Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Mais memória, dual channel e mais desempenho GRÁFICO!


joearny

Posts recomendados

Olá colega, o seu notebook está operando em modo dual channel assimétrico, ou seja, 2GB de memória estão em dual channel (1GB do pente de 2GB + 1GB do pente de 1GB) e 1GB em single channel (1GB do pente de 2GB)...

Você não precisa substituir o pente de 1GB por um de 2GB a não ser que queira ter TODA a memória em dual channel...

Caso o faça, vale lembrar que sistemas operacionais de 32bits não são capazes de endereçar toda a memória... (com exceção de alguns servers)... portanto o sistema continuaria, basicamente, com a mesma quantidade de memória (algo em torno de 3GB)...

lembrando que o dual channel asymmetric, só funciona com chips INTEL.. amd não tem isto..

Como posso verificar se as memórias do meu note estão em dual-channel? Tenho 4GB DDR-2 800 MHz e Vista 64 Bits.

editei aqui porque o brother de cima já respndeu =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link saiu bugado colega, mas consegui pegar ele inteiro aqui!

Muito caprichado essa gerência de memória da intel!!!

Dá pra fazer full dual channel com dois pentes de 512MB e um de 1GB!!!! Acho que pouquíssimas pessoas sabiam disso!!! Normalmente quando se fala em dual channell é só com dois pentes iguais e tal.... :)

Já vi tanto processador AMD não conseguir fazer dual channel nem com pentes "quase" iguais e os chipstes intel fazem até com pentes completamente diferentes... bem massa isso!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link saiu bugado colega, mas consegui pegar ele inteiro aqui!

Muito caprichado essa gerência de memória da intel!!!

Dá pra fazer full dual channel com dois pentes de 512MB e um de 1GB!!!! Acho que pouquíssimas pessoas sabiam disso!!! Normalmente quando se fala em dual channell é só com dois pentes iguais e tal.... :)

Já vi tanto processador AMD não conseguir fazer dual channel nem com pentes "quase" iguais e os chipstes intel fazem até com pentes completamente diferentes... bem massa isso!!! :)

beleza, eu tinha consertado, =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Introdução:

Opa pessoal este review falará sobre a influência da quantidade e “velocidade” de memória em sistemas IGP, algo muito parecido também vale para sistemas turbocache e Hyper Memory, só não é exatamente igual, pois a maioria destes sistemas possui ao menos um pouco de memória dedicada.

Primeiramente quem me conhece sabe que “não sou de jogos”, por isto só postarei testes sintéticos, que é o que tenho à disposição, mas, tenho certeza que só isto já dará uma boa noção do que pretendo passar!

Coloquei este review na seção dedicada a celulares, embora o conceito possa ser usado em desktops, por duas razões: a primeira, e mais óbvia, é que todos os testes que apresento foram feitos com um notebook, a segunda, e mais razoável, é que a esmagadora maioria do mercado de portáteis é composta por modelos com gráficos IGP, e que jamais poderão evoluir para um sistema com vídeo discreto, o que não ocorre na mesma proporção em desktops.

Indo aos fatos:

É comum à maioria a sabedoria que quanto mais memória um sistema tem mais ágil ele é, isto porque o sistema precisa de espaço para suas tarefas e a memória é um espaço de acesso muito rápido, quando este espaço se esgota o sistema recorre à segunda opção de espaço, disco rígido, daí a coisa piora de vez especialmente em celulares, que costuma ter discos mais lentos que de desktops.

Evidentemente quanto mais rápido este espaço de armazenamento rápido, mais rapidamente o processador terá um dado, gerado por ele, armazenado, ou recuperado. Embora o dual channel não aumente a velocidade propriamente dita ele aumenta a banda de dados, o que no final das contas tem quase o mesmo efeito.

Mas até ai ter mais memória ajudaria a todos, então por que estou falando sobre sistemas IGP? O fato é que neste tipo de sistema o usuário ganha duas vezes, a primeira vez é no desempenho geral quando o processador central acessa a memória, isto seja melhorando a velocidade ou a quantidade. A segunda quando o processador gráfico acessa a memória, que sendo mais rápida responderá mais rapidamente, e sendo maior permitirá mais espaço para as tarefas do vídeo sacrificando menos o sistema como um todo. Em sistemas com alocação dinâmica de memória a quantidade de memória do sistema para o desempenho de vídeo é ainda mais relevante! Ora, o processador gráfico não poderá usar uma quantidade maior de memória do sistema se esta já estiver sendo usada, e não é incomum um sistema, com o Vista, por exemplo, “papar” a memória e estrangular o vídeo com só um pouquinho de espaço para ele.

O sistema de referência é o seguinte:

  • Notebook Dell D630
  • Core 2 Duo t7700
  • 2GB DDR2 667MHz (Single Channel) e 4GB DDR2 667MHz (Dual Channel)
  • Intel X3100
  • HD 120GB 7200rpm
  • Windows Vista Business

Abaixo segue uma tabela com os resultados:

.... Teste ...... 2GB Single Channel .... 4GB Dual Channel .... Incremento

3D Mark 2001 .......... 4493 ..................... 6375 ................ 41,89%

3D Mark 2003 .......... 1248 ..................... 1633 ................ 30,85%

3D Mark 2005 ........... 728 ....................... 931 ................ 27,88%

3D Mark 2006 ...........

407 ....................... 547 ................ 34,40%

Como vêem o aumento de desempenho é muito expressivo! Nos scream shots estão os detalhes de cada simulação, a barra lateral dá uma ideia de quanto o OS estava ocupando, mesmo em idle.

Após conversa com os colegas do fórum resolvi colocar alguns testes de referência que mostram mais claramente que este aumento de desempenho deve-se em sua grande maioria ao dual channel associado ao chip gráfico integrado. Segue os sistemas e seus resultados:

Maquina de referência 1:

  • Dell Optplex 745 (chipset Q965/Q963)
  • Pentium D 945
  • 2x 512mb DDR2 533MHz (em single e em dual channel)
  • HD = ???
  • Windows XP Professional

Resultados:

.... Teste ...... 1GB Single Channel .... 1GB Dual Channel .... Incremento

3D Mark 2001 .......... 3243 ..................... 4264 ................ 31,48%

Máquina de referência 2:

  • Pentium Dual Core E2180
  • P5B Deluxe Wi-Fi/AP (chipset P965)
  • 4GB DDR2 800MHz (em single e em dual channel) e 2GB DDR2 800MHz em single channel
  • 3x ST3320620AS RAID0
  • ATI Radeon x1600xt DDR3

Resultados:

.... Teste ...... 2GB Single .... 4GB Single .... 4GB Dual .... Incremento

3D Mark 2001 .... 21463 .......... 21441 ........ 21438 ......... -0,11%

Conclusão:

Se você está pensando em comprar um computador com vídeo IGP (principalmente Intel) e jogar de vez em quando, pense novamente! Mesmo com um grande aumento de performance o sistema continua sendo “fraco” para jogos, não sendo possível exigir muita coisa de um sistema deste tipo.

Entretanto se você pensa em comprar um sistema IGP, ou já tem um, saberá como melhorar o desempenho dele e, diga-se de passagem, o aumento é muito interessante e em muitos casos vale a pena!!!

Os sistemas de referência mostram, apesar das diferenças, que o aumento de desempenho deve-se muito mais pela melhoria no vídeo IGP do que pela melhoria trazida pelo dual channel ou pelo aumento de memória em si!

No último teste, por exemplo, tanto o dual channel quanto o aumento de memória não tiveram qualquer influência, possivelmente porque este benchmark não chegou a usar toda a memória disponível e o dual channel apenas para o processador não foi relevante o bastante para aumentar o desempenho!

Bem, espero que tenha sido instrutivo para o pessoal, acredito que as discussões que poderemos criar a partir daqui serão ainda mais interessante! Grande abraço a todos!!! :)

eu ja usei dual chennel olha quanto mais barramentos de memoria dependendo do processador e do sincronismos das fbs da maquina e seu perifericos , mais fácil de o micro capengar, geralmente as monbord vem com memorias especificas com lots de fabricação em seu manuais , fora isso e muito arriscado tentar exigir o maximo da maquina , eu penso que o importante e se ter uma fbs alta na maebord assim poderá ter uma memoria de fbs e alta e o processador tambem de uso de faixa alta de fbs , poderia ter 256 mega apenas , ao invés de uma de 4G de fbs baixa

, por exempro recomendo , memorias com valor de armazenamento altas para programas que gravão continuamente tipo de captura de audio ou video

ou audio + VIDEO , FORA ISSO UMA MEMORIA DE FBS 800 placa-mãe E PROCESSADORES NESSA FAIXA E PERIFERICOS , TIPO VIDEO OFF EXPRESS , PENTES DE MEMORIAS INTEIROS TIPO UM SO DE 512 E NÃO DOIS DE 256 E PROGRAMAS OTIMIZADORES TIPO O ASC FAÇA A MANUTENÇÃO NA SUA MAQUINA NOS REGISTROS DEFRAGMENTADORES UM SCANDICK PERIODICAMENTE USE O DEFRAGMENTADOR DE MEMORIA , USE O BOOTGAMA PARA JOGOS INSTALE O DRIVE CORRETO PARA SUA placa DE VIDEO TESTE O QUE TIVER MELHOR FUNCIONALIDADE DIRETA , DIGO QUE USA MENOS SISTEMAS VIRTUAIS , COMO MENUS

CONFIGURE RESOLUÇOES E TAXAS DE SENSPENHO DENTRO DOS PADROES X DA MAQUINA

, ACREDITO QUE ELA TRAVE MENOS , SE invés DE COLOCAR O MAXIMO COLOCAR UM RAZÃO A MENOS MAIS SE COLOCAR CONTROLADO PELO APLICATIVO SEU SITEMA TEM Q ESTAR 100% E AS FBS TEM QUE ESTAR TODAS SINCRONIZADAS

, OBSERVE SE EXIBE IMAGEM EM SISTEMA SIGLE E NÃO E DUAL OU CLONE . valeu EU FAÇO ASSIM E MINHA MAQUINA SEMPRE DESNVOLVE O QUE EU QUERO !! , MINHA FBS E DE 400 E E TODA CASADA PROCESSADOR MEMORIA E PERIFERICOS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!