Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto custa para a intel, fabricar um Core 2 Duo ??


Steele

Posts recomendados

Alguem saberia responder essa pergunta ?

parece que os de 45nm são mais baratos para a intel fabricar né.

Mas quanto será que a intel gasta pra fazer 1 Processador desses?

Respostas sobre 65nm e dos core 2 Quad também são bem vindas! :lol:

eu acho que deve ser uns 25-30 dolares do bolso deles pra fazer um E8400 da vida. Mas é só opinião, nada certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, essa é dura rapaz... o custo de um disco pronto depende de diversos fatores: número de camadas do CI, maquinário usado, matérias-primas... depois ainda tem o custo do pacote, testes, etc. A melhor esperança é achar alguém que diga quanto custa, mas eu não achei nada...

Mas 25-30 dólares me parece uma estimativa razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa pergunta vai para a TV, quem chutar o preço mais baixo e não houver outro que tenha dado o mesmo chute, vai ganhar da Intel um processador E8400 - da vida.

Provávelmente só quem dispõe desse dado, por produto, é a

área custos da Intel que tem que fornecer esse dado a área

financeira que determinará a margem final de lucro para que

atenda ao estipulado nas metas da empresa para atender aos

acionistas.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não duvido que o mais simples dos dual-core fique em 25-30 dolares mas sem os impostos e nenhuma tributação existente.o custo se agrava no Brasil por 3 fatores:

1 câmbio.

2 imposto de importação.

3 tributação nacional. [os famosos 57 impostos que dobram o preço com imposto de impostação].

fora os atravessadores, lojas, montadores de pcs etc que sempre tiram um ''beira'' no valor final ao consumidor.

no mais o velho blá blá blá de sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não duvido que o mais simples dos dual-core fique em 25-30 dolares mas sem os impostos e nenhuma tributação existente.o custo se agrava no Brasil por 3 fatores:

1 câmbio.

2 imposto de importação.

3 tributação nacional. [os famosos 57 impostos que dobram o preço com imposto de impostação].

fora os atravessadores, lojas, montadores de pcs etc que sempre tiram um ''beira'' no valor final ao consumidor.

no mais o velho blá blá blá de sempre.

Me desculpem, mas o câmbio atualmente é fator de redução no preço dos

componentes de informática importados e não uma agravante nos preços

aqui no Brasil, quanto ao resto estou de pleno acordo.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não duvido que o mais simples dos dual-core fique em 25-30 dolares mas sem os impostos e nenhuma tributação existente.o custo se agrava no Brasil por 3 fatores:

1 câmbio.

2 imposto de importação.

3 tributação nacional. [os famosos 57 impostos que dobram o preço com imposto de impostação].

fora os atravessadores, lojas, montadores de pcs etc que sempre tiram um ''beira'' no valor final ao consumidor.

no mais o velho blá blá blá de sempre.

Ele questionou sobre o custo de fabricação, e não sobre o custo para o consumidor final. ^_^

Tá, mas onde entra o custo Brasil na fabricação de uma CPU ?

Boa pergunta. :lol:

Ele se confundiu aê vamos dar um desconto. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quanto será que a intel gasta pra fazer 1 Processador desses?

Isso é segredo industrial. A Intel ou qualquer outra firma do ramo não revela essa informação nem mesmo aos acionistas.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho q seja segredo industrial. Mas como ninguem tem essa informação, agente acaba pensando mesmo. ^^

Eu vou é mandar um e-mail pra intel perguntando, será que eles respondem ?

Sem comentários...

Boa sorte com o email...

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tá, mas onde entra o custo Brasil na fabricação de uma CPU ?

Creio que o custo Brasil fica por conta de impostos, mão de obra (encargos

trabalhistas), custos financeiros, etc...,etc..., menos o câmbio, que hoje é altamente favorável a importação.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não acho q seja segredo industrial. Mas como ninguem tem essa informação, agente acaba pensando mesmo. ^^

Eu vou é mandar um e-mail pra intel perguntando, será que eles respondem ?

É segredo industrial, ou acha que as empresas revelam quanto elas lucram ?

Só umas poucas ^_^

Creio que o custo Brasil fica por conta de impostos, mão de obra (encargos

trabalhistas), custos financeiros, etc...,etc..., menos o câmbio, que hoje é altamente favorável a importação.

adcarvalho

Sim meu caro, sei bem disso, mas no Brasil não tem fábrica da Intel (por que não quiseram), AMD ou outra fabricante de processadores, por isso perguntei onde entra o custo Brasil na fabricação dos processadores, porque na venda nós sabemos bem onde eles entram.. -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bah, sabe porque ninguem diz? porque o caro nao é fabricar o processador é a pesquisa para se chegar nele.Deve sair muito barato fabricar qq processador desse mas como somente a intel e a amd estão nesse negocio rola tipo um cartel, e pense só: você nao tem a minima nocao de quanto custa para fabricar um processador mas se o computador nao tivese estão enraizado nas nossas vidas modernas e você soubesse que a parada custasse 1.000% a menos do que você paga você ficaria feliz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta não é bem simples quanto pode parecer. Como exemplo o Intel Atom não tem nenhuma tecnologia nova, foi somente uma melhorada num projeto que havia sido descartado para ser o sucessor do Pentium 4, otimizado para baixo preço e baixo consumo de energia. Basicamente foi gasta uma boa grana para a adaptação, mas nem perto como a pesquisa para a fabricação de um Core2Duo 45nm a partir da geração anterior.

Segundo o site TG Daily:

Preceding the official unveiling at IDF Shanghai, we were told my industry sources that the production cost of one 300 mm wafer with Silverthorne dies is about $10,000. Considering the fact that there are 2500 processors on one wafer, the yield rate as well as packaging, the cost of one Atom processor is apparently calculated by Intel somewhere between $6 and $8, according to our sources.

A estimativa de fabricaçao de 1 wafer de 30mm custa para a intel US$ 10.000. Como em cada wafer pode-se produzir 2500 processadores, o custo de produção somado embalagem chega a ser entre 6 e 8 dólares.

Nesse caso a Intel está levando uma boa margem de lucro, se assim podemos dizer:D.

Voltando ao caso do Core2Duo, que pode custar 35 dólares (chute mesmo, sem comprovação), os custos de pesquisa são muito altos, superando bilhões, por geração. Somado ao custo das fábricas, que também supera fácilmente 5 bilhões de dólares, se as fábricas forem da intel, se não forem ela terá que pagar um preço mais alto que o de fabricação. Somado aos extras embalagem beeem superior que um atom OEM..... e por aí adiante.

http://www.tgdaily.com/content/view/36795/118/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como exemplo o Intel Atom não tem nenhuma tecnologia nova, foi somente uma melhorada num projeto que havia sido descartado para ser o sucessor do Pentium 4

Um Atom é uma versão melhorada do que seria o sucessor do P4?!?!?!?

Você teria um link?

...os custos de pesquisa são muito altos, superando bilhões, por geração. Somado ao custo das fábricas, que também supera fácilmente 5 bilhões de dólares...
Uma Fab moderna custa de 1 a 3 bilhões. O mais caro são a Fab e o desenvolvimento do processo de fabricação. O projeto dos processadores são relativamente baratos em comparação, tanto que cada Fab Intel tem equipes de pesquisa próprias e independentes, com o objetivo de aumentar e otimizar a utilização da Fab, já que uma Fab muito ociosa sai caro.

O valor do die price e dos yields apenas através de vazamentos de informação mesmo (algumas vezes errados), já que é o tipo de informação que a concorrência adora.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!