Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
O processador nunca usa a memória da VGA para processar seus dados. A única memória de acesso aleatório que ele utiliza é a RAM. O problema com esse jogo é que o processamento da engine gráfica dele é leve mas consome muita memória da VGA, enquanto que o processamento do código fonte (tarefa do processador) é extremamente pesada. Uma coisa é processamento e outra é quantidade de memória usada nesse processamento. Não estão diretamente relacionados.

Entendi o que ele quis falar mas acho que havia ironia nas palavras.

Postado
Será que uma memória DDR5 da HD 4770, bem mais rápida que a DDR3 da HD 4850, processaria melhor o GTA IV mesmo com "apenas" 512 MB? :confused:

Teoricamente sim, como no caso das 8600GT DDR2 512Mb e DDR3 256Mb. A última, apesar de bem menos memória, roda melhor qualquer jogo. E aí entra a história da CPU, se ela não for boa o bastante, vai gargalar tudo lá na frente, com a GPU. Mas tudo isso é teoria, e às vezes a prática costuma mostrar resultados diferentes.(_(

Postado
Postado Originalmente por timmy viewpost.gif

Será que uma memória DDR5 da HD 4770, bem mais rápida que a DDR3 da HD 4850, processaria melhor o GTA IV mesmo com "apenas" 512 MB? confused.gif

Teoricamente sim, como no caso das 8600GT DDR2 512Mb e DDR3 256Mb. A última, apesar de bem menos memória, roda melhor qualquer jogo. E aí entra a história da CPU, se ela não for boa o bastante, vai gargalar tudo lá na frente, com a GPU. Mas tudo isso é teoria, e às vezes a prática costuma mostrar resultados diferentes.(_(

Eu ja discordo. Embora a taxa de transferencia por ciclo (para cada bit do barramento) da DDR5 seja o dobro da taxa da DDR3, na HD4770 a largura do barramento de memoria é de 128 bits, enquanto na HD4850 este barramento é de 256 bits, o que no fim acaba dando a mesma banda: a taxa de transferencia de ambas é bastante proxima, sendo 63.55 GB/s para a 4850 e 51.2 GB/s para a 4770 (considerei 10^6 B = 1 GB).

Postado

Galera a ATI fez a mesma coisa q a Nvidia fez no passado...

Lanço uma VGA (HD4770) igual ou ate superior a HD4850 com preço de banana hoje você já pode encontrar ela a 395,00 reais quanto a mais barata da HD4850 custa 500 pila, fiquei revoltado com a ATI nós q temos a HD4850 perdemos dinheiro pois ninguem vai querer pagar nem 400 pila nela sendo q uma HD4770 nova custa menos!!!!

Vi teste da 770 em cross arregaça de mais desempenho semelhante a uma HD4870X2 :eek:, e o preço rsrs nem se compara!!!

Mais é isso ai tecnologia é assim mesmo!

valeu galera!

• Membro VIP
Postado
O processador nunca usa a memória da VGA para processar seus dados. A única memória de acesso aleatório que ele utiliza é a RAM. O problema com esse jogo é que o processamento da engine gráfica dele é leve mas consome muita memória da VGA, enquanto que o processamento do código fonte (tarefa do processador) é extremamente pesada. Uma coisa é processamento e outra é quantidade de memória usada nesse processamento. Não estão diretamente relacionados.

Eu sei disso, mas na pratica, é exatamente este o efeito, ja que o jogo se vale da CPU para os processamentos maiores, sendo a gpu mais potente e usa demasiadamente memoria vram que em casos de placas extremas chega a 2 gb, sendo a media hoje de 512 mb enquanto que o uso de ram verdadeira foi minimizado e sendo essa hj fácil de achar pcs com 4 gb.

A conversão deste jogo se usou dos 2 piores canais para ter a engine operando.

Sobre as 4770, como o amigo citou, a ddr5 é pouca coisa mais rapida neste caso por usar 128 bits. Mas mesmo que a velociade fosse muito superior ainda acho que seria pouca a diferença notada ja que o processador é quem gargala o jogo neste caso em especial.

E sobre a sacanagem da ATI nas 4850, bem essa é a tendencia né. As mid end de hj serão iguais as low end de amanha e iguais as high end de ontem. O problema é que cada vez fica mais curta a diferença de tempo entre o hoje, o ontem e o amanha...

Postado

sobre sacanagem ou não, a 4850 já está por aí faz "tempo"... não era pra se esperar uma redução do preço muito acentuada, nunca ocorreu tal coisa e nunca ocorrerá...

é mais vantagem para essas empresas lançaremn "algo novo" mesmo que seja só uma remarcação...

ps:

Desde sempre tem sido assim, ou mais ou menos isso:

A MID da próxima geração é igual a TOP desta... sempre foi e tende a ser sempre assim.

tanto que você pode fazer uma tabela assim: não é 100% exato mas ilustra bem o que quero dizer:

vgas.png

Postado

minha config:

- ecs780

- phenom9850(3ghz_não queima nada não!!!),

- hd 4850(over para 690- 1178x2)

- hd 320 Samsung

- 4 gb ram a 1066

- cd-dvd

- alguns fans e c3tech fonte 500w-

estou medindo o os frames nos jogos que eu gosto :

no unreal 3: consegui uma média de 60 tudo no high

no COD 5 e 4: média de 60 também tudo no high

nos dois crysis: uma média de 35 as vezes 45 as vezes 25 isso que estava no quase high

minha dúvida é:se eu comprar uma placa de 1gb vou sentir muita diferença nesses frames, tenho um monitor ligado em dvi da Samsung o t190 de 19 polegadas, valeu?!?

• Membro VIP
Postado

desliga o vsync dos jogos ou ccc, você esta tendo o seu fps limitado pela taxa de atualizaçao do monitor. nao tem nada ha ver com a memoria. No caso de jogos 1 gb de memoria na placa de video so vai fazer diferença em resoluçoes acima de 1680 px. O seu monitor vai no maximo a 1440.

Postado

hum, acho que entendi o vsync, mas o que é o ccc, é o catalyst da ati, lá não ta ligado isso, só no jogos eu ligo isso, grande explicação essa tua pro uns 1gb eu ja tava me coçando pra compra e como minha resolução é 1400x900, vou fica asiim mesmo, valeu cara, adoro esse forum,

Postado
hum, acho que entendi o vsync, mas o que é o ccc, é o catalyst da ati, lá não ta ligado isso, só no jogos eu ligo isso, grande explicação essa tua pro uns 1gb eu ja tava me coçando pra compra e como minha resolução é 1400x900, vou fica asiim mesmo, valeu cara, adoro esse forum,

Me parece que só no caso do GTA4 que a memória da placa de vídeo faz diferença mesmo em resoluções mais baixas...

Postado

Galera o GTA IV come muita CPU processadores Quad roda liso esse jogo, ele foi feio para Processadores Quad mesmo tendo otimo desempenho!

Eu com minha config consigo em torno de 35Fps no teste com o processador a 3.4Ghz....

valeu galera!

Postado
desliga o vsync dos jogos ou ccc, você esta tendo o seu fps limitado pela taxa de atualizaçao do monitor. nao tem nada ha ver com a memoria. No caso de jogos 1 gb de memoria na placa de video so vai fazer diferença em resoluçoes acima de 1680 px. O seu monitor vai no maximo a 1440.

Carakas! eu não tinha percebido, mais por padrão no CCC. tava ligado o VSCNC, e o pior que tem games que não tão limitado a 60 aqueles que possuem a opção pelo menos.

Essa opção geralmente pesa muito.

No F.E.A.R 2 foi o que mais senti. ligado. meu FPS Trava em 60. fica em 90% dos lugar a 60 isso com o game no fullzão. mais quando há quedas, vai pra 40/55.

Curiosamente, se eu tiro o VSNC, meu FPS fica nos 80/85/100. e quando a quedas vai pra 65/70 ou seja inperceptviel.. opção tosca na minha opinião.

• Membro VIP
Postado

Depende de cada pessoa, o Vsync faz com que em giradas de tela a imagem venha naturalmente enquanto que sem o vsync ativado ao girar a tela ela distorce razovelmente mas se você assim como eu está acostumado a jogar sem o vsync ele nem faz falta

Postado

Hey Punisher, acabei de adquirir uma placa igual a sua (HD4850 Play!) e estou com os mesmos problemas que você. Não consigo usar o Ati Overdrive. Mudo os valores mas eles não salvam, tento usar o recurso de auto-tune ou testar os clocks mas nada acontece. Outra coisa que percebi que não aparece a opção de controlar a rotação do cooler e não adianta criar perfis pra velocidades diferentes que eles não são aplicados.

Instalei aqui o Windows 7 64 bits e acontece a mesma coisa.

Ainda não testei em jogos.

Então, parece ser um problema comum a todas as placas HD4850 Play!

você conseguiu alguma solução?

Abraço!!

Postado

entrei em contato com o Suporte Da PowerColor,ele já me responderam, esse modelo Play! ´pra quem não sabe, subistituio, o modelo antigo, com o escudo da power-color. por causa do problema dos coolers e do pó.

Enfin, perguntei sobre a questão do OverClock. e outra questão BEM CHATA. os drivers novos, não tão aceitando CroosFire, ou seja esse modelo de HD4850 com o CCC acima de 8.4 não tá fazendo CF. nm com o modelo exatamente iqual.

Ele pediu para eu mandar o Nº de serie. da Placa (Em foto) para ver se há uma atualização de Bios para corrigir esse tipo de problema, provavelmente deve resolver.

A proposito. esse Modelo, apesar desses 2 encovenientes, são EXTREMAMENTES GELADOS, isso mesmo as Temp´s são de dar inveja as HiS ICEQ4

Sobre o CF. é só questão de Atualização de Bios. pois já li casos no google.

No ATi Tray Tools da pra trocar os Clocks, na primeira vez, aumentei uns 50Mhz e 200Mhz, fico show! dai. reninciei e volto pra default, quando meti de novo. deu BSOD mesmo aumentando 1 Mhz. era so entra no jogo, que aperecia, "despejando memoria bla bla bla"

Postado

Vou ficar de olho então nos seus posts, pois minha placa é igual a sua e estou tendo os mesmos problemas!

Qualquer novidade me manda uma MP ou posta aqui!!

valeu!

Abraço!

Postado
Hey Punisher, acabei de adquirir uma placa igual a sua (HD4850 Play!) e estou com os mesmos problemas que você. Não consigo usar o Ati Overdrive. Mudo os valores mas eles não salvam, tento usar o recurso de auto-tune ou testar os clocks mas nada acontece. Outra coisa que percebi que não aparece a opção de controlar a rotação do cooler e não adianta criar perfis pra velocidades diferentes que eles não são aplicados.

Instalei aqui o Windows 7 64 bits e acontece a mesma coisa.

Ainda não testei em jogos.

Então, parece ser um problema comum a todas as placas HD4850 Play!

você conseguiu alguma solução?

Abraço!!

Cara dá uma olhada em alguns posts atras, eu mostrei direitinho ao danelon

como configurar o ATT, para gravar todas as configurações de fan e de overclock, e sempre ficar do jeito que você configurou mesmo depois de reiniciar!!

• Membro VIP
Postado

na minha placa eu fiz um over pela própria auto configuração da placa mesmo...

deixou ela com 690/1123

funcionou bonitinho mas comecei a notar artefatos....

fui diminuindo o valor da memo e os artefatos também...

mas me irritei com a coisa e desliguei mesmo... não tem nenhum jogo dos que estou atualmente jogando que necessitem de over... então.. deixei quieto....

Postado

minha config:

- ecs780

- phenom9850(3ghz_não queima nada não!!!),

- hd 4850(over para 690- 1178x2)

- hd 320 Samsung

- 4 gb ram a 1066

- cd-dvd

- alguns fans e c3tech fonte 500w-

estou medindo o os frames nos jogos que eu gosto :

no unreal 3: consegui uma média de 60 tudo no high, agora com vsync off--65

no COD 5 e 4: média de 60 também tudo no high, agora com vsync off-- 120/160

nos dois crysis: uma média de 35 as vezes 45 as vezes 25 isso que estava no quase high, no crysis, não tava ligado mas valeu sdriver nos cod4 e 5 parece que to jogando com uma placa mais rapida manerão aahauahuaha!!!!!

• Membro VIP
Postado

Tamo ai pra ajudar. Dica pra você o Vsync nada mais faz do que detectar a taxa de atualização do seu monitor e trava o fps nela. Exemplo. O seu tem resolução de 1440px por 900 e opera a 60 hz. Sendo assim, nessa resolução o monitor opera a exatos 60 fps.

Se você usar uma resolucao mais baixa tipo 1024x768, o monitor pode operar acima disso. COm 75,85 ate 100hz. E se você ligar o vsync, a placa de video tentara manter a mesma taxa.

A duvida de muitos é pra que serve o vsync???

2 coisas é a resposta. A 1ª evitar que a placa de video gere frames desnecessários.

Se seu monitor tem taxa de 60hz ele faz 60 atualizaçoes por segundo, portanto leia-se 60 fps. Se seu pc é capaz de cria 180 fps, apesar de programas serem capazes de dizer o quanto está sendo gerado, na pratica você está vendo 60 deles apenas. Ou seja de cada 3 frames (vulgo "telas") que a placa de video gera, o monitor so lerá 1 delas e as outras 2 serão descartadas.

A 2ª coisa trata-se de uma diferença entre as taxas da tela. O monitor tem muito mais pixels em horizontal(linhas) do que na vertical(colunas), sendo assim a taxa de atualizaçao vertical é sempre maior que a horizontal. Isso gera um desajuste visual na vertical. Um exemplo é em ajgum jogo você olhar para um poste ou linha reta e ir girando a visao. Olhos mais atentos verá que a linha vertical ou o poste nao ira mover-se retilineo mas com partes quebradas. Dependendo da aplicação q se está usando pode ser um grande inconveniente. Como o vsync como sua abreviação ja diz, sincroniza a taxa de atualização da vertical como a horizontal, este efeito some dando uma movimentanção mais correta aos elementos na tela.

Postado
Tamo ai pra ajudar. Dica pra você o Vsync nada mais faz do que detectar a taxa de atualização do seu monitor e trava o fps nela. Exemplo. O seu tem resolução de 1440px por 900 e opera a 60 hz. Sendo assim, nessa resolução o monitor opera a exatos 60 fps.

Se você usar uma resolucao mais baixa tipo 1024x768, o monitor pode operar acima disso. COm 75,85 ate 100hz. E se você ligar o vsync, a placa de video tentara manter a mesma taxa.

A duvida de muitos é pra que serve o vsync???

2 coisas é a resposta. A 1ª evitar que a placa de video gere frames desnecessários.

Se seu monitor tem taxa de 60hz ele faz 60 atualizaçoes por segundo, portanto leia-se 60 fps. Se seu pc é capaz de cria 180 fps, apesar de programas serem capazes de dizer o quanto está sendo gerado, na pratica você está vendo 60 deles apenas. Ou seja de cada 3 frames (vulgo "telas") que a placa de video gera, o monitor so lerá 1 delas e as outras 2 serão descartadas.

A 2ª coisa trata-se de uma diferença entre as taxas da tela. O monitor tem muito mais pixels em horizontal(linhas) do que na vertical(colunas), sendo assim a taxa de atualizaçao vertical é sempre maior que a horizontal. Isso gera um desajuste visual na vertical. Um exemplo é em ajgum jogo você olhar para um poste ou linha reta e ir girando a visao. Olhos mais atentos verá que a linha vertical ou o poste nao ira mover-se retilineo mas com partes quebradas. Dependendo da aplicação q se está usando pode ser um grande inconveniente. Como o vsync como sua abreviação ja diz, sincroniza a taxa de atualização da vertical como a horizontal, este efeito some dando uma movimentanção mais correta aos elementos na tela.

Pode-se afirmar então que o V-sync melhora a qualidade visual da imagem!

No CCC a opção de V-sync esta relacionada a Performance e Qualidade, como duas opções de ajuste.

Sendo V-sync Always Off para performance , e V-sync Always On para qualidade!

vsync.th.jpg

• Membro VIP
Postado

em TODOS os jogos eu uso V-SYNC em ON porque odeio ver aqueles cortes que aparecem principalmente quando você faz um strafe em algum jogo.... fora que mais de 60 frames é desnecessário....

• Membro VIP
Postado

Eu acostumei sem o vsync, nem me encomodo em ter aquelas distorçoes. Mas a verdade é que o monitor so mostra mesmo 60 fps e a gente mal enxerga 13. o que o olho humano é capaz de perceber sao os slowdowns. Ai mesmo que caia de 300 pra 40 a gente nota.

Postado

Pra ver como é que sao as coisas.

Alguém mais tem o modelo da XFX ?

Uns dias atrás estava fazendo calor aqui em POA (uns 30-32graus). O que pra outono é bastante. Postei falando das temperaturas da minha 4850. Que após uma hora e meia de jogo, chegava nos 57-58 graus.

Agora deu uma esfriada aqui, e a VGA nao passa dos 50 graus :lol:, mesmo fazendo ela trabalhar bastante.\

Isso que o meu gabinete está só com 1 cooler traseiro (de fábrica).

Por enquanto to achando sensacional esse modelo da XFX.

Postado
Pra ver como é que sao as coisas.

Alguém mais tem o modelo da XFX ?

Uns dias atrás estava fazendo calor aqui em POA (uns 30-32graus). O que pra outono é bastante. Postei falando das temperaturas da minha 4850. Que após uma hora e meia de jogo, chegava nos 57-58 graus.

Agora deu uma esfriada aqui, e a VGA nao passa dos 50 graus :lol:, mesmo fazendo ela trabalhar bastante.\

Isso que o meu gabinete está só com 1 cooler traseiro (de fábrica).

Por enquanto to achando sensacional esse modelo da XFX.

marcelo.poa mihas temperaturas tb fica nessa faixa de 57-58 no maximo 60 jogando crysis na epoca do calor ..e agora q ta fazendo frio ainda nao olhei direito..mas a placa e muito boa...so tem um reclamacao e q no cd da xfx nao veio drive pro vista..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...