Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Então cara, estou meio por fora de custo x benefício de fans, mas aqui no meu caso, uso 4 desses aqui ó: https://www.orsotec.com.br/index.php/cooler-spire-p-gabinete-120x120-sp12025s3h3-4-azul.html comprados nessa loja aí mesmo.

Ótimo CFM (99,6) ele faz uma ventania no interior do PC se deixar na rotação máxima. Não tem PWM, mas em compensação, vem com um controlador de velocidade de rotação pra instalar no painel traseiro do pc. Nos que comprei, cada controlador, cuida de dois fans. Até uma rotação média, são praticamente inaudíveis, mas se colocar no máximo, o barulho pode incomodar alguns, não a mim, :D pois no verão e com o folding até o talo, deixo os fans no máximo. As hélices são reagentes a luz UV, tornando-se de um azul bem bonito, na minha opinião.

Com certeza há outros bons custo x benefício no mercado, falei apenas desse pois é o único que conheço "pessoalmente".

Sorte aí.

Valeu pela recomendação do cooler.

Vou procurar no boa dica os coolers.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 100 reais para investir em fans para o meu gabinete Cooler Master Elite 335U, queria gastar o minimo possivel mas queria todas as peças do meu PC com temperaturas abaixo dos 50 graus, uma fan q tenho certeza de q vou colocar é uma cooler master excalibur para exaustão no painel traseiro mas para injetar ar ainda tenho duvidas pois queria saber se só com uma fan injetora dá para levar ar frio a todas as peças do PC e também queria saber se tem um lugar q eu instalando a fan refrigere e injete ar em todas as peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 100 reais para investir em fans para o meu gabinete Cooler Master Elite 335U, queria gastar o minimo possivel mas queria todas as peças do meu PC com temperaturas abaixo dos 50 graus, uma fan q tenho certeza de q vou colocar é uma cooler master excalibur para exaustão no painel traseiro mas para injetar ar ainda tenho duvidas pois queria saber se só com uma fan injetora dá para levar ar frio a todas as peças do PC e também queria saber se tem um lugar q eu instalando a fan refrigere e injete ar em todas as peças.

Dois fans Excalibur já mostram-se adequados para uma refrigeração eficiente de "todos" os componentes; um como exaustor (no painel traseiro) e outro, como injetor (no painel frontal).

Se quiser adicionar mais um fan injetor, as temperaturas gerais serão reduzidas ainda mais.

FAÇA TESTES: INSTALE O SEGUNDO FAN INJETOR (CASO QUEIRA COMPRÁ-LO) NO PAINEL LATERAL E NO ASSOALHO; MONITORE AS TEMPERATURAS E DEIXE O FAN NO LOCAL QUE OBTIVER MELHOR DESEMPENHO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois fans Excalibur já mostram-se adequados para uma refrigeração eficiente de "todos" os componentes; um como exaustor (no painel traseiro) e outro, como injetor (no painel frontal).

Se quiser adicionar mais um fan injetor, as temperaturas gerais serão reduzidas ainda mais.

FAÇA TESTES: INSTALE O SEGUNDO FAN INJETOR (CASO QUEIRA COMPRÁ-LO) NO PAINEL LATERAL E NO ASSOALHO; MONITORE AS TEMPERATURAS E DEIXE O FAN NO LOCAL QUE OBTIVER MELHOR DESEMPENHO!

Que temperaturas obterei de todas as peças, toda a placa-mãe todos capacitores dela, memória ram, processador, placa de vídeo e HD caso eu uso 1 fan injetor 120mm excalibur e 1 fan exaustor 120mm excalibur? lembrando q meu gabinete é elite 335U e a fonte é na parte de baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que temperaturas obterei de todas as peças, toda a placa-mãe todos capacitores dela, memória ram, processador, placa de vídeo e HD caso eu uso 1 fan injetor 120mm excalibur e 1 fan exaustor 120mm excalibur? lembrando q meu gabinete é elite 335U e a fonte é na parte de baixo

Não tem como saber qual a temperatura de "todas as peças, toda a placa-mãe todos capacitores dela (????), memória ram, processador, placa de video e HD", já que a temperatura dos componentes varia de acordo com inúmeros fatores... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida: se o fan frontal fica na parte debaixo do painel frontal e a minha placa-mãe com todas as outras peças ligadas nela fica lá em cima no painel traseiro superior do gabinete, como essa fan frontal sendo no painel frontal embaixo conseguirá levar ar até toda a placa-mãe e os componentes ligados nela? já q ela não é inclinada para cima e ventila em linha reta? as fans forntais só refrigeram HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida: se o fan frontal fica na parte debaixo do painel frontal e a minha placa-mãe com todas as outras peças ligadas nela fica lá em cima no painel traseiro superior do gabinete, como essa fan frontal sendo no painel frontal embaixo conseguirá levar ar até toda a placa-mãe e os componentes ligados nela? já q ela não é inclinada para cima e ventila em linha reta? as fans forntais só refrigeram HD?

Meu caro,

Para resolver o seu dilema em definitivo, instale dois injetores, ok! Um no painel frontal; o segundo no painel lateral ou assoalho. Faça testes para averiguar o melhor ponto para fixar o segundo injetor (no painel lateral ou assoalho).

Sobre a instalação de apenas um fan:

Como eu disse acima, apenas um fan injetor proporciona uma básica e adequada refrigeração para todos os componentes; o ar circularia por todos os componentes importantes, não importando se o fan está na frente, no painel lateral ou no assoalho; é claro que alguns componentes seriam mais beneficiados em comparação aos demais.

O que você pode fazer, caso opte por apenas um fan injetor, é instalá-lo de forma a privilegiar alguns componentes que necessitam de melhor refrigeração. Um bom exemplo é o seu processador: a melhor posição para instalação é obviamente, no painel lateral! No caso da Placa de Vídeo, obviamente você deverá instalá-lo no painel lateral ou assoalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É certeza q fans frontais irão levar ar com qualidade para toda a minha placa-mãe, processador, vga e hd mesmo a placa-mãe e as outras peças estando acima no painel traseiro superior e a fan no painel frontal inferior, é certeza isso não precisa de outra fan empurrando o ar da frontal para cima? não entendo nada de fluxo

fan injetora frontal é o melhor lugar para injetar ar em tudo?

pois se for assim acho q não há necessidade de mais 1 injetora q no caso seria a q iria sobrar e não é mt boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É certeza q fans frontais irão levar ar com qualidade para toda a minha placa-mãe, processador, vga e hd mesmo a placa-mãe e as outras peças estando acima no painel traseiro superior e a fan no painel frontal inferior, é certeza isso não precisa de outra fan empurrando o ar da frontal para cima? não entendo nada de fluxo

fan injetora frontal é o melhor lugar para injetar ar em tudo?

pois se for assim acho q não há necessidade de mais 1 injetora q no caso seria a q iria sobrar e não é mt boa

Meu caro, a sua pergunta já foi respondida. Basta ler com atenção!

1 fan frontal proporciona uma básica e adequada refrigeração para os componentes. Imagine os gabinetes que contam apenas com 2 pontos para fans (1 frontal e 1 traseiro): você acha que os projetistas perderiam tempo colocando um ponto para fixação no painel frontal, se um fan frontal não fosse eficiente e efetivo no cumprimento da tarefa?

Mais uma vez:

1) Se quer mais eficiência instale um segundo fan injetor!

2) Teste o posicionamento; primeiramente instale o segundo fan no painel lateral e verifique a média das temperaturas; depois instale este fan no assoalho e verifique a média das temperaturas; posicione definitivamente o segundo fan no local que apresentar o melhor resultado!

3) Se vai sobrar um fan, isso significa que o gabinete veio com um fan original (ou que voc~e já possui um), correto? Coloque o Excalibur injetor no painel lateral e coloque o fan original no painel frontal, resolvida a questão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é q acho q o fan lateral só ventila o processador e placa de video, olhando o posicionamento dele não o vejo pegando toda a placa-mãe e é isso q queria fazer, com uma unica fan refrigerar tudo não basta só refrigerar processador e placa de vídeo, tem q refrigerar tudo de uma vez só mas se não der então instalo mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é q acho q o fan lateral só ventila o processador e placa de video, olhando o posicionamento dele não o vejo pegando toda a placa-mãe e é isso q queria fazer, com uma unica fan refrigerar tudo não basta só refrigerar processador e placa de vídeo, tem q refrigerar tudo de uma vez só mas se não der então instalo mais

Errado, meu caro!

O fan lateral beneficia o processador, a placa de vídeo, as memórias e o que realmente conta na placa mãe (o chipset).

A solução já foi oferecida; instale dois injetores! Leia os posts anteriores e siga as orientações sobre como testar o melhor ponto para instalar o fan!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar 2 excalibur e acho q vou usar a fan q já veio com o elite 335U, você disse q a fan frontal refrigera tudo então posso colocar uma excalibur frontal, outra excalibur exaustora traseira e a q veio com o meu elite 335U na lateral?

em q vou ligar todas essas fans pois não vejo entradas na minha placa-mãe q é uma Gigabyte GA-H61M-DS2 e a minha fonte é uma Antec HCG 520

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

forumaniaco

Parece que você quer instalar 3 fans no seu pc, na placa-mãe existem o CPU_

FAN que você vai ligar o fan do cooler do processador, sobra o SYS_FAN para

ligar as fans do gabinete, creio que você pode ligar um fan neste conector da

placa e os outros dois na saída Molex (4 pinos) da fonte com um adaptador.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N minha placa-mãe alem do CPU-FAN existe sim esse SYS FAN então acho q vou ligar a fan traseira cm excalibur nesse SYS FAN, mas ai precisarei de algum adaptador?

Já na fonte Antec HCG 520 não sei quais entradas existem nela mas vou ter q gastar mais comprando adaptador? a fan q já vem com o elite 335U e a CM Excalibur não vem com este adaptador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que temperaturas obterei de todas as peças, toda a placa-mãe todos capacitores dela, memória ram, processador, placa de vídeo e HD caso eu uso 1 fan injetor 120mm excalibur e 1 fan exaustor 120mm excalibur? lembrando q meu gabinete é elite 335U e a fonte é na parte de baixo

Pega as peças , monta e veja no que acontece, usa um software pra medir, pega um termômetro, monitora o micro visualmente mas se vira um pouco.

Corre atrás um pouco das respostas ao invés de repetir a mesma pergunta irritando as outras pessoas, eu passei os olhos sem ler profundamente e posso por em prática facilmente boa parte das dicas, pois está muito bem detalhado.

Se as ventoinhas não mantiverem os 50 graus, vai jogar no lixo o gabinete? bota a mão na massa e TESTA, e posta depois as suas impressões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha placa-mãe alem do CPU-FAN existe sim esse SYS FAN então acho q vou ligar a fan traseira cm excalibur nesse SYS FAN, mas ai precisarei de algum adaptador?

Já na fonte Antec HCG 520 não sei quais entradas existem nela mas vou ter q gastar mais comprando adaptador? a fan q já vem com o elite 335U e a CM Excalibur não vem com este adaptador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha placa-mãe alem do CPU-FAN existe sim esse SYS FAN então acho q vou ligar a fan traseira cm excalibur nesse SYS FAN, mas ai precisarei de algum adaptador?

Não ache, testa....

na fonte Antec HCG 520 não sei quais entradas existem nela mas vou ter q gastar mais comprando adaptador? a fan q já vem com o elite 335U e a CM Excalibur não vem com este adaptador?

Procura o manual da fonte e confirma quais entradas existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha placa-mãe alem do CPU-FAN existe sim esse SYS FAN então acho q vou ligar a fan traseira cm excalibur nesse SYS FAN, mas ai precisarei de algum adaptador?

Já na fonte Antec HCG 520 não sei quais entradas existem nela mas vou ter q gastar mais comprando adaptador? a fan q já vem com o elite 335U e a CM Excalibur não vem com este adaptador?

Meu caro, o Excalibur (4 pinos) pode ser conectado na entrada SYS_FAN (3 pinos) sem problemas, porém a entrada não oferece controle de rotação PWM, diferente da entrada CPU_FAN (que oferece o controle PWM).

Sobre a dúvida com a fonte, uma regra simples: SEMPRE LEIA AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO ITEM QUE PRETENDE COMPRAR!

Compare os conectores dos fans e da Antec:

1) Você perceberá que o conector do Excalibur possui 4 PINOS, porém o fan é dotado de um adaptador 4 para 3 pinos e um adaptador MOLEX (é justamente este que você utiliza para ligar à fonte).

2) O fan original provavelmente possui um conector 3 PINOS (não me recordo da especificação); como você vai adquirir dois Cooler Master Excalibur e um deles ficará ligado diretamente à entrada SYS_FAN, automaticamente vai sobrar um adaptador MOLEX!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aqui uma foto da minha placa-mãe: http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2779558476_062012.jpg olhando a entrada sys fan dela dá para ver q tem 4 pinos, sendo assim já ligo direto a excalibur nessa entrada sem uso de adaptador?

para ligar as outras fans na antec hcg 520, ligo o plug da outra excalibur no adaptador molex q vem com ela e ligo na fonte? caso eu coloque a terceira q é a q vem com o elite 335u parece q essa não vem com adaptador molex, e agora como faço para ligá-la na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aqui uma foto da minha placa-mãe: http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2779558476_062012.jpg olhando a entrada sys fan dela dá para ver q tem 4 pinos, sendo assim já ligo direto a excalibur nessa entrada sem uso de adaptador?

para ligar as outras fans na antec hcg 520, ligo o plug da outra excalibur no adaptador molex q vem com ela e ligo na fonte? caso eu coloque a terceira q é a q vem com o elite 335u parece q essa não vem com adaptador molex, e agora como faço para ligá-la na fonte?

Meu caro, você pode conectar o Excalibur à entrada SYS_FAN, sem utilizar o adaptador.

Sobre a conexão dos demais fans, já está explicado acima! Não há como você se atrapalhar! Quando os itens chegarem releia a explicação acima e faça as conexões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ok, vou fazer do jeito explicado, mas ainda tenho duvidas sobre o uso da fan q sobra na lateral, será q realmente vou precisa dessa fan lateral para ter temperaturas de todos os componentes abaixo dos 50 graus, cara pergunto isso pois nunca usei uma fan sequer nesse meu pc antigo por isso não sei dizer se fan frontal levar ar a toda a placa-mãe, HD, processador, memória ram e placa de video não vejo nenhum teste explicando sobre esse fluxo para saber se o ar injetado pela frontal sobe para cima e pega todos os componentes q estão no painel traseiro superior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!