Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P5Q-E, pontos positivos e nagativos


danilohpaz

Posts recomendados

Oi, comprei recentemente uma P5Q-E, porém, ainda não instalei ela e tenho um amigo que quer comprar uma tb, é possivel q quem tenha/conheça essa placa me diga as suas qualidades e defeitos, assim posso ajudar o cara e ainda me inteiro sobre a msma(sou leigo sobre essas coisas):lol:

gostaria de saber sobre qualquer coisa, ex:

-BIOS

-Dual channel(quais as cores indicadas)

-O.C

-Temperatura

-Particularidades/características da versão

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa fazer isso mas, alguem pode me ajudar com essa placa? o manual é em inglês e eu to com problemas:

-Como faço dual channel? memorias no amarelo, no preto ou em cores diferentes?

-Quando ponho a placa com alguns parafusos(presa ao gabinete) e deixo ela na vertical(com o gabinete em pé), ela não liga, porém, quando tá na horizontal e sem parafusos(solta) ela liga direitinho.

-O pc, logo da primeira vez q liguei ficou dando boot só, o que foi isso??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa fazer isso mas, alguem pode me ajudar com essa placa? o manual é em inglês e eu to com problemas:

-Como faço dual channel? memorias no amarelo, no preto ou em cores diferentes?

Duas memorias na mesma cor

-Quando ponho a placa com alguns parafusos(presa ao gabinete) e deixo ela na vertical(com o gabinete em pé), ela não liga, porém, quando tá na horizontal e sem parafusos(solta) ela liga direitinho.

Você deve te apertado muito os parafuros e/ou colocado um cabo errado (mal apertado, mal contato). Verifica os 2 cabos da fonte que sao conectados na placa-mãe

-O pc, logo da primeira vez q liguei ficou dando boot só, o que foi isso??

Isso eu nao sei responde, mas se depois ele funciono normal, devia ser o primeiro boot da placa, então acho que é normal

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega...

Eu também comprei uma P5Q-E, montei ela no gabinete, coloquei os outros componentes, fonte, processador, vga, hd, dvd-rom, etc, tudo como manda o figurino.

Porém, quando liguei a fonte e coloquei ela na tomada, a placa-mãe não roda. Ela chega até a energizar, ficam os botões internos de reset e power piscando, mas fan nenhum gira, não dá boot, não faz nada... Não emite nenhum beep, não faz som algum, só uns micro-estalinhos quando pisca os 2 leds que falei.

Minha placa-mãe está com defeito será? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega...

Eu também comprei uma P5Q-E, montei ela no gabinete, coloquei os outros componentes, fonte, processador, vga, hd, dvd-rom, etc, tudo como manda o figurino.

Porém, quando liguei a fonte e coloquei ela na tomada, a placa-mãe não roda. Ela chega até a energizar, ficam os botões internos de reset e power piscando, mas fan nenhum gira, não dá boot, não faz nada... Não emite nenhum beep, não faz som algum, só uns micro-estalinhos quando pisca os 2 leds que falei.

Minha placa-mãe está com defeito será? :wacko:

Tente remover todos os dispositivos, deixando apenas o processador, vga, memória e fonte ligados. Dê um reset na Bios. Veja se não está com algum mau-contato, alguma peça metálica encostando na placa ou algum fio solto ou encaixado errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o meu problema era bem semelhante, a diferença era q quando eu apertava o botão power, o fan da fonte e do processados ligavam e desligavam na mesmo hora, depois nem ligavam +. Isso só acontece quando ponho ela na vertical e aparafusada, quando ela está solta liga normalmente(mesmo que fique dando repetidos e desconhecidos boots)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, está estranho... Eu até havia esquecido de plugar o conector 8 pinos 12v, mas até aí tudo bem, pluguei ele e nada. Fica na mesma situação, estática...

O que mais me surpreende é ela não dar sinal nenhum, só fica piscando os leds de power e reset. O duro que no manual não dá nenhuma pista, o que acho mais estranho é que o estabilizador fica estalando (tec... tec..) quando energizo a placa.

Conferi a ligação dos botões power e reset do gabinete e está certo, usei o Q-Conector da propria placa para liga-los. Mas notei que nem o led do gabinete está acendendo...

Meu maior medo é ela estar em curto e danificar algum componente plugado nela. Por enquanto cheiro de queimado não tem nenhum...

Vou seguir a dica de vocês e dar mais uma conferida assim que eu voltar do trabalho... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afff... vou ter q esperar a placa de video chegar mesmo... :(

E quanto as portas sata laranjas?? parece q tem relação com um tal de drive xpert, alguem sabe o que é??

O melhor mesmo seria eu ler o manual, pena q ela tá em inglês(já sou leigo em informatica, imagina ler tudo em inglês) existe o manual "user guide" em português???

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, resolvi meu problema!

É o seguinte: A mobo estava ficando em curto com o gabinete, dai ela não iniciava. Eu troquei a fonte para testar e dai fiquei analisando todo o sistema até que levei um choquinho ao encostar o nariz no gabinete.

Como descobri: Eu analisei a concepção do gabinete e notei que a placa ficava inclinada ao ser fixada. Notei ao desmontar tudo que o gabinete não possui nenhum espaço para alocar a fixação do dissipador do processador, então os pinos do dissipador ficavam aoiados na lateral de zinco do gabinete, forçando a placa. Dai, nessa forçada, varios pinos dos componentes ficavam tocando na chapa do gabinete, inclusive os pinos do socket 24p da fonte.

Para resolver, peguei uns parafusos com clip de plastico e fixei a placa com eles, deixando assim uma altura suficiente para fixar a placa sem as travas do dissipador do processador forçar ela para cima.

O **** é que o gabinete é da Wisecase, não me conformo o pessoal fazer um gabinete e não atentar a estes detalhes...(_(

Agora o pc já está ok, estou postando dele inclusive! :wub::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afff... vou ter q esperar a placa de video chegar mesmo... :(

E quanto as portas sata laranjas?? parece q tem relação com um tal de drive xpert, alguem sabe o que é??

O melhor mesmo seria eu ler o manual, pena q ela tá em inglês(já sou leigo em informatica, imagina ler tudo em inglês) existe o manual "user guide" em português???

Obrigado

Vou responder aqui para não ficar grande o outro post...

Danilo, as portas laranjas são conexões e-Sata onde se usa o drive xpert. Com essas duas portas, você precisa trabalhar com 3 hds (recomendado pela Asus), sendo uma com o OS e as outras duas para dados.

É tipo um Raid, onde você consegue fazer as duas hds trabalharem com uma velocidade maior de troca de dados ou trabalha fazendo back up de uma hd na outra.

Sobre a placa, ela é muito boa, muitos recursos, maravilha!! :lol: Não me arrependeo nem um pouco de ter pego ela ao invés da P5Q-C.

A única coisa que arrebenta ela é o layout dos componentes, achei horrível! A hd fica bem atras do conector 24p da fonte e se baixar um slot, ficam atrapalhando as portas satas. O mesmo para a posição dos slots de memoria, se colocar uma hd em cima, não tem como usar o ultimo slot preto (channel 2).

Mas tirando esse detalhe do layout, eu to gostando muito dela! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Marco, o meu problema é o mesmo do seu. O espelho(Q-shield) faz com q a placa fique + elevada do seu lado, já o outro lado(proximo ao hd, gravador de dvd etc) fica rente ao fundo do gabinete, resultado, o lado proximo ao hd fica bem apertado e o proximo ao espelho fica bem folgado, sendo que, em alguns pontos, nem tem como apertar de tão alto q fica.

gostei desse seu parafuso de plastico, onde encontro ele? como ele é?

Obrigado pela luz sobre as portas laranjas, só tenho um hd, vou ficar com as vermelhas mesmo. rsrsrsrsrsrsrsr

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Marco, o meu problema é o mesmo do seu. O espelho(Q-shield) faz com q a placa fique + elevada do seu lado, já o outro lado(proximo ao hd, gravador de dvd etc) fica rente ao fundo do gabinete, resultado, o lado proximo ao hd fica bem apertado e o proximo ao espelho fica bem folgado, sendo que, em alguns pontos, nem tem como apertar de tão alto q fica.

gostei desse seu parafuso de plastico, onde encontro ele? como ele é?

Obrigado pela luz sobre as portas laranjas, só tenho um hd, vou ficar com as vermelhas mesmo. rsrsrsrsrsrsrsr

Obrigado

Fala cara!

O espelho na verdade posiciona a placa na posição correta. Como os pinos de fixação do cooler do processador atravessam a placa-mãe, ela precisa ficar um pouco mais alta para ser fixada corretamente. O problema é que o meu e o seu gabinete tem a rosca estampada a uma altura insuficiente, dai a placa fica escorada nos pinos do cooler do lado esquerdo e do lado direito (HD), fica baixa, sendo onde conseguimos colocar os parafusos.

O meu cooler chegava até a soltar a trava da placa quando eu mexia naquele canto onde tem o conector 8p +12 v da placa.

Estes parafusos de plastico vieram junto com o meu gabinete. Veio 6 deles, sendo que para fixar a placa corretamente é preciso 9 ou 10 parafusos se não me engano. Mas com estes 6 ficou bem firme a placa.

Eu fiz um desenho dele no autocad aqui rapidão no trabalho. Desenhei ele de pé, do jeito que fixei no gabinete, a parte do meio é tipo uma lingueta que trava a placa nele.

Eu não sei agora onde vende, mas se você for em uma loja de info os caras devem ter até sobrando e te dar uns. Eles devem vender também.

Achei muito **** os gabinetes não estarem preparados para esse cooler do C2D, deveria vir a chapa de fixação com um espaço livre já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhh!!

o meu gabinete veio com 6 desses parafusos tb, eu coloquei ele pelo lado do pc, atras do local onde fica a placa mãe, de maneira q, quando ele tá aparafusado empurra a placa mãe para cima, deixando-a afastada da parte metálica. Para aparafusa-la usei um parafuso alto q serve de encaixe para outro parafuso.

Ainda não liguei o pc, comprei minha 4850 hj e só deve chegar na quinta, quando eu ligar provavelmente irão aparecer + duvidas sobre a placa, espero contar c a sua ajuda. ^_^

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhh!!

o meu gabinete veio com 6 desses parafusos tb, eu coloquei ele pelo lado do pc, atras do local onde fica a placa mãe, de maneira q, quando ele tá aparafusado empurra a placa mãe para cima, deixando-a afastada da parte metálica. Para aparafusa-la usei um parafuso alto q serve de encaixe para outro parafuso.

Ainda não liguei o pc, comprei minha 4850 hj e só deve chegar na quinta, quando eu ligar provavelmente irão aparecer + duvidas sobre a placa, espero contar c a sua ajuda. ^_^

Obrigado

Cara, no comeco voce tinha parafusado a placa direto no gabinete ?? Nao pode fazer isso, ela nao liga mesmo, e dependendo pode ate danificar

Tem que usar esse tipo de parafuso, que provavelmente devem ter vindo junto com o gabinete:

parafusoii0.jpg

w203.png

voce parafusa todos eles no gabinete, coloca a placa-mãe em cima deles, aí sim fixe a placa-mãe neles. Ela tem que ficar suspensa, sem contato nenhum com o gabinete.

Eu tenho essa placa, to gostando dela. Uma coisa que recomendo, apos voce ter ja instalado tudo, windows, drivers da placa, etc... atualize a BIOS da placa pra versao mais recente. Mas cuidado, qualquer erro seu (por exemplo usar a BIOS da placa "P5Q" em vez da BIOS da "P5Q-E") pode estragar a placa, procure instrucoes antes de fazer isso. A minha atualizei pelo EZ Flash, uma ferramenta que vem dentro da propria BIOS. Recomendo voce usar esse metodo, é fácil e seguro.

É isso, ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, no meu caso me lasquei, pois não consegui fixar ela no gabinete, teve que ficar só nesses 6 de plastico, se coloco os de metal para travar ela força para baixo e toca os contatos, gabinete porcaria esse que comprei, acho que mataram alguma coisa nele, porque as alturas dos parafusos não ficam iguais... :wacko: To pensando em trazer os parafusos aqui na empresa e pedir para alguém facear eles na medida do meu gabinete, senão não tem como parafusar.

Ela não caindo lá dentro tá bom! ^_^

beleza cara, qualquer dúvida que eu possa ajudar, sem problemas. :)

King, qual a sua versão da placa? A minha Bios é a penultima versão, ela difere da ultima somente no suporte a processadores Yorkfield.

O que está me deixa bravo é a posição das portas satas, só por Deus! :angry:

Ah, estou usando WinXp x64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São esses parafusos mesmo, no meu gabinete vieram 4 do tamanho desses aí da foto e dois q são equivalentes, em tamanho, a uns dois desses

Parece q a placa vem com varios programas úteis, dentre eles, esse para auxiliar a mudança da BIOS para uma + recente, pode deixar q vou fazer isso.

Tenho uma pequena duvida quanto a hd's...

O hd q comprei para minha nova maquina é de 750GB, com eu não tenho placa de vídeo tenho q ficar com o pc desmontado, um dia um colega veio aqui e trouxe a placa de vídeo dele e o windows 2000(o unico q ele tinha). Instalamos tudo, inclusive o windows, liguei o pc, vi q tava tudo certo e desliguei.

Agora, eu quero ligar junto a maquina nova, o meu hd velho que é IDE e tem o windows xp, como eu quero usar alguns programas e tenho medo de incompatibilidade gostaria de deixar o IDE como mestre, já que o SO dele é o xp,e o sata como escravo. Tem como fazer isso??

Em um casa de dois hd's sata, como destino um a ser mestre e o outro a ser escravo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para deixar em slave ou escravo, voce tem que retirar o jumper na traseira da hd. Depois na Bios voce seta como slave ela. Seja SATA ou PATA, o processo é o mesmo.

Eu só não sei se o winxp vai rodar na sua config nova aí, talvez seja necessário formatar ela. Pelo menos eu não consegui rodar desse jeito, testei um dia formatando a hd da minha noiva no meu pc e depois ao colocar a hd no dela não funcionou. Durante a formatação creio que o windows leve em consideraçaõ informações do hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jumper não é uma peça pequena e azul?? procurei atras dos hd's e não achei nada, só tem os encaixes p energia e cabos sata/IDE, será q vou ter q comprar?? :(

Fala serio, será q o XP não vai rolar mesmo??

minha placa chega na quinta, assim q chegar vou fazer todos os testes e venho postar as duvidas e te falar sobre o SO.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jumper não é uma peça pequena e azul?? procurei atras dos hd's e não achei nada, só tem os encaixes p energia e cabos sata/IDE, será q vou ter q comprar?? :(

Fala serio, será q o XP não vai rolar mesmo??

minha placa chega na quinta, assim q chegar vou fazer todos os testes e venho postar as duvidas e te falar sobre o SO.

Abração

Não tem problema então. Só instalar normalmente e setar na BIOS Master ou Slave para a hd.

Essa minha atual também veio sem o jumper, mas quando vem com jumper, tem que tirar senão não da o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!