Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP
ushdusd eu sempre esqueço de qualificar.

Pronto, 5 estrelinhas pra você!

Great job you'r doing meu amigo! ;)

Eu fui depositar o money depositei 5 reais a mais udhsuhd..

Vou pedir a diferença em parafuso kkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkk, valeu mano... mas vai sonhando q eles vão te devolve esses cincao, eles vão te manda e vale compras no valor de 5 reais kkkkkkkkkkkkkkk

Ola amigos, tenho ECS A780GM-A nela tem 2 conectores de 3 pinos escrito SYS_FAN e NB_FAN,acredito que sejam conectores para fan,estou certo?

Sim, você está certo.

Teria uma restrição de modelos para esses conectores?

Sim, somente no tamanho e tensão, no manual da sua placa-mãe tem isso, SYS_FAN seria o FAN do Gabinete, e o NB_FAN seria o FAN do chipset.

Qual tipo de conectores seria melhor de 3 pinos ou Molex?

3 pinos é melhor por ter a capacidade de você controlar a velocidade.

Caso eu precise de mais de 3 Fan,Qual seria o conector?Seria Molex?

Você não vai precisar de 3 FANs, somente 2 já são suficientes.

A minha ideia colocar um de 120mm na frente jogando as para dentro e um de 80mm atrás de exaustor.

Tem diferença de Fan de marcas para esses genéricos?

Para a configuração do seu PC seria uma boa mesmo fazer isso, a diferença e mínima, mas o que vale na hora de comprar é o fluxo de ar e o ruído, como o Rafael citou, quanto mais RPM o FAN tem, mais barulho faz, como sempre recomendo o Cooler Master R4 como FAN de 120mm, agora o outro FAN de 80mm compre qualquer um que tenha no máximo 1500rpm de rotação maxima beleza?

Finalizando ^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, kbsssssa, beleza?

Segue conforme falamos:

Frente:

frentek.th.jpg

Traseira:

traseirab.th.jpg

PC:

19977309.th.jpg

Dentro [frente]:

infii.th.jpg

Dentro [teto]:

intu.th.jpg

Dentro [traseira]:

inbc.th.jpg

Interno:

internoe.th.jpg

------------------------------------------------------

Minha ideia é colocar um fan CM R4 90cfm diretamente em cima do processador (intake) e um no teto (exaustor). Vou comprar grelhas, filtro akasa e o cooler R4 da review lá. Como não consigo perfurar a parte frontal pra fazer que nem seu exemplo, vou ter que adaptar o ar vindo da lateral.

Você mudaria essa configuração que pensei? Não posso colocar baia fan...

Se aprovado, você colocaria onde, exatamente, a fan intake? Direto acima do processador, entre o processador e a VGA ou na VGA? (ambos superaquecem... mas vou trocar a pasta térmica do processador que já fazem 2 anos...).

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo eu já venho enfrentando este problema desde o dia em que comprei o meu PC: olhe as minhas configuraçoes(placa mas Asus P5B premium series/Core2Quad q660/ placa de video Ati Radeon Sapphire HD3850 series/HD sataII 500GB mas o meu maior problemas é o meu case penso eu que ele nao da muito conta do recado é este aqui Ck-9959 (http://www.dfinformatica.com.br/testes/demo-loja/imagens/gab-bk-9959.jpg)

Gostaria que alguem me desse uma ajuda pois quando o tempo fica muito quente eu nem consigu jogar nele pois esquenta muito...!!!!

Obs: já estou usando 2 ventoinhas a de tras e a de lado do case q joga o ar na VGA...

Desde já agradeço^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo eu já venho enfrentando este problema desde o dia em que comprei o meu PC: olhe as minhas configuraçoes(placa mas Asus P5B premium series/Core2Quad q660/ placa de video Ati Radeon Sapphire HD3850 series/HD sataII 500GB mas o meu maior problemas é o meu case penso eu que ele nao da muito conta do recado é este aqui Ck-9959 (http://www.dfinformatica.com.br/testes/demo-loja/imagens/gab-bk-9959.jpg)

Gostaria que alguem me desse uma ajuda pois quando o tempo fica muito quente eu nem consigu jogar nele pois esquenta muito...!!!!

Obs: já estou usando 2 ventoinhas a de tras e a de lado do case q joga o ar na VGA...

Desde já agradeço^_^

Pelo que me parece tem como colocar um fan frontal enel, estou errado?? se tiver como, coloca um.

De quantos graus celsius estamos falando quando voce diz que nem da de jogar nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, kbsssssa, beleza?

Minha ideia é colocar um fan CM R4 90cfm diretamente em cima do processador (intake) e um no teto (exaustor). Vou comprar grelhas, filtro akasa e o cooler R4 da review lá. Como não consigo perfurar a parte frontal pra fazer que nem seu exemplo, vou ter que adaptar o ar vindo da lateral.

Você mudaria essa configuração que pensei? Não posso colocar baia fan...

Se aprovado, você colocaria onde, exatamente, a fan intake? Direto acima do processador, entre o processador e a VGA ou na VGA? (ambos superaquecem... mas vou trocar a pasta térmica do processador que já fazem 2 anos...).

Valeu pela ajuda!

Não coloque FAN na parte superior, isso é pura ilusão, o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto ele se aloja na parte superior do gabinete, por isso devemos colocar um exaustor logo abaixo da fonte quando as temperaturas estão elevadas, no caso do outro local, já que é para furar mesmo o gabinete, faça um buraco na tampa lateral mas na parte frontal do gabinete e não em cima da VGA entende?, jogar ar em cima da VGA não diminui a temperatura, já fiz este teste, a diferença que da na temperatura com ou sem FAN lateral e de cerca de 5%, mas colocando o FAN na frente do gabinete, essa diferença cai para 15%, se eu fosse você colocaria um de 120mm na tampa lateral mesmo mas o mais próximo possível da parte frontal do gabinete, e com um pouco de criatividade você adapta um pedaço de papelão ou qualquer outro material moldável redirecionando o ar para o interior do gabinete entendeu?, tipo uma curva de 45º para não perder muito fluxo. Já na parte superior, faça alguns furos na parte inferior da fonte para ajudar na exaustão, não da para saber se os circuitos da sua fonte estão de cabeça para baixo ou normal, mas ao abri-la você já pode ter uma noção do melhor lugar para poder fazer os furos, pode fazer com uma furadeira mesmo, mas cuidado, desmonte ela inteira antes de furar, porque se algum pedaço metálico cair dentro dela e você ligar depois... só vai subir uma fumacinha...

Bom amigo eu já venho enfrentando este problema desde o dia em que comprei o meu PC: olhe as minhas configuraçoes(placa mas Asus P5B premium series/Core2Quad q660/ placa de video Ati Radeon Sapphire HD3850 series/HD sataII 500GB mas o meu maior problemas é o meu case penso eu que ele nao da muito conta do recado é este aqui Ck-9959 (http://www.dfinformatica.com.br/testes/demo-loja/imagens/gab-bk-9959.jpg)

Gostaria que alguem me desse uma ajuda pois quando o tempo fica muito quente eu nem consigu jogar nele pois esquenta muito...!!!!

Obs: já estou usando 2 ventoinhas a de tras e a de lado do case q joga o ar na VGA...

Desde já agradeço^_^

O problema não é o Case, é a posição dos FANs, essa VGA sua esquenta muito, e o ar em excesso que ela recebe acaba virando um tornado de ar quente dentro do gabinete, se você inverter isso, tirar o FAN lateral e colocar na frente (se já houver um frontal apenas remova o lateral), e poste as temperaturas por favor do seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não coloque FAN na parte superior, isso é pura ilusão, o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto ele se aloja na parte superior do gabinete, por isso devemos colocar um exaustor logo abaixo da fonte quando as temperaturas estão elevadas

Calma calma, a ideia é uma fan puxando o ar pra fora, nem pensei em jogar ar de cima pra baixo não... ou você quis dizer "colocar uma fan puxando o ar pra fora, mas essa fan alocada na lateral do pc"?

Na foto do interior traseiro, dá pra mostrar que não é possível colocar uma fan ali atrás, se tiver um jeito mágico eu aceito AGORA mesmo hahaha....

se eu fosse você colocaria um de 120mm na tampa lateral mesmo mas o mais próximo possível da parte frontal do gabinete, e com um pouco de criatividade você adapta um pedaço de papelão ou qualquer outro material moldável redirecionando o ar para o interior do gabinete entendeu?, tipo uma curva de 45º para não perder muito fluxo.

Olha, gostei muito da dica, vou ver se consigo um duto 45º ou algo assim, ou mesmo uma chapa de aço. Excelente ideia!!

Já na parte superior, faça alguns furos na parte inferior da fonte para ajudar na exaustão, não da para saber se os circuitos da sua fonte estão de cabeça para baixo ou normal, mas ao abri-la você já pode ter uma noção do melhor lugar para poder fazer os furos, pode fazer com uma furadeira mesmo, mas cuidado, desmonte ela inteira antes de furar

Que medo de furar uma fonte... Mas vou considerar também!

Aguardo opiniões do pessoal também.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah bom!, me desculpe então eu li errado, são as madrugadas acordado to ficando meio doido kkkkkkkkkk...

Se você colocar um FAN na parte superior como exaustor também vai funcionar, só que você não deve furar a fonte se for fazer isso.

O ar vai entrar por baixo, vai subindo e aquecendo e sai por cima, pronto seu sistema de refrigeração ta perfeito, só falta montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ar vai entrar por baixo, vai subindo e aquecendo e sai por cima, pronto seu sistema de refrigeração ta perfeito, só falta montar.

Hahahaa, sem problemas, eu sei muito bem o que é uma compreensão textual após uns 4 dias sem dormir...

Olha, vou fazer isso mesmo: FAN exaustor no teto.

Mas to aqui repensando sobre a fan lateral: será melhor ela lá embaixo, abaixo da HD, com uma paredinha flexível 45º desviando o ar frio pro gabinete, ou uma fan diretamente sobre o processador, jogando ar frio?

Ou ambos?

Vou comprar as grelhas/filtro/fan cm r4 amanhã!

Valeu mesmo pela ajuda kbssssa!

[]'s

obs: vou postar fotos depois! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui diminuiu sim, em relação a VGA (não necessariamente melhorará os outros componentes) mas analisando isoladamente a VGA fez uma **** diferença aqui.

Concordo, nao jogo diretamente na VGA, mas o fan lateral joga ar frio pra ela, antes passava de 70º a temp em full, com o fan adicional pra passar de 65º tem q forçar muito a bichinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hahahaa, sem problemas, eu sei muito bem o que é uma compreensão textual após uns 4 dias sem dormir...

Olha, vou fazer isso mesmo: FAN exaustor no teto.

Mas to aqui repensando sobre a fan lateral: será melhor ela lá embaixo, abaixo da HD, com uma paredinha flexível 45º desviando o ar frio pro gabinete, ou uma fan diretamente sobre o processador, jogando ar frio?

Ou ambos?

Vou comprar as grelhas/filtro/fan cm r4 amanhã!

Valeu mesmo pela ajuda kbssssa!

[]'s

obs: vou postar fotos depois! :D

hehehe, coloque 1 FAN lateral la onde eu disse, um em cima do processador nao vai melhorar em nada, so vai atrapalhar, no maximo um duto de ar ja resolve, ja pensou em comprar um tubo de PVC e cortar 1/3 dele pra fazer essa "curva"?

Aqui diminuiu sim, em relação a VGA (não necessariamente melhorará os outros componentes) mas analisando isoladamente a VGA fez uma **** diferença aqui.

Não foi a temperatura da VGA que eu citei, a temperatura que nao influencia em nada seria a do processador e placa-mãe, e se voce colocar um FAN frontal junto de um lateral, o ar vai ficar turbulento dentro do gabinete e nao vai ter para onde sair.

Concordo, nao jogo diretamente na VGA, mas o fan lateral joga ar frio pra ela, antes passava de 70º a temp em full, com o fan adicional pra passar de 65º tem q forçar muito a bichinha.

Não foi a temperatura da VGA que eu citei, a temperatura que nao influencia em nada seria a do processador e placa-mãe, e se voce colocar um FAN frontal junto de um lateral, o ar vai ficar turbulento dentro do gabinete e nao vai ter para onde sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola as temperatura do meu Processador e MCP estão muito altas, meu PC no momento esta somente com um exaustor de 80mm, na lateral so cabe uma FAN de 80mm, se eu colocar uma FAN de 80mm na lateral e uma baia fan na frente de 2 slots com uma FAN de 80mm para jogar ar pra dentro ajudaria muito ou atrapalha o fluxo de ar? o que se nao eu poderia fazer? lembrando que meu pc ta com lacre da garantia então nao posso furar gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta na garantia? então nao da pra fazer nada amigo.

colocar cooler na assistencia eu posso (a n ser q eles cobram 20 conto pra instala :eek: )

meu pc é essa cpu ai e ficaria desse jeito, colocando uma FAN na lateral ficaria bem enfrente do Processador, isso atrapalharia o fluxo de ar? e sobre as baias?

post-219857-13884953090297_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
colocar cooler na assistencia eu posso (a n ser q eles cobram 20 conto pra instala :eek: )

meu pc é essa cpu ai e ficaria desse jeito, colocando uma FAN na lateral ficaria bem enfrente do Processador, isso atrapalharia o fluxo de ar? e sobre as baias?

Com certeza eles vão te cobrar 20 merreis, nao da pra por um FAN de 120mm na frente nao?, FAN lateral não é tão bom quanto parece, apesar de parecer que jogar o ar em cima das peças ajuda a resfriar, ao contrario, não ajuda, o que ajuda a resfriar os componetes do PC é a temperatura ambiente dele, e pra reduzir ela só um FAN frontal de 120mm mesmo.

As temperaturas dele estão como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza eles vão te cobrar 20 merreis, nao da pra por um FAN de 120mm na frente nao?, FAN lateral não é tão bom quanto parece, apesar de parecer que jogar o ar em cima das peças ajuda a resfriar, ao contrario, não ajuda, o que ajuda a resfriar os componetes do PC é a temperatura ambiente dele, e pra reduzir ela só um FAN frontal de 120mm mesmo.

As temperaturas dele estão como?

frontal que você fala seria nas baia ou onde ta escrito virgo.. a temperatura do MCP ta chegando a 87 graus no Full e o processador a 78 :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aonde ta escrito virgo? nao achei isso na foto kkkkkkkkkkkkk, mas e na parte inferior frontal do gabinete, ta bem quente esse bichinho em lol.

Meta 1x120mm na frente (nao nas baias) e o problema vai amenizar um pouco, to achando que dentro dele deve ta uma zona de cabo pra tudo quanto e lado pra fica estão quente assim, e outra coisa, que naba e essa de MCP ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aonde ta escrito virgo? nao achei isso na foto kkkkkkkkkkkkk, mas e na parte inferior frontal do gabinete, ta bem quente esse bichinho em lol.

Meta 1x120mm na frente (nao nas baias) e o problema vai amenizar um pouco, to achando que dentro dele deve ta uma zona de cabo pra tudo quanto e lado pra fica estão quente assim, e outra coisa, que naba e essa de MCP ??

é o virgo é aquilo escrito na parte inferior frontal meio estranho rsrs, mais la n tem entrada de ar e o MCP seria o Chipset

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rapaiz, leva esse PC seu na garantia porque ele vai derreter na sua mão, 87ºc de temp em um chipset e absurdo, o maximo que ja vi foi 65ºc e achei muito alto, agora o processador também esta na linha de tiro, tem algo errado ai nessa máquina sua viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, leva esse PC seu na garantia porque ele vai derreter na sua mão, 87ºc de temp em um chipset e absurdo, o maximo que ja vi foi 65ºc e achei muito alto, agora o processador também esta na linha de tiro, tem algo errado ai nessa máquina sua viu.

levei na assistencia eles flaram que bom mesmo seria trocar o cooler so que eles n tinham nenhum bom la so esses normais, comprei ontem na internet um cooler e uma baia fan de 80mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de ajuda, meu pc nao consegue ficar ligado 20 minutos. Usando o everest pra medir a temperatura e chegou a 75º, coloquei um ventilador do lado e tirei a tampa e marca 59º. Meu pc é um Celeron D 315 com 512 + 128 de RAM, é um Positivo, ele tem uns 4 anos + ou - , quero saber se devo por um cooler para processador ou para o gabinete, qual potência e onde por. Detalhe, o gabinete fica na parte de baixo de um rack, meio apertadinho, circulaçao de ar é pouca no local. quando fui limpar os cooler(gabinete e processador) notei que a pasta termica ja era, tambem vou por. Nao queria gastar muito, até porque ele ja é velhinho, mas aguardo a ajuda de vocês. muitissimo obrigado heim!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de ajuda, meu pc nao consegue ficar ligado 20 minutos. Usando o everest pra medir a temperatura e chegou a 75º, coloquei um ventilador do lado e tirei a tampa e marca 59º. Meu pc é um Celeron D 315 com 512 + 128 de RAM, é um Positivo, ele tem uns 4 anos + ou - , quero saber se devo por um cooler para processador ou para o gabinete, qual potência e onde por. Detalhe, o gabinete fica na parte de baixo de um rack, meio apertadinho, circulaçao de ar é pouca no local. quando fui limpar os cooler(gabinete e processador) notei que a pasta termica ja era, também vou por. Nao queria gastar muito, até porque ele ja é velhinho, mas aguardo a ajuda de vocês. muitissimo obrigado heim!!!

Passa pasta termica certinho e se certiica que o cooler do processador ta bem fixo que deve ficar normal. Ve tabem se ele ta rodando certinho, senao alem de limpar retira o selinho da intel e coloca um oleo de maquinha no eixo do fan. você tem um fan no gabinete fazendo exaustao é isso? Se for coloca mais um na parte frontal jogando ar de fora pra dentro que ja deve dar um alivio pro pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

begnami,

Com seu PC desligado, gire a hélice do Cooler do processador com o dedo e veja se ele continua girando por um tempo ou para quase instantaneamente, se parar e melhor lubrificar ele, se continuar girando normal não precisa lubrificar, e mude a posiçao deste exaustor, coloque ele jogando o ar para dentro e nao retirando o ar, como seu gabinete nao tem entrada frontal, coloque na lateral mesmo mas sem o duto de ar beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!