Ir ao conteúdo

Problema Phenom 8400 + Cooler Master Vortex 752

michellbh

Posts recomendados

Postado

Topico reproduzido também no Adrenaline.

Olá amigos do Guia do Hardware, estou tendo um problema com meu novo processador que é o seguinte:

Config: Phenom 8400

Cooler Vortex Master Cool 752, semelhante ao TFX2

MB Asus M3A

Video 8600GT XXX Zalman thermal solution da xfx

Primeiramente o problema começou com a pl mãe, a m3a seta a tensão do phenom acima do indicado (normalmente ela seta a 1,34 V) na opção Jumper FRee em Auto pela Bios... Como o processador estava esquentando demais (60º em load com o cooler original a 5000RPM!), setei a tensão para 1,215V (está bom?), mas mesmo com o cool and quiet ligado (que abaixa a tensão pra 1.04V e abaixa a velocidade de processamento para 1050Mhz em stock e 2100 em load) o cooler original funcionava muito rápido produzindo muito ruido (quando eu tinha a K8N com o Ath 64 cooler in box era muitoooo mais silencioso e as rotações bem menores). Aí veio a ideia de comprar o cooler da Master Vortex 752, na embalagem, no site e nos forums, falam que o cooler funciona a +- 1800RPM e no site da master fala que ele alcança de 800-2000RPM. Instalei hoje e a rotação dele é fixa no meu pc em 2435RPM o que tb produz bastante ruído. Bom, vamos às duvidas:

1- Qual a tensão correta para o NB, SB e para o Phenom 8400 na Bios? Sem over em nada.

2- porque o Cooler está rodando mais rápido que suas próprias especificações? não tem como fixar essa rotação em 1800-2000 RPM?

Agradeço muitissimo por qualquer opinião dos colegas para poder me ajudar! Obrigado... vai uma foto do cooler funcionando

Deixei o erro do cool and quiet na tela pra vocês verem que no momento está desabilitaod... mas com ele ligado não muda nada porque ele não ajusta a velocidade do fan Master.

cooler-1.jpg

Postado

Ah, eu já tentei ajustar a porcentagem no Speed Fan, mas nao funcionou... segue screenshot... mudando não fez nada

Tenhoq ue ligar asus Qfan ou alguma config pra que o speed fan consiga ajustar a velocidade do fan?

coolerspeed.jpg

Postado
Ah, eu já tentei ajustar a porcentagem no Speed Fan, mas nao funcionou... segue screenshot... mudando não fez nada

Tenhoq ue ligar asus Qfan ou alguma config pra que o speed fan consiga ajustar a velocidade do fan?

Sem que o CPU Q-Fan esteja ativado, o fan vai sempre rodar no máximo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!