Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AssociaÇÃo de cristais


kristiano costa

Posts recomendados

Geralmente se usa uma harmônica do oscilador a cristal, por exemplo para conseguir um sinal de 90MHz, você usa um oscilador a cristal de 10MHz e passa o sinal por um filtro passa faixa na 9a harmônica [90MHz].

Pelo que me lembro da série de Fourier, as harmônicas vão aumentando em frequência, mas decaindo em intensidade...

Acho que a nona harmônica já deva ser um sinal bem baixo... Extraí-lo, de maneira prática acho complicado, lembrando que não estaremos no papel fazendo contas mas sim no mundo real, onde existe o "famigerado" ruído pra atrapalhar (quanto menor a intensidade do sinal que devemos trabalhar, maior o cuidado que devemos tomar com filtragem da fonte, blindagem contra interferências, etc...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usa um cristal baixo (sub-múltiplo de 96MHz) de 6MHz em conjunto com PLL CD4046. Daí basta dividir a saída de RF por 16 com um prescaler e aplicar à entrada do comparador de fase do 4046 que gera a tensão de erro que corrige o VCO (Voltage Controlled Oscilator) de alta frequência com diodo varicap.

Complicado???? nem tanto!

Mais ou menos isto:

ckt11_3e.gif

http://www.discovercircuits.com/P/pll4.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa um cristal baixo (sub-múltiplo de 96MHz) de 6MHz em conjunto com PLL CD4046. Daí basta dividir a saída de RF por 16 com um prescaler e aplicar à entrada do comparador de fase do 4046 que gera a tensão de erro que corrige o VCO (Voltage Controlled Oscilator) de alta frequência com diodo varicap.

Complicado???? nem tanto!

Mais ou menos isto:

ckt11_3e.gif

http://www.discovercircuits.com/P/pll4.htm

você teria um esquema?Porque só falando não entendo muita coisa não.Já montei varios transmissores mas sempre enfrento esse problema de variação de frequencia.Qualquer coisa posta no meu email: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você teria um esquema?Porque só falando não entendo muita coisa não.Já montei varios transmissores mas sempre enfrento esse problema de variação de frequencia.Qualquer coisa posta no meu email: [email protected]

Amigo, tem que pesquisar... procure por ''transmissor FM PLL'' no google e terá muito pra ler.

Na minha pesquisa encontrei este na primeira página... e tem muitas outras páginas pra pesquisar.

http://www.geocities.com/CapeCanaveral/9096/pll.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!