Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudei os jumpers da placa-mãe e o PC deu pau.


cipolla

Posts recomendados

Placa mãe P2B-F (super estável). Troquei um PIII 450 por um PIII 600 e tava tudo bem (deu até pra ver a melhora no desempenho) até eu desobedecer a regra de ouro de 'não mexer na placa-mãe se não precisar'. Eu mudei os jumpers de multiplicação da FSB de 4,5 pra 6,0 (não precisava, a frequência é fixa no processador), de cara o micro voltou a ficar mais lento e então reiniciou sozinho. Também quando eu mandei reiniciar (pra desinstalar um programa) ele começou a dar loop no POST e não carregava o Windows. Não sei se era minha cabeça q tava quente mas pareceu q ele tava esquentando também. Depois de um tempo desligado ele voltava a carregar o Windows. Retirei os pentes de memória, mudei, limpei etc. e não mudou nada. Também regravei o BIOS (c/ sucesso) só pra garantir.

Fui viajar e, três dias depois, liguei o PC (continuava meio lento) e fiz testes na memória c/ o PcWizard. Os resultados foram semelhantes aos de antigamente a não ser em eficiência de memória (memory efficiency - bandwith float e bandwith int) que caiu de 62% pra 31%. quando mandei reiniciar ele voltou a entrar em loop, dessa vez só lia o BIOS da placa-de-vídeo e nem entrava no POST.

Eu li sobre uns parâmetros no BIOS q poderiam ser mexidos mas agora não consigo nem entrar nele.

quando eu mudei os jumpers eu usei uma pinça de metal (nada de empunhadura emborrachada..), meti o dedo nos pininhos da placa-mãe e tomei cuidado mas posso ter relado na ponte-sul do chipset.

Gostaria de saber se há alguma coisa a fazer (tipo uma limpeza da placa) pra recuperar a comunicação dela c/ a RAM (parece q é isso,não?).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí erico11 e Wesleyaz! Valeu pelo toque, só q eu tentei resumir aí em cima e não falei q a primeira coisa q fiz foi voltar os jumpers pra posição original. Como eu penso q nunca foi mexido neles antes (+- 10 anos) eu achei q deu algum problema q fez a placa 'se confundir'...é, eu sou leigo nisso. Também a última coisa q fiz, meio no desespero, foi tirar e recolocar a bateria da placa mas desde então eu não consegui nem entrar no setup do BIOS. No começo eu tentei de tudo, p.ex. eu coloquei o BIOS no modo default, voltei pro modo do setup etc. Agora quando eu ligo o PC ele lê o BIOS da placa-de vídeo, dá o 'bip' e volta pro começo de novo (dá pra perceber q é alguma falha de comunicação), ficando em loop.

Vou tentar tirar a bateria de novo (é assim q se limpa o CMOS,não?), rezar e ver o q acontece.

Eu já comprei uma P3B-F (ainda não peguei, espero q funcione..) mas seria legal não ter q jogar essa placa atual fora se tiver reversão pro problema.

Se alguém tiver experiência c/ esse 'dinossauro' talvez possa dar uma opinião definitiva.^_^

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao retirar a bateria, retire as memórias antes; deixe seu PC desconectado da força, pode desconectar o cabo que liga ele no estabilizador; deixe por algum tempo (+ou- 1 hora). recoloque a bateria e as memórias e ligue seu PC; caso não funcione, leve a um técnico para aplicar um limpa contatos, não esquecendo que esse processo deve ser feito com a placa mãe fora do gabinete,sem processador, sem memória e sem bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu troquei a placa pela P3B-F e o processador tava bichado. Pode ser q ele já estivesse c/ problema ou então a mudança nos jumpers estragou ele (embora, além do manual, as posições dos jumpers 'core frequency multiplier' estão bem claramente imperssas na própria placa). Agora eu só preciso arrumar uma fonte pra testar a placa antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!