Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipe_santiz

Dimensionando trilhas

Recommended Posts

Estou desenvolvendo o layout de um circuito no qual será realizado em placa de fibra de vidro. As minhas dúvidas são as seguintes:

Qual a largura da trilha que eu devo usar em função da corrente de passagem da mesma....

Qual o espaço entre trilhas em relação a tensão de isolação que desejo...

Estas 2 dúvidas você podem me ajudar através de fórmulas!

Obrigado pela atenção de todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha época do curso técnico, a recomendação dos professores era de 1mm para cada ampére, a distância entre trilhas dependia muito da qualidade do desenho.

Se o impresso for muito bom use 3mm para tensões de rede, se for home-made, use 5mm ou mais. Para tensões da ordem 40V ou menos, 1mm a 2mm serve.

Nas fontes de pc o aumento de corrente nas trilhas é feito usando depósito de solda, que também ajuda a proteger contra oxidação, ou colocando pedaços de fio rígido de cobre e depois cobrindo com solda.

Compartilhar este post

Link para o post

no meu curso meu prof recomendava 1mm para cada 100v de isolação... eu acho pouco!

Nossa, o circuito q estou elaborando terá em sua saída 21A.... então será 21mm a largura desta trilha...

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa, o circuito q estou elaborando terá em sua saída 21A.... então será 21mm a largura desta trilha...

Não necessariamente...

Siga a recomendação do colega ernani:

...o aumento de corrente nas trilhas é feito usando depósito de solda, que também ajuda a proteger contra oxidação, ou colocando pedaços de fio rígido de cobre e depois cobrindo com solda.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esta placa terá aplicação serigráfica.... Como faço...

Porém, eu terei espaço para alargar as trilhas de saída deste circuito!

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim ''como faço'' ???

Como faço o quê ?

Faça as trilhas de uns 5mm e cubra ela com bastante estanho.

Compartilhar este post

Link para o post
É que esta placa será encomendada... ai preciso pedir para o fabricante estanhar as trilhas...:confused:

peça de 5mm e estanhe você mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

voce pode cobrir somentes as trilhas onde vai passar a corrente alta com o mesmo layout utilizado pelos furos onde serão soldados os compontes.

Você vai ter que deixar este mesmo espaço sem a serigrafia de proteção (aquele esmalte verde).

Quando placa passar pelo processo de banho de estanho, este pedaço de trilha vai receber o estanho também. Esta camada adicional de banho por sí só já aumenta o limite de corrente da trilha (aumento da área de seção). E com uma vantagem, você pode acionar mais estanho e fazer o esquema do fio de cobre que te falei.

Compartilhar este post

Link para o post
voce pode cobrir somentes as trilhas onde vai passar a corrente alta com o mesmo layout utilizado pelos furos onde serão soldados os compontes.

Você vai ter que deixar este mesmo espaço sem a serigrafia de proteção (aquele esmalte verde).

Quando placa passar pelo processo de banho de estanho, este pedaço de trilha vai receber o estanho também. Esta camada adicional de banho por sí só já aumenta o limite de corrente da trilha (aumento da área de seção). E com uma vantagem, você pode acionar mais estanho e fazer o esquema do fio de cobre que te falei.

OK!... A camada dos furos é a multi-layer... então escolho esta camada para estas trihas... mas, neste caso, as trilhas vão sair nas duas faces da placa...

aiaiai:confused:

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, felipe_santiz.

Aqui você tem uma tabela da corrente em função das dimesões das trilhas.

http://www.cirvale.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63

A quantidade em onças da espessura da camada de cobre, tb influi na capacidade de corrente e tem que ser levada em consideração.

Com relação à isolação entre camadas, não sei te dizer. Qual a tensão que vai passar por essas trilhas?

E qual é o software que você está usando para fazer suas placas? Eu tive esse mesmo problema seu aí, e no Eagle, um amigo do outro fórum me deu a dica certa de como fazer isso, que é o mesmo esquema que o ernanivargas citou. você precisa desenhar uma linha, na camada do verniz, diretamente em cima da trilha. No caso do Eagle, é só desenhar a linha na camada BSTOP.

Diz aí.

[]'s

Editado por Maurício2006

Compartilhar este post

Link para o post

Quantas camadas vai ter essa placa?

Eu colocaria trilhas em paralelo nas 2 faces da placa e não usaria o espaço entre elas para passar outra trilha, só por segurança.

http://www.getec.cefetmt.br/~luis/Projeto%20de%20placas%20de%20circuito%20impresso.pdf

Esse pdf é interessante.

Editado por AlfredoNick

Compartilhar este post

Link para o post

Suponho q esta placa possua 0,5mm de espessura do cobre, mas como converte isto para onça...

A corrente máxima de saída será de 21A...

A tensão presente na entrada deste circuito é igual a 280VDC

A placa é de dupla face exceto no bloco de entrada e o software utilizado é o Protel!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Na tabela de corrente, no alto, diz que 1 oz é igual a 310 miles. Acredito que esse miles seja mils. Se for, pela tabela desse endereço:

http://www.cirvale.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=62

você vai precisar de pistas de 8mm. Em placas de 1 oz.

Não sei se em pistas que vão circular uns 3000W, no mínimo, seria a melhor opção.

Melhor, seria colocar a parte de potência pra fora, em barras.

http://www.cirvale.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=4

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

A potência de saída deste circuito é de até 600W...

Bom, se as trilhas de 8mm são suficientes então meu layout está correto (fiz com trilhas de 13mm de largura)...

Tenho um projeto pronto similar a este q estou realizando onde a saída está dividida em dois caminhos onde o trecho mais estreito é de 6mm de largura!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais