Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

Um tec tentou reparar a placa da minha Athletic Advanced, mas após 10 min a 8 km/h, ela voltou a disparar e em seguida desligou. Se alguem puder dar uma dica do que pode ter ocorrido, agradeceria.

eu estou com problema semelhante na minha Caloi CL5007 de 4 hp... já coloquei placa nova, lona nova bem lubrificada, revisei sensor de velocidade, tudo ok... agora vou trocar o motor que já está com 5 anos de uso... é como alguém informou anteriormente, com o tempo os imãs perdem força e o motro não consegue girar numa velocidade mais alta... a minha quando passa de 5,5 km/h a velocidade fica oscilando no painel e o motor começa a disparar do nada....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, minha lona tá praticamente nova, sempre bem lubrificada, sensor de velocidade trocado na semana passada. Como eu disse, um tec "reparou" a placa, mas desconfio. O motor de 2hp/90VDC foi trocado em 2011, mas mesmo assim vou testa-lo bem, ver se não está faiscando, ver escovas e coletor, antes de decidir por uma placa nova. Informarei os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal

Eletronica não é o meu forte

Recentemente consegui uma placa da esteira Advanced II e um motor Join, e gostaria de utilizar em outra aplicação que não seja esteira.

Dados da placa: 17054 , sem o painel da esteira.

Dados do motor:

Marca Join

1,2 hp ,120 volts, 10 A , 4800 rpm.

1 - Notei que o fusível da placa deve ser de 15 A, porém está com fusível de 6 A, e o mesmo queimado.

2- Existe um chicote no CN5 ( 6 pinos), mas o chicote só tem 5 fios.

3 - Acredito que este chicote vá até o painel, onde liga a esteira e controle a velocidade.

4 - Como faço as ligações deste pinos, para ver se a placa está ok.

5 - Quanto a variação da velocidade não sei se é possivel sem o painel, mas isso pode ficar para depois.

Agradeço orientação e dicas.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Agricio

Obrigado

Só uma dúvida, reponho o fusivel de 6A, ou de 15 A, conforme especificado na placa.?

Abraços

Coloca um fuzível novo.

Ligue uma lâmpada 127V ± 100W nos bornes M+ e M-.

Ligue um fio nos bornes de REDE AC, ligue na tomada de força e retorne com o que aconteceu com a lampada.

Não vá inverter os bornes de motor com rede elétrica, são idênticos.

Agricio

Agricio

Realmente não tem tensão de saida nos bornes para o motor, só percebo o relé acionar.

Não notei nenhum capacitor estufado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então veja como funciona o borne que vai no teclado.

Informaoesteira1_zps90996637.jpg

Você vai curtocircuitar os pinos 1 e 2. Use um jump de PC.

Em seguida você vai curtocircuitar os pinos 5 e 6. A lâmpada deve acender vagarosamente até o máximo. Se acontecer isso vá ao passo seguinte.

Retire o curto dos pinos 5 e 6.

Curtocircuite os pinos 3 e 4, o brilho da lâmpada deve diminuir vagarosamente até apagar.

Veja se isso acontece e retorne.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Agricio

Não passou no primeiro teste. ( jumper pino 1 e 2 , e 5 e 6 ). não acendeu a lampada

Conferi também com multimetro ... sem corrente de saida nos pinos do motor.

obs. sei que em inversores de frequência o maior problema é o " IGBT",, no dissipador tem um componente só, seria esse o IGBT.?

O codigo dele é SGW15N60.

Aguardo novas orientações, testes, ou mesmo sugestão para troca de componentes .

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Agricio

Desculpe , a lâmpada acender sim, e depois conforme o que disse trocando o jumper apagou lentamente.

O fusivel estava rompido na extremidade. rsrsr

Então sua placa não tem nada.

Experimenta agora colocar o fuzível de 10A e coloque o motor no lugar da lâmpada e repita os mesmos passos que te passei.

Segure bem firme o motor ou prenda em alguma coisa p/ não tomar um coice.

Se o fuzível queimar terá que trocar o motor.

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é só colocar nos pinos indicados 2 chaves simples liga e desliga, ou interruptor de pressão... correto.??

Nos pinos 1 e 2 um interruptor comum de baixa corrente.

Nos pinos 5 e 6 e pinos 3 e 4 chaves de pressão que interrompem ao soltar o dedo, pois em cada toque será uma rotação diferente e assim permanece até o próximo toque.

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 

estou com uma placa da esteira caloi CL4004, esta nao funciona só led aceso, e na placa o varistor de porcelana branca estava queimado e ao trocar percebi que ao ligar a mesma ele queima instantaneamente, o ke pode ser???e qts trocar qts vai keimar, me ajudem por favor

Se queima é porque tem curto depois dele. Bota uma foto da placa aí, esse varistor de porcelana branca "tá" mau explicado; isso deve ser um resistor comum.

 

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 

gostaria de saber se um motor de uma esteira 220v é igual ao usado nas de 110v ?

Não, não é igual, motores p/ esteiras de 220V é de 190V e p/ esteiras de 110V é de 90V.

 

a diferença estaria somente na placa?

Você tem que alterar alimentação da rede, p/ 110V ou 220V de acordo com a tensão do motor. É preciso alterar alguns componentes.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia Agricio

Você já me ajudou para testar uma placa Advanced II 127 v., agora consegui outras placas e são em 220 V, e outros motores.
Pergunta 1 : os teste com lâmpada que você indicou são os mesmos para esta placa de 220 v.

Pergunta 2 : Placas 220 v aguentam motores de até quanto cv e quantos Amperes ?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!