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Ajuda com um circuitinho, por favor


RogerioCosta31

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olá a todos

Seguinte estou a procura de um circuito, para instalar no carro, que trabalhe com os pulsos negativos do sensor de velocidade, sendo assim, há uma certa frequencia este circuito:

1.tenha um pulso em sua saída;

2.acenda um led em sua saída

Mas se sua saida for aterrada, ele fique inoperante, tipo assim:

circuitoia3.jpg

procurei na internet e não encontrei nenhum esquema de um circuito que funcionasse assim :muro:

Obrigado pela atenção!

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  • Coordenador

Esclareça umas coisas!!!, na situação 1= o circuito te oferece um pulso, (tendo pulsos do sensor de velocidade!), este pulso é independente do pulso que ascenderá o led? ou a situação 2, este pulso ascenderá um led em circuitos separados!, e situação 3, o led não ascende na ausencia de pulsos na entrada? ou só com o aterramento da entrada!, você quer um circuito simples só com transistores? ou um com CI, cuja as "piscadas do led" seja constante independente da fraquencia fornacida pelo sensor de velocidade!...

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1°) Em ambas as situações tu quer que o led acenda na presença dos pulsos do sensor e apague quando houver ausência deles?

2°) Na situação 2 quer que quando na presença de pulsos do sensor por conceqüencia acenda um led a uma determinada freqüencia; independente dos pulsos? (citação semelhante a do amigo bcpetronzio)

3°) Qual a finalidade do projeto?

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Obrigado pelas respostas

Desculpem-me, eu não soube explicar direito, o esquema é um circuito que tem de acender um led ao uma determinada frequencia e mante-lo aceso, sendo que quando houver a ausencia de pulsos na entrada ou se a entrada for aterrada, o led ficara apagado.

Meu projeto é travar o carro quando a velocidade atingir de 15 a 20 km utilizando ou pulso ou a energia que vai acender o led, alimentando um rele, por isso preciso de um circuito que, a uma certa frequencia, ou acenda um led ou produza um pulso.

por quê?

Quando vou sair com o carro e ligo a ignição este sensor de velocidade aterra (procedimento normal do carro), por isso preciso de um circuito que funcione somente por pulsos para que as travas não fechem antes do veiculo andar.

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entendi é mais complexo então.

Só uma curiosidade, após o movimento do veículo o circuito deve permanecer acionado e ser desacionado somente com a ignição?

O pulso recebido de maior extensão é negativo ou aberto?

Pois pensei em um circuito lógico com o já citado 567 pelo amigo soschip ou com 555 e 4013.

Se tu tiver uma noção da frequencia dos pulsos a velocidade desejada fica mais fácil ainda.

É possível fazer!

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Obrigado pela resposta

Só uma curiosidade, após o movimento do veículo o circuito deve permanecer acionado e ser desacionado somente com a ignição?

O esquema de acionamento do circuito é o seguinte:

Ignição ligada;

Existe um sensor ja instalado na porta do condutor(Travamento central, travando esta todas travam), que desacionará o circuito toda vez em que esta porta seja travada, quer seja manual, quer seja pelo circuito, e, acionando o circuito, quando esta porta estiver destravada

Ignição Desligada;

Circuito desligado

O pulso recebido de maior extensão é negativo ou aberto?

é negativo

Se tu tiver uma noção da frequencia dos pulsos a velocidade desejada fica mais fácil ainda

Infelizmente não tenho como medir extamente a frequencia dos pulsos entre 15km e 20km, mas já tirei o painel e coloquei um led no fio que vem do sensor de velocidade para monitorar-lo.Ao ligar a ignição o sensor aterra e o led acende, quando o você vai andando com o carro, o led vai piscando e,conforme o carro "ganha" velocidade, ele parece que fica aceso de tão rápido que pisca( isto em pouco tempo com o carro andando) e, pra mim, este ponto já está ok para que o circuito já acione as travas.

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o que eu falei é para achar a frequencia do sinal. se for um sensor hall, o sinal gerará um pulso por volta da roda, então é so fazer as contas a partir do diâmetro do pneu.

assim você saberá a frequencia o qual o circuito irá operar, assim fica mais fácil.

agora uma outra forma de analisar este sinal é usando a placa de som do computador, para isso utilize a entrada line-in. mas tome cuidado para não ligar diretamente, pois pode queimar a placa de som, antes verifique a tensão para saber se nao sao muito elevadas, e adicione alguns resistores para limitar a carga.

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  • 2 anos depois...

O que vcê precisa é de um um sensor com controle de velocidade. Um projeto com um microcontrolador contando pulsos resolve seu problema. O circuito de entrada deve possuir diodos para proteçao contra sobretensao, e um capacitor em série para eliminar o nível DC do sinal, e transistores para adequar a tensão para 5V.

Ative o contador de pulsos e um temporizador de tempo fixo. Com estes dados você terá a frequiencia do sinal. Fique lendo esta frequencia em tempos fixos que você estará lendo a velocidade do veículo. Caso esta velocidade esteja acima daquela que você quer, faça o controle utiliazndo uma saída com relé.

Para ficar mais próximo do real, faça uma rotina de calibraçao de velocidade para ser utilizada em vários modelos, pois para cada veículo muda o sensor de velocidade.

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Vou meter o meu bedelho. Já trabalhei com taxímetros e ele funciona de forma análoga, só que não utilizava o sensor de movimento, o sensor do taxímetro era colocado no cabo do velocímetro e era composto de reed-switch e um ímã, justamente para evitar problema com água ou sujeira, comum nos cofres dos motores de carro.

De repente é uma solução que abrange qualquer tipo de veículo.

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