Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe Asus M3A e M3A78 qual a melhor?


negaodascapas

Posts recomendados

  • Moderador
Eu comprei uma M3A como podem ver na assinatura. Achei legal a placa, grande e tal.

E ontem meu primo trouxe a M3A78-EM pra mim montar, fiquei insatisfeito com o tamanho porém gostei muito da placa, as saidas extras , 5 satas, blá blá blá

a pergunta é: a M3A perde em potencial de overclock pra M3A78-EM mesmo?

Estou pensando em pegar um TX2 pra resfriar meu proc. e mandar um OC nele.

Parece que a M3A78 tem mais capacidade de OC que a EM. Se não precisa de VGA onboard, pode ser boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
a minha não é M3A78 é apenas M3A...(não são a mesma né? :confused: )

Então, no caso de você realmente pensar em trocar a M3A pela M3A78-EM, pensando em OC, a M3A78 é melhor para isso. Por isso fiz essa comparação. De qualquer modo, a M3A78-EM é superiora a sua, principalmente por fazer parte das já certificadas para AM3. Assim como a M3A78 e essa série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A M3A tinha um bios muito ruim no começo, mas a partir da atualização 902 mudou e muito, ela toma uma surra da M3A78 no quesito Capacitores, e isso dificuta um pouquinho over, mas de contra partida dá pra se melhor ajustar tensão, como CPU, as duas usam o mesmo NB A770.

Acho que da pra arrancar fácil 500mhz de over no 5200 e manter o sistema estavel. Claro, tudo tem que ser feito de maneira caltelosa, subindo aos poucos e aplicando testes e mais testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
A M3A tinha um bios muito ruim no começo, mas a partir da atualização 902 mudou e muito, ela toma uma surra da M3A78 no quesito Capacitores, e isso dificuta um pouquinho over, mas de contra partida dá pra se melhor ajustar tensão, como CPU, as duas usam o mesmo NB A770.

Acho que da pra arrancar fácil 500mhz de over no 5200 e manter o sistema estavel. Claro, tudo tem que ser feito de maneira caltelosa, subindo aos poucos e aplicando testes e mais testes.

É, o limitante da M3A é mesmo o SB600. Isso a faz não estar certificada para o AM3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, não vou dar opinião sobre qual é a melhor, pois o último amd q tive, foi um com socket A(462)...rs...mas uma coisa eu tenho certeza, na santa efigênia, todos q vendem a M3A, reclamam de problemas de temperatura e dizem q nem atualização de bios resolve em alguns casos, outra, todas M3A no Brasil, são do Paraguai...nenhum distribuidor legal, importa essa placa, parece até q sabem q dá trabalho...rs...vou passar pra vocês todas as placas q vem por meio legal, distribuidores idoneos e com garantia com os mesmos, e não depende do sacoleiro resolver lá no paraguai...rs...demora...enfim são essas:

Para processadores AMD:

NVIDIA – CROSSHAIR II FORMULA

NVIDIA – M3N78 SE

NVIDIA – M3N78-CM / VM

NVIDIA – M3N-HD/HDMI

NVIDIA – M3N-HT DELUXE MEMPIPE

NVIDIA – M2N-VM DVI

AMD – M3A78-EM

AMD – M3A78

AMD – M4A78 PRO

AMD – M4A79 DELUXE

AMD – M4A79T DELUXE

Para processadores Intel:

INTEL – P5GC-MX 1333

INTEL – P5KPL-AM

INTEL – P5KPL-C/1600

INTEL – P5QL SE

INTEL – P5QL-E

INTEL – P5QL-EM

INTEL – P5QPL-VM

INTEL – P5Q

INTEL – P5QC

INTEL – P5Q PRO

INTEL – P5Q DELUXE

INTEL – P5Q3 DELUXE

INTEL – RAMPAGE FORMULA

INTEL – RAMPAGE II EXTREME

NVIDIA – P5N-D

NVIDIA – STRIKER II FORMULA

Trabalhei na Santa Efigênia 3 anos...por isso sei disso...rs...mas entre as duas que mencionou, a M3A78 é melhor com certeza, mas se puder dispensar uma graninha a mais, e for usar o on-board, pegue a M3N-HD HDMI...boa também...abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o limitante da M3A é mesmo o SB600. Isso a faz não estar certificada para o AM3.

Eu achava que o que limitava era a tal TDB 95W, se tomarmos por base uma high e uma mid da epoca, M3A e M3A32-MPV, a M3A32 *** estar qualificada para AM3. Beneditos PII AM2+ (125W), fizeram uma confusão e tanto, até sairem os PII AM3 (95W), eu tinha uma M3A e troquei pela M3A78 para ficar preparado para os AM3, to babando pelo PII 720.

eriq_:

"Mas no caso, AM3 nem penso em usar, só quero fazer um OC "leve" até uns [email protected]... deve aguentar né? ou o chipset da placa mãe esquenta muito?"

entre 36 e 45C°, mas depende muito do Gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá duvidando q é do Paraguai...faça um teste, pergunte ao atendimento por e-mail da asus e informe o serial number dela...peça pra eles checarem qual a origem dela, eu gosto muito de asus, seja do paraguai ou não, é bom enquanto funciona...rs...mas quando para em garantia, ai você v a diferença q faz ser daqui ou ser de lá...rs...abç...t+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a melhor opçaõ entre essas duas é a M3A78-EM que é a mais completa entre a serie M3A78

M3A78 usa chip7 AMD770

M3A78-EM usa chip7 AMD780G

mas a melhor para AM3 Seria M3A78-VM chip7 780G

apesar de ter menos apetrchos que a M3A78-EM foi a primeira placa que vi no site da asus quando fiu consultar os AM3 que tinha o chip7 780G que suportava os AM3

quantoa M3A não é mais aconselhavel.

um crossfire com M3A78-VM ou M3A78-EM com uma HD3850 é uma otima opção. ou 3870 ou 4850 ou ( 4870 para ficar topod e linha ) .

sem falar que voce tambem pode fazer com series menores como 3670 , 3650

4670 , 4650.

se voce usar uma 3670 ja esta de bom tamanho e roda tudos os games em 1280x1024 e com uma 3850 voce roda 1440x900 ( mas não exagere pois os mais pesadoes voce tera que se contentar com 1280x1024 nese crosfire)

mas usando uma 3870-512 DDR4 voce fica tranquilo em 1440x1050 rodando no talo. e sem falar que essa mobo é uma otima opção para um phenonII 920 mais pra frente.

quanto a esquantar , nao se preocupe que ja usei uma M3A78-EM com um Phenon 9850 black e uma 3870-512DDR4 e 4GB patriot com latencias de

4-7-7-16

1.625W no processador , 2.2W nas memorias , 1.34W ponte norte-sul HT2.6 5200, e proessador a 15X 3000MHz e arrisquei 16X 3200MHz( mas nao agunta) , um V8 da cooler master e um Gabinete huntkey H201 e nao vi tanta coisa o processador da 48G rodando crysis a mobo da 40G

e sem over usando o cooler do box , o processador da 57G e a placa-mãe da 35G usando um gabinete cooler master elite R$130,00 e tambem ja usei um daqueles bem baratos R$45,00 e fica com 59g processador 38g mobo.

va de M3A78-VM ou M3A78-EM .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá duvidando q é do Paraguai...faça um teste, pergunte ao atendimento por e-mail da asus e informe o serial number dela...peça pra eles checarem qual a origem dela, eu gosto muito de asus, seja do paraguai ou não, é bom enquanto funciona...rs...mas quando para em garantia, ai você v a diferença q faz ser daqui ou ser de lá...rs...abç...t+!

eu afirmei que a minha É, e não vejo problema quanto a ela ser do paraguai a não ser pela garantia de apenas 3 meses :X ou 6 meses não me lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu afirmei que a minha É, e não vejo problema quanto a ela ser do paraguai a não ser pela garantia de apenas 3 meses :X ou 6 meses não me lembro.

Amigo, seu topico é meio confuso:

Se quer saber qual é melhor entre a M3A vs M3A78, a 2ª é melhor!

Se você quer saber sobre a qualidade do seu equipamento, a origem não lhe dirá!

Se quer fazer over, sua placa vai aguentar, e com a fonte da sua assinatura fica mais confiável.

Se quiser um processador acima de 95W ou phenosns II ai será necessario a substituição do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a melhor opçaõ entre essas duas é a M3A78-EM que é a mais completa entre a serie M3A78

M3A78 usa chip7 AMD770

M3A78-EM usa chip7 AMD780G

mas a melhor para AM3 Seria M3A78-VM chip7 780G

apesar de ter menos apetrchos que a M3A78-EM foi a primeira placa que vi no site da asus quando fiu consultar os AM3 que tinha o chip7 780G que suportava os AM3

quantoa M3A não é mais aconselhavel.

um crossfire com M3A78-VM ou M3A78-EM com uma HD3850 é uma otima opção. ou 3870 ou 4850 ou ( 4870 para ficar topod e linha ) .

sem falar que voce tambem pode fazer com series menores como 3670 , 3650

4670 , 4650.

se voce usar uma 3670 ja esta de bom tamanho e roda tudos os games em 1280x1024 e com uma 3850 voce roda 1440x900 ( mas não exagere pois os mais pesadoes voce tera que se contentar com 1280x1024 nese crosfire)

mas usando uma 3870-512 DDR4 voce fica tranquilo em 1440x1050 rodando no talo. e sem falar que essa mobo é uma otima opção para um phenonII 920 mais pra frente.

quanto a esquantar , nao se preocupe que ja usei uma M3A78-EM com um Phenon 9850 black e uma 3870-512DDR4 e 4GB patriot com latencias de

4-7-7-16

1.625W no processador , 2.2W nas memorias , 1.34W ponte norte-sul HT2.6 5200, e proessador a 15X 3000MHz e arrisquei 16X 3200MHz( mas nao agunta) , um V8 da cooler master e um Gabinete huntkey H201 e nao vi tanta coisa o processador da 48G rodando crysis a mobo da 40G

e sem over usando o cooler do box , o processador da 57G e a placa-mãe da 35G usando um gabinete cooler master elite R$130,00 e tambem ja usei um daqueles bem baratos R$45,00 e fica com 59g processador 38g mobo.

va de M3A78-VM ou M3A78-EM .

Eu só aconselho a M3A78-VM ou -EM se você for usar o vídeo on-board. E essa crossfire que você descreve é o Hibryd, e só serve com VGA low, tipo uma HD3450, uma 4850 não serve.

E, ainda, a -VM ou -EM são placas microATX. Se você colocar uma VGA off nela, você já perde um slot PCI. E se coloca algo no outro slot PCI, o cooler da VGA fica com pouco fluxo de ar.

Ela faz overclock? Faz, mas o chipset 770 da M3A78 é melhor, visto que é mais frio e não tem limitação de vga on-board.

Fora que a M3A78 é ATX, e tem os 2 PCIe X1 embaixo do PCIe X16, ou seja, você não perde nenhum slot PCI ao colocar uma VGA off nela (o que é obrigatório).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um crossfire com M3A78-VM ou M3A78-EM com uma HD3850 é uma otima opção. ou 3870 ou 4850 ou ( 4870 para ficar topod e linha ) .

sem falar que voce também pode fazer com series menores como 3670 , 3650

4670 , 4650.

Deixa eu te dar uma informação que talvez você não saiba, HCrossfire com placas que usa o chipset AMD780G só dá para fazer se você tiver uma usando uma placa de vídeo low (34xx ou 45xx) com placas de vídeo midle e high-End (36xx, 38xx, 46xx ou 48xx) não dá para fazer não.

Tem bloqueio na BIOS e no Catalyst. Na bios por que ela só habilita para uma certa revisão do chip gráfico e no catalist porque tem que marcar uma opção no Control Center que ativa o Cross e essa opção fica desabilitada quando se usa placas de vídeo mais poderosas.

Quem quiaser pode conferir.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Não esqueçam de postar se a dúvida foi esclarecida...

Oi é o meu primeiro post aqui no site... então... eu comprei um PC novo para poder jogar (estou usando windows XP service pack 3).... Fonte 500watts reais C3 TECH (ouvi dizer que era muito boa, por isso comprei) proc AMD X4 9850 PHENON BOX, 2X 2Gb Kingston, Hd Samsung 160Gb (Não troquei o HD), Mobo M3A78 (sem extensão) e agora por último comprei uma 9800 GTX+ da Zotac...

Monitor 19 LG widescreen....

O problema é que eu coloco a placa no micro e o monitor não liga, o windows inicia e tal mas não parece passar energia para o monitor... ligo os cabos do monitor na placa e não tem jeito... alguem pode me ajudar???? :(não tenho ideia do que fazer!!! Será algum tipo de incompactibilidade da mobo com essa placa de vídeo????

Desde ja muito grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Oi é o meu primeiro post aqui no site... então... eu comprei um PC novo para poder jogar (estou usando windows XP service pack 3).... Fonte 500watts reais C3 TECH (ouvi dizer que era muito boa, por isso comprei) proc AMD X4 9850 PHENON BOX, 2X 2Gb Kingston, Hd Samsung 160Gb (Não troquei o HD), Mobo M3A78 (sem extensão) e agora por último comprei uma 9800 GTX+ da Zotac...

Monitor 19 LG widescreen....

O problema é que eu coloco a placa no micro e o monitor não liga, o windows inicia e tal mas não parece passar energia para o monitor... ligo os cabos do monitor na placa e não tem jeito... alguém pode me ajudar???? :(não tenho ideia do que fazer!!! Será algum tipo de incompactibilidade da mobo com essa placa de vídeo????

Desde ja muito grato!!!

Teste com outra fonte e a VGA em outro PC. Incompatibilidade não há.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas me falaram que essa fonte é muito boa e ela é de 500w reais....

mas o estranho é que liga tudo... só não passa energia para o monitor!!!

mas além da fonte pode ser alguma outra coisa?

energia para o monitor?

Você quer dizer que o monitor não liga ou liga e não emite imagens?

Procure aqui mesmo tem artigos e testes sobre a qualidade da C3 Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

energia para o monitor?

Você quer dizer que o monitor não liga ou liga e não emite imagens?

Procure aqui mesmo tem artigos e testes sobre a qualidade da C3 Tech

ele liga... só que parece não passar energia...

ele tem um botão que quando ligado o monitor, esse botão fica azul...

mas ligado com a placa ele fica laranja...

igual quando só o estabilizador está ligado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele liga... só que parece não passar energia...

ele tem um botão que quando ligado o monitor, esse botão fica azul...

mas ligado com a placa ele fica laranja...

igual quando só o estabilizador está ligado...

O monitor lo acende o led quanto tem energia, o fato de não aparecer imágem é a falta de vídeo.

Quando você liga o micro ele dar o Bip de start da Bios?

Tente testar a GTX num outro micro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!