Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

 

Pergunta 1 : os teste com lâmpada que você indicou são os mesmos para esta placa de 220 v.

Sim, só troca a lâmpada de 127V por uma de 220V/100W.

 

 

Pergunta 2 : Placas 220 v aguentam motores de até quanto cv e quantos Amperes ?

O que manda é o mosfet ou IGBT usado na saída. A tensão de rede na placa é apenas adaptação para a rêde local.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Boa tarde!

 

Estou com uma placa de esteira da WEG. 

Esta placa tem o seguinte defeito: Liga e não tem força. 

 

Verifiquei um igbt em curto, fiz a substituição do mesmo e a placa continua com o mesmo defeito. 

Creio que, se os igbts estão bons, ou seja, não estão em curto, as outras coisas que podem estar com problema de acordo com o que esta acontecendo com a esteira são os capacitores ou os driver do igbt.

 

Tem alguma maneira de testar o driver ir2108?

 

 Ninguém possui o esquemático desta placa?  

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Esta placa tem o seguinte defeito: Liga e não tem força. 

 

Verifiquei um igbt em curto, fiz a substituição do mesmo e a placa continua com o mesmo defeito.

Havia um IGBT em curto e a esteira não tinha força?

Você trocou o IGBT e  continuou com o mesmo defeito?

infelizmente isso é impossível; pois se havia 1 (só um) IGBT em curto essa placa simplesmente não funciona, entra em proteção piscando o LED indicador de defeitos.

 

 

Tem alguma maneira de testar o driver ir2108?

 

Não, só colocando outro no lugar.

 

Faça o seguinte:

Desconecte o borne do motor da placa. Ali tem quatro fios, sendo um da carcaça do motor, normalmente o verde. "ESQUEÇA ESSE FIO." por enquanto.

Irão sobrar três pinos que são as 3 fases do motor lá na placa.

Tem um resistor preto, grande bem próximo dos IGBTs, deve ser R10 se não me engano e em relação a esse esse resistor que é o terra dos 320V, você vai medir com um voltímetro digital as voltagens que tem em cada um dos três pinos de fase do motor, lá onde tirastes o borne.

Faça essa medição e coloque aqui o resultado dessas medidas.

MUITO CUIDADO AO FAZER ESSA MEDIÇÃO P/ NÃO QUEIMAR TUDO.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO CUIDADO AO FAZER ESSA MEDIÇÃO P/ NÃO QUEIMAR TUDO.

 

 

Estou começando a trabalhar com essas placas. E tenho receio de queima-las quando tiver fazendo testes.

Porém, tenho muita vontade de aprender mais sobre essa placa. 

Qual tipo de cuidado tenho que ter? 


Para alimentar a placa eu quero fazer uma extensão e colocar aqueles conectores para inserir na placa. Qual o nome daquele conector e onde posso achar?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Qual tipo de cuidado tenho que ter?

Essa placa tem 3 terras isolados um do outro; tem uma alimentação de +5V e -5V só p/ alimentar o painel de comando. Dependendo do que você fizer pode queimar até esse painel que nunca tem nada a ver com os defeitos que essas placas apresentam.

Aí tem 3 alimentações: 1 p/ os +330V; outra p/ os +16V e outra de +5 p/ o µcontrolador fora a alimentação do painel. 

Essa placa mesmo com o motor parado continua produzindo ondas eletromagnéticas e dependendo da maneira como as tensões no gate e saída são medidas com o cabo do meter balançando p/ lá e p/ cá pode haver ressonância magnética e como o motor vai estar desconectado, sem descarga portanto; pode queimar tudo.

 

Outro cuidado muito importante é sua própria proteção, veja alimentação do IGBTs, ± 320V e agora veja o fuzível usado nesse circuito, só 25 ampéres.......multiplique 320V x 25A e veja a potência que tem p/ manter o torque do motor rodando a alta e baixa rotação.

 

Já medistes as tensões dos bornes como te pedí na réplica anterior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade. Tenho que ter muito cuidado mesmo. Principalmente comigo. 

Não fazer essas medições agora. A placa está no trabalho. Quarta feira eu retorno ao trabalho faço as medições e lhe informo. 

 

Em relação aos conectores para fazer uma extensão de alimentação da placa, você tem conhecimento do nome e onde posso achar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em relação aos conectores para fazer uma extensão de alimentação da placa, você tem conhecimento do nome e onde posso achar?

Sinceridade; nunca comprei e nunca precisei desse conector, nem o nome eu sei. Tenta na própria WEG.

www.weg.com

 

Em tempo e corrigindo:

Eu me refiro ao conector do motor, os conectores de entrada de força você encontra em qualquer loja de material elétrico, eles têm mostruário e você vê no balcão.

 

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Faça essa medição e coloque aqui o resultado dessas medidas.

MUITO CUIDADO AO FAZER ESSA MEDIÇÃO P/ NÃO QUEIMAR TUDO.

 

Agricio

 

 

Fiz as medições!

O Led ficou piscando e os valores da medição dos contatos do morto foram aproximadamente; X4=6V, X5=7V e X6=6V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

X4=6V, X5=7V e X6=6V.

Essas medições estão erradas.

Essa placa está posicionada p/ 110v ou 220v? Tem um borne ai dentro p/ mudar, coloque de acordo com sua rêde.

Agora você vai medir as tensões no coletor de cada IGBT. em relação ao mesmo terra, ou seja. a R10.

Meça também as tensões nos pinos 1 e 8 dos drivers

Só depois que você passar essas informações eu vou retornar com as tensões corretas.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agricio!

Tive sorte, pois a tensão na placa estava em 110V e eu liguei em 220V. A placa possui sistema de proteção e não queimou nada aparentemente.

Fiz a modificação na placa e quando liguei o led parou de piscar. Para fazer as medições do IGBT com o resistor seria melhor retirar a placa da carcaça para posicionar a ponta de prova no coletor e não ter perigo de dar um curto entre o coletor e o gate ou entrei o coletor e o emissor. A placa pode ser ligada sem a carcaça?

Não sei se estou medindo da forma correta mas tenho certeza de que tem alguma coisa errada. As tensões que foi solicitada para medição; a dos bornes do motor e a do driver são medidos em AC, correto?

Os bornes do motor eu medir com a ponta vermelha e a ponta preta no R10. Encontrei valores diferentes, por exemplo, quando eu desligava a placa e retornava a ligar.

O driver medir em AC também e encontrei 7v entre o pino 1 e o 8, ou seja, vcc e vb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tive sorte, pois a tensão na placa estava em 110V e eu liguei em 220V. A placa possui sistema de proteção e não queimou nada aparentemente.

De fato, teve um bocado de sorte.

 

Fiz a modificação na placa e quando liguei o led parou de piscar

Continua com sorte; pois se o LED fica aceso direto, sem piscada nenhuma, a possibilidade dessa placa não ter nada é grande. Experimenta colocar o motor, borne do painel e faça um novo teste.

 

Para fazer as medições do IGBT com o resistor seria melhor retirar a placa da carcaça para posicionar a ponta de prova no coletor e não ter perigo de dar um curto entre o coletor e o gate ou entrei o coletor e o emissor.

Bom, é difícil e arriscado, depende de sua habilidade.

 

A placa pode ser ligada sem a carcaça?

Claro que pode; o que não pode é ligar a placa, botar o motor p/ virar com os IGBTs sem o dissipador de calor, eles queimam. Eu coloco um cooler (ventoinha) perto deles p/ refrigerar quando vou fazer testes.

 

As tensões que foi solicitada para medição; a dos bornes do motor e a do driver são medidos em AC, correto?

Não senhor; voce não vai medir nada em AC ai, tudo em DC.

 

Os bornes do motor eu medir com a ponta vermelha e a ponta preta no R10.

Correto.

 

Encontrei valores diferentes, por exemplo, quando eu desligava a placa e retornava a ligar.

Não tem essa de ficar ligando e desligando a placa. Ligue a placa e não mexa nos controles Up e Down ou qualquer outro e faça as medições na forma estática.

 

O driver medir em AC também e encontrei 7v entre o pino 1 e o 8, ou seja, vcc e vb.

Como já relatei acima, medir tudo em DC. - TENSÃO CONTINUA.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

A sorte está do meu lado mesmo =) 

Acabei de fazer as medições aqui. Mas ainda não sei se esses valores são exatos.

Do resistor para os bornes achei: x4= 16v, x5=18,5 e x6=16,5.

Do driver driver1= 6v, driver2= 6v e driver3=5,8.

Do resistor para o Igbt Vp1=309v, vp2=20, vp3= 308v, vp4=20v, vp5=309v e vp6=20v.


Ainda não testei com o motor, pois, o mesmo se encontra na academia do cliente.

Acredito que tem alguma coisa de errado. Entretanto, como já foi dito antes, essas tensões deveriam ser 16v do driver e 320v do igbt. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Do resistor para os bornes achei: x4= 16v, x5=18,5 e x6=16,5

Essas tensões devem ser todas as três (3) exatamente idênticas, entre um mínimo de 10V e um máximo de 11V. O valor médio ideal é de 10,5V para cada borne X4--X5--X6.

 

Do driver driver1= 6v, driver2= 6v e driver3=5,8.

Em que lugar dos drivers você encontrou essas tensões? Nos pinos que pedi p/ medir 1 e 8 tem que ter 16V com uma diferença de 0,7V entre um pino e outro.

O terra do +16V é isolado do terra do +320V, essa tensão de 16V fica no secundário do transformador e você tem que encontrar um ponto p/ poder fazer essa leitura. Eu uso o pino terra do próprio IR2108. Essa placa é recoberta com verniz isolante e fica difícil fazer leituras de tensão se não remover esse mesmo verniz

 

Do resistor para o Igbt Vp1=309v, vp2=20, vp3= 308v, vp4=20v, vp5=309v e vp6=20v.

Correto. Isso mostra que as tensões de coletor estão normais e os filtros também.

 

Obs: Essa placa é muito fácil de ser consertada e os defeitos não costumam ser graves, mas uma pequena bobeada e você manda ela p/ o espaço.

 

Agricio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite ou bom dia a todos!! É minha primeira participação no fórum e em primeira ocasião obrigados aos administradores e aos moderadores. Procurando em pesquisa no Google  que possa me ajudar encontrei  no Clube algo que venha a me ajudar

Como conheço muito bem fórum li primeiro as 22 Pagina antes de fazer a pergunta, mas não achei algo que tirasse minha duvida kkk.

Vamos lá adquerir um motor usado sabido que ele é utilizado em esteira elétrica  e gostaria de utiliza lo para outra finalidade sem que precise da placa original dele e trabalhando na sua rotação máxima.

Seguei as especificações do motor e queria saber se posso utilizar ele diretamente em tensão de 110V ou vou precisar utilizar alguma fonte ou até mesmo algum resistor ou capacitor para chegar a esse valor de 90v.

MOTOR: CORRENTE CONTINUA

MARCA :FCM MOTORES 

modelo:1,2 HP

tensão:90v

correte:10A

sentido Anti-horario

RPM:4300

Desde já muito grato a todos

Em todos os casos este site vende esta placa seria viável confeccionar um semelhante alguem teria uma esquema pcb para que eu possa estar construido?

site to fabricante

http://www.fitnessparts.com.br/acionamento-motor-cc/placa-acionamento-motor-cc-110-v-1-00-1-60-cv.html

post-740202-0-35550700-1413216634_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não conheço uma fonte que consiga alimentar o motor satisfatoriamente, precisaria da placa mesmo, o problema é que ela precisa da placa do painel, para completar o acionamento e controle de velocidade do motor.

Aguarde mais um pouco, talvez alguém aqui tenha um painel em mãos e pode te falar que peças vão nele...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa me se entendi alem da fonte de alimentação vou precisar também da placa do painel para o controle do mesmo? A minha necessidade seria mesmo colocar o motor para rodar sem nenhuma função de inversão ou velocidade do motor, mas muito grato Bcpetronzio pela iniciativa e vou ficar na expectativa de algum outro membro. Agora se essa placa ai me ajudasse para minha finalidade até compraria ela mas preciso de uma resposta concreta e não comprar algo que vai me ficar encalhado aqui. Muito obrigado.

 

Será se eu não conseguiria regular esse 110v para 90v com algum regulador de tensão se alguém pode disponibilizar um diagrama vou procurar elaborar a PCB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Deixa me se entendi alem da fonte de alimentação vou precisar também da placa do painel para o controle do mesmo? A minha necessidade seria mesmo colocar o motor para rodar sem nenhuma função de inversão ou velocidade do motor, mas muito grato Bcpetronzio pela iniciativa e vou ficar na expectativa de algum outro membro. Agora se essa placa ai me ajudasse para minha finalidade até compraria ela mas preciso de uma resposta concreta e não comprar algo que vai me ficar encalhado aqui. Muito obrigado.

 

Será se eu não conseguiria regular esse 110v para 90v com algum regulador de tensão se alguém pode disponibilizar um diagrama vou procurar elaborar a PCB.

Sim, aguarde uma dica do colega Agricio, ele trabalha a muito tempo com esses equipamentos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!