Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]No-break: Dúvidas na hora de converter VA para WATTS


netkill

Posts recomendados

Pois bem pessoal. Estou pensando em adquirir a seguinte máquina:

Processador Intel Quad Core Q 6600

Placa-mãe Intel Dg 31

Placa de Vídeo GeForce 9600GT 512MB PCi Exp Dual DVI

4 Gb de Memória* (Dois Pentes de 2 GB Kingston DDR2)

HD 250 GB Maxtor

DVD-RW

Fonte 500W reais (segundo a loja me informou)

Além disto terei um monitor CRT de 15".

A minha dúvida surge na hora de pesquisar um no-break.

Encontrei no-breaks de 1200VA com informação de 600W.

Encontrei no-breaks de 1200VA com informação de 420W.

E também encontrei informação sobre o Fator Potência que poderíamos considerar 70% o que daria 840W!

Perante este aparente desencontro de informações, fico sem saber qual a verdadeira capacidade do no-break.

Alguem sabe informar qual a verdadeira capacidade de um no-break de 1200VA?

Seria o suficiente para as configurações acima? Estou pensando em adquirir um de 1200VA da APC ou SMS mas aí fico na dúvida quando vejo um loja informar uma coisa e outra informar algo diferente.

Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma coisa meio louca.

Que até falei com o _rau_

Não sei se esse FP é do proprio no-break que limita a potência ativa logicamente.

Ou se eles consideram esse FP apenas para generalisar o mundo das fonte sendo que um FP de uma fonte com PFC ativo gira em torno de 0,97~1 e uma sem PFC gira em torno de 0,6.

Estou também no aguardo.

Sua fonte é qual modelo ?

Tem PFC ativo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem João?

Na verdade não sei se a fonte tem PFC ativo... mas já estou tratando de saber junto da loja.

Mas admitindo que o FP seja de 0,6 significaria que numa fonte de 500W o no-break necessitaria de ter pelo menos 833VA! O que eu acho estranho é ver um no-break de 1200VA com uma potência de 600W! Por esta lógica deveria ser de 720W!!!

Acabo por ficar sem saber se o que está correto é este FP ou se os caras das lojas seguem algum outro critério.... será que eles colocam um valor inferior por questões de segurança ou para forçar quem quer uma máquina boa a comprar um no-break mais caro? (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais seguro sempre considerar o FP=0,60 pra calcular a potência do nobreak caso não se saiba os tipos de fonte que vão ser ligadas no mesmo.

O FP divulgado pelo fabricante de nobreak eu sempre achei que seria o que o fabricante do mesmo espera dos equipamentos a serem ligados em suas saidas e nada mais do que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí _rau_?

Então no meu caso, um no-break de 1200VA que a loja informa ter 600W é um valor que peca por defeito, correto? Neste caso eles estariam considerando um FP de 0,5 mas o no-break aguentaria mais; ou não convém arriscar?

Valeu.

Conteúdo unido pela Moderação.

Estive dando uma olhada no site do fabricante SMS e me deparei com pelo menos dois FP! Em no-breaks de 1200VA eles usam um FP de 0,5 e nos de 1400VA eles usam um de 0,7. O FP nao deveria ser o mesmo? Dá a entender que o de 1200VA tem uma qualidade de fabrico inferior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião esse FP de 0,5 ou 0,7 utilizado pela SMS se deva a estimativas diferentes feitas pra cada modelo. Algumas cargas eletrônicas tem FP=0,5 como 0,7 ou maior. Um nobreak com FP 0,5 oferecendo 700W pode muito bem fornecer 980W se todos equipamentos tivessem FP = 0,7 ou ainda 1400W se todos fossem FP = 1, se todos as fontes tiverem fator de correção de potência (PFC Ativo)... É a forma que consigo entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!