Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Sim, mas o principal aí vai ser o cooler traseiro (exaustor), porque o principal problema aí é a falta de exaustão do ar quente, só o cooler da fonte é pouco. O cooler lateral jogaria um vento frio na placa de video e chipset, e o cooler frontal injetaria ar frio embaixo, contribuindo pra correta circulação do ar e tambem ventilando o HD.

Pow mano nem sei como agradecer !! valeu mesmo pela atenção... No momento então vou colocar um traseiro e um lateral... Pois só tenho dois coolers lá em casa, mas semana que vem eu compro um e coloco na frente !! Ou é melhor por traseiro e frontal, depois o lateral?

Postado

Pode deixar o traseiro e o lateral! Depois você coloca o frontal! Como o amigo citou, o lateral vai dar uma esfriadinha na placa de vídeo e na placa mãe, e o traseiro vai tirar o ar quente! Esses 2 ja vão dar uma melhorada!

Abraços!

• Membro VIP
Postado
Pow mano nem sei como agradecer !! valeu mesmo pela atenção... No momento então vou colocar um traseiro e um lateral... Pois só tenho dois coolers lá em casa, mas semana que vem eu compro um e coloco na frente !! Ou é melhor por traseiro e frontal, depois o lateral?

Se não me engano, voce disse que seu gabinete não possui nenhuma abertura na frente, certo? Então o mais adequado seria um cooler na lateral e um na traseira do gabinete. Assim voce dá uma esfriada boa na placa de video e chipset, e ajuda a tirar bastante o ar quente do gabinete.

Postado

Apenas complementando o que já foi aconselhado pelos amigos RicADSI e WMoreira, não esqueça que o fluxo de entrada de ar não deve ser maior que o fluxo de exaustão, ok! Desta maneira, você evita a criação do bolsão de ar quente dentro do gabinete.

Também aconselho a retirada ,com um alicate de corte, das 'grades colmeia' nos locais de fixação dos fans; isso favorece um fluxo de ar bem maior, ok! Use borracha em U para dar acabamento ao local cortado.

Organize o cabeamento interno do pc. Cabos soltos e desorganizados interferem diretamente na refrigeração da máquina, pois perturbam o livre fluxo do ar.

Abraço!

• Membro VIP
Postado
Apenas complementando o que já foi aconselhado pelos amigos RicADSI e WMoreira, não esqueça que o fluxo de entrada de ar não deve ser maior que o fluxo de exaustão, ok! Desta maneira, você evita a criação do bolsão de ar quente dentro do gabinete.

Também aconselho a retirada ,com um alicate de corte, das 'grades colmeia' nos locais de fixação dos fans; isso favorece um fluxo de ar bem maior, ok! Use borracha em U para dar acabamento ao local cortado.

Abraço!

Nesse caso ele poderia ligar um dos coolers que injetam ar em 5 ou 7 volts, pra dar uma rotação menor e consequentemente, injetar um fluxo de ar igual ou menor ao fluxo de exaustão.

Postado

perfeito !! valeu gente !! Eu sei, n tem entrada frontal não, mas ia seguir o conselho do amigo, tirar a tampa de por o leitor de cd e colocar ele amarrado ali com aquele aramezinho !! xD

Então quando eu comprar outro coloco na frontal xD

brigadão galera !!

Postado
Nesse caso ele poderia ligar um dos coolers que injetam ar em 5 ou 7 volts, pra dar uma rotação menor e consequentemente, injetar um fluxo de ar igual ou menor ao fluxo de exaustão.

Seria sim, uma solução válida!

Outra opção é adaptar um fan 120mm (se houver espaço) ou até 92mm, no topo do gabinete; o(s) fan(s) de injeção de ar pode(m) trabalhar em capacidade máxima.

Postado
Seria sim, uma solução válida!

Outra opção é adaptar um fan 120mm (se houver espaço) ou até 92mm, no topo do gabinete; o(s) fan(s) de injeção de ar pode(m) trabalhar em capacidade máxima.

mas tipow, se eu colocar um maior na traseira (pra tirar o ar quente ) e um menor na lateral (pra puxar ar frio) teria problema? Porque como eu só tinha um fan pekenininho eu tive que pegar outro da minha fonte que tinha queimado... Ele é maior !! Se eu colocar ele na traseira e o pequeno na lateral tem problema ?

• Membro VIP
Postado
mas tipow, se eu colocar um maior na traseira (pra tirar o ar quente ) e um menor na lateral (pra puxar ar frio) teria problema? Porque como eu só tinha um fan pekenininho eu tive que pegar outro da minha fonte que tinha queimado... Ele é maior !! Se eu colocar ele na traseira e o pequeno na lateral tem problema ?

Creio que não haveria problema. O fan maior tem um fluxo de ar maior, por isso a configuração seria boa.

No meu gabinete aqui, tinha um fan de 120mm na frente, um de 120mm na lateral, um de 80mm embaixo e um de 120mm atrás puxando ar (e os 2 lugares para fan na parte de cima desocupados). A temperatura até que estava boa, mas foi só passar o fan da frente e o da lateral pra cima que diminuiu bastante a temperatura, o que prova que o fluxo de ar que sai tem que ser maior do q o fluxo que entra.

Postado

Eu andei dando uma olhada aqui nos tópicos e me interessei bastante pelo Thermalright 120 Ultra Extreme, achei por 135 reais.

Eu teria q comprar o fan tb, aí passaria dos 150.

Só q ele é de 2009, ainda seria uma boa opção para 2012?

• Membro VIP
Postado
Eu andei dando uma olhada aqui nos tópicos e me interessei bastante pelo Thermalright 120 Ultra Extreme, achei por 135 reais.

Eu teria q comprar o fan tb, aí passaria dos 150.

Só q ele é de 2009, ainda seria uma boa opção para 2012?

Boa opção sim, é um ótimo cooler, só tem alguns problemas com o socket 775 conforme eu vi no anandtech.com.

• 3 semanas depois...
Postado

E ai galera, tudo beleza? Queria ajuda aqui também, pra qual o melhor esquema pra circulação de ar no meu gabinete. Ele é o Cooler Master USP100, ele vem com apenas um fan na parte frontal, perto dos HD's, e tem espaço para instalar outros fans na parte inferior, lateral e traseira. Os componentes não estão de forma alguma superaquecendo ou algo do tipo, mas como o PC é recém chegado, daqui alguns dias, jogos pesados virão! Melhor prevenir do que remediar depois né...

Foto do USP100

rblez7.jpg

Fan frontal em com led em funcionamento

zivzix.jpg

Eu percebo, na parte traseira, que fica um quanto quanto quente. O pior é que é um ar que sai do fan do processador, ou seja, ele está espalhando ar quente para todo o gabinete, que chega a esquentar a parte de fora. Ou seja, quase obrigatório o fan retirando ar na parte traseira, certo? Mas, como não tem superior, ficaria apenas ele responsável por essa retirada, enquanto a lateral e inferior, além do frontal original, para entrada. Vocês vão reparar que o inferior, é quase que alinhado com o fan da VGA, enquanto o da lateral, com o da CPU. E ai, coloco 3 entrada/1 saída ou qual outro esquema eu faço?

Localização do fan na VGA

29qinfr.jpg

Visão geral do gabinete (pode-se ver os espaços inferior e traseiro para novos fans, e localização geral do hardware)

2hygrpw.jpg

Foto melhor dos locais pros fans (sim, vou ter que organizar melhor o cabeamento. Como eu não sei, aceito sugestões, nunca fiz isso antes)

2ykmjqb.jpg

Detalhe do fan original perto das baias para HD

206oq5e.jpg

Espaço para fan(s) na lateral do gabinete

14ms64y.jpg

E aí, 3x1 ou outro jeito?

• Membro VIP
Postado

eu tiraria qualquer fan lateral e inferior, e deixaria 1 fan traseiro e 1 frontal, só. é quase que obrigatório ter o maior numero de fan possivel na parte superior (não na lateral) e na parte traseira puxando ar pra fora.

Postado

Caros, estou com dúvida quanto às posições.

Já li que frente/lateral = jogar ar pra dentro.

Superior/traseiro/inferior - jogar ar pra fora.

Mas isso não faz muito sentido.

O Cooler do CPU fica na lateral. Não seria melhor pegar o ar quente que sai deste cooler e jogar pra fora, com um cooler em exaustão?

E a parte superior é onde não há ventilação 'direta'. Não seria melhor colocar um fan pra jogar ar em cima da mobo?

Estou com um último cooler aqui, e não sei se o coloco na lateral/inferior/superior, por isso minhas dúvidas.

Ajuda?

:D

Postado
Caros, estou com dúvida quanto às posições.

Já li que frente/lateral = jogar ar pra dentro.

Superior/traseiro/inferior - jogar ar pra fora.

Mas isso não faz muito sentido.

O Cooler do CPU fica na lateral. Não seria melhor pegar o ar quente que sai deste cooler e jogar pra fora, com um cooler em exaustão?

E a parte superior é onde não há ventilação 'direta'. Não seria melhor colocar um fan pra jogar ar em cima da mobo?

Estou com um último cooler aqui, e não sei se o coloco na lateral/inferior/superior, por isso minhas dúvidas.

Ajuda?

:D

Olá.

Quantos locais para fixação de fans (e suas posições) estão disponíveis no seu gabinete?

É regra; os fans instalados na parte da frontal inferior e na tampa lateral (que geralmente fica na altura do cooler do processador) devem ser posicionados como 'injetores' de ar fresco, pois, pela física,o ar frio desce. O(s) fan(s) traseiro(s) superior(es) e o(s) fan(s) do topo (quando o gabinete possui o respectivo local para instalação) devem ser instalados como exaustores, pois o ar quente sobe e se concentra na seção superior do gabinete.

Instalando o fan que fica na altura do cooler do processador como exaustor, ele estaria 'roubando' ar fresco injetado pelo fan frontal, que seria sugado pelo cooler do processador. A tarefa de retirar o ar quente deve ser do(s) fan(s) traseiro(s) superior(es) e do(s) fan(s) do topo do gabinete, ok!

Abraço!

Postado
Olá.

Quantos locais para fixação de fans (e suas posições) estão disponíveis no seu gabinete?

É regra; os fans instalados na parte da frontal inferior e na tampa lateral (que geralmente fica na altura do cooler do processador) devem ser posicionados como 'injetores' de ar fresco, pois, pela física,o ar frio desce. O(s) fan(s) traseiro(s) superior(es) e o(s) fan(s) do topo (quando o gabinete possui o respectivo local para instalação) devem ser instalados como exaustores, pois o ar quente sobe e se concentra na seção superior do gabinete.

Instalando o fan que fica na altura do cooler do processador como exaustor, ele estaria 'roubando' ar fresco injetado pelo fan frontal, que seria sugado pelo cooler do processador. A tarefa de retirar o ar quente deve ser do(s) fan(s) traseiro(s) superior(es) e do(s) fan(s) do topo do gabinete, ok!

Abraço!

Agora sim! Deu uma ótima esclarecida!

Ainda há locais na parte inferior, lateral e superior para colocar o meu último fan, que é um Shark da Aerocool, 120mm.

Também tenho um fan mais antigo, de 80mm, mas este acho que nem vale a pena colocar.

Em qual das posições seria a mais efetiva para questões de refrigeração?

PS: não faço clock na placa de video.

Obrigado pela resposta!

Braça!

Postado
Agora sim! Deu uma ótima esclarecida!

Ainda há locais na parte inferior, lateral e superior para colocar o meu último fan, que é um Shark da Aerocool, 120mm.

Também tenho um fan mais antigo, de 80mm, mas este acho que nem vale a pena colocar.

Em qual das posições seria a mais efetiva para questões de refrigeração?

PS: não faço clock na placa de video.

Obrigado pela resposta!

Braça!

Disponha meu caro!

A posição final do último fan é muito subjetiva.

Como lhe resta mais um bom fan, sugiro que faça os testes que sugeri acima (pressão positiva, 'neutra' e pressão negativa) e monitore as temperaturas para averiguar a configuração que oferece melhor refrigeração.

Lembrando: pressão positiva = maior fluxo de ar entrando em relação ao ar que é retirado. Neutro= equilíbrio entre o fluxo de ar que entra e sai do gabinete. Pressão negativa = maior fluxo de exaustão em relação ao ar que é injetado.

Para monitorar a temperatura sugiro o AIDA64, porém existem outros bons. Monitore também pela BIOS, ok!

Abraço!

Postado
Disponha meu caro!

A posição final do último fan é muito subjetiva

Caro Ahlc, considere sempre que voce vai obter o melhor gradiente térmico se utilizar as fans no sentido de retirada do ar de dentro do PC para fora, independente da posição das demais instaladas.

o que é necessário é a retirada do ar quente de dentro do PC. EXAUSTÂO é a posição a ser considerada.OK......................:-BEER

Postado

Bem Soro, concordo com você, mas eu prefiro usar com um fluxo de ar equilibrado!

Uma curiosidade, você tem 8gb de memória e usa SO 32 bits? o.O!

Postado
Disponha meu caro!

A posição final do último fan é muito subjetiva

Caro Ahlc, considere sempre que voce vai obter o melhor gradiente térmico se utilizar as fans no sentido de retirada do ar de dentro do PC para fora, independente da posição das demais instaladas.

o que é necessário é a retirada do ar quente de dentro do PC. EXAUSTÂO é a posição a ser considerada.OK......................:-BEER

Olá, SoroCarlos.

Concordo com a premissa, quando aplicada a gabinetes genéricos e acanhados, pois torna-se vital a exaustão do ar aquecido.

Quando disse que a posição final era subjetiva, eu me referia ao fato do amigo Felipe ainda possuir ‘pontos’ para fixação do último Fan no gabinete; presumi que o gabinete oferecesse refrigeração, ao menos, decente, com mais espaços e frestas para escape.

Apenas uma colocação sobre a minha recomendação ao amigo Felipe, sobre os testes nos demais sistemas: durante muito tempo, o meu pc secundário ficou abrigado num gabinete genérico, acanhado e pobre em locais para fixação de Fans; neste caso, sempre fiz uso do sistema de pressão negativa, pois, era obviamente, o correto a fazer.

Atualmente, com o pc secundário instalado num bom gabinete, infinitamente generoso em espaço e locais para acomodação de Fans, eu levei a cabo uma série de testes de temperatura e desempenho (que tomaram quase a totalidade de um dia), monitorados pela bios (atual e 100% funcional), programa específico para tal fim e instrumentos para aferição da temperatura; pela média de temperatura e desempenhos do hardware, mostrou-se mais eficiente o ‘equilíbrio’ de fluxo de ar.

No meu pc principal, muito mais potente e abrigado num gabinete ainda melhor e maior, atualmente adoto o sistema levemente positivo, pois muitos componentes reagiram melhor à injeção direta de grande quantidade de ar; os mesmos testes que levei a cabo no pc secundário foram realizados na minha máquina principal. Como a exaustão não é feita somente pelos Fans especificamente instalados para tal fim, existem muitas frestas e áreas de escape que auxiliam na tarefa de eliminação do calor.

A discussão sobre a área de refrigeração é muito abrangente e fascinante; o debate é válido, sempre! Principalmente quando acontece com a cortesia e educação de pessoas como você.

Apenas quando existir um gabinete definitivo, padronizado e perfeito, vamos poder 'homologar' um padrão definitivo a ser seguido. Atualmente, muitas variáveis ditam o método a seguir (hardware, dimensões e construção do gabinete, disposição física dos fans no mesmo, os Fans propriamente ditos etc etc etc).

Um grande abraço!

Postado

Olá, SoroCarlos.

Concordo com a premissa, quando aplicada a gabinetes genéricos e acanhados, pois torna-se vital a exaustão do ar aquecido.

Quando disse que a posição final era subjetiva, eu me referia ao fato do amigo Felipe ainda possuir ‘pontos’ para fixação do último Fan no gabinete; presumi que o gabinete oferecesse refrigeração, ao menos, decente, com mais espaços e frestas para escape.

Apenas uma colocação sobre a minha recomendação ao amigo Felipe, sobre os testes nos demais sistemas: durante muito tempo, o meu pc secundário ficou abrigado num gabinete genérico, acanhado e pobre em locais para fixação de Fans; neste caso, sempre fiz uso do sistema de pressão negativa, pois, era obviamente, o correto a fazer.

Atualmente, com o pc secundário instalado num bom gabinete, infinitamente generoso em espaço e locais para acomodação de Fans, eu levei a cabo uma série de testes de temperatura e desempenho (que tomaram quase a totalidade de um dia), monitorados pela bios (atual e 100% funcional), programa específico para tal fim e instrumentos para aferição da temperatura; pela média de temperatura e desempenhos do hardware, mostrou-se mais eficiente o ‘equilíbrio’ de fluxo de ar.

No meu pc principal, muito mais potente e abrigado num gabinete ainda melhor e maior, atualmente adoto o sistema levemente positivo, pois muitos componentes reagiram melhor à injeção direta de grande quantidade de ar; os mesmos testes que levei a cabo no pc secundário foram realizados na minha máquina principal. Como a exaustão não é feita somente pelos Fans especificamente instalados para tal fim, existem muitas frestas e áreas de escape que auxiliam na tarefa de eliminação do calor.

A discussão sobre a área de refrigeração é muito abrangente e fascinante; o debate é válido, sempre! Principalmente quando acontece com a cortesia e educação de pessoas como você.

Apenas quando existir um gabinete definitivo, padronizado e perfeito, vamos poder 'homologar' um padrão definitivo a ser seguido. Atualmente, muitas variáveis ditam o método a seguir (hardware, dimensões e construção do gabinete, disposição física dos fans no mesmo, os Fans propriamente ditos etc etc etc).

Um grande abraço!

Um grande abraço ao amigo ahlc :bye: sempre respeitando suas preciosas recomendações nos diversos tópicos do CDH, que sem dúvida orientaram e orientam vários membros deste clube.

Surpreendido positivamente sobre o seu relato que já realizou diversos experimentos sobre o uso de case e posicionamento de fans, sem dúvida enriquecendo o conhecimento no trato do assunto refrigeração.

Quando relaciono o posicionamento sempre preferencial das fans no sentido da exaustão é porque o sistema a ser considerado é formado por tudo aquilo que esta abrigado no interior da case (todos os hardwares gerando calorias, um mais outros menos, ar, poeira)em contraposição ao sistema exterior dele( o reto do mundo), ambos os sistemas trocarão calorias até que se estabilizem.

A discussão sobre a performance de um sistema refrigerado,é mais ampla que somente considerar o fluxo de ar interno num PC, onde teremos que sempre observar para uma correta avaliação:

_Quem são as fontes geradoras de calorias ( Quais e aonde estão os hardwares num PC).

_Qual o veiculo a ser utilizado para a remoção deste calor (AR / Agua ou outro Fluido refrigerante).

_De que forma vai ser realizado a troca de calor(Contato direto ou indireto).

_Qual é o custo e em quanto tempo se realizara esta troca de calor(eficiencia financeira e operacional, respectivamente).

È claro que são muitas variáveis a serem consideradas, por isto é tão importante os conhecimentos dos membros deste clube e de outros, quer seja de origem experimental (Testes e experimentos práticos) ou acadêmica (Faculdades,escolas técnicas, clubes especializados) para iniciar,aumentar ou complementar os conhecimentos de refrigeração aplicado aos computadores em geral.

A todos amigos e até o próximo encontro ................. :-BEER

PS: O meu PC realmente possui 8 GB de memória Ram embora na prática só 4 GB são válidas, pois inicialmente tinha instalado um W 64b mas tive que voltar para W 32b, porque o meu Belkin não é compativel com o W 64b,(Dando tela azul), troquei o OS mas deixei as memorias instaladas (somente guardadas). Grande abraço RicADSI.:bye:

Postado

Um grande abraço ao amigo ahlc :bye: sempre respeitando suas preciosas recomendações nos diversos tópicos do CDH, que sem dúvida orientaram e orientam vários membros deste clube.

Surpreendido positivamente sobre o seu relato que já realizou diversos experimentos sobre o uso de case e posicionamento de fans, sem dúvida enriquecendo o conhecimento no trato do assunto refrigeração.

Quando relaciono o posicionamento sempre preferencial das fans no sentido da exaustão é porque o sistema a ser considerado é formado por tudo aquilo que esta abrigado no interior da case (todos os hardwares gerando calorias, um mais outros menos, ar, poeira)em contraposição ao sistema exterior dele( o reto do mundo), ambos os sistemas trocarão calorias até que se estabilizem.

A discussão sobre a performance de um sistema refrigerado,é mais ampla que somente considerar o fluxo de ar interno num PC, onde teremos que sempre observar para uma correta avaliação:

_Quem são as fontes geradoras de calorias ( Quais e aonde estão os hardwares num PC).

_Qual o veiculo a ser utilizado para a remoção deste calor (AR / Agua ou outro Fluido refrigerante).

_De que forma vai ser realizado a troca de calor(Contato direto ou indireto).

_Qual é o custo e em quanto tempo se realizara esta troca de calor(eficiencia financeira e operacional, respectivamente).

È claro que são muitas variáveis a serem consideradas, por isto é tão importante os conhecimentos dos membros deste clube e de outros, quer seja de origem experimental (Testes e experimentos práticos) ou acadêmica (Faculdades,escolas técnicas, clubes especializados) para iniciar,aumentar ou complementar os conhecimentos de refrigeração aplicado aos computadores em geral.

A todos amigos e até o próximo encontro ................. :-BEER

PS: O meu PC realmente possui 8 GB de memória Ram embora na prática só 4 GB são válidas, pois inicialmente tinha instalado um W 64b mas tive que voltar para W 32b, porque o meu Belkin não é compativel com o W 64b,(Dando tela azul), troquei o OS mas deixei as memorias instaladas (somente guardadas). Grande abraço RicADSI.:bye:

Certamente, a cada oportunidade de ler observações e relatos tão bem construídos e apropriadamente colocados, sinto mais estímulo em aprender, compartilhar e participar ativamente do fórum.

Como você colocou, com muita felicidade, a união do conhecimento teórico e prático é de grande valia para o crescimento do CDH e, consequentemente, do aprimoramento dos conhecimento gerais por parte dos colegas de fórum.

Que venham mais debates sadios!

PS: na área de testes do sub-fórum (Refrigeração) li a sua sugestão para execução de teste específico, posicionando os Fans somente no sentido de exaustão; acho de grande valia, meu caro.

Abraço!

Postado

Entendi SoroCarlos! Que pena que deu imcompatibilidade com seu belkin =/!

Muito boa essa troca de informação a respeito de refrigeração.

É sempre bom aprender mais um pouco!

Agradeço a vocês pelas informações que me fizeram entender mais um pouco sobre refrigeração!

É muito gratificante quando a gente encontra pessoas educadas e dispostas a ajudar!

Grande abraço a todos vocês!

Se cuidem!

Postado
Entendi SoroCarlos! Que pena que deu imcompatibilidade com seu belkin =/!

Muito boa essa troca de informação a respeito de refrigeração.

É sempre bom aprender mais um pouco!

Agradeço a vocês pelas informações que me fizeram entender mais um pouco sobre refrigeração!

É muito gratificante quando a gente encontra pessoas educadas e dispostas a ajudar!

Grande abraço a todos vocês!

Se cuidem!

Esse é o intuito e a razão de existir do CDH, RicADSI. "Presteza e gentileza ao orientar e humildade para perceber que não dominamos todos os assuntos e continuar aprendendo".

Abraço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...