Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Strobo light para aeromodelo


max.welber

Posts recomendados

olá amigo o nome é percloreto de ferro.

!!! Cuidado O percloreto de ferro é toxico !!!

amigo eu poderia desenhar para você .pequena o quanto ?

você tem a moral de usar smd ?

mais eu preciso de ums 10 dias rs porque eu to meio atolado aqui ^_^.mais isso é jogo rápido .se você der uma resposta. daqui a ums dias eu coloco aqui a Placa para você .ae depois cabe a você confeccioná-la

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

:unsure:aiai meu sequencial com pic q num sai :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Danilo!

Tu não dorme também muito não né! hehehe

Seguinte, como eu disse uns Posts atrás eu estava escrevendo um programinha pra PIC12F675/629 (que é pequeno e melhor pra minha aplicação que tenho na ideia de usar na minha luminária da cabiceira da cama!:), ele só tem 8 pinos).

Eu já terminei a versão 1.0 do programa pra comandar de inicio 3 leds (Red, Green, Blue) e que no atual programa, esses 3 Leds passam por um total de 6 efeitos (tipos de Liga-Desliga - ON/OFF - Pisca-pisca...hehehe) com duracao de 15min aproximadamente e apos esse tempo, só pressionando a push button pra começar o processo novamente.

Enfim, é bem simplesinho mesmo. Você sabe que eu ainda estou aprendendo a "andar" no mundo da programacao de MCUs PIC.:(

Enfim, eu fiz ontem o esquema elétrico para o programa que escrevi, dessa forma, só falta mesmo eu gravar o PIC e montar o hardware agora. Esse é digamos, meu primeiro projeto:D, sendo assim, ele deve assustar os mais experientes! hihihi

Se você quiser montar aí e gravar seu PIC, me avisa que eu posso providenciar pra liberar o .HEX aqui pra você so fazer o download e deixo tb o esquema eletrico do hardware pra você poder montar. Eu estou pra montar o meu, por isso não posso te dar 100% de certeza que tudo ficaria LINDO! rss...é isso aí...é o primeiro prototipo...rs

Grande Abraço,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ae digam..

parabéns mano :bandeira:

eu também estou entrando no micromundo dos microcontroladores ,,

fico feliz em saber que você esta indo a frente ,

não desiste mesmo não .porque já deu para ver q você tem um **** potencial e isso é muito importante .

e claro se puder postar os circuitos aqui .acredito que não só eu mais os amigos ae ficaria muito feliz .

se depender da ajuda do amigo aqui em algo você sabe que estou a disposição.

não sou nenhum féra mais tenho uma base .

forte abraço ...

E repito .parabéns .

foi assim que os grandes chegarão onde estão, com persistência e acreditando em si proprio ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu caro Danilo!!

Poxa, muito obrigado mesmo pelas palavras de Apoio Moral!:lol:

É muito bacana "ouvir" isso de um cara tão fera e dedicado quanto você no mundo da Eletrônica!

Deixo então para você e a quem puder interessar o .HEX já pronto pra ser gravado no PIC12F675 ou PIC12F629 e o esquema do hardware para a luminária de 3 Leds Alto Brilho RGB.

Segue o .HEX zipado: Clique Aqui!

Segue o Esquema Elétrico pra trabalhar juntamente com o Programa acima:

Hardware_LuminariaRGB_R.Costa.png

P.S.: Como disse acima, ainda não montei o projeto. Tenho planos para faze-lo até semana que vem, dessa forma, qualquer erro amigo Danilo, POR FAVOR, avise que eu posso providenciar uma Revisão! E agradeço desde já o interesse em um programinha de um iniciante! ;) Se montar e gostar, AVISA TAMBEM!:D

P.S.: Estou tentando agora utilizar o TIMER0 do PIC16F628A, e vou te dizer rapaz, a coisa está sinistra! rss....queria saber se alguém pode ajudar dando a rotina para chamar a interrupcao programndo o Timer0 via BASIC!? Se alguém puder ajudar, obrigado!

No mais, Sucesso meu amigo Danilo! Quero ver o circuito montado hein! hihihi

Grande Abraço,

Rodrigo Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Vejo que a galéra ta progredindo muito!

Parabénd pessoal!

digam pensei nisso também, mas não sei de quantas velocidades de piscada nosso amigo precisa, fazer a sequencia de 6 e mudar os tempos é fácil, como bem citado, apenas alterando os tempos (waitms 200, 300, 100 etc)

porém pensei em usar o módulo PWM e fazer as associações.

Vou amadurecer as idéias!

Confeço que se foce analógico ja taria pronto e com todos os recursos!

basta um 555, 4017 e meia duzia de resistores!

Mas to tentando hj, confeço que essa semana não tenho tempo pra nada, com alguns projetos pra entregar e ta meio corrido, soldar etc

Mas em seguida posto algo!

Abraço irmãos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae meu grande amigo Rodrigo Lange!!

Poxa cara, bom ver um Post seu!:D

rssss...eu concordo contigo em que se fosse analógico seria mais fácil para o meu cérebro também!! hehehe...

Mas enfim, fiz esse aí e vou montar (se o amigão Danilo não montar primeiro! heheh).

Concordo contigo a respeito de fazer usando o PWM do PIC, mas meu amigo, eu ainda te juro que estou por fora de dominar o PWM dele pra poder programar (até mesmo esse mesmo programa que eu disponibilizei da luminaria RGB) pois com toda a certeza o efeito ficaria muito mais bacana (tipo pulsando!), mas eu tenho que ser sincero e dizer que ainda não parti pra usar o PWM do PIC e então eu não sei fazer nada com ele ainda!:( Mas se você conseguir qualquer coisa, putz, posta aqui pra me ajudar e a quem mais necessitar meu Xará...só como um favor mesmo, pois não quero atrapalhar a sua rotina de trabalho ai nao!

EU to querendo saber como usar uma rotina pro timer0 do PIC628A, e te juro que ainda estou pra descobrir! Sei configurar os registradores, Intcon, Option Reg, etc...mas não sei fazer isso na pratica!! Tambem aceito qualquer ajuda! Vamos progredir juntos se quiser!! :)

Cara, sucesso pra ti e pra nós!:D

Forte Abraço meu irmão!

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Mulder Fox,

Boa tarde,

Com relação ao ckto. http://www.esnips.com/doc/48c21322-100f-4670-be4e-69759fa8a3e0/Esquema-do-Strobo, você teria como gravar um CI com esta programação e me passar, não tenho como gravar e nem montar um gravador. Caso tenha interesse o meu pvt é [email protected]. Agradeço o retorno.

Abrs.,

Marcelo Nicolini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 sistema que use 6 leds e façam uma sequencia.

Lista de materiais.

6 Leds

6 resistores de 330R

1 PIC 12F629

1 capacitor 100nF

pilhas... (aproximadamente 4 V)

O pic é o mais caro aqui depois das pilhas... custa 4,50... e tem só 8 pinos... ou seja.. é um circuito de um único CI

Quer fazer uma máquina de estado? Beleza, mas você tem espaço para isso? peso? dinheiro? rapaz... é 5 reais o MCU...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Amigos, alguém poderia me dizer como, no 2º ckto. apresentado pelo Marcelo Maso (555+4017) poderia mater 1 led branco sempre aceso, como farol, e os 3 ou 4 outros no estrobo?

Conto com a ajuda de todos, desde já obrigado!!!!

Olá, não encontrei o circuito que você citou (olhei por cima aqui no tópico).

Mas para ligar um led branco é muito simples.

Ligue uma perna do resistor com valor calculado em função da alimentação.

Caso seja 5V, utilize 100 Omhs.

Caso seja 9V, utilize 330 Omhs.

E em série com o resistor (na outra perna) ligue o catodo do led (perna menor do led) e a outra perna do led ligue no ground.

LED ficará acesso sempre que o circuito for alimentado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Alguém poderia me informar um ckto. alimentado por 4,8VDC que ligasse com um pulso de radio de aeromodelo e desligasse com outro pulso, através de um canal do receptor (Rx)?

gostaria de saber se alguém tem um esquema para um strobo light com leds para aeromodelo, que pisca em sequência de 3 e depois 4, e um que alternasse com dois leds como de uma ambulância. Obrigado desde já!

Alguém poderia me informar um ckto. alimentado por 4,8VDC que ligasse com um pulso de radio de aeromodelo e desligasse com outro pulso, através de um canal do receptor (Rx)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um prazer ajudar, max.welber. Que bom que ficou do jeito que você queria.

Se precisar de alguma modificação é só falar.

Eu também não sabia nada de microcontroladores, mas tinha muita vontade de aprender.

Foi lendo o livro "Microcontroladores PIC 16F628A/648A uma aborgagem prática e objetiva" do Wagner da Silva Zanco, que aprendi a programar.

Cara é muito gostoso escrever estes programas.

Eu não sou um cara muito criativo não. Meus programas ficam grandes, pois, faço tudo da forma mais simples possível. Não tenho muita paciência para pensar na forma mais reduzida para o código. :)

Tá adicionado.

Meu msn: [email protected]

Vi o seu circuito achei super legal. Você já o fabricou? Gostaria muito de adquirir esse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Mulder ( Oh saudade do xfiles kk )

Conseguria dar uma mão para montar o esquema do primeiro vídeo postado?? é o que mais se encaixa como luzes de navegação.

Agradeceria um contato.

Abs

** cara!

Saudades demais. Velhos tempos.:wub:

Então, você se refere ao vídeo do helicóptero preto, escrito FBI né?

Este:

YouTube - RC 4 Led Navagation Strobe Light System

Pelo que pude ver, são três LEDs que piscam três vezes rápido cada um em sequência e dão um intervalo de meio a um segundo.

Você acha que é isto mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Caro Fox.

Achei interessante seu circuito . Estou utilizando o icprog..com o pic burner, que le normalmente o pic. Mas ao gravar o arquivo hex que você indica, quando vai verificar após a gravação acusa erro de verificação já no endereço 000h

Pode ajudar me.?

Pergunto.depois de carregado o programa, qual a configuração dos fusiveis?te pergunto para comparar com o do GRAVADOR

você TEM COMO ENVIAR O ARQUIVO STROBO.HEX POR EMAIL?

AGUARDO SUAS DICAS

GRATO dinozor(arroba)terra.com.br

Está pronto e testado na protoboard.

Aqui está o esquema do circuito:

http://www.esnips.com/doc/48c21322-100f-4670-be4e-69759fa8a3e0/Esquema-do-Strobo

É utilizado o oscilador interno de 4MHz.

O LED1 é o que pisca 3 vezes e 4 vezes, com intervalo de 1 segundo.

Os LEDs 2 e 3 são os que alternam 5 piscadas cada, sem intervalo.

O valor do resistor em série é para LED de 2v.

Para LED de 3v use um resistor de 100R.

Você pode ligar vários LEDs em paralelo, cada um com o seu resistor. O BC337 suporta até 800mA de corrente no coletor, o que dá 40 LEDs em paralelo. Mas, é claro que o total de LEDs também depende da capacidade da fonte de alimentação.

As entradas EN1STR1 e EN2STR1 ativam o strobo do LED1.

Aplicando nível baixo em EN1STR1, ele ativa/desativa o strobo.

Nesta entrada você pode ligar, por exemplo, uma chave de toque.

A cada mundança de estado de EN2STR1 o estrobo é ativado/desativado.

Nesta entrada você pode ligar, por exemplo, uma chave de alavanca.

As entradas EN1STR2 e EN2STR2 ativam o strodo dos LEDS 2 e 3.

O funcionamento é o mesmo.

As entradas que não forem utilizadas devem ser aterradas, senão, o programa não funciona.

Aqui está o esquema do gravador de PIC que utilizo:

http://www.esnips.com/doc/820b2590-9d52-499f-94cc-8eb789e8a494/Esquema_Gravador_de_PIC

Ele é ligado na porta serial do computador.

Os números entre parenteses correspondem aos pinos da porta serial.

Este gravador é o famoso JDM.

Aqui está o programa do strobo em .asm:

http://www.esnips.com/doc/ca4e4ec3-40ea-465a-9ccb-d3d354d2d17c/Strobo

E aqui em .hex:

http://www.esnips.com/doc/9b98be41-7c93-410f-a3c2-cee019b290eb/Strobo

Estou à disposição para qualquer esclarecimento ou alteração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!