Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

Ok! pela sua descrição, o motor colocado é de menor potência que o original, isso é um fator que leva um desgaste bastante acelerado dele (motor), outro fator, é o giro ao contrário do motor, na figura não mostra, mas geralmente esses motores possuem uma hélice de ventilação do rotor, e se girado ao contrário, a ventilação do rotor fica comprometida.

 

A diferença na cor das espiras, que mencionei no poste anterior, estão mostradas pelas setas vermelhas da figura abaixo:

attachicon.gifInduzido motor.jpg

Observe que o induzido de cima possui muitas espiras escuras, o induzido de baixo possui fios bem vermelhos, de cor viva, já o de cima, a maioria das espiras estão escuras (Cosidas) com sinal de muito aquecimento...

É mais ou menos por ai, o teste "No Visual"...

 

Bem, sobre esquentar, antes do problema, não esquentava, tive uns outros problemas de alinhamento, sujeira e tal, então já usei a esteira com ela aberta pra teste e o motor não esquentava nada, porém um pouco antes do problema piorar muito, teve uma vez que a esteira tava frouxa e eu tirei a parte da frente e por acaso vi que o motor tava bem mais quente do que ficava antes (nada absurdo também, uns 50ºC). A ventoinha normalmente é pra jogar ar pra dentro ou puxar de dentro pra fora? No sentido que ele tá sendo usado o ar é jogado pra dentro.

 

Mas nesse caso, se bater com a foto do exemplo, o motor já era né?

 

Esse negócio de eu ter testado em bateria externa garante que o problema é o motor? Só queria ter certeza pra não comprar um motor e quando chegar ser outra coisa, mas acho que não pode ser outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se o motor apresentar espiras escuras e outras claras, o motor já era mesmo. o teste da bateria externa não diz muito, o sentido do ar jogado pelas pás eu não tenho como confirmar, acredito que a "forçada" é mais eficiente. (o ar é jogado para o induzido), mas aguarde confirmação! isso eu realmente não tenho certeza...

 

Um teste certeiro seria você levar esse motor em uma oficina de esteiras e pedir para testa-lo em outra esteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o motor apresentar espiras escuras e outras claras, o motor já era mesmo. o teste da bateria externa não diz muito, o sentido do ar jogado pelas pás eu não tenho como confirmar, acredito que a "forçada" é mais eficiente. (o ar é jogado para o induzido), mas aguarde confirmação! isso eu realmente não tenho certeza...

 

Um teste certeiro seria você levar esse motor em uma oficina de esteiras e pedir para testa-lo em outra esteira.

Dei sorte de achar um lugar que vende esse motor tirado de esteira de monstruário, vou pegar um. Cheguei a falar com o técnico da loja e com os sintomas que falei ele disse que é o motor mesmo, diz já ter visto isso várias vezes.

 

Isso de bateria externa acho que garante que é o motor porque mostra que o problema não é a placa fornecendo a energia, já que acontece mesmo com uma fonte externa de energia. Eu vi umas recomendações por ai falando isso em inglês, mas era pra testar algo mais fácil, se o motor ligava mesmo, porque na placa não ligava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, Você já verificou se não tem fusível aberto na placa?

Bom dia amigo: O led da placa de baixo junto ao motor está aceso. Já testei o motor com uma fonte de 12VCC e está OK. Medi a continuidade do cabo que vai à placa do painel e está ok. As teclas da parte inferior do painel ( start,stop, + e - ) não ativam quando ligo a esteira. Ligo o interruptor, acendem os cinco display´s mas a esteira não roda. Não chegam 12 VCC para o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode ser pois ao ligar a esteira as teclas start, stop e as teclas + e - não funcionam.

Fico no aguardo duma dica. Obrigado

Sim, é o processador que controla essas funções...

 

PS: só verifique se não tem nenhuma dessas teclas, acionada direto... (curto circuito na tecla).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Olá, boa tarde!

 

Tenho uma esteira Atletic way runner eletronic, a placa apresentou problema (número placa 17600).

 

Problema: Quando eu ligo a esteira, ela liga, aumenta sozinha a velocidade e depois desliga, troquei o sensor e o disco perfurado pois estavam quebrados, porém o defeito continuou, levei a placa até a assistência junto com o sensor e o técnico testou na minha frente e realmente a placa está com problema, existe algum componente específico que pode apresentar esse problema? A placa nova está R$ 280,00 !!

 

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

 

Att,

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal, boa tarde.

Sou novo por aqui e não tenho certeza se estou postando este questionamento no lugar correto. Só preciso de uma ajuda! Tenho uma esteira, Rebook TR1, o painel dela apagou somente a distancia percorrida, não aparece nada, porém as outras informações na tela estão perfeitamente funcionando. O que pode ser isso? Agradeço muito quem puder me orientar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Boa noite,

 

Estou com esta PLACA ATHLETIC ADVANCED 520EE.

Quando dar a partida no motor, o motor gira um pouco e para.

Retirei os FET da placa para testar e estão bons. 

Alguma sugestão?

Junto ao motor costuma ter um disco furadinho para controle da velocidade do motor, verifique se ele ou o sensor dele, não estão empoeirados...

 

Pessoal, boa tarde.

Sou novo por aqui e não tenho certeza se estou postando este questionamento no lugar correto. Só preciso de uma ajuda! Tenho uma esteira, Rebook TR1, o painel dela apagou somente a distancia percorrida, não aparece nada, porém as outras informações na tela estão perfeitamente funcionando. O que pode ser isso? Agradeço muito quem puder me orientar. Obrigado.

@Julianobotucatu, aguarde mais um pouco, talvez algum colega já tenha visto essa falha e poderá te ajudar! eu ainda não vi essa falha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde!

 

Tenho uma esteira Atletic way runner eletronic, a placa apresentou problema (número placa 17600).

 

Problema: Quando eu ligo a esteira, ela liga, aumenta sozinha a velocidade e depois desliga, troquei o sensor e o disco perfurado pois estavam quebrados, porém o defeito continuou, levei a placa até a assistência junto com o sensor e o técnico testou na minha frente e realmente a placa está com problema, existe algum componente específico que pode apresentar esse problema? A placa nova está R$ 280,00 !!

 

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

 

Att,

 

Ricardo

post-463648-0-92324900-1444415202_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rerbetto, essa falha pode ser no processador da placa, ou em algum componente na linha do sensor de velocidade que vem lá do motor (disco), Siga os fios do sensor, até a placa, e teste resistores, e possíveis capacitores SMD em curto...

Não encontrando nada de errado, é grande a possibilidade do processador estar ruim!

Nesse caso, só outra placa mesmo!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, tenho um osciloscópio e quero fazer o teste da placa da esteira. 

A placa Adw01 alimenta um motor trifásico, os bornes de alimentação do motor têm as referências de x4, x5, x6 e o x9 que é o terra. Ligo a ponta positiva do osciloscópio em uma fase e a outra no terminal negativo? Ou devo ligar entre as fase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!