Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

sou novo no fórum, estou com uma placa da esteira Atlhetic Advanced II, e aconteceu que ela é 110 quando eu ligo ela funciona por uns 30segundos e depois começa a esquentar o resistor r26 ao ponto de sai uma fumaça, ai vai perdendo velocidade até parar, desligo espero uns momentos e ao ligar acontece tudo de novo.

O que será que aconteceu, favor alguém poderia me ajudar

Modelo da placa é 17054 Advanced II.

OBS: conseguir o esquema elétrico da mesma, só não sei como postar ,está em PDF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa Noite a todos,

Novo no Fórum e primeiro post, então peço desculpas antecipadas caso descumpra alguma das regras do mesmo.

Vamos lá, Bcpetronzio e Agricio, li este tópico desde a primeira msg ate a ultima umas 10 vezes, rsrs.... E percebi que vocês entendem muito do assunto, muitos solucionaram seus problemas, então vamos lá....

Preciso de umaajuda com a esteira Athletic Profissional, nao consta modelo nela, a placa nao consegui identificar o modelo, se seria o da etiqueta em branco, q esta rasurada, ou o impresso.

Primeiramente a esteira ligava, aumentava a velocidade normalmente, sem disparar nem nada, APENAS nao diminuia, e agora ela parou de vez.....

O Painel acende e logo aparece o erro "V1" no monitor central, ela sobe, e logo apos aparece "E1" no monitor de velocidade. Se apertar para ela iniciar, o tempo começa a contar no painel, o led de UP da placa fica piscando e logo para o tempo na tela e o led de piscar.

Ela sobe e desce normalmente, nao acende o led de protecao, na foto vai perceber q esta faltando um componente, antes havia um IRPF264.

Lendo o Tópico fiz alguns testes (conhecimento básico mas alta curiosidade),

Tem o B+ normal, 161 a 164V,

Rede, 119rms

IRFP264 entre DS e DG, 24,1V

Com A Lampada, existe o B+ nos pontos questionados, mas a mesma nao acende,

Nas fotos constam alguns valores, quanto ao IRFP264, troquei o mesmo na posicao anterior, coloquei dois, tentei somente na direita, e nada, lembrando que sao componentes novos, ao lado existia um MUR1660, o qual nao encontrei na regiao, para teste tentei com um 1620, com dois 860 jumpeando o anodo (vi no forum em outro topico), e todos as alteracoes nao influenciaram em nada, a nao ser...... As vezes, sem mudanca alguma, a ddp entre os polos +- do motor, estavam a 40v, 20v, mas geralmente abaixo de 10v.

Algumas resistencias e capacotires proximos foram testadas, todos normais....

o que estou deixandopara tras???

Segue onda entre polos do motor e do Dreno do IRFP264, espero q possam me ajudar.....

Grato

Tom....

Ps: Acho q na foto escrevi errado, no local de GATE, é Dreno......placai.jpg

placaesteirasolda.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pino central do IRFP264 tem que ter ± 170V com a lampada ou motor no lugar.

No GATE do mosfet, apertando e segurando apertado a tecla UP tem que aparecer uma variácão de tensão entre 0,00v a ± 13V.

0,00v = motor parado ou lampada apagada.

13V = motor girando no máximo ou lampada acesa com brilho máximo.

VICE-VERSA para a tecla DOWN.

Todas as voltagens devem ser medidas em relação à massa, ou terra (GND).

Observa tudo isso e posta aqui.

Em tempo: NUNCA LIGUE O MOTOR SEM O DIODO DUMPER, a lampada serve apenas p/ fazer testes e facilitar o trabalho.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Aqui esta normal Agricio, a foto não aumenta muito não, elas são de aproximadamente 800X600, a primeira e de 1200X600 a segunda.

http://img515.imageshack.us/img515/9983/placai.jpg

http://img201.imageshack.us/img201/3121/placaesteirasolda.jpg

PS: Coloquei apenas os links para elas,

Talvez elas abram normal dessa forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os links deu certo.

O procedimento é aquele já descrito acima. (#280). Não há necessidade de usar osciloscópio. Observe aquelas voltagens e retorne.

Não entendí o detalhe do IRFP264. São dois e você retirou um? É isso? Ou será apenas um e você só trocou de lugar?

Essas placas algumas vêm com apenas um MOSFET, outras vêm com dois. Isso depende da potência do motor que está sendo usado na esteira.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boa noite aos colegas, em especial ao colega Bcpetronzio, que me ajudou com um problemão na minha esteira no ano passado, desta vez estou com uma dificuldade com o painel da minha esteira elite 5007 da caloi, ele ta travado, não quer marcar velocidade, tempo, distancia, nenhuma função, o que pode estar acontecendo? Desde ja, agradeço a atenção dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Bcpetronzio, vou fazer isso, ela tava funcionando, mas a velocidade ficava oscilando não marcava com exatidão, então desmontei o rolo dianteiro pra dar uma limpada, montei e ela funcionou mas marcando sem exatidão, de repente parou, mas vou fazer isso que você sugeriu e te falo ok, no mais um abraço, e obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Boa noite Bcpetronzio, vou fazer isso, ela tava funcionando, mas a velocidade ficava oscilando não marcava com exatidão, então desmontei o rolo dianteiro pra dar uma limpada, montei e ela funcionou mas marcando sem exatidão, de repente parou, mas vou fazer isso que você sugeriu e te falo ok, no mais um abraço, e obrigado pela atenção.
Ok!, nesse rolo dianteiro costuma ter um sensor, por onde um disco com ranhuras passa por dentro....

Faça uma limpeza nesse sensor, e não esqueça de lubrificar a lona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Bcpetronzio, com relação a fiação ta tudo ok, não tem nada partido, eu comprei um disco de 24 indice, porque o meu ta quebrado, ta colado com super bond, tem durex nele, espero que seja isso que esteja causando o travamento do monitor, não deixando marcar nada, pois se não for isso vai complicar, devido ao fato de aqui na cidade onde moro não ter assistencia tecnica da caloi, e os tecnicos que mexem com consertos de esteiras, um não gosta de atender particulares, somente academias, e o outro quando veio aqui condenou minha placa, até mesmo a plataforma da esteira, quando na verdade o que não deixava a esteira funcionar era o disco encostando no sensor, que eu descobri com a sua ajuda, então não é confiável , no mais um abraço, assim que eu colocar o disco novo te passo o relatorio...rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Boa noite galera, novo no forum.

Seguinte, tenho uma esteira Caloi CL3502 que usa placa AGC 17099, já fiz o teste de up/down direto nos bornes com a lampada, e a lampada não acende, mas quando faço UP a placa começa a fazer um barulho tipo se estivesse dando um curto (fritando). O que pode ser isso? sera o CI 4093? ele tem 5V nos terminais 9, 13 e 14.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas quando faço UP a placa começa a fazer um barulho tipo se estivesse dando um curto (fritando).

Pode ser a frequência PWM que é bem audível nestas placas. Em torno de 5KHz.

ele tem 5V nos terminais 9, 13 e 14.

Além dessa tensão tem que ter também 20v C.C. --170v C.C. filtrados p/ redes de 110V AC.

Agricio

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá a todos. Esta é minha primeira postagem.

Li as 20 páginas de mensagens deste tópico e estou tentando consertar minha placa.

Postarei algumas fotos com dúvidas, mas a grande pergunta que faço é a seguinte: Todas as placas tem um resistor grande para baixar a tensão para uma parte do circuito para 20 volts.

Por que este resistor não tem uma capacidade de dissipar o calor maior?

Minha esteira ficou ligada na tomada de um dia para o outro e o resistor esquentou e queimou alguns componentes.

A primeira coisa que fiz foi encomendar do ebay dois resistores de 1.5k que é o da minha, com 50 watts de potência, para ver se ele não vai esquentar tanto.

Por que, se esquenta, colocam um resistor de 10 watts?

Obrigado pela atençao de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e estou tentando consertar minha placa.

Qual é o defeito da esteira?

Todas as placas tem um resistor grande para baixar a tensão para uma parte do circuito para 20 volts.

Esse resistor substitui um transformador que ocuparia um espaço imenso, além de aumtentar o custo da placa.

Por que este resistor não tem uma capacidade de dissipar o calor maior?

Porque os cálculos efetuados pelo serviço de engenharia determinaram que o mesmo é p/ lá de suficiente p/ manter o circuito funcionando.

Minha esteira ficou ligada na tomada de um dia para o outro e o resistor esquentou e queimou alguns componentes.

Engano seu, nada a ver. (nem merece comentários)

A primeira coisa que fiz foi encomendar do ebay dois resistores de 1.5k

EBAY?????? Por que do EBAY se essa resistência é encontrada em qualquer lugar.

com 50 watts de potência

Para de fazer besteiras, leve sua esteira p/ um profissional qualificado.

Por que, se esquenta, colocam um resistor de 10 watts?

Porque o consumo do circuito alimentado pelos 20V é inferior a 10 Watts.

Se está esperando continhas, posso te mandar por E-MAIL, só que eu cobro e cobro muito caro.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agricio.

Obrigado pela resposta, mas estou no fórum para tentar aprender um pouco mais sobre eletrônica.

Existem muitos usuários dizendo exatamente que o resistor esquenta demais.

Vi no ebay o resistor com 50 watts em uma carcaça de alumínio para dissipar melhor o calor. Não a encontrei em nenhuma loja on line.

Realmente o defeito foi por que o resistor original de porcelana simplesmente torrou. Troquei ele por outros dois de 10 watts mas de fio e os mesmos não aguentaram ficar uma noite inteira ligados.

Como disse, não fique brabo, estou aqui para aprender, e conto com sua ajuda e a de todos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Vou explicar meu problema.

Tenho duas esteiras Weslo iguais, com uma placa que vi ser comum a Caloi e outras. Esta placa vem com um resistor de 1.5k 10Watts de porcelana que esquenta muito. Acontece que depois de 1 ano de uso este resistor queimou.

Imediatamente coloquei um dissipador de calor junto ao resistor da segunda placa que estava inteira.

Troquei o resistor de porcelana por dois de fio, com a resistência de 1.5k (meu grande erro, pois ligados em paralelo eles diminuiram a resistencia e eu imaginei que estaria dividindo a corrente e eles esquentariam menos, dei mole!) e potência de 10Watts cada.

A placa funcionou normal por 3 meses até que ficou ligada uma noite inteira e no dia seguinte não funcionou. Ao levantar vi que haviam peças queimadas e troquei um diodo e dois capacitores.

Ela voltou a funcionar mas dois dias depois morreu e não deu mais partida.

A primeira dúvida de um leigo é que troquei os dois capacitores de 1000mf e 100mf por outros iguais, mas os originais eram de 25Volts e coloquei dois de 50Volts pois não encontrei os de 25, isto poderia causar algum problema?

Fiz os testes do forum, achei o neutro, verifiquei as saidas M+ e M- com a lâmpada de 40 Watts conectada no lugar do motor. A lâmpada não acendeu e as duas saídas marcam 170 Volts cada.

Testei a saída de 30 volts ao final do resistor mas ela marca 47,3 Volts, enquanto esta medida na placa boa é de 24,6 volts. Medi a saída do LM7805 e esta marcando os 5 Volts.

Os CIs da figura pintada são: Amarelo LM7805, Azul PIC 16F716 e o Vermelho um IR 2304.

O que vi de diferente foram os valores dos dois diodos que ficam na base do resistor de porcelana que na placa boa marcam 596 e na queimada marcam 565 (na escala de diodo). Não tenho conhecimento técnico para saber se esta diferença pode dar a diferença de tensão no resistor das placas mencionada acima.

O texto é grande pois tentei dar bastante informações para ajuda.

Obrigado a todos pela paciência.

80544342.jpgp11f.jpg

Placa boa com o dissipador

39540121.jpg

Só complementando o pedido acima, a foto dos transistores no dissipador, pois um deles tem dois terminais soldados juntos.

Eles são da direita 8ETH06FP e o da esquerda GB20B60PD1.

A placa é PCI 1801 1480 Rev.2.

De novo, obrigado!

p1det.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhe essa figura e o esquema da fonte.

FonteAthletic1_zps2d70840f.jpg

Athleticway1_zpsf9c655ce.jpg

troquei os dois capacitores de 1000mf e 100mf por outros iguais, mas os originais eram de 25Volts e coloquei dois de 50Volts pois não encontrei os de 25, isto poderia causar algum problema?

Não.

Fiz os testes do forum, achei o neutro, verifiquei as saidas M+ e M- com a lâmpada de 40 Watts conectada no lugar do motor. A lâmpada não acendeu

Essa placa não funciona com lampada. O plugue do cotagiro perfurado que está no motor tem que estar ligado.

Testei a saída de 30 volts ao final do resistor mas ela marca 47,3 Volts, enquanto esta medida na placa boa é de 24,6 volts. Medi a saída do LM7805 e esta marcando os 5 Volts.

Onde marca 47,3 volts tem que ter 25 volts no máximo. A saída dos 5 volts está correta, pelo menos você ainda não queimou o PIC16F716. Mas vai acabar conseguindo

Veja nas figuras que te passei, as voltagens dessa placa.

A lâmpada não acendeu e as duas saídas marcam 170 Volts cada.

Essa tensão está correta, com o motor parado é isso mesmo.

O que vi de diferente foram os valores dos dois diodos que ficam na base do resistor de porcelana que na placa boa marcam 596 e na queimada marcam 565 (na escala de diodo).

A razão de estar dando 47,3V é culpa desses 2 diodos que são zeners. A soma dos dois resulta em 25V. Veja no esquema, D7 e D8.

Azul PIC 16F716

Se esse C.I. pifar, adeus placa. só na fábrica ou outra nova.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!