o everest aqui, que tem um CPUID.

Me ofereço para fazer uns testes, e postar aqui no forum. Uso win xp pro.

"Poste uma "SS"tirada com o CPUID e com o CPU-Z aberto e posta ai."

Desculpa, é que não consegui entender direito. :D O que é SS? Me passa um link desses programas ae. Acho que não tenho aqui.

Vou tentar rodar à 1.3 ghz, e posta aqui o resultado. Quem diria que tenho um pentium 3 destravado.:wacko:

Obrigado a todos.

post-343648-13884947522436_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza.

Download cpu-z

http://superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=5925

Download cpuid

http://www.doompc.com/cpuid/cpuid-17041.zip

Download Super-Pi

http://www.doompc.com/download/super_pi_mod-1.5.zip

Faça o download dos programas e se quiser, pode fazer também o do Super-Pi para você analisar o desempenho extra que obteve com o overclock, está ai. O super-pi é só abrir o programa e rodar na opção de 1MB. Rode primeiro em padrão depois em over para ver o ganho extra que teve.

A SS é uma print-screen que o CPUID tira da tela inteira quando esta aberto. Use a opção capturar do programa ou simplesmente clicando F10. Não se esqueça de abrir o CPU-Z quando tirar a SS para sair junto.

Tire uma com o multiplicador padrão e uma outra com o multiplicador modificado ok.

Exemplo de uma SS ou print com o cpuid.

sspiiirc0.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!