Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
cipolla

Mudei os jumpers da placa-mãe e o PC deu pau.

Recommended Posts

Placa mãe P2B-F (super estável). Troquei um PIII 450 por um PIII 600 e tava tudo bem (deu até pra ver a melhora no desempenho) até eu desobedecer a regra de ouro de 'não mexer na placa-mãe se não precisar'. Eu mudei os jumpers de multiplicação da FSB de 4,5 pra 6,0 (não precisava, a frequência é fixa no processador), de cara o micro voltou a ficar mais lento e então reiniciou sozinho. Também quando eu mandei reiniciar (pra desinstalar um programa) ele começou a dar loop no POST e não carregava o Windows. Não sei se era minha cabeça q tava quente mas pareceu q ele tava esquentando também. Depois de um tempo desligado ele voltava a carregar o Windows. Retirei os pentes de memória, mudei, limpei etc. e não mudou nada. Também regravei o BIOS (c/ sucesso) só pra garantir.

Fui viajar e, três dias depois, liguei o PC (continuava meio lento) e fiz testes na memória c/ o PcWizard. Os resultados foram semelhantes aos de antigamente a não ser em eficiência de memória (memory efficiency - bandwith float e bandwith int) que caiu de 62% pra 31%. quando mandei reiniciar ele voltou a entrar em loop, dessa vez só lia o BIOS da placa-de-vídeo e nem entrava no POST.

Eu li sobre uns parâmetros no BIOS q poderiam ser mexidos mas agora não consigo nem entrar nele.

quando eu mudei os jumpers eu usei uma pinça de metal (nada de empunhadura emborrachada..), meti o dedo nos pininhos da placa-mãe e tomei cuidado mas posso ter relado na ponte-sul do chipset.

Gostaria de saber se há alguma coisa a fazer (tipo uma limpeza da placa) pra recuperar a comunicação dela c/ a RAM (parece q é isso,não?).

Valeu!

Editado por cipolla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde ...

seguinte você tem o manual dessa placa ? se sim volte ao que era antes senão de uma olhada na net ... limpe a BIOS talvez volte ao normal .. é estranho pelo que esta dizendo mas tente o q te passei

beleza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aí que o amgo falou, limpe o CMOS e volte os jumpers pra onde eles estavam antes...

é isso que você deve fazer bem simples!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí erico11 e Wesleyaz! Valeu pelo toque, só q eu tentei resumir aí em cima e não falei q a primeira coisa q fiz foi voltar os jumpers pra posição original. Como eu penso q nunca foi mexido neles antes (+- 10 anos) eu achei q deu algum problema q fez a placa 'se confundir'...é, eu sou leigo nisso. Também a última coisa q fiz, meio no desespero, foi tirar e recolocar a bateria da placa mas desde então eu não consegui nem entrar no setup do BIOS. No começo eu tentei de tudo, p.ex. eu coloquei o BIOS no modo default, voltei pro modo do setup etc. Agora quando eu ligo o PC ele lê o BIOS da placa-de vídeo, dá o 'bip' e volta pro começo de novo (dá pra perceber q é alguma falha de comunicação), ficando em loop.

Vou tentar tirar a bateria de novo (é assim q se limpa o CMOS,não?), rezar e ver o q acontece.

Eu já comprei uma P3B-F (ainda não peguei, espero q funcione..) mas seria legal não ter q jogar essa placa atual fora se tiver reversão pro problema.

Se alguém tiver experiência c/ esse 'dinossauro' talvez possa dar uma opinião definitiva.^_^

Abraços.

Editado por cipolla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao retirar a bateria, retire as memórias antes; deixe seu PC desconectado da força, pode desconectar o cabo que liga ele no estabilizador; deixe por algum tempo (+ou- 1 hora). recoloque a bateria e as memórias e ligue seu PC; caso não funcione, leve a um técnico para aplicar um limpa contatos, não esquecendo que esse processo deve ser feito com a placa mãe fora do gabinete,sem processador, sem memória e sem bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara você fez um overclock muito doido ai, você pode ter danificado sua placa mãe o até mesmo o processador!!

Sobre ser fixa ou não, antigamente o pessoal mudava a multiplicação do FSB ou algo do tipo via jumper mesmo e já que essa máquina ai é antiga...!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu troquei a placa pela P3B-F e o processador tava bichado. Pode ser q ele já estivesse c/ problema ou então a mudança nos jumpers estragou ele (embora, além do manual, as posições dos jumpers 'core frequency multiplier' estão bem claramente imperssas na própria placa). Agora eu só preciso arrumar uma fonte pra testar a placa antiga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Missão difícil achar uma fonte no padrão AT em boas condições pra você testar essa plataforma ai!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia ...

se você é de sp capital de uma pulo na sta efigenia tem umas fontes at para testar seu micro ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×