Ir ao conteúdo

O Mistério das "C3 Tech"

spynosi

Posts recomendados

Postado

Fui na no site da C3 e perguntei o porque do 80PLUS nas especificações e a potencia real da fonte.

O email da resposta: [email protected]

A resposta:

BOA TARDE O FABRICANTE DO REFERIDO PRODUTO é A CWT. O MODELO DO FABRICANTE PARA ESSA FONTE é DSA-500V. A COLEçãO SE RESERVA O DIREITO DE SOLICITAR AO FABRICANTE PEQUENAS MODIFICAçõES NO PROJETO ORIGINAL PARA ADEQUAçãO AO USO NO MERCADO BRASILEIRO, BEM COMO ROTULAR A FONTE COM MARCA PRÓPRIA, SEM ENTRETANTO, ALTERAçõES NA EFICIêNCIA OU CARACTERíSTICAS DE POTêNCIA DO PRODUTO. AGRADECEMOS SEU CONTATO,QUALQUER DUVIDA ESTAMOS A DISPOSICAO.

Então a potencia é 500w...

Estou pensando em pegar uma dessa, sera aque é potencia real mesmo?

Postado

ehehheheheh,

Se eu tivesse uma C3 Tech ia ficar chateado com esse seu post, ainda mais com a parte do explodindo!!! :)

Essas fontes C3 Tech500W/450W 'reais' parecem ser um vulgo Dr. Hank. Alguns gostam, outros odeiam, mas ninguem sabe se realmente presta ou não...

Na dúvida, é melhor evitar!

Abraços !

Sempre desconfiei das C3Tech...

Na verdade acho que essa C3Tech é uma segunda Huntkey, primeiro fica popular, depois vem os testes. Logo logo teremos C3Tech explodindo :lol:

Postado

jclafi

O que tá explodindo???

No caso a Dr Hank não tem fontes de qualidade em sua linha já a C3Tech tem Suas fontes fabricadas pela CWT o que já demonstra que pelo menos a fabricante tem renome.

Por isso mesmo eu não pegaria um modelo inferior ao DSA-5060V. porque essa é fabricada realmente pela CWT e tem o PFC ativo.

Faller

Agora a dúvida foi sanada, a fonte é realmente fabricada pela CWT. Agora alguém conhece uma modelo da CWT que tenha dado problemas???

Quem souber posta aí.

Postado

Como você pode ver, o meu comentário foi em relação aos modelos de baixo custo, e não o q você citou, q me parece ser muito boa. Mas não ficou claro isso, desculpe a falha.

Esses modelos de baixo custo q citei ma parecem ser uma Dr Hank da vida, sem PFC ativo e de potencia declarada duvidosa.

O fabricante das Fontes Dr. Hank é a KME.

Não querendo defender as KME, mas considero elas melhores q as C3 Tech básicas, pois já tive a oportunidade de testar uma C3 Tech de 450W e uma DR Hank USPC de 500W, no PC do Jaloto (amigo meu) com uma 9600GT / AMD X2 e HD 500gb.

Das duas, a Dr Hank rodou de boa, e a C3 Tech fazia o PC reiniciar ao abrir os jogos, claramente não dando conta do recado.

Detalhe a Dr. Hank é minha e tem 2 anos de uso, e a C3 Tech do Jaloto era NOVA ! Eu usava essa mesma Dr Hank com o PC da assinatura (exceto VGA q na época eu tinha SLI de 7900GS O.C), sem o menor problema.

Não quero defender a KME, ainda mais a KME USPC 500W q não tem nem PFC Ativo, mas me parece q até mesmo a mal falada Dr Hank USPC 500W é melhor q essas C3 Tech 'básicas', sendo q tive a oportunidade de ver isso em prática.

Valeu cara abraço !

jclafi

O que tá explodindo???

No caso a Dr Hank não tem fontes de qualidade em sua linha já a C3Tech tem Suas fontes fabricadas pela CWT o que já demonstra que pelo menos a fabricante tem renome.

Por isso mesmo eu não pegaria um modelo inferior ao DSA-5060V. porque essa é fabricada realmente pela CWT e tem o PFC ativo.

Faller

Agora a dúvida foi sanada, a fonte é realmente fabricada pela CWT. Agora alguém conhece uma modelo da CWT que tenha dado problemas???

Quem souber posta aí.

Postado

Ainda tem mais essa questão.

As fontes C3Tech de 500W PUF-4050S, a 430 PSN-455S2, parecem ser de outra fabricante que eu não conheço, além do mais não possuem PFC ativo.

Pra mim trocar uma fonte genérica por uma dessas é jogar dinheiro fora.

Como já disse o mínimo que pegaria é o modelo DSA fabricado pela CWT e que possui PFC ativo.

Postado

Dae cara,

Ele não trocou a C3Tech pela dr Hank, apenas fizemos um teste !

Foi assim, o PC era novo, zero bala !!!

O cara q vendeu pra ele o PC mandou junto a C3TEch, mas depois de instalar tudo e tal (windows jogos), o PC reiniciava sozinho ao abrir os jogos.

O meu amigo veio conversar comigo sobre o problema e suspeitei dessa C3 Tech na hora.

Como 'aposentei' a minha Dr Hank 500W USPC e ela tava jogada debaixo da cama, peguei ela pra fazer um teste (bem mais fácil pegar a Dr Hank debaixo da cama do que desmontar o meu gabinete pra tirar a Seventeam 620W PAF).

Depois do teste (aonde constatamos q o problema era realmente a fonte) compramos uma Seventeam 450W pra ele e rodou de boa.

Em sumo ele não trocou a C3 pela Dr Hank, apenas foi feito um teste para ver se o problema parava. Vale ressaltar q ele usou a Dr Hank por 1 dia, jogando DIRETO, e nada de errado aconteceu.

Abraços !

Ainda tem mais essa questão.

As fontes C3Tech de 500W PUF-4050S, a 430 PSN-455S2, parecem ser de outra fabricante que eu não conheço, além do mais não possuem PFC ativo.

Pra mim trocar uma fonte genérica por uma dessas é jogar dinheiro fora.

Como já disse o mínimo que pegaria é o modelo DSA fabricado pela CWT e que possui PFC ativo.

Postado

Eu tenho plena certeza que a sua Dr Hank é melhor que essa C3Tech de 430W.

Eu estava falando de modo geral pra quem vier ler algumas opiniões de compra dessas fontes C3 Tech.

Postado

As fontes PUF e PSN são CWT das linhas mais básicas, sem PFC. A PUF parece razoável por dentro, com filtro de entrada e um circuito mais moderno com MOSFETs no chaveamento. Já a PSN é ruim; não tem filtro algum de entrada e usa o circuito mais antigo com BJTs para o chaveamento.

O fato de ser feita por um fabricante como a CWT não implica que a fonte seja boa ou ruim; quase todos os fabricantes reais (CWT, Sea Sonic, Seventeam, FSP, Delta, Enhance, etc.) fabricam fontes para todos os gostos e bolsos. Só as empresas que apenas distribuem as fontes (corsair, Zalman, OCZ, Silverstone, etc.) e que não tem custos de engenharia de desenvolvimento e produção é que podem se dar ao luxo de atender a uma única fatia do mercado.

Foto da PUF-4050S por dentro:

C3Tech_PUF-4050S-1.jpg

A PUF-4050S indica na caixa 500W e no site 400W. O maior modelo da linha PUF da CWT é de 405W, então é possível que esse seja o modelo da fonte. Para mim os capacitores de 680µF do dobrador de tensão são mais propícios para fontes de 350W que de 405W.

Postado

comprei aqiu tb,

achei muito boa, esta tocando um core 2 duo e7400, 9600gt, 2hds sata, 1 dvd-rw ide e 4 coolers, ta na boa e o ventilador dela trabalha bem fraquinho, nem precisou subir muito, a temperatura esta muito baixa, sem falar q esse cooler ja ajudou a resfriar minha cpu.

no fim nem tirei fotos, ja montei direto.

Mas vou trocar minha placa-mãe semana q vem e ai ja aproveito pra tirar umas fotos.

só não vou desmontar para tirar umas fotos internas porque perco a garantia, vou dar uma olhada nos lacres e tal, se der eu abro, uma vez abri meu notebook, os selos nao eram "inarrancaveis" hauhau.

acho q com jeitinho a gente abre essa fonte sem perder a garantia.

Postado
tirei 2 fotos com EXTREMA pressa da minha KMG4555

dsc00624v.th.jpg

dsc00625t.th.jpg

quando tiver mais tempo com camera em mãos tiro mais (e sem os dissipadores)

Os dissipadores são bem grandes; a fonte deve ser capaz de entregar os 450W especificados mesmo se a eficiência não for das melhores.

Ela também tem capacitores de 1000µF, ponte retificadora e filtro de entrada. O resto do circuito não dá para ver, mas pelo menos a parte de entrada está ok.

Postado

fsevero afinal de contas que fonte c3 tech voce comprou? Qual o modelo ? A quantia de watts ?

Tambem estou pensando em comprar uma fonte c3 tech so que de 600 watts (500 watts em condicoes normais de uso) com um cooler de 140x140,pfc ativo e eficiencia de 80% :rolleyes:

• Membro VIP
Postado

e tenho muito interesse em levar minha fonte em alguém aqui do forum com bom conhecimento, pra abrir ela e dar um parecer sobre a qualidade da fonte (pelo menos overview), que já vai tirar duvida de muita gente por aqui

Nem é necessário tanto. Umas boas fotos de seu interior, publicadas ai, chegam para analisar, mesmo que por cima, e ter uma mínima ideia. As fotos devem ser de preferência tomadas no modo macro, bem de perto focando diferentes ângulos de visão da fonte. Se tiveres dificuldade de publicar, podes me enviar uma MP e te envio meu e-mail por onde me envia as fotos e eu publico e já analiso também...

Abraço..

Postado

comprei a dsa-5060v de 600w (segundo o fabricante 6002 nominais e 500 reais), aqui ta aguentando bem o tranco, tudo estavel as voltagens e tal.

que diz ser a melhor depois das de 750 analizads pelo clube do hard.

porque é a unica q tem 80plus e todas aquelas outras certificacoes.

assim que possivel abnro e tiro ftos pra postar.

Postado

Ahh é essa ai mesmo q eu to pensando em comprar =]

Quero ve se vai segura meu pentium d q consome mais q core 2 duo e uma HD 4770 q um dia comprarei ...

Postado

Ótimas fotos fsevero!

O capacitor de entrada é 330uF o mesmo da Corsair VX450W então pode ser que esta fonte tenha mesmo 450W-500W reais.

Para quem duvidava que está fonte tinha PFC Ativo aí está a prova...

Agora é aguardar a analíse técnica do Ughadoo e do faller.

Postado

aqui tem o review de uma corsair. http://www.legitreviews.com/article/544/3/

outra hr com mais calma eu desmonto o pc e abro a fonte de novo, e ai anoto os capacitores e tudo mais. enfim, se alguem entendido aqui.

pegue uma foto dessas e marque todos os componentes que devo abrir e anotar as espcificacoes, que ai faço isso para nós ter uma certeza de ser boa ou não.

o saco de fazer isso é q preciso desmontar muita coisa..

ehhehehe

tem q soltar tudo os cabos do pc e internos.

• Membro VIP
Postado

Quem é craque em análise de fontes é o Ughadoo, eu só arranho...

Sim é uma fonte fabricada pela CWT (os transformadores são manufaturados para uso da CWT), o capacitor de entrada é comum, com possibilidade de operar até 85º C, e isso é bom, e ai não necessita de capacitores especiais e os de saída, todos para operação em alta frequência e com limite de temperatura de 105ºC. Os capacitores são de qualidade inferior aqueles da Corsair (que usa Hitachi e de mais alta temperatura) por exemplo, mas essa crítica deixo para o Ughadoo. Ao se observar a característica do fusível, poder-se-ia saber onde a fonte está centrada, pois na placa de impresso tem uma tabelinha do fusível a usar, 5 Amperes para fontes de 300 a 400 Watts e 6,3 A para fontes de 450 a 500 Watts, que é onde acho mais provável essa dai se encaixar. Infelizmente nenhuma foto deixa ver a descrição do fusível..

Sim tem PFC ativo, tem bom estágio de filtragem de entrada e é feita em impresso de fibra, parece, de face simples, sem chance de colocação de SMD.

Ponte de entrada de 600 Volts x 8 Amperes (KBU8J), sem dissipador, e por essas condições diria que ela é uma fonte para oferecer 450 Watts no máximo.....(6 Amperes na entrada em 90 VAC sem dissipador na fonte)

Acho sim que é uma fonte (DSA-5060v C3tech) que vale a pena arriscar, mas um teste seria bem-vindo, afinal só a tenho visto em configs que dela demandam nem 350 Watts... Queria ver ela abaixo de mau tempo... Aguardemos...

Postado
Quem é craque em análise de fontes é o Ughadoo, eu só arranho...

Sim é uma fonte fabricada pela CWT (os transformadores são manufaturados para uso da CWT), o capacitor de entrada é comum, com possibilidade de operar até 85º C, e isso é bom, e ai não necessita de capacitores especiais e os de saída, todos para operação em alta frequência e com limite de temperatura de 105ºC. Os capacitores são de qualidade inferior aqueles da Corsair (que usa Hitachi e de mais alta temperatura) por exemplo, mas essa crítica deixo para o Ughadoo. Ao se observar a característica do fusível, poder-se-ia saber onde a fonte está centrada, pois na placa de impresso tem uma tabelinha do fusível a usar, 5 Amperes para fontes de 300 a 400 Watts e 6,3 A para fontes de 450 a 500 Watts, que é onde acho mais provável essa dai se encaixar. Infelizmente nenhuma foto deixa ver a descrição do fusível..

Sim tem PFC ativo, tem bom estágio de filtragem de entrada e é feita em impresso de fibra, parece, de face simples, sem chance de colocação de SMD.

Ponte de entrada de 600 Volts x 8 Amperes (KBU8J), sem dissipador, e por essas condições diria que ela é uma fonte para oferecer 450 Watts no máximo.....(6 Amperes na entrada em 90 VAC sem dissipador na fonte)

Acho sim que é uma fonte (DSA-5060v C3tech) que vale a pena arriscar, mas um teste seria bem-vindo, afinal só a tenho visto em configs que dela demandam nem 350 Watts... Queria ver ela abaixo de mau tempo... Aguardemos...

Obrigado pelo elogio amigo faller, mas você. está sendo muito modesto; a minha análise é praticamente igual a sua.

Pelas fotos vi mais pontos positivos que negativos nessa fonte. Os capacitores são todos da Samxon (não é top como Hitachi, Rubycon, Matsushita, Nippon-Chemi-con, mas é um bom fabricante), tem filtro de entrada aparentemente completo, com indutores, capacitores e um varistor conforme manda o figurino.

A montagem é limpa, com o controle do primário em uma plaquinha entre os dissipadores do PFC e do inversor e um integrado para proteções no canto contrário ao do capacitor principal. O capacitor principal de 330µF é suficiente para fontes na faixa de 500W então me parece ok. Na placa existem marcações para modelos entre 300 e 500W.

A ponte retificadora KBU8J de 8,0 A é boa, mas a falta de dissipador nela e também o pequeno disspador dos retificadores de saída implicam que o ventilador terá que manter uma velocidade mínima maior do que a necessária se a dissipação desses itens fosse mais bem cuidada.

O circuito é simples, lembrando muito a plataforma Epsilon da FSP. A regulação é em grupo, não tão boa como uma semi independente, mas adequada à faixa de custo (a Zalman ZM460B-APS, a Seventeam ST-400P-AD e a Corsair 400CX também usam esse tipo de regulação). Fontes mais sofisticadas como as Corsair TX e as Seventeam PAF usam regulação semi-independente, mais precisa.

Infelizmente não é possível avaliar o rendimento, o ripple e a potência máxima apenas pelas fotos. Um teste já tiraria a dúvida sobre o rendimento e ripple, mas a potência é mais complicado, porque toda fonte boa aguenta potência acima da especificada por algum tempo.

Em suma eu diria que é uma fonte de 400 a 500W bem feita (os 600W da caixa da C3tech são tão mentirosos quanto os indicados nas HuntKey e nas Cooler Master eXtreme...) e uma boa opção pelo custo em que está sendo oferecida. Pena que a C3tech não tenha mantido as especificações originais da CWT; isso tornaria o uso dela mais fácil - do jeito que estão é melhor considerar sempre uma boa folga ao especificar essa fonte.

Existem algumas fontes que usam essa plataforma, como a Thermaltake TR2 Qfan 400W. vocês. podem conferir o comportamento dessas fontes em testes como este: http://anandtech.com/casecoolingpsus/showdoc.aspx?i=3487&p=36

Postado

faller

pega uma foto geral dessas ai e marca todos os pontos que preciso anotar os dados, q eu abro o pc e anoto as informaçoes de todos componentes.

O fabricante tem esse link onde fala em 600w nominais e 500reais.

http://www.c3technology.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=66

e na caixa tambem, se der essa semana eu tiro mais fotos, incluindo carcaça, caixa, e alguma outra interna da fonte.

Somente peço que me ajude a escolher quais.,

Valeu

Postado

bom dia pessoal!!

eu comprei uma c3tech de 600W

o modelo é Fonte ATX 2.2 C3 Tech 600W Reais - DSA-5060V 20+4PS

ai esta a pagina da c3tech;

http://www.c3technology.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=66

eu infelizmente ja tinha comprado uma leadership xP

e me arrenpendi, na loja onde eu tinha comprado ele nao tinha nenhuma outra disponivel então viajei ate miha cidade natal e encontrei essa c3tech e como eu vi alguns daki do forum falçar bem dela e não encontrei nenhuma corsair em pronta entrega resolvi compra-la.

o que vocês falam deste modelo da c3tech..???

agradeço a ajuda de vocês

a detale ela vai tocar uma HD 4850 IceQ 4

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...