Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas do desempenho do dual channel ? Memória x FSB ? Olhe aqui


Zaymms

Posts recomendados

Eu usava 2Gb 800mhz single channel

Quando mudei pra 2x2gb dual-channel com latências melhores, percebi uma boa diferença no crysis..

Pensei que fosse pelo dual channel, mas então foi simplesmente pelo aumento de 2gb e talvez das latencias ..

Entendi certo?

E aproveitando o topico, o fato de eu usar memorias ddr2 800 está garagalando o meu sistema? No proximo up deveria mudar mobo e memorias para ddr3? comprar mais 2x2gb?

Ou é bobeira, e poderia investir em uma vga melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom, vamos la...

eu estava com muitas duvidas sobre dual Channel, e pesquisando cai aqui, minha duvida é: 2 x 2gb DDr2 667mhz em DC e 1 x 4gb DDr3 1333mhz o desempenho é o mesmo ? visto que a frecuencia não ira aumentar, mas em compensação os Bits vão dobrar de 64 para 128. seria seis por meia duzia ?

Mesmo que isso não traga desempenho pratico ao sistema, mas quero saber se neste caso as duas formas fariam o mesmo

efeito, e qual se sairia melhor

Tenho um E7400 e uso duas memoria uma 1gb outra de 2 gb ambas 667 em single Channel, quer dizer que teoricamente meu processador perde desempenho por causa da memoria dar gargalo no processador, mas na pratica isso não prejudica ?

grato a quem me responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos la...

eu estava com muitas duvidas sobre dual Channel, e pesquisando cai aqui, minha duvida é: 2 x 2gb DDr2 667mhz em DC e 1 x 4gb DDr3 1333mhz o desempenho é o mesmo ? visto que a frecuencia não ira aumentar, mas em compensação os Bits vão dobrar de 64 para 128. seria seis por meia duzia ?

Mesmo que isso não traga desempenho pratico ao sistema, mas quero saber se neste caso as duas formas fariam o mesmo

efeito, e qual se sairia melhor

A quantidade de faixas numa rodovia não dita a velocidade do automóvel, e sim, a velocidade de fluxo, ou seja, a velocidade final dependerão da quantidade de carros trafegando e quantas vias disponível. Neste caso, quanto mais faixas, mais veículos se locomovendo, caso onde teria ponto o barramento de 128bits.

Outro ponto a ser observado:

Ambos os veículos diferem uma mesma velocidade: 667/4 = 166,66MHz ou 1333 / 8 = 166,66MHz, quem é mais veloz o DDR2 ou o DDR3?

Bom, depende:

Se a demanda for 4bits num único sentido, ambos terão a mesma velocidade.

Se a demanda for 4bits enviados e 4bits de volta, o DDR2 será mais veloz, pois o tempo que ficará esperando para retornar é praticamente a metade do DDR3.

Se a demanda for 8bits ou mais, mesmo ambos na mesma velocidade (166,66MHz) o DDR3 será mais veloz, pois fará apenas uma viagem enquanto que o DDR2 terá que fazer 2.

Viu como depende da demanda para responder sua pergunta?

Tenho um E7400 e uso duas memoria uma 1gb outra de 2 gb ambas 667 em single Channel, quer dizer que teoricamente meu processador perde desempenho por causa da memoria dar gargalo no processador, mas na pratica isso não prejudica ?

grato a quem me responder

Como você concluiu que seu PC está em single-channel?

Esta semana, entreguei um PC bem antigo, placa da Positivo e Celeron dual-core, estava com um módulo DIMM DDR2 de 1GB, sugeri ao dono que aproveitasse e pusesse mais memória e assim fizemos, pus mais um módulo de 2GB formando então 3GB em Dual-Channel.

O PC que vos escrevo agora possui 2 módulos, um de 1GB e outro de 2GB somados 3GB menos 512GB para o IGP, veja no link:

http://www.hwbot.org/image/802143.jpg

Nem todo aplicativo é carente de velocidade de RAM, portanto, não dar pra assegurar se o PC está perdendo rendimento por conta da RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você concluiu que seu PC está em single-channel?

Minha Mobo atual é chipset via P4M900, e as memorias também são diferentes

Minha duvida é se estou perdendo potencia do processador, pois eu acredito que o FSB trabalha na frecuencia da memoria

eu estou com uma Msi p4m900, uma foxconn 45cxm, uma que não lembro o nome mas que é single channel mas aceita memoria a 800mhz, e não sei qual uso, e não sei o que faço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A falta de matéria prima não compromete a capacidade de produção e sim a produção, ou seja, se há dados a serem processados, o processador trabalhará na sua plenitude, se não há dados, ele entrará em idle.

A falta de canal duplo pode comprometer a entrada e saída de dados para o processador, porém, resta saber se o processador dar conta do que entra por um canal.

No seu caso, o E7400 é muito rápido e em certas ocasiões ficará parado esperando por dados devido a limitação do barramento. Essas ocasiões estão mais relacionado a tratamento de imagens, se são programas de seu uso diário, vale a pena investir numa placa com suporte a dual Channel.

Foxconn 45CXM é baseada no chipset 945GC, que segundo o site Intel, dar suporte a 10,7GB/s de largura de banda, ou seja, 10670bits / 8 => dois canais a 667MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A falta de matéria prima não compromete a capacidade de produção e sim a produção, ou seja, se há dados a serem processados, o processador trabalhará na sua plenitude, se não há dados, ele entrará em idle.

A falta de canal duplo pode comprometer a entrada e saída de dados para o processador, porém, resta saber se o processador dar conta do que entra por um canal.

No seu caso, o E7400 é muito rápido e em certas ocasiões ficará parado esperando por dados devido a limitação do barramento. Essas ocasiões estão mais relacionado a tratamento de imagens, se são programas de seu uso diário, vale a pena investir numa placa com suporte a dual Channel.

Foxconn 45CXM é gaseada no chipset 945GC, que segundo o site Intel, dar suporte a 10,7GB/s de largura de banda, ou seja, 10670bits / 8 => dois canais a 667MHz.

Então ao contrario do que muitos disse, você acredita que o dual channel tem sim um melhor desempenho na pratica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Bons mesmo esses parâmetros dos testes com o Sandra. Só acho que se for pinar tem que hospedar essas imagens no fórum, ou qualquer, para não perder.

Se eu não estivesse tão ocupado por esses dias eu faria esses testes em 533 e 1200MHz; vamos ver...

Minhas Corsair só tem estabilidade plena, para rodar jogos e afins, até 1200MHz, mas mesmo assim, já seria de grande ajuda.

queria saber se há vantagem ,e qual seria sta vantagem,em terdual channel.já vi a Nyam dere prescrever um só penyte de memória várias vezes.e ela tem alguns dos melhores comentários que eu vi aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria saber se há vantagem ,e qual seria sta vantagem,em terdual channel.já vi a Nyam dere prescrever um só penyte de memória várias vezes.e ela tem alguns dos melhores comentários que eu vi aqui.

Boa dúvida, gostaria de saber a resposta também! Visto que estou em dúvida entre 1 pente de 8GB ou 2x4GB..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria saber se há vantagem ,e qual seria sta vantagem,em terdual channel.já vi a Nyam dere prescrever um só penyte de memória várias vezes.e ela tem alguns dos melhores comentários que eu vi aqui.
Boa dúvida, gostaria de saber a resposta também! Visto que estou em dúvida entre 1 pente de 8GB ou 2x4GB..

Tudo vai depende de para que você vai usar o Micro.

  • Se fosse para um servidor, diria, SIM, servidores normalmente trabalham com grande quantidade de dados na memória e grandes quantidades de dados estão em constante transição entre processador e memória.
  • Se você trabalha com edição (vídeo/imagens/som) e o trafego de dados é intenso entre processador e memórias, Sim.
  • Se usa o micro para disputa de benchmark, sim.
  • Se você é um usuário padrão; games, homesoftwares, navegação.... Não.

Numa comparação simples, quem conhece São Paulo pode constatar.

Se teu processador é "Campinas" e tua memória é São Paulo, faz sentido duplicar a Rodovia Anhanguera, agora se teu processador for Campinas e tua memória é Americanas, duplicar a Anhanguera não faz sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tudo vai depende de para que você vai usar o Micro.

 

  • Se fosse para um servidor, diria, SIM, servidores normalmente trabalham com grande quantidade de dados na memória e grandes quantidades de dados estão em constante transição entre processador e memória.
  • Se você trabalha com edição (vídeo/imagens/som) e o trafego de dados é intenso entre processador e memórias, Sim.
  • Se usa o micro para disputa de benchmark, sim.
  • Se você é um usuário padrão; games, homesoftwares, navegação.... Não.

Numa comparação simples, quem conhece São Paulo pode constatar.

Se teu processador é "Campinas" e tua memória é São Paulo, faz sentido duplicar a Rodovia Anhanguera, agora se teu processador for Campinas e tua memória é Americanas, duplicar a Anhanguera não faz sentido.

 

 

Valeu cara! Estou estudando uma maquina nova e estava com a mesma duvida.

Vou usar a maquina para outras coisas além de jogar, mas o foco será jogar.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Opa achei mais uma duvida !

 

Tenho um Core2Quad Q9550 e minha placa-mãe e a P5G41T-M LX2, gostaria de saber se posso usar 2 pente de memoria de 4GB DDR3 de 1600mhz, uso o pc para jogar, e edicoes de videos e imagens. Pois a placa trabalha com 1333 FSB, teria uma maneira de aumentar na bios para 1600, mais isso tambem elevaria o processador que trabalha a 2.83.

 

Me ajudem meus caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa achei mais uma duvida !

 

Tenho um Core2Quad Q9550 e minha placa-mãe e a P5G41T-M LX2, gostaria de saber se posso usar 2 pente de memoria de 4GB DDR3 de 1600mhz, uso o pc para jogar, e edicoes de videos e imagens. Pois a placa trabalha com 1333 FSB, teria uma maneira de aumentar na bios para 1600, mais isso tambem elevaria o processador que trabalha a 2.83.

 

Me ajudem meus caros.

 

Não, ela vai trabalhar ha 1333Mhz, então sugiro que você compre nessa frequência, Memórias 1600Mhz geralmente são mais caras. Logo, não vejo motivo para gastar mais, se você não vai conseguir usar tudo o que a memória pode oferecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!