Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Tá ok, vou fazer do jeito explicado, mas ainda tenho duvidas sobre o uso da fan q sobra na lateral, será q realmente vou precisa dessa fan lateral para ter temperaturas de todos os componentes abaixo dos 50 graus, cara pergunto isso pois nunca usei uma fan sequer nesse meu pc antigo por isso não sei dizer se fan frontal levar ar a toda a placa-mãe, HD, processador, memória ram e placa de video não vejo nenhum teste explicando sobre esse fluxo para saber se o ar injetado pela frontal sobe para cima e pega todos os componentes q estão no painel traseiro superior

É normal ter dúvidas quando você nunca teve contato com o componente, mas é necessário prestar atenção nas explicações!

Sobre o uso do fan original no painel lateral, particularmente, acho válido! Esqueça este valor de temperatura (50º), não fique fixado nisso, por esta razão você não absorve as explicações!

O fan lateral beneficiará "diretamente" a sua placa de vídeo (um dos componentes que mais sofrem aquecimento). Da mesma maneira, o processador. Utilize o fan lateral, você não gastará nada, pois o fan já acompanha o gabinete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estive lendo as suas indicações de cooler air e todos os q você me indicou achei muito caro, porque um cooler bom custa tanto?

não sairia mais barato eu comprar o meu Core i3 2100 ou i5 2500 já em box com cooler original e colocar a fan q veio com o meu elite 335U na lateral? teria a mesma refrigeração do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estive lendo as suas indicações de cooler air e todos os q você me indicou achei muito caro, porque um cooler bom custa tanto?

não sairia mais barato eu comprar o meu Core i3 2100 ou i5 2500 já em box com cooler original e colocar a fan q veio com o meu elite 335U na lateral? teria a mesma refrigeração do processador?

Vamos por partes:

1) Coolers como o Hyper TX3 (falo da 1ª versão, mais eficiente se comparada com a segunda versão) e os modelos Corsair A50 (ou A70) não são caros; principalmente, pesando na balança os benefício que eles geram. Lembre-se: ECONOMIZAR É COMPRAR CORRETAMENTE!

Os coolers citados possuem valor $$$ superior ao valor médio dos coolers box, pois apresentam mais eficiência, melhores materiais, maior vida útil, entende?

2) O seu pc será usado para jogos! A utilização do cooler box vai gerar a necessidade de instalar mais fans auxiliares para compensar a eficiência inferior do cooler. Você precisará gastar de qualquer maneira, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu vou colocar as 3 fans frontal, lateral e traseira, mesmo assim há a necessidade de comprar esses coolers q estão na faixa de 100 reais? sai mais barato eu comprar o intel com box e cooler e instalar essas 3 fans do q pagar mais de 100 reais em cooler pois você falou q era barato e eu pensei q o preço dos coolers fosse quase os mesmos das excalibur

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu vou colocar as 3 fans frontal, lateral e traseira, mesmo assim há a necessidade de comprar esses coolers q estão na faixa de 100 reais? sai mais barato eu comprar o intel com box e cooler e instalar essas 3 fans do q pagar mais de 100 reais em cooler pois você falou q era barato e eu pensei q o preço dos coolers fosse quase os mesmos das excalibur

Vamos lá: Utilizando a maravilhosa ferramenta de pesquisa denominada GOOGLE.

http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/cooler-corsair-air-series-a50-cafa50-lga775--lga1156--lga1366--am2--am3.ptml

http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/cooler-master-hypertx3-rr-910-htx3-gp-am2-am3-754-939-940-775-1156.ptml

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_107651_1623_Cooler-Cpu-Corsair-A70-Dual-Fan-120mm-CAFA70

APENAS COM UMA RÁPIDA "GOOGLEADA". BASTA TER PACIÊNCIA E PESQUISAR DIREITO!

Não disse que sairia mais barato; disse que seria mais "vantajoso" adicionar um bom Air Cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valerá a pena adiquir qualquer um deles se eu souber se não vão dar problema e se a durabilidade deles for longa mas eu nem sei nada sobre eles, seu rolamento fan etc tudo o q dá durabilidade a eles

Utilize a maravilhosa ferramenta de pesquisa do fórum, ou mesmo, pelo Google. Existem informações sobre os fans originais dos coolers, sua vida útil estimada, Fluxo CFM gerado etc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu vou usar mesmo o cooler da intel original mas se eu colocar a fan lateral q vem com o elite 335U vai obter uma boa refrigeração do processador mesmo sem os cooler q você indicou?

outra dúvida: para fazer a limpeza do cooler da intel é preciso usar pasta termica já q ele não tem essa pasta mas sim o adesivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu vou usar mesmo o cooler da intel original mas se eu colocar a fan lateral q vem com o elite 335U vai obter uma boa refrigeração do processador mesmo sem os cooler q você indicou?

outra dúvida: para fazer a limpeza do cooler da intel é preciso usar pasta termica já q ele não tem essa pasta mas sim o adesivo?

Instalando os dois Excalibur (painel frontal e painel traseiro) em conjunto com o fan original (no painel lateral), a refrigeração ficará adequada (nem deficiente, nem espetacular).

Após proceder a 1ª remoção do cooler para limpeza/manutenção preventiva, o cooler deverá ser reinstalado com "pasta térmica", pois o adesivo não é reaproveitado. Para isto, você tem que remover o adesivo térmico original: use álcool isopropílico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é preciso remover esse adesivo? ele continuará apos a primeira remoção no proprio cooler ou grudará no processador? é difícil remover ele? e após isso posso usar qualquer pasta termica? qual o tempo maximo q posso ficar sem retirar esse cooler original para limpeza?

pois aqui uso o pc a 8 anos e nunca precisei tirar o cooler e limpar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é preciso remover esse adesivo? ele continuará apos a primeira remoção no proprio cooler ou grudará no processador? é difícil remover ele? e após isso posso usar qualquer pasta termica? qual o tempo maximo q posso ficar sem retirar esse cooler original para limpeza?

pois aqui uso o pc a 8 anos e nunca precisei tirar o cooler e limpar

Após ser removido pela 1ª vez, ficarão resíduos do adesivo térmico grudados na superfície do dissipador e possivelmente, na superfície do processador.

Para retirar utilize Álcool Isopropílico (não é o álcool comum destinado para outros fins), cotonete, algodão ou qualquer pano macio.

Sobre a pasta térmica: procure uma marca com qualidades mínimas (composição à base de prata, boa condutividade etc).

Sobre a limpeza do cooler: 8 anos é um período muito grande sem manutenção! Procure limpar sempre que perceber um acúmulo maior de poeira sobre o dissipador e o fan do cooler! Limpeza necessária em todos os componentes, não só no cooler do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a pasta termica não sei se vou encontrar de qualidade aqui, qualquer pasta hj em dia não é boa?

8 anos sem mexer em nada e meu PC funcinando, qual o tempo máximo mas q não ocasione problemas de hardware você me recomenda limpar o cooler do processador? não precisa limpar processador também? pois ele fica colocado em um lugar soquete q acho mt difícil poeira

e sobre a limpeza não sei nem como fazer e o q utilizar pois tem contatos, capacitores etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a pasta termica não sei se vou encontrar de qualidade aqui, qualquer pasta hj em dia não é boa?

8 anos sem mexer em nada e meu PC funcinando, qual o tempo máximo mas q não ocasione problemas de hardware você me recomenda limpar o cooler do processador? não precisa limpar processador também? pois ele fica colocado em um lugar soquete q acho mt difícil poeira

e sobre a limpeza não sei nem como fazer e o q utilizar pois tem contatos, capacitores etc

Existem pastas baratas com qualidade inferior/duvidosa (a Implastec é um bom exemplo) e pastas não tão caras como as top de linha, mas que oferecem bons resultados (a Akasa AK 455 é um bom exemplo). Atualmente utilizo a pasta Cold Silver Extream PTEX-N01, uma pasta 'intermediária" que apresentou ótimo resultado.

Sobre a limpeza: durante os 8 anos sem manutenção preventiva o seu pc correu sérios riscos; a poeira é inimiga mortal dos componentes do pc! Como eu disse anteriormente, a limpeza preventiva deve ser feita "em todos os componentes" sempre que você verificar acúmulo acentuado de poeira sobre os itens instalados dentro do gabinete; não existe um período padrão para isso! Porém, você pode abrir o gabinete uma vez por mês para verificar.

Para a limpeza dos componentes dos meus PCs eu faço uso de pincéis (tipo anti-estático), álcool isopropílico, cautela e paciência. Como verifico regularmente as condições de limpeza das máquinas, não ocorre grande acúmulo de poeira, então, não vejo a necessidade de utilizar outros aparatos (como o soprador de ar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, me dá uma ideia quanto à refrigeração do meu gabinete:

Estou com um CM Elite (335? não tenho certeza), com 2 Aerocool Shark 120mm, um na frente (com a grade do gabinete, espuma e etc) e outro atrás.

A diferença é que eu junto com uns amigos resolvi mexer no gabinete, agora eu retirei toda a grade do cooler de trás, não vejo muito problema de eu (ou alguém) botar o dedo lá e aumentou consideravelmente o fluxo da exaustão.

Agora eu estou querendo planejar uma futura alteração no gabinete, penso em furar a lateral e colocar um cooler coolermaster R4 120mm que tenho sobrando aqui, eu ia aumentar os espaços de refrigeração que já existem no canto inferior esquerdo da lateral, mas como agora estou com uma GPU maior que tem aquele cooler fechado da AMD lá na ponta eu ponta (perto dos HDS, tá bem apertado) eu penso em talvez furar toda a parte inferior da porta lateral e testar o melhor lugar do cooler para a GPU (e eu posso colocar outra coisa ali no outro PCI-E, então eu já tenho como refrigerar ela depois).

Até por ai eu acho que não vou precisar alterar a exaustão, já que tem o cooler traseiro (sem grade) e a exaustão da própria placa, mas ai eu já não tenho ideia de como melhorar mais a refrigeração desse gabinete. Como o cooler que estou usando no CPU é um Hyper 101 simples mesmo e da forma que ele é construído ele não aproveita os furos que já existem na porta lateral, em cima do CPU, eu pensei em colocar um cooler pequeno de 80mm na porta lateral, em cima, mas um pouco mais à frente do cooler do CPU (aonde ficam as memórias RAM), o que precisaria furar a porta lateral mais uma vez.

Mas nesse caso eu já não sei se a exaustão vai ser suficiente (talvez seja, mas não sei). Não dá para colocar uma exaustão na parte superior traseira pois a fonte fica lá.

E ai, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me dá uma ideia quanto à refrigeração do meu gabinete:

Estou com um CM Elite (335? não tenho certeza), com 2 Aerocool Shark 120mm, um na frente (com a grade do gabinete, espuma e etc) e outro atrás.

A diferença é que eu junto com uns amigos resolvi mexer no gabinete, agora eu retirei toda a grade do cooler de trás, não vejo muito problema de eu (ou alguém) botar o dedo lá e aumentou consideravelmente o fluxo da exaustão.

Agora eu estou querendo planejar uma futura alteração no gabinete, penso em furar a lateral e colocar um cooler coolermaster R4 120mm que tenho sobrando aqui, eu ia aumentar os espaços de refrigeração que já existem no canto inferior esquerdo da lateral, mas como agora estou com uma GPU maior que tem aquele cooler fechado da AMD lá na ponta eu ponta (perto dos HDS, tá bem apertado) eu penso em talvez furar toda a parte inferior da porta lateral e testar o melhor lugar do cooler para a GPU (e eu posso colocar outra coisa ali no outro PCI-E, então eu já tenho como refrigerar ela depois).

Até por ai eu acho que não vou precisar alterar a exaustão, já que tem o cooler traseiro (sem grade) e a exaustão da própria placa, mas ai eu já não tenho ideia de como melhorar mais a refrigeração desse gabinete. Como o cooler que estou usando no CPU é um Hyper 101 simples mesmo e da forma que ele é construído ele não aproveita os furos que já existem na porta lateral, em cima do CPU, eu pensei em colocar um cooler pequeno de 80mm na porta lateral, em cima, mas um pouco mais à frente do cooler do CPU (aonde ficam as memórias RAM), o que precisaria furar a porta lateral mais uma vez.

Mas nesse caso eu já não sei se a exaustão vai ser suficiente (talvez seja, mas não sei). Não dá para colocar uma exaustão na parte superior traseira pois a fonte fica lá.

E ai, o que acham?

Olá, meu caro.

A retirada da grade colmeia, no painel traseiro, certamente foi uma ótima decisão!

O aumento da injeção de ar através da ampliação do espaço inferior esquerdo é válido! Com capricho e as ferramentas adequadas, o resultado ficará bom.

Sobre a exaustão:

Eu avalio "o espaço entre a fonte e as baias de CD/DVD" como um bom local para adaptar um fan exaustor 120mm. Desta maneira, o volume de ar injetado e retirado "ficaria equilibrado".

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

A retirada da grade colmeia, no painel traseiro, certamente foi uma ótima decisão!

O aumento da injeção de ar através da ampliação do espaço inferior esquerdo é válido! Com capricho e as ferramentas adequadas, o resultado ficará bom.

Sobre a exaustão:

Eu avalio "o espaço entre a fonte e as baias de CD/DVD" como um bom local para adaptar um fan exaustor 120mm. Desta maneira, o volume de ar injetado e retirado "ficaria equilibrado".

Abraço.

(Entendi que você me sugere colocar um cooler no "teto" do gabinete, entre a fonte e o DVD)

1ª dúvida: Não vai remover o ar que deveria passar pelo cooler do CPU não?

2ª: Você dá essa sugestão já levando em conta que eu coloque um cooler na porta lateral, em cima das memórias? (Assim ficariam bem próximos os coolers 120mm de injeção/exaustão, pois o espaço livre no teto do gabinete "dá de frente" com as memórias) Pelo fluxo de ar eu vejo que até agora ele está trabalhando em pressão negativa.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(Entendi que você me sugere colocar um cooler no "teto" do gabinete, entre a fonte e o DVD)

1ª dúvida: Não vai remover o ar que deveria passar pelo cooler do CPU não?

2ª: Você dá essa sugestão já levando em conta que eu coloque um cooler na porta lateral, em cima das memórias? (Assim ficariam bem próximos os coolers 120mm de injeção/exaustão, pois o espaço livre no teto do gabinete "dá de frente" com as memórias) Pelo fluxo de ar eu vejo que até agora ele está trabalhando em pressão negativa.

Um abraço.

Exato! Instalar um fan 120mm no topo, entre a fonte e as baias CD/DVD.

1) Não haverá prejuízo ao cooler do processador. O princípio é o mesmo aplicado aos gabinetes que possuem pontos para a instalação de fan(s) exaustor(es) no topo! Creio que o fan no topo ajuda a direcionar e otimizar o fluxo de ar, que por sua vez, beneficiará todos os importantes componentes (inclusive as memórias); além de otimizar a exaustão (obviamente).

2) A minha configuração seria:

Injetores: 120mm (painel frontal); 120mm (painel lateral - canto inferior esquerdo). Caso sinta a necessidade de melhor refrigeração para a VGA, futuramente você pode estudar a adição de mais um fan ao painel lateral.

Exaustores: 120mm (painel traseiro); 120mm (topo do gabinete).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bom que eu não vi imagens sobre gabinetes assim faz tempo, mas eu sempre achei que só gabinete com a fonte embaixo tinha exaustor na parte superior (para colocar a exaustão mais para a parte de trás).

Eu vou tentar me organizar aqui para brincar com o gabinete, como não tenho o equipamento tenho que usar o de uns amigos aqui. Foi divertido da outra vez a gente "brincando de metalúrgico". xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso por 1 cooler Lateral 80mm

1 frontal de 80mm e 1 exaustor de 120mm na traseira?

o de 120mm não vai ROUBAR a ventilação toda não ?

já que ele é Maior que os 2 ele não vai jogar toda a ventilação para fora ?

Pode instalar sem problemas, meu caro.

O fan exaustor 120mm é bastante adequado para a sua configuração de refrigeração, pois ajudará a manter as temperaturas em níveis aceitáveis! Como expliquei no outro tópico, para gabinetes com sistema de refrigeração "limitado", a exaustão é prioridade.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode instalar sem problemas, meu caro.

O fan exaustor 120mm é bastante adequado para a sua configuração de refrigeração, pois ajudará a manter as temperaturas em níveis aceitáveis! Como expliquei no outro tópico, para gabinetes com sistema de refrigeração "limitado", a exaustão é prioridade.

Abraço.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá gostaria de saber se minha configuração esta correta:

Tenho um gabinete Forzatech F3 com slot para 6 Fans 120 e 1 Fan 80mm distribuidos da seguinte forma:

1 (120mm) frontal

2 (120mm) laterais

2 (120mm) superiores

1 (120mm) inferior

1 (80mm) traseira

Estou ocupando todos os slots menos 1 (120mm) lateral...

na minha configuração estão jogando Ar para dentro as seguintes fans:

1 (120mm) frontal

1 (120mm) lateral

1 (120mm) inferior

e jogando ar para fora estão:

2 (120mm) superiores

1 (80mm) traseira

minha duvida é: Compensa retirar a FAN de 120 da parte inferior do gabinete e coloca-la no slot lateral que esta sobrando?

neste caso ficariam 2 fans 120mm na lateral jogando ar para dentro.

qualquer cosia eu posto fotos dele hoje a noite...

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá, Bom dia. Gostaria de uma recomendação para melhorar a refrigeração do meu computador.

Meu Gabinete é o Thermaltake V4 black edition, diz o fabricante que esse gabinete pode ter até 3 fans adicionais de 120mm, mas estava vendo por ai que talvez der para colocar, alem dos 3 fans, mais 2 fans de 80mm(ou 1 de 120mm e 80mm).

Meu Processador é o Core i5 3450.

Placa-mãe Gigabyte GA-B75M-D3H.

Estou com algumas dúvidas:

1 - o cooler que vem com o precessador é bom ou terei que colocar outro?

2 - tem algum problema em não passar pasta térmica entre o cooler e o processador?

O uso que vou fazer para esse computador é games, mas vou levar um tempo para comprar a placa de vídeo (to comprando aos poucos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Queria aliviar o calor da minha CPU

Meu Gabinete é este : http://www.cougar-world.de/en/products/case/solution.html está como vem de fábrica!

Sistema de Refrigeração:

1 x Fan 120 x 25mm no painel traseiro (já incluso 1 x 120mm)

1 x Fan 140 x 25mm/2 x 120 x 25mm no painel dianteiro (já incluso 1 x 120mm)

2 x Fan 120 x 25mm no painel esquerdo (não incluso)

2 x Fan 120 x 25mm no painel superior (não incluso)

1 x Fan 120 x 25mm no painel inferior (não incluso)

Processador : I5-2310 ( Com Cooler Box *Estudando possibilidades de pegar o Hyper 212* ) temp em FULL chegou a 63º

Memória : Corsair Vegeance 1600mhz 2x4 (Alta)

Placa mãe : Asus P8B75-M LE temp : 40º 45º

HD : Seagate Sata 2 , Temp : 40º 48º

mexo com Programas pesados e as vezes jogos ! estou sem placa de video ! mas irei comprar daqui a 5 meses !

Será necessário comprar fans? e trocar o cooler?

Pasta termica : "Pasta Térmica Thermaltake TG1 Thermal Grease CL-00027"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria aliviar o calor da minha CPU

Meu Gabinete é este : http://www.cougar-world.de/en/products/case/solution.html está como vem de fábrica!

Sistema de Refrigeração:

1 x Fan 120 x 25mm no painel traseiro (já incluso 1 x 120mm)

1 x Fan 140 x 25mm/2 x 120 x 25mm no painel dianteiro (já incluso 1 x 120mm)

2 x Fan 120 x 25mm no painel esquerdo (não incluso)

2 x Fan 120 x 25mm no painel superior (não incluso)

1 x Fan 120 x 25mm no painel inferior (não incluso)

Processador : I5-2310 ( Com Cooler Box *Estudando possibilidades de pegar o Hyper 212* ) temp em FULL chegou a 63º

Memória : Corsair Vegeance 1600mhz 2x4 (Alta)

Placa mãe : Asus P8B75-M LE temp : 40º 45º

HD : Seagate Sata 2 , Temp : 40º 48º

mexo com Programas pesados e as vezes jogos ! estou sem placa de video ! mas irei comprar daqui a 5 meses !

Será necessário comprar fans? e trocar o cooler?

Pasta termica : "Pasta Térmica Thermaltake TG1 Thermal Grease CL-00027"

Achei a temperatura do HD um pouco alta.

A minha placa mãe também nunca chegou perto da temperatura da sua placa mãe.

Faz muito calor onde você está?

O meu gabinete é o Corsair 300R, que originalmente veio com apenas 2 fans (frontal e traseira).

Mesmo com poucas fans do meu gabinete, as temperaturas sempre foram boas.

HD Seagate 2T Sata 3 - a temperatura fica por volta dos 29C - 32C.

Asus P8Z77-V LX - a temperatura normalmente fica em torno dos 25C-30C.

Creio que vale a pena acrescentar 2 a 4 fans em seu gabinete.

Conforme a seu critério ou necessidade veja os locais possíveis:

1) Outra fan frontal - uma das fans seria para ventilar a baia do disco rígido e a outra fan seria para injetar ar para dentro do gabinete e que poderá beneficiar o cooler.

2) O seu gabinete permite colocar duas fans no painel lateral para injeção de ar.

Não sei dizer se dependendo da altura de coolers como o Hyper 212 você conseguirá colocar a fan lateral que fica mais ao topo.

Creio que você não precise se preocupar com isso, principalmente se ainda tiver a possibilidade colocar a fan lateral que fica mais abaixo.

Essa fan lateral deve ajudar na ventilação da placa de vídeo.

3) Caso a fonte de alimentação não atrapalhe, você tem a opção de colocar uma fan no assoalho para injeção de ar.

A fan no assoalho também ajuda na ventilação da placa de vídeo.

4) As fans do topo são recomendadas como exaustão de ar (o ar quente tem tendência de subida).

Com relação a fan do topo que fica mais perto da traseira, não sei dizer se caberia com o Hyper 212, ou senão se não ficaria muito próximo dele a ponto de ser melhor não colocar.

A fan do topo mais frontal não deve causar problemas para instalação.

Já ouvi relatos de pessoas que com adição de fans no topo não viram melhoria na temperatura do processador ou senão até viram um pouquinho de aumento na temperatura dele.

Porém, além do processador existem também outros componentes tal como a placa mãe e as memórias que necessitam de ventilação.

Assim, fica a seu critério verificar a necessidade das fans do topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!