Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Esta "adaptação" creio que seja inviável, prefiro usar parafusos, vá em alguma loja de materiais de construção e compre aqueles parafusos de madeira, ou aqueles que vem com a "buxinha", repare que o dissipador tem uns espaços que da para aparafusar um cooler perfeitamente.

Não é inviável não. Utilizei um Cooler Master R4 em um TX2 e atualmente um R4 num Thermalright Ultra 90 e ambos aguentaram muito bem, alem de o ruido por vibração desaparecer completamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aaaaaaaaaaaaaaa

então perai, eu devo ter me confundido com aquele "durex" com dupla-face, tipo, com cola dos 2 lados.

O nosso amigo deve se referir aquela pasta termica adesiva dupla-face, ai sim, essa sim e recomendavel para esta finalidade^^

Agora ta resolvido^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola pessoal.....

gostaria de uma opinião de vocês....tenho um cooler master Cosmos S rc-1100

http://www.coolermaster.com/products...detail&id=3947

To querendo fazer um setup de fans..... e pensei no seguinte...

Fans superior.... (2) jogando o ar para fora (letra B e C) e (1 perto dos baias de drivers) jogando ar para dentro (letter D).

Fan traseiro.... (1) jogando ar para fora (letra A) neste aqui tem também os coolers do Noctua NH-U12P (ele tem 2 fans que jogam o ar para fora no sentido deste fan traseiro).

Fans frontais.. (2) jogando ar para dentro (letras E e F) (aqui eu coloquei o Fan - letra E - em cima da baia de HD).

ultimo Fan o do fundo do gabinete....... (1) jogando ar para dentro (letra G).

p.s. eu retireio fan de 200mm porque ele nao é compatível como cooler noctua...

p.s.2 os fans são esses aqui...da cooler master... Ventilador 120mm Cooler Master R4-L2R-20CK-GP com LED - 90 CFM http://www.dhcp.com.br/product_revie...&reviews_id=36

gostaria da opiniao de vocês....:D

obrigado :D

post-231487-13884951266828_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria quase tudo igual, apenas retiraria o fan de letra "D", que mais atrapalharia que ajudaria...

O "G" estaria na lateral??

Poxa Pedro, na verdade é o fan do fundo do gabinete....eu tive q retirar o fan lateral porque ele bate no Noctua....sacanagem....só percebi isso depois de comprar o fan....eu comprei a placa as memorias e o cooler no USA....dai escolhi o gabinete aqui porque é um trambolho pra trazer e ja tava cheio de muamba...kkkkk....mas em fim.....somente depois é q vi o pessoal reclamando....

to esperando a cooler master soltar uma lateral mais central ai eu compro e ponho ele devolta....

Mas voltando ao assunto...tu acha q o fan "D" vai atrapalhar???:eek:

esse esquema ai...eu to pra testar....atualmente o "D" ta tambem como exaustor....retirando o ar....

valeu pela ajuda....:D:D:D

e se eu deixar os fans:

A, E, F e G soprando ar pra dentro do case e os 3 de cima(B, C e D) como exaustores...??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu faria como o Pedro disse tambem, removeria o "D".

voce deve manter um fluxo de ar constante dentro da CPU, senao vai ter ar d+ saindo e pouco ar entrado, causando aquecimento das peças, ou ar d+ entrado e pouco saindo, causando aquecimento das peças tambem, voce deve lembrar que a fonte tambem remove um pouco do ar da CPU.

então some o fluxo de entrada e subtraia pelo fluxo de saida de ar.

Exemplo: (meu caso)

1 CM F4 90cfm jogando ar para dentro

1 FAN 80mm 45cfm como exaustor

1 FAN 120mm(fonte) 30cfm q tambem funciona como exaustor

90-45-30=15cfm sobrando

O ideal e manter este nivel de controle, senao vai ficar assim:

90+90+90 (entrada) = 270cfm

90+90+90+90 (exaustor) = 360cfm

Viu a diferença?

E so manter uma diferença de cfm bem baixa entre entrada/saida de ar e prestar atençao no fluxo de ar dentro do gabinete, o ar tem q entrar por apenas 1 lugar e sair pelo outro lado, nao misture isso nunca senao vai dar dor de cabeça.

Tente assim:

E+F+G Jogando ar para dentro

A+C+D Como Exaustores (retirei o B porque ficou muito em cima da fonte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente assim:

E+F+G Jogando ar para dentro

A+C+D Como Exaustores (retirei o B porque ficou muito em cima da fonte)

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pelos esclarecimentos.....:D

Kbsssssa,

a fonte é em baixo, do lado esquerdo, perto do fan G e ela é bem silenciosa e quase nao tem calor aparente, show de bola...é uma cosair 1000w (eu recomendo a todos..hehehhehe);)

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe nao esquenta porque ela nao pega ar quente da CPU^^

Bom nao tinha me atentado a este detalhe, então use da forma que o Pedro citou acima, mas tente seguir o que eu disse, coloque o mesmo fluxo de entrada e saida, ou seja, se der para colocar 3 exaustores e 3 fans seria uma boa.

--------------

Mas Zeca, o objetivo e fazer como as fontes mais caras, q vem com uma telinha protegendo os fios, o elastico prende os fios mas nao os organiza da mesma forma q a fita isolante se aplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe nao esquenta porque ela nao pega ar quente da CPU^^

Bom nao tinha me atentado a este detalhe, então use da forma que o Pedro citou acima, mas tente seguir o que eu disse, coloque o mesmo fluxo de entrada e saida, ou seja, se der para colocar 3 exaustores e 3 fans seria uma boa.

beleza velho.....valeu a dica vou tentar ver isso ai...ehhehe.....foi muito lega a tua dica....:D

que q tu acha do seguinte esquema....

A, E, F intake (entrando) e B, C e D saindo???

ai eu retirava o G

abraços a todos ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E estou com Cosmos 1000

Fans originais( silenciosos porém baixo fluxo de ar), o de baixo intake + 2 de cima intake + traseira exaust.

Os de cima para jogar ar em ciam da VGA que esquenta pacas (9800GX2), eu vou colocar 4 Scythe 110CFM com 37dbA e se for muito barulhento com R$150 do gabinete antigo qeu vou vender compro um controlador.

Com os novos fans, vai diminuir as temps do componentes do PC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

bom estou pra montar um pc novo,razoavelmente bom...

Radeon hd 4850

2 gigas ddr2

Athlon x2 7750

m3a78-EM

Fonte CoolerMaster 500w;

preciso de uma bela refrigeração no pc,que deixe o mais gelado possivel,pois a parte de tras dele fica praticamente encostado na parede e mesmo eu morando em são paulo aqui em casa é bem quente meu quarto.

com certeza vou querer dar overclock nele então juntando esses 3 fatores creio que precisa de uma bela refrigeração...

gostaria de saber qual gabinete comprar (até 150,00) quantos Coolers de 120mm Comprar,e se vale a pena comprar um Exaustor,quenem esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93919670-exaustor-fox-2-p-slot-pci-cooler-ventilador-evercool-nf-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem primeiro o gabinete, vou te indicar esse:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_154_161&products_id=440&osCsid=3h17r9lkpb1vd8kc34d1vto2n7

Em relação a esse axaustou, você pode ate comprar, mais prefiro q você compre duas Fans Cooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm (http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_129&products_id=64&osCsid=3h17r9lkpb1vd8kc34d1vto2n7), a primeira Fan você coloca na frente jogando ar pra dentro do gabinete, a segunda Fa você coloca na lateral do gabinete jogando o ar pra dentro, ja q esse modelo de gabinete, vem uma Fan traseira, você coloca ela sugando o ar do gabinete, como exaustor. Cara com essa combinação fica muito boa a refrigereção, esse gabinete é muito bom...qualquer coisa so perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ideia era esse gabinete desdo começo xD ... aquele negocio preto que vem dolado do gabinete na saida de ar que tem da pra tirar e colocar o cooler no lugar daquilo? ou coloca o cooler por fora e deixa aquilo?...como vou colocar um fan de 120mm na frente do pc?:confused:...e a fan traseira coloca ela jogando ar pra fora?

alguemm tem + dicas?opiniões? etc... preciso de varias opções pra ver qual a melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aquele negocio preto que vem dolado do gabinete na saida de ar que tem da pra tirar e colocar o cooler no lugar daquilo?

Certeza da pra tirar, aquilo se chama Duto de Ar, ele serve pra tirar o ar quente q sai do processador, é da pra por uma Fan ali sim, sem complicação.

coloca o cooler por fora e deixa aquilo?

Na verdade você tira o Duto e coloca uma Fan de 120mm, por dentro do gabinete, é fácil você aproveita ate os mesmo parafusos =]

como vou colocar um fan de 120mm na frente do pc?

Esse gabinete tem suporte pra 1 Fan de 120mm na frente cara, você tira os parafusos da frente, retira a frente, coloca a Fan jogando ar pra dentro e feixa tudo, n tem erro, no manual do gabinete deve ter explicando, qualquer pessoa faz isso cara.

e a fan traseira coloca ela jogando ar pra fora?

Isso, no caso vai tirar o ar quente de dentro...as Fans traseiras em sua maioria, são exaustoras!!!

Qualquer coisa so perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah entendi agora...valeu pelas informações...poxa ninguem + tem sugestões ai?

=/

ozzyMan,tenho uma duvida...provavelmente vou comprar o coolermaster 332 ou 333, esses gabinetes tem espaço suficiente pra colocar um buffalo em cima do processador, e eu furar ali dolado e colocar + 2 coolers de 120mm na lateral?

ou seja,ficaria uma fan frontal de 120mm,3 fans lateral de 120mm,1 fan traseira de 120mm se é que cabe... com minha placa de video,fonte,1hd,placa-mãe,processador que esta citado no começo do topico caberia tudo isso de ventilação? sem ficar muito apertado as coisas prejudicando o pc?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro q cabe, sem medo, se eu foce você so colocava duas fans na lateral mesmo...corta o local q é da Fan de 80mm, fica ate melhor, ganha mais espaço o resto ta tudo certo...e n vai ficar apertado n..fica tranquilo...meu cooler é bem maior q o Bufalo e meu gabinete é bem menor do que esse CM, e coube aqui de boa...fica tranquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual o local da fan de 80? nas especificaçoes do site ta que é 1 frontal de 120mm,um duto de ar lateral e 1 de 120mm atras...

vale a pena furar em cima do gabinete e colocar um de 120mm?(colocando ou tirando ar)

o de tras do gabinete(tirando ar) o da frente colocando ar e o do lateral que fica em cima do processador colocando ar...

ai ficaria 1 na frente 1 dolado 1 em cima e 1 atras...fica uma boa refrigeração ou o de cima faria uma bagunça no vento e num mudaria nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!