Ir ao conteúdo

Estabilizador novo?

Lucas. 1

Posts recomendados

Postado

Vou comprar em Outubro este PC da assinatura, só estou esperando fechar Setembro.

Nunca tive um PC desses, portanto tenho um Estabilizador comum, acho que é 300VA e um filtro de linha comum que nem sei pra que serve.

Ia ligar no estabilizador o PC, 1 subwoofer + 2 caixas de som, acho que de 600W, o modem ADSL e o carregador de pilha as vezes..

Vou precisar de um estabilizador ou filtro de linha novo e mais poderoso? Se sim..qual?

Postado

Se você for de estabilizador escolha um com no mínimo 0,6kVA e de preferência que a saída seja em 220v, pois sua fonte trabalha melhor nesta tensão. Se você tiver periféricos que funcionem somente em 110v, será preciso outro estabilizador. Agora bom seria se você mudasse logo para um nobreak, pode ser com as mesmas características descritas acima. SMS é uma boa escolha entre as marcas.

Quanto ao filtro é melhor sem ele do que com um filtro ruim.

Espero não ter ficado complicado e ter esclarecido sua dúvida.

Postado

Mas filtro de linha..não me aconselha algum? No-Break e Estabilizador de 600VA são muito caros! O filtro de linha protege contra pico de luz? Tem algum problema eu por direto na tomada, sem filtro nem estab. nem nada?

Postado

Cara.

Cai entre nós

Você tem uma Corsair 450VX.

Para que diabos quer essa coisa chamada de estabilizador.

Compre um bom filtro de linha e seja feliz !!

Se a energia fica caindo compre um no-break.

Postado

Nesse ano acho que deu pico de luz só 2 vezes, sabe eu acordo e meu relógio tá piscando, não tocou o despertador e perdi a primeira aula, 2 vezes ¬¬...ou seja, a energia cai raramente e quando caiu eu não estava no pc.

mas então, o que seria um BOM filtro de linha? que marcas? só vejo foston, clone e forceline por aí, qualquer 1 está bom? tem alguma especificação a mais?

agradeço desde já!

Postado

Se você gosta do seu PC, NÃO USE ESTABILIZADORES!!!

Olhe os tópicos importantes dessa sala, lá você encontrará muitas informações sobra a inutilidade dos estabilizadores.

Respondi um tópico a pouco sobre isso, está na primeira página (se não me engano o título é "proteção contra picos", e na segunda tem mais dois sobre o mesmo assunto, pesquise um pouco.

Abraço,

Leonardo

Postado
Nesse ano acho que deu pico de luz só 2 vezes, sabe eu acordo e meu relógio tá piscando, não tocou o despertador e perdi a primeira aula, 2 vezes ¬¬...ou seja, a energia cai raramente e quando caiu eu não estava no pc.

mas então, o que seria um BOM filtro de linha? que marcas? só vejo foston, clone e forceline por aí, qualquer 1 está bom? tem alguma especificação a mais?

agradeço desde já!

Quem fraga muito disso é o _rau_ e ele pode te ajudar melhor.

Ou então dar uma pesquisada que tem muita coisa.

Abraço.

Postado

Vou Montar a seguinte configuração e queria saber se uma Seventeam 500w pcg da conta do recado ou qual fonte aguentaria.

GA-G31M-S2L

Core 2 Duo e7200

9600GT XFX 512MB

hd 320GB maxtor

hd 160GB samsung

4 GB 800 MHZ kingston ou OCZ

2 Grav. DVD

Postei no lugar errado

Postado

Se eu ligar o PC num filtro de linha comum, só pra usar como extensão..vai explodir tudo ou sei lá? Posso usar sem medo? Nem me importo + com pico de energia, eu compro um no break até a garantia acabar.

Postado
Se você gosta do seu PC, NÃO USE ESTABILIZADORES!!!

Olhe os tópicos importantes dessa sala, lá você encontrará muitas informações sobra a inutilidade dos estabilizadores.

Respondi um tópico a pouco sobre isso, está na primeira página (se não me engano o título é "proteção contra picos", e na segunda tem mais dois sobre o mesmo assunto, pesquise um pouco.

Abraço,

Leonardo

Li alguns tópicos e discordo em vários pontos. Estou acostumado a fazer instalações em pcs ligados diretamente na tomada e ver a energia oscilar,(não é necessário que acabe a energia), e o pc reiniciar. Com um estabilizador por mais ruim que seja, desde que esteja dentro do que ele foi feito para aguentar, isto jamais aconteceu. Sem contar que com um simples "rebutada" destas é fácil do SO corromper. Eu não uso estabilizador agora porque tenho um nobreak com bateria externa. Pretendo comprar uma Corsair 550W e é nele que vou liga-lá.

Então meu conselho é não ligue direto na tomada, use um nobreak que é a melhor opção.

Postado
Li alguns tópicos e discordo em vários pontos. Estou acostumado a fazer instalações em pcs ligados diretamente na tomada e ver a energia oscilar,(não é necessário que acabe a energia), e o pc reiniciar.

Amigo, em que tipos de fontes o pc reinicia qd há a oscilação?

Há FONTES(de verdade) e fontes(xing-ling) no mercado.

Nas verdadeiras FONTES, o estabilizador até atrapalharia o trabalho dela.

Postado
Li alguns tópicos e discordo em vários pontos. Estou acostumado a fazer instalações em pcs ligados diretamente na tomada e ver a energia oscilar,(não é necessário que acabe a energia), e o pc reiniciar. Com um estabilizador por mais ruim que seja, desde que esteja dentro do que ele foi feito para aguentar, isto jamais aconteceu. Sem contar que com um simples "rebutada" destas é fácil do SO corromper. Eu não uso estabilizador agora porque tenho um nobreak com bateria externa. Pretendo comprar uma Corsair 550W e é nele que vou liga-lá.

Então meu conselho é não ligue direto na tomada, use um nobreak que é a melhor opção.

Ou essa oscilação é muito grande ou a fonte é muito ruim.

Temos testes para provar, se não tivéssemos...

Mas vamos para a prática, meus pcs estão direto na tomada, com um multímetro constatei que a energia da tomada do pc varia bastante, fica entre 220v 235v, não parando sequer um segundo em uma tensão especifica, inclusive com alguns picos para 240v. Mas basta ligar o chuveiro, que a tesão cai para 200v e mesmo assim os meus pcs nunca travou, agora, quando tinha estabilizador ainda, várias vezes os pcs travam a cada variação de energia por causa dos tlecs do estabilizador.

E ainda hoje vejo muitas reclamações de pcs travando, e o problema esta lá, no maldito estabilizador.

Permito-lhe discordar, mas já esta provado que o estabilizador em nada ajuda (ou em muito pouco).

Abraço

Leonardo

Postado

Voltando ao tópico, posso usar um filtro de linha comum pra ligar toda minha porcariada?

Meu chuveiro é a gás então se não der o filtro, posso comprar uma bela extensão e usar sem medo? Falo do filtro porque gostaria de várias tomadas, sem precisar do T

Postado
Amigo, em que tipos de fontes o pc reinicia qd há a oscilação?

Há FONTES(de verdade) e fontes(xing-ling) no mercado.

Nas verdadeiras FONTES, o estabilizador até atrapalharia o trabalho dela.

Realmente você esta certo quanto as fontes serem ruins, ou você acha que todo mundo tem dinheiro para comprar uma fonte de qualidade sendo que com o valor de uma o sujeito monta o pc todo ou quase. Agora "atrapalhar" não foi isso que li no tópico não. Lá diz com relação a estabilizadores de má qualidade é melhor não usar. "O Tópico é este: Não Usem Estabilizadores"

Agora com fontes de qualidade monto sempre ligadas em nobreaks ou estabilizadores mais parrudos e jamais tive problemas.

Postado
Voltando ao tópico, posso usar um filtro de linha comum pra ligar toda minha porcariada?

Meu chuveiro é a gás então se não der o filtro, posso comprar uma bela extensão e usar sem medo? Falo do filtro porque gostaria de várias tomadas, sem precisar do T

Usar pode, explodir ou queimar não vai (só por favor, verifique a tensão de cada aparelho, não vai ligar nada 110v na tomada de 220v...)

Eu aqui uso com um filtro "vagabundo" e não tenho medo, mas sei que não é o ideal, um surto forte com certeza vai resultar em problemas aqui. O ideal é usar bons protetores, filtros de linha, marcas como Clamper e APC são encontradas aqui no brasil com bons produtos.

Abraço

Leonardo

Postado

Oba! Muito obrigado amigo, eu também não tenho medo, aqui em Curitiba não costuma dar super temporais, só é frio o tempo todo, só acho que cabe o bom senso dai, não vou usar o pc com o mundo caindo. Quando eu tiver + dinheiro, lá pelo fim do ano, compro um "de marca" aí.

obrigado, abraço!

Postado
Realmente você esta certo quanto as fontes serem ruins, ou você acha que todo mundo tem dinheiro para comprar uma fonte de qualidade sendo que com o valor de uma o sujeito monta o pc todo ou quase. Agora "atrapalhar" não foi isso que li no tópico não. Lá diz com relação a estabilizadores de má qualidade é melhor não usar. "O Tópico é este: Não Usem Estabilizadores"

Agora com fontes de qualidade monto sempre ligadas em nobreaks ou estabilizadores mais parrudos e jamais tive problemas.

Temos mais tópicos por aqui que aprofundam mais o assunto, principalmente nessa sala, olhe os tópicos importantes.

A melhor fonte que tenho aqui é uma Seventeam de 350w que comprei em 2005, as outras são todas genéricas, uma inclusive tem 8 anos, um pc que comprei em 2000, hoje roda como servidor de internet, fica 24horas por dia ligado e esta ok.

Abraço

Leonardo

Postado

Pode usar tanto o filtro de linha quanto a extensão sem medo, como nossos amigos já disseram.

Temos mais tópicos por aqui que aprofundam mais o assunto, principalmente nessa sala, olhe os tópicos importantes.

A melhor fonte que tenho aqui é uma Seventeam de 350w que comprei em 2005, as outras são todas genéricas, uma inclusive tem 8 anos, um pc que comprei em 2000, hoje roda como servidor de internet, fica 24horas por dia ligado e esta ok.

Abraço

Leonardo

Aqui tambêm tenho máquinas ligadas direto. Mas todas com nobreak.

Esse seu servidor toda vez que acaba a energia você tem de ir ligá-lo?

Agora me responda. Qual a diferença principal entre um estabilizador e um nobreak? Nobreak você aconselha a ligar em fontes de qualidade ou tb não?

Será que os servidores espalhados pelo mundo são todos ligados diretamente na tomada? Sem proteção nenhuma?

Abraço

• Membro VIP
Postado

Será que os servidores espalhados pelo mundo são todos ligados diretamente na tomada? Sem proteção nenhuma?

Não é necessário que se atenda um servidor para que no retorno da energia ele volte a operar, sete essa opção na BIOS dele e ele volta numa boa, sem intervenção humana nenhuma...

Sim deve ter uma mundo de PC´s por ai sem proteção alguma, e também outro mundo daqueles que, tendo um estabilizador, pensam estar protegidos sem que realmente estejam..

Um PC é um equipamento tão robusto ou tão frágil como qualquer outro, a TV, o DVD, o Home Theater, e assim por diante.. É tão útil se colocar um supresor de surto em um PC quanto o é colocar em um TV, ou seja, se diminue os riscos de um surto de tensão entrar fonte adentro provocando algum estrago, nada mais...

Abraço...

Postado
Sim deve ter uma mundo de PC´s por ai sem proteção alguma, e também outro mundo daqueles que, tendo um estabilizador, pensam estar protegidos sem que realmente estejam..

Infelizmente é o que todos pensam faller.

E ainda no fato no-break.

Abraço.

Postado

Por ele ter uma placa mãe antiga, ela não possui aquela opção para ligar automaticamente que o faller falou. Mas estranhamente, na maioria das vezes que falta luz ele liga sozinho, poucas vezes ele precisa que aperte o botão, mas isso para mim não é problema, é so um firewall pra internet, não é nada crítico que não possa ser desligado.

Agora me responda. Qual a diferença principal entre um estabilizador e um nobreak? Nobreak você aconselha a ligar em fontes de qualidade ou tb não?

A diferença entre um estabilizador e um nobreak é que o nobreak possui uma bateria, com exceção dos modelos online, os nobreaks se comportam como estabilizadores (alguns poucos não possuem essa função e funcionam apenas como filtro de linha) na maior parte do tempo, a energia das baterias só é usada quando falta luz.

O que disse é que nenhuma fonte precisaria de um estabilizador, isso inclui tanto as genéricas quando as de qualidade.

Nobreaks só são recomendados quando há a necessidade que o pc não desligue quando ocorrer "quedas de luz", por isso eu não uso, não tenho essa necessidade.

Não, com certeza não, a maioria deles estão em data centers onde falhas não são aceitas, e a energia elétrica possui sistemas de redundancia.

Abraço,

Leonardo

Postado

Aqui tambêm tenho máquinas ligadas direto. Mas todas com nobreak.

Abraço

Com certeza não! Sistemas de missão crítica usam proteções em níveis ou em cascata.

Desde o ponto de entrada de energia e até antes, há protetores instalados. Toda rede elétrica de um Data Center bem construído é pensado na qualidade elétrica e proteção e tudo é seguido dentro dos mais altos padrões e normas que você pode pensar, muito diferente de um rede residencial ou de uma empresinha qualquer com seus servidorzinhos fazendo um trabalho "corriqueiro".

Uma central telefônica por exemplo com sua eletrônica digital de comutação não pode parar, mesmo em tempestades onde o mundo parece que vai acabar e pra isso eles contam com diversos tipos de proteção. Uma Central telefônica é muito vulnerável pelo fato de que cada par de fio que sai da casa do consumidor passar por todos os postes da cidade e convergem pra um ponto só, o subterrâneo da Central e sobe pro distribuidor geral q dai seguem pras unidades de comutação digitais muito sensíveis. Por isso há uma coordenação de protetores em cada entrada, aterramentos "especiais", para-raios fisicamente instalados em telhados dependendo da central, entre outros.

Um mero dispositivo depois da tomada, por melhor q esse seja, é insuficiente pra conter as forças da natureza.

Imagine outra situação, uma torre celular com muitos eletrônicos dentro de um container logo abaixo da torre. Ali dentro e envolta dessa torre há proteções que você nem imagina, é inadimissível um serviço de celular parar por causa de uma tempestade ou um raio, claro que acontece, mas é relativamente raro, pelo fato de uma gama de proteções coordenadas, seguindo todo um projeto de engenharia foi posto no local pra evitar ao máximo esses eventos.

Em www.teal.com tem uns documentos interessantes, em inglês, sobre proteção em torres celular, data center entre outros.

Postado
Não é necessário que se atenda um servidor para que no retorno da energia ele volte a operar, sete essa opção na BIOS dele e ele volta numa boa, sem intervenção humana nenhuma...

Um PC é um equipamento tão robusto ou tão frágil como qualquer outro, a TV, o DVD, o Home Theater, e assim por diante.. É tão útil se colocar um supresor de surto em um PC quanto o é colocar em um TV, ou seja, se diminue os riscos de um surto de tensão entrar fonte adentro provocando algum estrago, nada mais...

Abraço...

Ainda bem que nunca precisei de utilizar esta opção, já que os servidores que montamos aqui são todos ligados em nobreaks.

você se contradiz dizendo que as pessoas pensam estar protegidas utilizando um estabilizador e logo depois que o mesmo diminui os riscos de um surto...

Abraço

Infelizmente é o que todos pensam faller.

E ainda no fato no-break.

Abraço.

Todos pensam que o aterramento é necessário mas poucos procuram fazê-lo!

Abraço.

Por ele ter uma placa mãe antiga, ela não possui aquela opção para ligar automaticamente que o faller falou. Mas estranhamente, na maioria das vezes que falta luz ele liga sozinho, poucas vezes ele precisa que aperte o botão, mas isso para mim não é problema, é so um firewall pra internet, não é nada crítico que não possa ser desligado.

A diferença entre um estabilizador e um nobreak é que o nobreak possui uma bateria, com exceção dos modelos online, os nobreaks se comportam como estabilizadores (alguns poucos não possuem essa função e funcionam apenas como filtro de linha) na maior parte do tempo, a energia das baterias só é usada quando falta luz.

O que disse é que nenhuma fonte precisaria de um estabilizador, isso inclui tanto as genéricas quando as de qualidade.

Nobreaks só são recomendados quando há a necessidade que o pc não desligue quando ocorrer "quedas de luz", por isso eu não uso, não tenho essa necessidade.

Não, com certeza não, a maioria deles estão em data centers onde falhas não são aceitas, e a energia elétrica possui sistemas de redundancia.

Abraço,

Leonardo

Eu me sinto bem com o meu nobreak. Tenho um bateria externa e tempo de sobra para desligá-lo e não correr o risco de corromper nenhum arquivo, ou pior ainda danificar meus hds. Prefiro assim!

Abraço.

Com certeza não! Sistemas de missão crítica usam proteções em níveis ou em cascata.

Desde o ponto de entrada de energia e até antes, há protetores instalados. Toda rede elétrica de um Data Center bem construído é pensado na qualidade elétrica e proteção e tudo é seguido dentro dos mais altos padrões e normas que você pode pensar, muito diferente de um rede residencial ou de uma empresinha qualquer com seus servidorzinhos fazendo um trabalho "corriqueiro".

Uma central telefônica por exemplo com sua eletrônica digital de comutação não pode parar, mesmo em tempestades onde o mundo parece que vai acabar e pra isso eles contam com diversos tipos de proteção. Uma Central telefônica é muito vulnerável pelo fato de que cada par de fio que sai da casa do consumidor passar por todos os postes da cidade e convergem pra um ponto só, o subterrâneo da Central e sobe pro distribuidor geral q dai seguem pras unidades de comutação digitais muito sensíveis. Por isso há uma coordenação de protetores em cada entrada, aterramentos "especiais", para-raios fisicamente instalados em telhados dependendo da central, entre outros.

Um mero dispositivo depois da tomada, por melhor q esse seja, é insuficiente pra conter as forças da natureza.

Imagine outra situação, uma torre celular com muitos eletrônicos dentro de um container logo abaixo da torre. Ali dentro e envolta dessa torre há proteções que você nem imagina, é inadimissível um serviço de celular parar por causa de uma tempestade ou um raio, claro que acontece, mas é relativamente raro, pelo fato de uma gama de proteções coordenadas, seguindo todo um projeto de engenharia foi posto no local pra evitar ao máximo esses eventos.

Em www.teal.com tem uns documentos interessantes, em inglês, sobre proteção em torres celular, data center entre outros.

Agora como no meu caso eu trabalho na área médica principalmente, é inadimissível que o servidor desligue e tudo pare por causa de uma queda de energia, ou seja, nada para, todos os equipamentos são ligados em nobreaks, desde um mero pc até um tomógrafo ou ressonância.

Não disse que se cair um raio, um estabilizador vai aguentar a carga e não queimar a fonte. Sendo que um raio detona equipamentos bem mais protegidos.

Só discordo que um equipamento fabricado por empresas de renome indiscutível, que provávelmente leva bastante tempo sendo progetado por inúmeros engenheiros e que é aprovado por normas de segurança não sirva para nada.

Abraço, e valeu a todos pela aula, dicas e afins.

Postado

Nobreak serve sim, pra justamente o que você falou, manter tudo ligado.

Mas há nobreaks e NOBREAKS!

Aqueles que você compra por 200-600 reais, geralmente modelos com onda senoidal por aproximação ou mais exatamente, onda retangular, esses podem causar certas anomalias em alguns equipamentos mais sensíveis quando em bateria por não produzirem uma onda pura.

Quando a energia cai, há um tempo de comutação pra bateria, geralmente de 4 à 10milisegundos, dependendo do modelo e qualidade. A maioria vêm com proteção anti-surtos ou anti-picos elétricos e filtragem de ruidos - com a qualidade desse estágio variando a eficiência de acordo com o modelo, marca, preços...

Depois vem os nobreaks Senoidais, esses por serem mais caros, geralmente são melhores construidos e possuem onda pura, senoidal, quando em bateria. Costumam custar de 700 reais pra cima. Basicamente são iguais aos modelos citados acima, com a vantagem de aonda senoidal em bateria.

Depois vem os modelos Online Dupla conversão. Esses são nobreaks que o tempo inteiro estão alimentado os equipamentos da energia da bateria ou seja, eles recebem a energia de corrente alternada, transformam em corrente continuam (carregando assim as baterias) e depois convertem a energia continua da bateria em energia de corrente alternada novamente - dai o "dupla conversão". Esses modelos são mais caros, quase sempre bem acima de 1500 reais e são os ideais pra equipamentos de missão crítica. São mais caros pra manter, as baterias sofrem um maior estresse e por isso esses modelos precisam de uma manutenção regular pra servir da forma que foram feitos pra servir.

Em todas essas três classes básicas de nobreaks, há variações de recursos e proteções, há que se pesquisar o que cada um oferece de melhor.

No seu caso, pelo menos um modelo senoidal puro é recomendado e a presença de aterramento tb é fundamental o que creio que num estabelecimento hospitalar o engenheiro que fez o projeto elétrico não deve ter "esquecido" se o prédio é relativamente novo. Um modelo senoidal dupla conversão é desejável, mas não estremamente necessário.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...