Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leobhbot

Verdade ou mito ?

Recommended Posts

Olá pessoal...

Pessoal, gostaria de tirá uma duvida com vocês:

Técnicos dizem que com o tempo de uso, o cooler vai acumulando uma quantidade exagerada de poeira (absolutamente normal) e essa poeira vai "pesando" mais o cooler, fazendo a ventoinha girar com pouco mais de lentidão, esquentando mais assim o processador, e tornando o pc mais lento do que o normal...

Então gostaria de saber... isso é verdade ou mito ?

Se for verdade, quer dizer que se eu tive um cooler limpinho instalado zero bala, e meu pc alcança tal velocidade, se eu compra um outro cooler com mais potência do que o meu atual o meu pc vai fica mais rápido ?

Limpando o cooler atual, é possivel perceber uma diferença em questão de velocidade agradável ?

São essas minhas duvidas pessoal.

Obrigado e aguardo respostas =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmmm. não é bem assim, os coolers BOX originais de fábrica são muito mal feitos e acumulam poeira entre eles e os dissipadores, que fazem os processadores esquentarem e terem menos empo de vida útil, e os fans (ventotinhas) ficam sim mais pesados quando sujos, mas a rotação deles diminuem muito pouco... valores que nem se devem levar em consideração...

E a velocidade do seu processador não vai aumentar ou diminuir...

Compartilhar este post

Link para o post

É quase exatamente o que o Pistolão afirmou.

Exceto que a poeira sim, pode diminuir consideravelmente a velocidade de rotaçõa do cooler. Chegando a ponto do cooler dar algumas engasgadas ou mesmo parar de rodar.

Normalmente, quando isso ocorre devido a sujeiro, basta apenas retirar o adesivo do centro do cooler, e usar um espray lubrificante no orificio do mesmo (o adesivo tampa esse buraco exatamente para impedir que a poeira entre).

Mas pode ocorrer que o proprio cooler esteja desgastado, ai nem a limpeza ajuda a melhorar a rotação.

(OBS: não estou criticando, apenas incrementando a msg do pistolão).

Editado por Nesdro

Compartilhar este post

Link para o post
Se for verdade, quer dizer que se eu tive um cooler limpinho instalado zero bala, e meu pc alcança tal velocidade, se eu compra um outro cooler com mais potência do que o meu atual o meu pc vai fica mais rápido ?

Complementando tudo que foi falado e voltado mais para essa pergunta, o cooler não influencia na velocidade de processamento. Porém o que acontece é que existem dispositivos que podem, por exemplo, diminuir a velocidade do processador quando este chega em uma determinada temperatura, fazendo com que ele não possa trabalhar a 100%!

E também uma boa ventilação do processador e dos outros equipamentos é essencial para fazer overclocks, ou seja, realmente aumentar o poder do processador!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por esclarecer as duvidas pessoal.

Antes de olha novamente este tópico eu abri o meu pc retirei o cooler e limpei ele todinho pra ver se mudasse alguma coisa

Não é por nada, mais o desempenho da máquina aumento considerávelmente... até os servidores de jogos que eu hospedo em minha máquina fico com menos lag/ping

Obrigado pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado por esclarecer as duvidas pessoal.

Antes de olha novamente este tópico eu abri o meu pc retirei o cooler e limpei ele todinho pra ver se mudasse alguma coisa

Não é por nada, mais o desempenho da máquina aumento considerávelmente... até os servidores de jogos que eu hospedo em minha máquina fico com menos lag/ping

Obrigado pessoal.

beleza, bom saber que conseguimos ajudar.

Cara, aproveita e limpa toda a máquina também, garanto que vai ajudar mais ainda (si é q você já não fez)!!!

Editado por Nesdro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais