Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com chave


Sandokhan

Posts recomendados

Salve Galera,

Tô com o seguinte problema:

Preciso montar um circuito para monitorar o desgaste das pastilhas de freio do carro.

A lógica da coisa é: quando as pastilhas atingem certa espessura mínima, um sensor (na verdade um jumper) instalado nelas é rompido e isso aciona um circuito que faz uma lâmpada acender.

Até aí bobagem. Mas não tô conseguindo bolar algo que seja acionado pela simples abertura de um jumper (leve-se em consideração que nesse jumper não circula corrente alguma, é apenas um pedaço de fio).

Caso fosse possível circular corrente no jumper o problema já estaria resolvido, mas não dá porque ele entra em contato com a massa do carro, então não posso mandar os 12V da bateria por ele.

Detalhe: lâmpada a ser acionada tem 0,2 Watts / 12 Volts

Alguma ideia?

Abs,

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Não seria mais fácil colocar um fio na pastilha de modo que fique isolado? Conforme a pastilha gasta, atinge o fio e fecha o circuito com a massa do carro e acende a luz.

Tem que tomar cuidado com a temperatura, pois a pastilha esquenta um bocado.

Realmente, você deu uma ótima ideia, eu estava pensando em termos do jumper porque no circuito original (existente em modelos mais completos do meu carro - Kadett) é assim que funciona, mas como tô adaptando tudo, posso criar a "sensorização" como eu bem entender.

Valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!