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HD4850 - Review Técnico


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O processador nunca usa a memória da VGA para processar seus dados. A única memória de acesso aleatório que ele utiliza é a RAM. O problema com esse jogo é que o processamento da engine gráfica dele é leve mas consome muita memória da VGA, enquanto que o processamento do código fonte (tarefa do processador) é extremamente pesada. Uma coisa é processamento e outra é quantidade de memória usada nesse processamento. Não estão diretamente relacionados.

Entendi o que ele quis falar mas acho que havia ironia nas palavras.

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Será que uma memória DDR5 da HD 4770, bem mais rápida que a DDR3 da HD 4850, processaria melhor o GTA IV mesmo com "apenas" 512 MB? :confused:

Teoricamente sim, como no caso das 8600GT DDR2 512Mb e DDR3 256Mb. A última, apesar de bem menos memória, roda melhor qualquer jogo. E aí entra a história da CPU, se ela não for boa o bastante, vai gargalar tudo lá na frente, com a GPU. Mas tudo isso é teoria, e às vezes a prática costuma mostrar resultados diferentes.(_(

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Postado Originalmente por timmy viewpost.gif

Será que uma memória DDR5 da HD 4770, bem mais rápida que a DDR3 da HD 4850, processaria melhor o GTA IV mesmo com "apenas" 512 MB? confused.gif

Teoricamente sim, como no caso das 8600GT DDR2 512Mb e DDR3 256Mb. A última, apesar de bem menos memória, roda melhor qualquer jogo. E aí entra a história da CPU, se ela não for boa o bastante, vai gargalar tudo lá na frente, com a GPU. Mas tudo isso é teoria, e às vezes a prática costuma mostrar resultados diferentes.(_(

Eu ja discordo. Embora a taxa de transferencia por ciclo (para cada bit do barramento) da DDR5 seja o dobro da taxa da DDR3, na HD4770 a largura do barramento de memoria é de 128 bits, enquanto na HD4850 este barramento é de 256 bits, o que no fim acaba dando a mesma banda: a taxa de transferencia de ambas é bastante proxima, sendo 63.55 GB/s para a 4850 e 51.2 GB/s para a 4770 (considerei 10^6 B = 1 GB).

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Galera a ATI fez a mesma coisa q a Nvidia fez no passado...

Lanço uma VGA (HD4770) igual ou ate superior a HD4850 com preço de banana hoje você já pode encontrar ela a 395,00 reais quanto a mais barata da HD4850 custa 500 pila, fiquei revoltado com a ATI nós q temos a HD4850 perdemos dinheiro pois ninguem vai querer pagar nem 400 pila nela sendo q uma HD4770 nova custa menos!!!!

Vi teste da 770 em cross arregaça de mais desempenho semelhante a uma HD4870X2 :eek:, e o preço rsrs nem se compara!!!

Mais é isso ai tecnologia é assim mesmo!

valeu galera!

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  • Membro VIP
O processador nunca usa a memória da VGA para processar seus dados. A única memória de acesso aleatório que ele utiliza é a RAM. O problema com esse jogo é que o processamento da engine gráfica dele é leve mas consome muita memória da VGA, enquanto que o processamento do código fonte (tarefa do processador) é extremamente pesada. Uma coisa é processamento e outra é quantidade de memória usada nesse processamento. Não estão diretamente relacionados.

Eu sei disso, mas na pratica, é exatamente este o efeito, ja que o jogo se vale da CPU para os processamentos maiores, sendo a gpu mais potente e usa demasiadamente memoria vram que em casos de placas extremas chega a 2 gb, sendo a media hoje de 512 mb enquanto que o uso de ram verdadeira foi minimizado e sendo essa hj fácil de achar pcs com 4 gb.

A conversão deste jogo se usou dos 2 piores canais para ter a engine operando.

Sobre as 4770, como o amigo citou, a ddr5 é pouca coisa mais rapida neste caso por usar 128 bits. Mas mesmo que a velociade fosse muito superior ainda acho que seria pouca a diferença notada ja que o processador é quem gargala o jogo neste caso em especial.

E sobre a sacanagem da ATI nas 4850, bem essa é a tendencia né. As mid end de hj serão iguais as low end de amanha e iguais as high end de ontem. O problema é que cada vez fica mais curta a diferença de tempo entre o hoje, o ontem e o amanha...

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sobre sacanagem ou não, a 4850 já está por aí faz "tempo"... não era pra se esperar uma redução do preço muito acentuada, nunca ocorreu tal coisa e nunca ocorrerá...

é mais vantagem para essas empresas lançaremn "algo novo" mesmo que seja só uma remarcação...

ps:

Desde sempre tem sido assim, ou mais ou menos isso:

A MID da próxima geração é igual a TOP desta... sempre foi e tende a ser sempre assim.

tanto que você pode fazer uma tabela assim: não é 100% exato mas ilustra bem o que quero dizer:

vgas.png

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minha config:

- ecs780

- phenom9850(3ghz_não queima nada não!!!),

- hd 4850(over para 690- 1178x2)

- hd 320 Samsung

- 4 gb ram a 1066

- cd-dvd

- alguns fans e c3tech fonte 500w-

estou medindo o os frames nos jogos que eu gosto :

no unreal 3: consegui uma média de 60 tudo no high

no COD 5 e 4: média de 60 também tudo no high

nos dois crysis: uma média de 35 as vezes 45 as vezes 25 isso que estava no quase high

minha dúvida é:se eu comprar uma placa de 1gb vou sentir muita diferença nesses frames, tenho um monitor ligado em dvi da Samsung o t190 de 19 polegadas, valeu?!?

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  • Membro VIP

desliga o vsync dos jogos ou ccc, você esta tendo o seu fps limitado pela taxa de atualizaçao do monitor. nao tem nada ha ver com a memoria. No caso de jogos 1 gb de memoria na placa de video so vai fazer diferença em resoluçoes acima de 1680 px. O seu monitor vai no maximo a 1440.

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hum, acho que entendi o vsync, mas o que é o ccc, é o catalyst da ati, lá não ta ligado isso, só no jogos eu ligo isso, grande explicação essa tua pro uns 1gb eu ja tava me coçando pra compra e como minha resolução é 1400x900, vou fica asiim mesmo, valeu cara, adoro esse forum,

Me parece que só no caso do GTA4 que a memória da placa de vídeo faz diferença mesmo em resoluções mais baixas...

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desliga o vsync dos jogos ou ccc, você esta tendo o seu fps limitado pela taxa de atualizaçao do monitor. nao tem nada ha ver com a memoria. No caso de jogos 1 gb de memoria na placa de video so vai fazer diferença em resoluçoes acima de 1680 px. O seu monitor vai no maximo a 1440.

Carakas! eu não tinha percebido, mais por padrão no CCC. tava ligado o VSCNC, e o pior que tem games que não tão limitado a 60 aqueles que possuem a opção pelo menos.

Essa opção geralmente pesa muito.

No F.E.A.R 2 foi o que mais senti. ligado. meu FPS Trava em 60. fica em 90% dos lugar a 60 isso com o game no fullzão. mais quando há quedas, vai pra 40/55.

Curiosamente, se eu tiro o VSNC, meu FPS fica nos 80/85/100. e quando a quedas vai pra 65/70 ou seja inperceptviel.. opção tosca na minha opinião.

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Hey Punisher, acabei de adquirir uma placa igual a sua (HD4850 Play!) e estou com os mesmos problemas que você. Não consigo usar o Ati Overdrive. Mudo os valores mas eles não salvam, tento usar o recurso de auto-tune ou testar os clocks mas nada acontece. Outra coisa que percebi que não aparece a opção de controlar a rotação do cooler e não adianta criar perfis pra velocidades diferentes que eles não são aplicados.

Instalei aqui o Windows 7 64 bits e acontece a mesma coisa.

Ainda não testei em jogos.

Então, parece ser um problema comum a todas as placas HD4850 Play!

você conseguiu alguma solução?

Abraço!!

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entrei em contato com o Suporte Da PowerColor,ele já me responderam, esse modelo Play! ´pra quem não sabe, subistituio, o modelo antigo, com o escudo da power-color. por causa do problema dos coolers e do pó.

Enfin, perguntei sobre a questão do OverClock. e outra questão BEM CHATA. os drivers novos, não tão aceitando CroosFire, ou seja esse modelo de HD4850 com o CCC acima de 8.4 não tá fazendo CF. nm com o modelo exatamente iqual.

Ele pediu para eu mandar o Nº de serie. da Placa (Em foto) para ver se há uma atualização de Bios para corrigir esse tipo de problema, provavelmente deve resolver.

A proposito. esse Modelo, apesar desses 2 encovenientes, são EXTREMAMENTES GELADOS, isso mesmo as Temp´s são de dar inveja as HiS ICEQ4

Sobre o CF. é só questão de Atualização de Bios. pois já li casos no google.

No ATi Tray Tools da pra trocar os Clocks, na primeira vez, aumentei uns 50Mhz e 200Mhz, fico show! dai. reninciei e volto pra default, quando meti de novo. deu BSOD mesmo aumentando 1 Mhz. era so entra no jogo, que aperecia, "despejando memoria bla bla bla"

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Hey Punisher, acabei de adquirir uma placa igual a sua (HD4850 Play!) e estou com os mesmos problemas que você. Não consigo usar o Ati Overdrive. Mudo os valores mas eles não salvam, tento usar o recurso de auto-tune ou testar os clocks mas nada acontece. Outra coisa que percebi que não aparece a opção de controlar a rotação do cooler e não adianta criar perfis pra velocidades diferentes que eles não são aplicados.

Instalei aqui o Windows 7 64 bits e acontece a mesma coisa.

Ainda não testei em jogos.

Então, parece ser um problema comum a todas as placas HD4850 Play!

você conseguiu alguma solução?

Abraço!!

Cara dá uma olhada em alguns posts atras, eu mostrei direitinho ao danelon

como configurar o ATT, para gravar todas as configurações de fan e de overclock, e sempre ficar do jeito que você configurou mesmo depois de reiniciar!!

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  • Membro VIP

na minha placa eu fiz um over pela própria auto configuração da placa mesmo...

deixou ela com 690/1123

funcionou bonitinho mas comecei a notar artefatos....

fui diminuindo o valor da memo e os artefatos também...

mas me irritei com a coisa e desliguei mesmo... não tem nenhum jogo dos que estou atualmente jogando que necessitem de over... então.. deixei quieto....

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minha config:

- ecs780

- phenom9850(3ghz_não queima nada não!!!),

- hd 4850(over para 690- 1178x2)

- hd 320 Samsung

- 4 gb ram a 1066

- cd-dvd

- alguns fans e c3tech fonte 500w-

estou medindo o os frames nos jogos que eu gosto :

no unreal 3: consegui uma média de 60 tudo no high, agora com vsync off--65

no COD 5 e 4: média de 60 também tudo no high, agora com vsync off-- 120/160

nos dois crysis: uma média de 35 as vezes 45 as vezes 25 isso que estava no quase high, no crysis, não tava ligado mas valeu sdriver nos cod4 e 5 parece que to jogando com uma placa mais rapida manerão aahauahuaha!!!!!

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  • Membro VIP

Tamo ai pra ajudar. Dica pra você o Vsync nada mais faz do que detectar a taxa de atualização do seu monitor e trava o fps nela. Exemplo. O seu tem resolução de 1440px por 900 e opera a 60 hz. Sendo assim, nessa resolução o monitor opera a exatos 60 fps.

Se você usar uma resolucao mais baixa tipo 1024x768, o monitor pode operar acima disso. COm 75,85 ate 100hz. E se você ligar o vsync, a placa de video tentara manter a mesma taxa.

A duvida de muitos é pra que serve o vsync???

2 coisas é a resposta. A 1ª evitar que a placa de video gere frames desnecessários.

Se seu monitor tem taxa de 60hz ele faz 60 atualizaçoes por segundo, portanto leia-se 60 fps. Se seu pc é capaz de cria 180 fps, apesar de programas serem capazes de dizer o quanto está sendo gerado, na pratica você está vendo 60 deles apenas. Ou seja de cada 3 frames (vulgo "telas") que a placa de video gera, o monitor so lerá 1 delas e as outras 2 serão descartadas.

A 2ª coisa trata-se de uma diferença entre as taxas da tela. O monitor tem muito mais pixels em horizontal(linhas) do que na vertical(colunas), sendo assim a taxa de atualizaçao vertical é sempre maior que a horizontal. Isso gera um desajuste visual na vertical. Um exemplo é em ajgum jogo você olhar para um poste ou linha reta e ir girando a visao. Olhos mais atentos verá que a linha vertical ou o poste nao ira mover-se retilineo mas com partes quebradas. Dependendo da aplicação q se está usando pode ser um grande inconveniente. Como o vsync como sua abreviação ja diz, sincroniza a taxa de atualização da vertical como a horizontal, este efeito some dando uma movimentanção mais correta aos elementos na tela.

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Tamo ai pra ajudar. Dica pra você o Vsync nada mais faz do que detectar a taxa de atualização do seu monitor e trava o fps nela. Exemplo. O seu tem resolução de 1440px por 900 e opera a 60 hz. Sendo assim, nessa resolução o monitor opera a exatos 60 fps.

Se você usar uma resolucao mais baixa tipo 1024x768, o monitor pode operar acima disso. COm 75,85 ate 100hz. E se você ligar o vsync, a placa de video tentara manter a mesma taxa.

A duvida de muitos é pra que serve o vsync???

2 coisas é a resposta. A 1ª evitar que a placa de video gere frames desnecessários.

Se seu monitor tem taxa de 60hz ele faz 60 atualizaçoes por segundo, portanto leia-se 60 fps. Se seu pc é capaz de cria 180 fps, apesar de programas serem capazes de dizer o quanto está sendo gerado, na pratica você está vendo 60 deles apenas. Ou seja de cada 3 frames (vulgo "telas") que a placa de video gera, o monitor so lerá 1 delas e as outras 2 serão descartadas.

A 2ª coisa trata-se de uma diferença entre as taxas da tela. O monitor tem muito mais pixels em horizontal(linhas) do que na vertical(colunas), sendo assim a taxa de atualizaçao vertical é sempre maior que a horizontal. Isso gera um desajuste visual na vertical. Um exemplo é em ajgum jogo você olhar para um poste ou linha reta e ir girando a visao. Olhos mais atentos verá que a linha vertical ou o poste nao ira mover-se retilineo mas com partes quebradas. Dependendo da aplicação q se está usando pode ser um grande inconveniente. Como o vsync como sua abreviação ja diz, sincroniza a taxa de atualização da vertical como a horizontal, este efeito some dando uma movimentanção mais correta aos elementos na tela.

Pode-se afirmar então que o V-sync melhora a qualidade visual da imagem!

No CCC a opção de V-sync esta relacionada a Performance e Qualidade, como duas opções de ajuste.

Sendo V-sync Always Off para performance , e V-sync Always On para qualidade!

vsync.th.jpg

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Pra ver como é que sao as coisas.

Alguém mais tem o modelo da XFX ?

Uns dias atrás estava fazendo calor aqui em POA (uns 30-32graus). O que pra outono é bastante. Postei falando das temperaturas da minha 4850. Que após uma hora e meia de jogo, chegava nos 57-58 graus.

Agora deu uma esfriada aqui, e a VGA nao passa dos 50 graus :lol:, mesmo fazendo ela trabalhar bastante.\

Isso que o meu gabinete está só com 1 cooler traseiro (de fábrica).

Por enquanto to achando sensacional esse modelo da XFX.

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Pra ver como é que sao as coisas.

Alguém mais tem o modelo da XFX ?

Uns dias atrás estava fazendo calor aqui em POA (uns 30-32graus). O que pra outono é bastante. Postei falando das temperaturas da minha 4850. Que após uma hora e meia de jogo, chegava nos 57-58 graus.

Agora deu uma esfriada aqui, e a VGA nao passa dos 50 graus :lol:, mesmo fazendo ela trabalhar bastante.\

Isso que o meu gabinete está só com 1 cooler traseiro (de fábrica).

Por enquanto to achando sensacional esse modelo da XFX.

marcelo.poa mihas temperaturas tb fica nessa faixa de 57-58 no maximo 60 jogando crysis na epoca do calor ..e agora q ta fazendo frio ainda nao olhei direito..mas a placa e muito boa...so tem um reclamacao e q no cd da xfx nao veio drive pro vista..

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