Ir ao conteúdo

Qual a correta modificaçao da fonte atx?

CyberPool

Posts recomendados

Postado

Sim eu instalei na trilha que vai para o Ci para não precizar colocar diodos para alta corrente bastando apenas colocar diodos como o 1N4007.

vou ver se posto algumas fotos dela ja pronta e vou fazer uma modificação em outras fontes para montar um Tutorial sobre esse tipo de alteração.

Quanto a carga coloquei uma carga de 5 amperes nela e ela não caiu, vou ver se aumento a carga para 10 ou 15 amperes e ver se ela aguenta, porque no caso a unica diferença e que o diodo causa uma queda de energia fazendo o ci aumentar a energia produzida, a fonte que modifiquei e uma fonte real, não me lembro de quanto Wats que era mas acho que aguenta 15A numa boa.

• 7 meses depois...
Postado
olá amigos,,,

tenho visto em varios sites a modificaçao da fonte atx para funcionar com 13.8v x 20A,,,,mas nao consigo ver com bons olhos essas modificaçoes q consistem em colocar 2 diodos e 1 capacitor,,,,,existe ou algum amigo do forum sabe onde posso encontrar um bom material para modificar a fonte atx?

valeu...

entre em contato comigo eu encinarei como modificar a fonte atx para 14 volt,..tel=88172354 cicero valeu amigo,um abraço.

Postado
entre em contato comigo eu encinarei como modificar a fonte atx para 14 volt,..tel=88172354 cicero valeu amigo,um abraço.

colega o forum tem o objetivo de ajudar aos q necessitam, nao necessariamente apenas ao autor do topico.. então se sabes algo a acrescentar posta aqui p todos saberem!!

abraço

Postado

E ae galera! Eu sei um esquema muito melhor do que qualquer outro que se acha na net! Eu mesmo que criei, o esquema usa um transistor Bc547 um trim-pot de 1k e um resistor de 1k e acreditem se quiserem esse circuito alem de mudar a tensão deixa ela estabilizada! Em 14,4volts (vai do gosto de cada um pois é so regular no trim-pot) Eu fiz essa modificaçao em 12 fontes de pc para ligar no som. Caso alguem fique interesado no esquema eu faço um desenho e posto ele aqui.

• 2 semanas depois...
Postado
Dae! alguem ja testo o meu esquema?

Olá Eduardo, estou pretendendo fazer seu esquema na fonte, mas me falta uns detalhes, exatamente 1 ano depois da sua última postagem estou aqui vendo se você ainda está alerta no post heheh.

É complicado dizer se seu esquema serve para qualquer fonte. Eu tenho uma fonte com CI 2005Z e apesar de você citar duas trilhas vindas do CI, não faço ideia de quais são. Também não encontrei datasheet dele.

E quanto a saída? retiro no +12 mesmo? Tem como usar no +5? visto que minha fonte suporta 45A em 5v e apenas 18A em 12.

Postado
Olá Eduardo, estou pretendendo fazer seu esquema na fonte, mas me falta uns detalhes, exatamente 1 ano depois da sua última postagem estou aqui vendo se você ainda está alerta no post heheh.

É complicado dizer se seu esquema serve para qualquer fonte. Eu tenho uma fonte com CI 2005Z e apesar de você citar duas trilhas vindas do CI, não faço ideia de quais são. Também não encontrei datasheet dele.

E quanto a saída? retiro no +12 mesmo? Tem como usar no +5? visto que minha fonte suporta 45A em 5v e apenas 18A em 12.

Funciona em qualquer tipo de fonte! Eu to usando em 12 fontes ATX q ligo no som. Funciona até em fonte AT. O ci da fonte nao influencia em nada na modificaçao basta apenas identificar as trilhas e cortar. Sobre as saidas... Eu to usando as de 12 mesmo, mas reguladas para 14,4v. Quando você aumenta a tensão tambem aumenta a corrente de saida. Qualquer outra duvida é só perguntar! Valeu!

• 8 meses depois...
Postado

Desculpa desenterrar o tópico.. hehe

Tenho um ci2005z e já tentei quase tudo, menos o jeito certo..rs

você fez o esquema do amigo, Eduardo fuchs ??

Vai ser minha última tentativa nesse ci :wacko:

Postado
Dae! alguem ja testo o meu esquema?

Acabei de fazer esse esquema. mas usei um 1N4001 no lugar do 1N4007.

Pois ela desarmava com o 1N4007. De resto, deixei td conforme o teu esquema. Funcionou! :D

Mas ela fica variando em 13.8 e 13.3

Vou tentar por uma carga no 5v p ver se estabiliza a moça.

Obrigado amigo!

Postado
Simples e funciona, já alterei umas quatro fontes ATX usando o procedimento do link abaixo:

http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

Eu uso a fonte ATX modificada no carregador de pilhas NiMh recarregáveis que montei.

Renato

Amigo, obrigado pela ajuda. Mas minha fonte tem o ci2005z, e já tentei diversas formas de enganar o ci. Mas o danado sempre desarma.

Na ultima forma q tentei, me enganei com o trimpot de 1k e coloquei um de 10k. De tanto mudar, acabei me atrapalhando. :D

Vou tentar nessa semana e posto aqui o resultado. Abraço!

Postado
Mais uma dica para você, o pessoal do site E-voo costuma usar fonte ATX modificada, dá uma olhada, talves tenha alguma coisa sobre o CI 2005.

http://www.e-voo.com/google.php?cx=partner-pub-8457067728010363%3A9b2y8u-1tz3&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1&q=fonte+atx

Renato

Amigo Renato, procurei e testei varias e varias formas, mas não tem jeito de funcionar com esse ci2005z.

Obrigado pelo link, deu p fazer alguns outros testes.

Abraço!

• mês depois...
Postado

Olá pessoal, também fiz essa modificação do Eduardo em 3 fontes ATX (com CI2005z) e funcionou, só que ficou tendo forte oscilações mas depois de ter posto carga no 5 e 12v a tensão estabilizou (resistor 680R + led no 5v e Amplificador de som no 12v), só que não posso elevar a tensão acima de 14v pois desarma.

Fiz também a super simples modificação de uma fonte AT com TL494 com potenciômetro de 10K + Resistor 8k2 no pino 1 do CI

Gostaria de dicas de como aumentar a corrente de saída dela, tem como ? Pelo menos uns 15~16ah na saída 12v (só vou utilizar a linha 12v regulada pra 14,4v)...

Muito Obrigado.

• Coordenador
Postado
Olá pessoal, também fiz essa modificação do Eduardo em 3 fontes ATX (com CI2005z) e funcionou, só que ficou tendo forte oscilações mas depois de ter posto carga no 5 e 12v a tensão estabilizou (resistor 680R + led no 5v e Amplificador de som no 12v), só que não posso elevar a tensão acima de 14v pois desarma.

Fiz também a super simples modificação de uma fonte AT com TL494 com potenciômetro de 10K + Resistor 8k2 no pino 1 do CI

Gostaria de dicas de como aumentar a corrente de saída dela, tem como ? Pelo menos uns 15~16ah na saída 12v (só vou utilizar a linha 12v regulada pra 14,4v)...

Muito Obrigado.

Para aumentar a corrente, você teria que modificar tanto a fonte, que compensaria você comprar uma fonte mais potente e altera-la para 14,5V...
Postado
Para aumentar a corrente, você teria que modificar tanto a fonte, que compensaria você comprar uma fonte mais potente e altera-la para 14,5V...

Eita, então não é tão fácil assim.

Eu pesquisei aqui no fórum e achei o tópico de turbinar fonte genérica, vou seguir algumas dicas de lá.

Mas tem como aumentar corrente de saída da fonte correto ?

Mesmo tendo que mexer nela muito, componentes é até barato (exceto o trafo), e a maioria eu pego de placas de TV, Aparelho de som, fontes velhas e tal...

Obrigado Bcpetronzio.

• Coordenador
Postado

Possível é mas você teria que colocar transistores chaveadores mais potentes, aumentar a "Bitola" dos fios do Trafo tanto do primário quanto do secundário, substituir os diodos retificadores do secundário por diodos mais potentes, aumentar a "Bitola" dos fios do filtros do secundário, e por fim aumentar a capacitância dos capacitores de filtro do secundário...

Provavelmente esqueci de mencionar algo! mas o básico para uma alteração da corrente seria isso!...

Postado

Ola galera já li quase todo o tópico. E vi que quase todos tiveram problemas com alguns chips diferentes. Vai ai minha dica. faço carregador de bateria e fonte para som automotivo sempre deu certo.

- Pegue um resistor de 10k ligue-o no pino do meio de um potenciômetro, e ligo um dos pinos laterais do potenciômetro no negativo da fonte, e depois regule o potenciômetro na posição de resistência mínima.

- Pegue o multímetro e coloque para medir a tensão de saída 12 v da fonte.

- Agora o passo mais importante, lentamente e com cuidado vá encostando o outro terminal do resistor nos pinos do CI da fonte. começando pelo pino 1 e seguindo adiante.

- As fontes com CI com números 494 e 7500 irão aumentar a voltagens no pino 1. as demais variam o pino. Algumas irão desligar ao você encostar e determinado pino. ai você desliga a fonte da energia espere uns 30 segundos e ligue-a com o resistor já encostado no pino, a fonte ira subir a tensão.

- Ao achar o pino que eleva a tensão da fonte solde o resistor nele.

- Agora solde 1 resistor de 10 h 1W no 5 volts e outro terminal no terra.

- Agora ligue a fonte e regule a tensão com o potenciômetro, ela deve ficar entra 13,8 e 14v.

Pronto

- Aqui deu certo com todas as fontes, se a fonte desarmar em algumas baterias ou aparelho de som é por que a fonte tem a corrente muito baixa mesmo ou esta muito velha com alguma peça danificada. Espero ter ajudado.

DICA: Para medir a corrente real da fonte ligue uma resistência de chuveiro elétrico no negativo da fonte, coloque o multímetro na escala e corrente com o cabo negativo na saída 12v e com o cabo negativo vá encostando da ponta da resistência em sentido a ponta que esta no negativo da fonte quanto mais perto você encostar maior será a resistência, ate você conseguir medir a resistência máxima da fonte que ira desarmar quando chegar nela. Atenção encoste por no máximo 5 segundos se não ira derreter o fio.

Postado
Possível é mas você teria que colocar transistores chaveadores mais potentes, aumentar a "Bitola" dos fios do Trafo tanto do primário quanto do secundário, substituir os diodos retificadores do secundário por diodos mais potentes, aumentar a "Bitola" dos fios do filtros do secundário, e por fim aumentar a capacitância dos capacitores de filtro do secundário...

Provavelmente esqueci de mencionar algo! mas o básico para uma alteração da corrente seria isso!...

Entendi, muito obrigado pelas dicas, depois do que você disse, eu fui pesquisar e me aprofundar sobre. Inclusive, uma essencial que pelo que eu li, é a troca dos diodos retificadores do primário por uns de maior corrente, ou trocar por uma ponte retificadora.

Minha maior preocupação era se teria que trocar o trafo.

Vou trocar os cabos de entrada por uns de maior bitola e colocar os cabos (retirei TODOS) de 6mm na saída (12v)

Os capacitores de filtro do primário, vou procurar em alguma fonte boa mas queimada, pelo menos de 680uf cada a 200v de isolação, pois esses diodos de grande isolação são caros.

Os diodos retificadores do primário vou ver se troco os 4 de 2A atuais por 8 de 6A, não sei se o que eu to pensando vai dar certo, é colocar par de diodos em paralelo formando um só de 12A, da certo ?

Os transistores de chaveamento da minha fonte era de 6A (C4242) e troquei por um par de 8A (D13007k), pouca diferença, mas só pra testar. e acho que vou por chaveadores de 20A.

Os diodos retificadores do secundário, pelo o que eu pesquisei o 5v é de 10A (S10C40C) e o do 12v são dois de 3A em paralelo. Vou trocar o de 12v por dois de 20A (MBR2045CT) ficando 40A.

O retificador do 5v vou mante-lo pois não vou utilizar. Inclusive seria uma dúvida minha, sendo aqui a linha 5v seria inutilizável, teria como corta lá da fonte ? Tipo corta as perninhas da bobina de filtro do 5v, ou corta a trilha ? Daria algum problema no CI, vai ter diferença no 12v ?

Outra é bobina de filtro do secundário se seria necessário troca-la.

Na filtragem do secundário, eu to pensando em manter o único capacitor de 1000uf do 5v (ou retira-lo e fazer uma gambiarra pra por um pro 12v, se a 5v der pra ser retirada). E na 12v vou por, uns 10.000uf no total. ficaria bom ? Ou é exagero ?

Pessoal, Bcpetronzio, peço mil desculpas pelo o monte de perguntas, mas estou sanando minhas dúvidas aos poucos, pesquisando no google e aqui no fórum, mas essas eu fiquei em dúvida, se puderem me ajudar eu agradeço MUITO.

Eu não tenho tanto conhecimento teórico em eletrônica (só o básico mesmo), tenho mais técnica em soldar e tal (nível de diferença).

Edit: Outra dúvida, qualquer transistor de potência / chaveamento serve para fonte de pc ? Mesmo se a configuração dos transistores sejam diferentes ?

Obrigado.

• Coordenador
Postado
Os diodos retificadores do primário vou ver se troco os 4 de 2A atuais por 8 de 6A, não sei se o que eu to pensando vai dar certo, é colocar par de diodos em paralelo formando um só de 12A, da certo ?
Sim.
O retificador do 5v vou mante-lo pois não vou utilizar. Inclusive seria uma dúvida minha, sendo aqui a linha 5v seria inutilizável, teria como corta lá da fonte ? Tipo corta as perninhas da bobina de filtro do 5v, ou corta a trilha ? Daria algum problema no CI, vai ter diferença no 12v ?
Não faça isso, simplesmente remova os fios de saída da linha de 5V, o CI regulador precisa dos 5V para manter a fonte regulada.
Na filtragem do secundário, eu to pensando em manter o único capacitor de 1000uf do 5v (ou retira-lo e fazer uma gambiarra pra por um pro 12v, se a 5v der pra ser retirada). E na 12v vou por, uns 10.000uf no total. ficaria bom ? Ou é exagero ?
Não faça alterações na linha dos 5V!

É exagero capacitores de 10.000uF na linha dos 12V, 6.800uF já estaria bom.

Edit: Outra dúvida, qualquer transistor de potência / chaveamento serve para fonte de pc ? Mesmo se a configuração dos transistores sejam diferentes ?
Isso eu não sei te falar, pois nunca fiz uma alteração desses...

PS: Você só esqueceu de mencionar o redimensionamento das "bitolas" dos fios do Trafo dos 12V.

Postado
Sim.

Não faça isso, simplesmente remova os fios de saída da linha de 5V, o CI regulador precisa dos 5V para manter a fonte regulada.

Não faça alterações na linha dos 5V!

É exagero capacitores de 10.000uF na linha dos 12V, 6.800uF já estaria bom.

Isso eu não sei te falar, pois nunca fiz uma alteração desses...

PS: Você só esqueceu de mencionar o redimensionamento das "bitolas" dos fios do Trafo dos 12V.

Entendi, vou seguir suas dicas, manter o 5v e vou ver se consigo por na placa 2 capacitores de 3300uf/16v no 12v !

Agora só fiquei na dúvida em relação ao redimensionamento das bitolas do fios do trafo, seria o fio de cobre do trafo dentro, no carretel ?? O_o, como faço pra tirar ? Seria colocar um fio de maior bitola tanto no primário tanto no secundário mantendo o mesmo número de voltas ?

Bcpetronzio, muito obrigado, você esta ajudando muito, inclusive dei um joinha (post útil e vou fazer isso nos outros 2 que me ajudou). Pois atualmente não é tão fácil achar gente disposta e com paciência pra ajudar os leigos e novatos, então devemos valorizar !

valeu mesmo !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!