Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apenas trocar o processador (Pentium 4 3GHz) ou também a placa mãe?


FVasquez

Posts recomendados

Pessoal, esse é meu 1º post aqui e já venho pedindo uma ajuda... :huh: Meu processador é um Pentium 4 3.0GHz (não lembro se com cache de 1 ou 2 Mb), 2Gb RAM, placa mãe Gigabyte GA-VM900M e placa de video GeForce 8500 GT 512Mb (outros periféricos, HD, etc., não vêm ao caso agora).

Minha placa mãe suporta até Core Duo 2 E4500 (processadores com barramento 800MHz) e Core Duo 2 E6700 (com barramento 1066MHz). Tenho tido dificuldade de encontrar esses processadores, pois estão sendo considerados ultrapassados. Entretanto, encontrei um, usado, por +/- R$ 250,00 (é o Core Duo 2 E6300 - 1,86GHz, 2Mb).

CPUs suportadas pela minha placa: http://www.gigabyte.sg/Support/Motherboard/CPUSupport_Model.aspx?ProductID=2407 (depois, clicar em CPU Support List à direita).

Minha dúvida é a seguinte: esse processador é MUITO melhor que meu Pentium 4 3.0GHz? Pelo preço vs. desempenho a mais, valeria a pena apenas trocar o processador ou é melhor pensar em fazer um upgrade mais completo (processador, placa mãe, memória)?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem problemas, no começo todos aprendem, depois passam a ensinar ^_^

Sim, o desempenho é bem melhor, mas dependendo do uso que você faz do computador pode ser que a troca de outra peça seja mais vantajosa.

Qual é o uso do PC e qual será após a troca do processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vamos lá. Respondendo às suas dúvidas:

1) O uso do PC antes e depois continuará a ser o mesmo: aplicativos leves (Office, essas coisas), multimidia leve (assistir DVD, gravar CD/DVD/DVD 2L, etc.) e jogos (essa deve ser a aplicação mais exigente, pois gosto de me manter atualizado em jogos). Como gosto de jogos, creio que uma troca de placa mãe possa trazer tanto resultado quanto (ou mais do que) a do processador, mas também estou prevendo isso.

2) Não pretendo gastar mais de R$ 1.000,00 (estourando, R$ 1.200,00), pois, se trocar, seriam processador, placa de video, placa mãe e/ou memória, se necessário. Estou satisfeito com o restante (gabinete, HDs, 2Gb RAM, etc.).

Os focos maiores seriam processador e placa-mãe. Placa de video é um extra (tenho uma GeForce 8500 GT e penso em trocar por uma 9800 GT, GTX ou GTX+). Sei que essa placa sozinha já custaria uma grana, mas vou viajar e pretendo trazer de fora.

A grande questão é a seguinte: para os usos que coloquei acima, vale gastar apenas com processador + video 9800 GT(X+) para obter um desempenho BEM melhor ou eu teria que acrescentar também placa mãe, memórias com barramento melhor e/ou fonte mais potente pra conseguir isso? Pelo o que entendi, a diferença entre os processadores é bem grande e já faria uma boa diferença, além da placa de video. Entretanto, quero confirmar isso e se a minha configuração seria um gargalo pra 9800 GT(X+) que estou "namorando".

Fico no aguardo e valeu... :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Huum, se você joga mais do que faz o resto é interessante ter uma VGA melhor.

Não sei se vai caber no seu orçamento a GTX e o resto, mas não custa tentar.

Trêss placas que estão com custo benefício excelente são a 9600GT, 8800GT e 4850.

Se você já tem memórias DDR2 sua vida fica mais fácil, assim pode trocar só a placa-mãe, processador e VGA.

A placa-mãe é um ponto interessante pois você poderá comprar uma CPU de ótimo custo/benefício como o E7200 (só um exemplo), que vai deixar seu PC muito esperto, e vai ser o suficiente pra VGA que você pretende usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de lembrar e chequei as tabelas comparativas das placas de video. Realmente tem uma GRANDE diferença entre elas e minha GeForce 8500GT. Entretanto, verifiquei que elas usam DirectX 10.1 e ouvi falar que DirectX a partir de 10 só roda em Windows Vista. Esta informação procede (meu Windows é XP e não pretendo mudá-lo tão cedo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acabei de lembrar e chequei as tabelas comparativas das placas de video. Realmente tem uma GRANDE diferença entre elas e minha GeForce 8500GT. Entretanto, verifiquei que elas usam DirectX 10.1 e ouvi falar que DirectX a partir de 10 só roda em Windows Vista. Esta informação procede (meu Windows é XP e não pretendo mudá-lo tão cedo)?

Rodam em DX 9 também, os jogos DX10 é que só rodam no modo DX10 no Vista, eles rodam no XP também, mas sem os recursos extras do DX10 (que muita gente falam que são raros os jogos onde isso realmente faz diferença)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Então menos mal... :lol:

Xita e ricardomaromba, valeu pelo apoio. Já andei pesquisando algumas coisas em paralelo e devo me decidir pela troca de processador + placa mãe mesmo. Apesar do processador ser bem melhor que o meu atual, minha placa mãe já está bem desatualizada e devo pegar o "pacote completo" mesmo, junto com uma placa de video.

Quanto às dúvidas do que é melhor de cada (já peguei suas indicações sobre placa de video), aí já vou pro tópico de micros para jogos.

Moderador, pode fechar aqui se for o caso e valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!