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Placa da esteira elétrica


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Seguei as especificações do motor e queria saber se posso utilizar ele diretamente em tensão de 110V

Direto na tensão alternada não, ele até funciona, mas vai ficar como motor de prato de microondas; pode rodar tanto p/ direita como p/ esquerda dependendo do primeiro cliclo da fase AC que o mesmo receber.

 

vou precisar utilizar alguma fonte ou até mesmo algum resistor ou capacitor para chegar a esse valor de 90v.

P/ manter a rotação sempre num mesmo sentido sim, tem que ter a fonte de TENSÃO CONTINUA "DC." Isso é fácil, você usa só a fonte da placa que você possui ou monta uma idêntica.

 

tensão:90v

Se você conseguir encontrar um transformador com secundário de 90V melhor, depois de retificado e filtrada essa tensão irá para 127v DC; mas é padrâo alimentar os motores de 90V com os 170V DC obtidos depois de retificados e filtrados.

Veja bem: No caso de usar um transformador 90V é necessário que o mesmo forneça uma corrente bem maior que a exigida pelo motor que é de 10A, eu recomendo 15A no mínimo.

 

Agricio

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Muito obrigado Agricio pelas informações é sempre bom contar com as pessoas que entende do assunto..No meu caso que não tenho a placa fonte e nem a placa do painel.. será se encontro algum diagrama para montar a eletrônica só da fonte de alimentação, você teria algum pronto que possa me fornecer?Só para esclarecer este motor comprei em um ferro velho e esta em bom estado. eles tiraram de uma esteira só que a esteira não se encontrava mais no local  :( .

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uma opção é de você comprar a placa que você postou o link, o controle da placa é fácil de fazer, são 3 chaves, uma para aumentar a rotação, outra para diminuir e uma para a segurança.

 

 

outra opção é utilizar um dimmer comandando uma ponte de diodos ..

 

nunca fiz essa ligação, mas na teoria funciona.

olha o desenho do link

  https://www.dropbox.com/s/7m1brh86qttjedx/ligacao%20dimmer.png?dl=0

 

capacitor de 330micro ou 470 micro por 200 ou 250 volts para rede 110V. o dobro para rede 220V custa de 5 a 20, depende da loja

 

ponte de diodos 20Amperes ou mais amperes  por 1000V...custa 5 a 15

 

dimmer, custa de 8 a 50, depende da loja.

 

exemplos de preços da internet

 

 

 

capacitor

http://www.soldafria.com.br/capacitor-eletrolitico-470uf-x-250v-p-666.html

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581905059-capacitor-eletrolitico-470uf-x-250v-snapin-siemens-_JM

 

 

 

ponte de diodos

http://www.soldafria.com.br/ponte-retificadora-kbpc-2510-25a1000v-p-3399.html

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593774157-2x-ponte-retificadora-kbpc3510-diodo-35a-1000v-2-pecas--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596269005-kbpc5010-diodo-ponte-retificadora-50a-1000v-_JM

 

 

 

dimmer

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593462269-placa-dimmer-6001200w-controlador-para-varias-aplicacoes--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586671845-dimmer-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590247974-dimer-dimmer-p-liquidificador-e-outros-aparelhos-ate-600w-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594138783-dimmer-rotativo-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586638868-controlador-eletrnico-bivolt-dimmer-dimer-p-shakes-_JM

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uma opção é de você comprar a placa que você postou o link, o controle da placa é fácil de fazer, são 3 chaves, uma para aumentar a rotação, outra para diminuir e uma para a segurança.

 

 

outra opção é utilizar um dimmer comandando uma ponte de diodos ..

 

nunca fiz essa ligação, mas na teoria funciona.

olha o desenho do link

  https://www.dropbox.com/s/7m1brh86qttjedx/ligacao%20dimmer.png?dl=0

 

capacitor de 330micro ou 470 micro por 200 ou 250 volts para rede 110V. o dobro para rede 220V custa de 5 a 20, depende da loja

 

ponte de diodos 20Amperes ou mais amperes  por 1000V...custa 5 a 15

 

dimmer, custa de 8 a 50, depende da loja.

 

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capacitor

http://www.soldafria.com.br/capacitor-eletrolitico-470uf-x-250v-p-666.html

 

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http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593774157-2x-ponte-retificadora-kbpc3510-diodo-35a-1000v-2-pecas--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596269005-kbpc5010-diodo-ponte-retificadora-50a-1000v-_JM

 

 

 

dimmer

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593462269-placa-dimmer-6001200w-controlador-para-varias-aplicacoes--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586671845-dimmer-_JM

 

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Ai sim ALBERTO NEVES !! deixa ver se entendi esta segunda opção ai não é necessário o uso da plaquinha da primeira opção citada? se for isso mesmo tá feito esta semana já compro os componentes e tenha até algumas coisas aqui só vou precisar ver os valores deles ... muitíssimo obrigado... Também lembrando que nem iria precisar de regular a velocidade, mas já que tá para fazer isso melhor.

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Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria de deixar um relato.

Comprei uma esteira usada da marca athletic 430 EE bivolt e resolvi da um check-up nela antes de usar, desmontei o deck e limpei ela toda, depois disso resolvi mexer no motor. Abri ele,  lixei as escovas montei ele de novo e quando conectei ele na placa começaram meus problemas. A esteira funcionava por alguns segundos de modo que ela começava lenta e acelerava por uns 3 segundos e parava. pensei logo de cara que tinha estragado o motor, mas testei ele e ele estava ok. Parti então pra placa, refiz as soldas de alguns componentes pois achava que poderia ser solda fria, mas também não resolveu, então procurando soluções na internet achei esse fórum, comecei a ler os relatos do pessoal e foi quando a partir dos relatos resolvi inverter os sensores de rotação do motor (a esteira possui dois, um da placa e um do painel) pois eu  sabia que o do painel estava funcionando, pois mesmo girando a lona com a mão ele marcava a velocidade. E eis que eu descobri o problema, alguma pancada no sensor enquanto eu mexia deve ter danificado o mesmo, fica então a dica pra que estiver com o mesmo problema.

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Boa tarde,

 

 Estou com uma Athletic Residence III , e ela não está funcionando o painel (não acende), já verifiquei diodos, troquei os opto acopladores da fonte, apos troca dos optos ela ligou ligeiramente e parou novamente, o único led da fonte que não acende é o D28(down/DATA). Alguém teria uma sugestão de como proceder??

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Com quantos volts esse painel funciona?

Ligue uma fonte externa nesse valor p/ ver se a mesma acende. Caso positivo, pare de mexer na mesma antes que a queime.

 

já verifiquei diodos

Que ou quais diodos?

 

troquei os opto acopladores da fonte

Por que????

 

após troca dos optos ela ligou ligeiramente e parou novamente, o único led da fonte que não acende é o D28(down/DATA).

Não faz nenhum sentido; percebe-se que não sabes o que estás fazendo.

 

Agricio

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Olá amigos, tenho uma Athletic Advanced 3 e ela parou de funcionar.  Já testei o motor e ele tá funcionando, porém o display tá totalmente apagado e o led de safety fica aceso.  Levei a placa para um amigo verificar e ele disse que não encontrou nenhum problema nos componentes, porém um deles ele não teria como testar porque não tem como identifica-lo.  A placa é idêntica a da foto abaixo, porém o componente tá com a etiqueta 0300AD33 e a placa é para 110v e o modelo acredito que seja AGC 35-09.  Alguém pode me ajudar a identificar esse componente para que eu possa fazer o reparo ?

 

 

 

Sérgio Pontes

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  • Coordenador

Esse CI indicado pela seta é o microcontrolador da placa!, Se for ele o defeito, é mais fácil você comprar uma placa completa...

No mercado livre tem dela para vender...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591897073-placa-para-esteira-_JM

 

Encontra em outros sites também..., é só ter um pouco de paciência na pesquisa...


Nesse site também tem....

http://www.preciolandia.com/br/placa-de-esteira-athletic-advanced-2-3-4-75o0yk-a.html

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Esse CI indicado pela seta é o microcontrolador da placa!, Se for ele o defeito, é mais fácil você comprar uma placa completa...

No mercado livre tem dela para vender...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591897073-placa-para-esteira-_JM

 

Encontra em outros sites também..., é só ter um pouco de paciência na pesquisa...

Nesse site também tem....

http://www.preciolandia.com/br/placa-de-esteira-athletic-advanced-2-3-4-75o0yk-a.html

Olá Bcpetronzio e amigos, tenho uma esteira Athletic Advanced 3 2hp com esta mesma placa do "acajj". De uns tempos pra cá ela fica variando a velocidade sozinha, do nada ela vai de 8km/h a 2km/h, fica um tempo nesta velocidade e volta pra 8km/h...Será que dá para consertar trocando algum componente ou terei que comprar outra.??? Tem algum teste que posso fazer???

Palpite de outros amigos serão bem vindos...

Grato, abraço a todos!

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  • 2 meses depois...

post-753927-0-74158000-1422847358.jpgpost-753927-0-58418600-1422847370.jpgboa noite sou novo no forum, tenho uma esteira atlhetic professional de 3 hp 110v. ao ligar ela a elevaçao subiu neste momento eu tirei da tomada para aproveitar e limpar a parte de baixo

so que no momento que coloquei na tomada novamente  a esteira liga mas fica elevada e da a partida e nao desce . alguem tem uma dica como faço para reprogramar ela .

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  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos. Estou com um problema parecido, mas o caso é que a esteira estava parada há cerca de um ano, e quando fui ligar ela funcionou por alguns segundos e parou. Testei o motor com 12V e 24V e ele está ok, então acho que a placa queimou algum componente. Onde seria mais comum o defeito neste caso? O que testo primeiro? Vou postar fotos da placa.

Queria também saber como testar o painel, pois pode ser ele, apesar de ser mais provável a placa.

 

Esteira athletic speed 2

 

Obrigado!

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  • Coordenador

attachicon.gifdownload (1).jpgattachicon.gifdownload.jpgboa noite sou novo no forum, tenho uma esteira atlhetic professional de 3 hp 110v. ao ligar ela a elevaçao subiu neste momento eu tirei da tomada para aproveitar e limpar a parte de baixo

so que no momento que coloquei na tomada novamente  a esteira liga mas fica elevada e da a partida e nao desce . alguem tem uma dica como faço para reprogramar ela .

 

Boa tarde a todos. Estou com um problema parecido, mas o caso é que a esteira estava parada há cerca de um ano, e quando fui ligar ela funcionou por alguns segundos e parou. Testei o motor com 12V e 24V e ele está ok, então acho que a placa queimou algum componente. Onde seria mais comum o defeito neste caso? O que testo primeiro? Vou postar fotos da placa.

Queria também saber como testar o painel, pois pode ser ele, apesar de ser mais provável a placa.

 

Esteira athletic speed 2

 

Obrigado!

Colegas, ainda não presenciei nenhum desses casos, aguardem mais um pouco por retorno dos colegas que trabalham direto com elas...

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  • 2 meses depois...

Bom Dia,

 

  Sou novo no fórum e estou com problemas em uma esteia Caloi CL3506 P - 110 v, placa ATLHETIC CONV REV.2 (segue foto anexa).

 

Acontece que a esteira perdeu potência e a placa acabou sendo danificada. Verificando as dicas anteriores do fórum pude constatar que o IRF644N estava queimado. Troquei-o e a esteira voltou a funcionar, porém não aceita carga, ou seja, quando subo da esteira a velocidade diminui bastante e o Led fica piscando. Retirei a esteira e constatei que consigo parar o motor com a mão.

 

   Acompanhando o fórum fiz diversos testes na placa e motor:

 

   - Testei o capacitor maior e está OK;

   - Os resistores estão OK;

   - Abri o motor, fiz uma limpeza e o mesmo parece não ter problemas. Inclusive a esteira tem pouco uso e eu tenho apenas 65 Kg;

   - Fiz os testes de continuidade entre as escovas e entre as escovas e a carcaça do motor e parece não haver problemas;

   - Testei as voltagens de 170 v  e 25 v e estão corretas;

   - Despluguei o motor e em seu lugar pluguei uma lâmpada de 60 watts e, quando aciono o botão 'UP' a lâmpada acende e chega a brilhar bem forte. Mas quando aperto o botão 'DOWN' a lâmpada não diminui o brilho. Mas quando desligo a chave de segurança do painel a lâmpada apaga. Para realizar esse teste tenho que manter o eixo do sensor de velocidade girando - quando paro de girar a lâmpada apaga e o LED pisca indicando defeito;

 

   O que notei de errado é a tensão no gate do IRF644N. Com o motor ligado ela varia somente até 6 v, e não até os 13 volts como indica uma postagem anterior. Só consegui medir essa tensão com o multímetro analógico (com o multímetro digital a medição é impossível pois indica grande oscilação). Não cheguei a testar essa tensão com a lâmpada plugada no lugar do motor.

 

   Pergunto se alguém tem alguma dica sobre o problema relatado. Será o diodo 8ETH06FP ou defeito em algum outro componente da placa que possa ocasionar a perda de potência do motor? Pergunto também se há algum substituto para o 8ETH06FP pois pensei em substitui-lo mas não o encontrei aqui na minha cidade?

 

   Qualquer dica será muito bem vinda,

 

   Grato,

 

   Paulo

 

   

Placa Caloi CL3506 P.pdf

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  • Coordenador

Meça a tensão sobre o capacitor grande com o motor plugado, alguns testes desses capacitores não são eficientes! Se a tensão cair sobre ele, quando você por carga no motor, ele estará ruim...

Um outro motivo de perda de potência é a lona da esteira sem lubrificação...

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  • mês depois...

Pena que o antonioljr nao voltou pra falar se resolveu o problema, to com exatamente o mesmo problema na mesma esteira.

Tópico meio antigo mas nao custa tentar.

 

Minha esteira reebok tr3 fica bem mais lenta, e aumenta muito o consumo, além de barulho na area do carvao, quando alguém sobe nela. Ainda nao consegui ter certeza se o problema é no motor ou na parte elétrica, mas acho que é no motor, pois liguei o motor direto numa fonte externa de uns 30V, o motor liga normalmente, dando o mesmo problema quando alguém sobe.

 

A tensão abaixa levemente quando é colocada sob carga, seja na bateria, seja na propria fonte, 30v por exemplo cai pra uns 28v. A esteira tá lubrificada, a correia apertada na tensão certa, os carvoes ainda tem tamanho suficiente, já desmontei o motor, dando uma pequena lixada na parte de contato do carvao, limpei tudo, lixei o carvao e pra assentar novamente deixei o motor ligado por uns 3h direto sem nenhuma carga (só o motor ligado sozinho).

 

Antes desse problema eu já tinha medido o consumo dela com um kill-a-watt, a 4,9km/h ela consumia uns 200w, e agora na mesma velocidade consome mais de 500, sendo que nem atinge 4,9km/h de fato. Sei disso só pra teste, tá meio inviavel usar a esteira desse jeito.

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Quando você desmontou o motor, notou algumas espiras de fio de cor mais escuras que outras?

Durante o teste, o motor aqueceu muito?

 

Não percebi nada não, isso seria os fios logo depois do comutador? Não é meu motor nessa foto, mas é similar, poderia marcar qual parte você diz?

http://i.imgur.com/GVFQ5oQ.jpg

 

Esses testes que eu fiz sob carga eu só fiz por tipo 1 minuto, tava visível que tava forçando muito o motor, com certeza iria esquentar. Esse motor que ela tá nem é o original, só me dei conta depois desse problema, comprei ela usada e não fui informado disso. Ela tá com um motor 1,2HP, o original é 3hp (ambos continuos), e além disso, ele tá ligado em pólo invertido, usaram um motor que girava em sentido oposto ao original. Será que esses fatores forçam demais o motor? Eu só uso ela pra andar, em aclive, não corro. Tenho a esteira há uns 4 meses, e antes tava tudo bem no motor.

 

Voltando a pergunta se esquentou, como tinha dito, ele ficou ligado pouco tempo sob carga, porém ele ficou bastante tempo ligado, sem nada, e conectado a esteira (sem ninguém em cima), mas o consumo não era muito alto nessas circunstâncias, então nem esquentou.

 

 

Brigadão pela ajuda.

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  • Coordenador

Ok! pela sua descrição, o motor colocado é de menor potência que o original, isso é um fator que leva um desgaste bastante acelerado dele (motor), outro fator, é o giro ao contrário do motor, na figura não mostra, mas geralmente esses motores possuem uma hélice de ventilação do rotor, e se girado ao contrário, a ventilação do rotor fica comprometida.

 

A diferença na cor das espiras, que mencionei no poste anterior, estão mostradas pelas setas vermelhas da figura abaixo:

post-442138-0-56343700-1435631313_thumb.

Observe que o induzido de cima possui muitas espiras escuras, o induzido de baixo possui fios bem vermelhos, de cor viva, já o de cima, a maioria das espiras estão escuras (Cosidas) com sinal de muito aquecimento...

É mais ou menos por ai, o teste "No Visual"...

 

 

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