Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria ACER ASPIRE 5050 com problema


Gudines

Posts recomendados

Colegas,

Estou tendo problemas com meu notebook ACER Aspire 5050.

Após 1 ano e meio de uso, em um belo dia parou de funcionar o mouse (touchpad) e o teclado do notebook.

Nada adiantava (reinstalar o windows, drivers, etc), até que tirei a bateria do notebook e tudo voltou a funcionar.

Estive conversando com um colega e pode haver 3 fatores no problema, gostaria de saber se vocês concordam:

1- O problema pode estar na propria bateria

2- O problema esta na conexao do notebook com a bateria

3- O problema esta na fonte

Ainda nao encontrei um notebook similar para testar a bateria

Aguardo um apoio dos colegas do forum!

Obrigado!

Rodrigo Marchina Soares

http://gudines.blog.terra.com.br e www.gudenet.cjb.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara vi aqui no forum um comentario com estes modelos. que era um lote com problemas de interação da bios com a bateria. Uns resolveram atualizando a bios, outros mesmo com up não resolveram e tiveram que desabilitar o sensor da bateria na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui eliminar que o problema fosse bateria, pois consegui realizar teste em outro notebook e a minha bateria continua funcionando perfeitamente.

Isso reforça o problema no item 2, vou tentar buscar na net a atualizacao da BIOS. Como faço para desabilitar o sensor de notebook na BIOS? Nao achei isso na BIOS, espero que com a atualizacao apareça!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse modelo e estou com o mesmo problema, o note funcionou bem por mais de um ano e de repente começou a travar, as vezes nem entra no windows ( que ja foi reinstalado xp e vista )e para desligar tem que tirar a bateria. Tambem vou tentar isso de atualizar a BIOS, qualquer novidade me avisem, por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse modelo e estou com o mesmo problema, o note funcionou bem por mais de um ano e de repente começou a travar, as vezes nem entra no windows ( que ja foi reinstalado xp e vista )e para desligar tem que tirar a bateria. Tambem vou tentar isso de atualizar a BIOS, qualquer novidade me avisem, por favor...

Meu modelo é o Aspire 5050-5554.

Quando voce tira a bateria nao dá nenhum problema?

Me avise quando encontrar a atualizacao da BIOS, nem no site da ACER encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu está com o mesmo problema. A princípio pareceu incompatibilidade repentina com o windows pois no linux a bateria funciona 100%. Se alguém conseguir resolver, por favor me fala. Vou tentar atualizar a bios aqui também.

Achei uma possível solução. Vi em um outro tópico uma dica de desligar o acpi lá no gerenciador de dispositivo. Por enquanto ta funcionando.

Vá até: Painel de Controle > Sistema > Hardware > Gerenciador de dispositivos

Em "Microsoft ACPI-Compilant Control Method Battery" clicar com botão direito e ir em "DESATIVAR".

Não tenho mais informação da bateria (% de carga, etc), mas acredito que ela esteja funcionando normal no windows.

Se alguem descobrir outra maneira, me avisa hein.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu está com o mesmo problema. A princípio pareceu incompatibilidade repentina com o windows pois no linux a bateria funciona 100%. Se alguém conseguir resolver, por favor me fala. Vou tentar atualizar a bios aqui também.

Achei uma possível solução. Vi em um outro tópico uma dica de desligar o acpi lá no gerenciador de dispositivo. Por enquanto ta funcionando.

Vá até: Painel de Controle > Sistema > Hardware > Gerenciador de dispositivos

Em "Microsoft ACPI-Compilant Control Method Battery" clicar com botão direito e ir em "DESATIVAR".

Não tenho mais informação da bateria (% de carga, etc), mas acredito que ela esteja funcionando normal no windows.

Se alguem descobrir outra maneira, me avisa hein.

Valeu!

Eu cheguei a usar com Linux tambem, vou tentar em casa depois desabilitar essa opção no Windows.

No seu caso também para de funcionar o teclado e mouse com a bateria no Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o amigo falou aí em cima: desabilite os drivers dos dispostivos ACPI no Gerenciador de Dispositivos do Windows.... por alguma razão esses dispositivos fazem o micro travar, a única coisa que vai acontecer é você ficar sem a estimativa de autonomia da bateria.

Essa serie 5050 da Acer, foi meio problemática com BIOS bugado, portas usb e teclado que pará de funcionar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal!

Deu certo, desabilitei o controle de bateria no Windows e consegui usar o notebook com a bateria.

O Problema é saber quando a bateria esta acabando.

A pergunta que fica é : por que no LINUX ele nao dá o problema? Existe algum outro software independente no Windows para esse controle de bateria?

Outra pergunta que faço é se teve um recall da Acer com relação ao modelo Aspire 5050 visto que muitos usuários tiveram o problema. No site da Acer nao encontrei nada a respeito.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb tenho o mesmo problema, mas o meu foi com 1 ano! Eu tinha desabilitado o ACPI e funciona.

Mas ainda tenho as minhas duvidas em relaçao a isso.

Sera que se eu desabilitar o ACPI meu note vai ficar instavel?? E se o problema for na bateria posso estragar meu note??

E outro problema, nao sei se acontece com vocês, mas quando ouço muisa ou vejo video sem o fone de ouvido, meu note simplesmente começa a ficar lento e trava.

Muito estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou com o mesmo problema. Pesquisei horrores sobre isso na internet, e o único jeito do troço funcionar é realmente desabilitando o ACPI. Algumas conclusões sobre o caso em 2 dias de exaustivas pesquisas sobre o assunto na internet:

1. GUDINES, o problema pode ser SIM fisicamente na bateria, pois em um dos fóruns que li, o cara arranjou uma bateria nova e o problema sumiu (caso contrário do que ocorreu com você). Agora fica a dúvida: vale enterrar R$ ~350,00 numa bateria de um notebook relativamente ultrapassado?

2. Atualização de BIOS não adianta. Troquei a versão de fábrica (3109) pela mais recente (3315). O problema piorou, o notebook DESLIGA SOZINHO enquanto carrega o windows. Tirando a bateria e deixando apenas na tomada tudo fica uma maravilha novamente. PS: estou usando Windows XP SP2, e meu modelo é o Aspire 5050-3233.

3. O suporte da Acer é uma grande *****. Nunca vi uma fabricante ter sites tão ruins, a maioria deles fora do ar. Tanto é que todo mundo tem que apelas pra esse FTP da acer da europa!!! Além disso, eles jogam trocentos tipos de driver pra cada dispositivo, o usuário que adivinhe qual é o correto... só pro wireless tem 4 versões diferentes pro Aspire 5050! Por que não dividir os drives pelos submodelos, o meu no caso 3233?

4. Isso tá merecendo um recall de bateria, pois já achei milhares de reclamações semelhantes na web. E pelo jeito o problema sempre aparece de 1 ano de uso pra cima.

Se alguém souber de alguma novidade, por favor, me avise! Meu msn é joaowendel "no hotmail".

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

ai galera acabou de acontecer comigo,depois de um ano ele travou ,(que coicidência de data ? ) já obtveram alguma resolução,tem recall ou assistência aqui no Brasil ?

Dah pra colocar a empresa no "pau" , quem quiser fazer uma lista para entrar-mos na justiça. meu msn [email protected] :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 semanas depois...

Ai galera estou com um Aspire 5050-3284, que depois de 1 ano "deu pau", ele nao reconhece o HD, fica pedindo pra subir pela rede... Maz na formataçao ele reconhece ele instala o windows normal e quando reinicia pra subir o windows ele nao encontra + o hd ele ja inicia a intalaçao de novo... o qw pode ser isso? c alquem souber me diga???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Falae gente, estou com o mesmo problema. Meu notebook é um Aspire 5050-3371. Após 1 ano e meio, mais ou menos ele começou a apresentar travamento na tela/video. Apareciam listas verticais de várias cores, ou simplesmente ficava, preto, azul, branco, etc. Eu desligava, ligava de novo e continuava a trabalhar. Depois de um certo tempo me pareceu que era bataria, porque eu removia e recolocava e ele voltava ao normal. Até então o problema era só o travamento de tela. Sempre usei a bateria "até o talo", somente recarregando quando chegava na "red zone". A pouco tempo, cerca de 3-4 meses eu adquir um módulo de memória de 2GB e adicionei no notebook. Ele veio com 2 pentes de 512MB, apenas retirei um e adiconei o novo. Tudo correu bem, a máquina começou a voar. Mais ou menos a 3 semanas atrás o problema da tela voltou. Repeti o processo de desligamento e retirada da bateria e continuei a trabalhar. Quando foi na semana passada o problema piorou. O note simplesmente não ligava. Com ou sem bateria ele ficava com o led do botão power ligado, acendia o led na parte frontal (o da bateria também acendia quando ela estava conectada) e o led perto do ESC, aquele com desenho quadrado acendia e apagava e nada mais acontecia. Eu pensei que fosse pelo fato de Eu estar usando dual boot (Vista e XP) mas descartei essa hipótese quando corrigi o problema, ou pelo menos acho que corrigi. Eu estava então com 2,5GB de mem e a máquina não ligava. Li em alguns foruns sobre desativar a ACPI no windows. Confeço que não testei essa hipótese. Para tentar resolver meu problema, retirei o módulo de 2GB e deixei apenas 1 de 512MB. A máquina ligou!

Fiquei p**o porque pensei que tinha perdido R$ 80,00 do pente de 2GB. Ai retirei o pende de 512MB e coloquei um de 1GB e o de 2GB. A máquina ligou de novo!!!

O notebook está com 3GB e rodando com a mesma bateria!. Parece coisa de louco? Acho que não. O processo de "troca-troca" de pente de memória afeta diretamente a BIOS. Toda vez que você mexe na Mobo, ela altera suas configurações. Sendo assim, pensei em trocar a bateria da Mobo... até agora não deu mais problema. Vou continuar testando. Infelizmente não disponho de equipamentos sofisticadíssimo como multímetro para validar meus argumentos, mas se alguém puder testar também ajudaria.

Minha BIOS ainda é a mesma v1.3303 se não me engano. Não atualizei porque alguém fez isso e se deu mau. Também porque no site da Acer http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/as_5050.html aqui no "trampo" não está abrindo.

Outra coisa ainda sobre o problema da tela/video é atualizar o driver da ATi.

Quem puder ajudar com mais informações, poste aqui ou add no msn ebosevos hotmail. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Posso estar errado, mas desde o início desconfio que tudo tenha começado com alguma atualização automática do windows. Primeiro, minhas observações sem considerar o que já li neste fórum:

  • O problema apareceu um dia depois que o windows vista tinha feito atualização (o meu é o Vista Home Premium) em dez/08 (gostaria que fizessem esforço pra lembrar se com vocês tb foi a mesma data);
  • Teclado e mouse travavam porque o sistema estava em loop;
  • Observem que no modo de segurança o problema não aparece, o que teoricamente descarta problema técnico com a bateria;
  • Uma vez consegui logar mesmo com toda difilculdade de travamento e observei que o ícone da bateria no systray se revezava entre carregando e sem bateria;

Agora juntando com o que já disseram aqui neste fórum, o problema é solucionado aqui de 3 formas diferentes:

  • Retirando a bateria;
  • Desativando o "Microsoft ACPI-Compilant Control Method Battery" que é o responsável pelo controle da bateria no windows;
  • Usando linux;

O que essas opções tem em comum? Todas deixam de usar o tal do ACPI. Sempre que ele é utilizado, e acredito que depois de uma porcaria de uma atualização automática em dezembro do ano passado, este "driver novo" passou a não reconhecer o nossa "bateria velha".

Se o problema for realmente este, talvez seja mais fácil consertar, melhor do que gastar 300 paus com uma bateria nova, e que pode nem dar certo no fim das contas.

Hoje, quando escrevo com vocês observei uma última coisa, que foi o que me levou a escrever neste fórum:

Liguei o note com a bateria. Na tela de logon ficou travando como sempre. Retirei, consegui logar. De raiva, coloquei de volta e acreditem, não travou, ao contrario ficou normal, carregou toda a bateria só que está usando um ícone no systray diferente do que aparecia quando comprei. Em vez de um ícone de uma bateria cheia com um cabo de tomada do lado esquerdo, aparece o mesmo cabo de tomada ao lado de uma bateria com um "X" vermelho dentro. Ao colocar o mouse em cima diz "Bateria cheia". É como se o "X" quisesse me dizer que a bateria está cheia mas não está sendo usada já que o cabo de força está conectado.

Bom espero que eu tenha ajudado a trazer alguma luz para este problema. Um abraço e boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Mais um problema desse aqui. Sei que o tópico é antigo, mas vale acrescentar que o problema de ACPI da bateria PERSISTE no windows 7. A solução ainda é desativar o ACPI ou tirar a bateria no boot.

Acer é mó roubada.

Revivendo o tópico hehehe Recentemente o meu parou totalmente de funcionar, instalo o Windows, desativo o ACPI e horas depois ele ou desliga, ou trava, ou apresenta lentidão e depois disso não entra mais no Windows... Resolvi o meu problema comprando um Dell...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!