Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando quando é requerido muito processamento


SketchBR

Posts recomendados

Pessoal, meu computador tá travando quando eu jogo por alguns minutos.

Como é um computador novo, não tive oportunidade de testá-lo com outras coisas.

A configuração dele é:

Core 2 Quad Q6600

Intel DG31PR

Kingston 800Mhz 1GB x2

Hitachi 500GB

Zogis GeForce 8600GT

Suspeito que o problema dele é ou de temperatura ou de tensão errada, tanto que hoje eu instalei duas fans de 80x80, uma na lateral e uma na traseira e to pensando em botar um exaustor do tipo que "usa" um slot pci.

Mas com essas fans as temperaturas baixaram quase nada.

Segue abaixo informações retiradas do everest quando o computador está completamente iddle (usando o vista32 business com aero), atentem nas temperaturas altas e voltagens estranhas. O que poderia ser?

Temperaturas

Placa mãe 91 °C (196 °F)

Processador 44 °C (111 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 51 °C (124 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 51 °C (124 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 44 °C (111 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 48 °C (118 °F)

Aux 121 °C (250 °F)

GPU 58 °C (136 °F)

WDC WD5000AAJS-22A8B0 42 °C (108 °F)

Coolers

Processador 1125 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.14 V

Aux 3.20 V

+3.3 V 3.34 V

+5 V 5.62 V

+12 V 13.74 V

-12 V -1.91 V

-5 V -7.21 V

No modo de espera +5 V 4.99 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SketchBR amigo suas temperaturas estão altas sim, mais para você tirar uma duvida minha essas temperaturas foram medidas após ou antes de você ter jogado por muito tempo? bom no seu caso eu indicaria a instalação de 2 ventoinhas de 120mm uma frontal e a outra na traseira do gabinete logo abaixo da fonte, so nao esquece na frontal jogando ar frio para dentro do gabinete na traseira fincionando como exaustor ou seja retirando ar quente de dentro do pc. ok?

espero ter ajudado!! abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo,

Na verdade essas temperaturas foram medidas quase agora, quando eu liguei o computador. Eu pensei na ventoinha frontal só que o meu gabinete não tem uma "entrada" pra isso. Provavelmente terei que trocar de gabinete.

Você deu uma olhada nas voltagens? Não entendo PN, mas vi no mínimo 3 voltagens com grande diferença, isso pode afetar em que no funcionamento de um computador?

Uma dúvida, a ventoinha lateral é usada como um exaustor ou pra jogar ar frio dentro do gabinete?

Você ajudou sim, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Holly sheeeeeeeeeeeeeeeeeeeet

91°C a mobo??????? Tem certeza disso?

A ventoinha lateral joga o ar pra dentro, as traseiras pra fora, e a dianteira pra dentro.

Faz o seguinte: Coloca todos seus fans auxiliares no modo de exaustão (jogando ar pra fora), pegue um ventilador, abra o gabinete e ligue ele no máximo do lado do gabinete, e ve se voce consegue usar o PC normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho completa certeza disso, nesse momento ela está em 99ºC hehhehe

Pra você ver como tem técnico qualificado por ai, o cara da assistência técnica da loja que eu comprei o computador botou a ventoinha lateral jogando o ar para fora. E ainda me diz que as temperaturas estão normais...

O problema é que eu não posso abrir o computador, ele ta na garantia, não tem nem duas semanas de comprado.

O outra coisa, eu não queria deixar o computador funcionando via gambiarra, queria saber porque diabos isso ta acontecendo.

Mas ninguém me falou ainda sobre as voltagens... :(:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tuas voltagens estão excessivas também.

A linha de 12v deveria variar de 11.95 a 12.05, e a de 5V de 4.95 a 5.05.

Troca a fonte. Sua mobo está muito quente, quente mesmo, a maioria das mobos já da pau passando dos 60.

Amigo, faz o seguinte, deixa o PC desligado por uns 30 minutos, depois de frio você liga ele e vai imediatamente na bios e ve a temperatura lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já to analisando umas possíveis fontes, alguém me recomenda alguma?

Hoje de manhã quando eu liguei a placa mãe estava em 81ºC

Com o uso normal do computador a temperatura rapidamente subiu pra 96ºC =/

Eu tava aqui pensando... será que não existe uma possibilidade desses sensores estarem com defeito não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, menos mal então, um problema a menos =)

Andei pesquisando algumas fontes e não consegui achar essa que você me recomendou, mas achei essas aqui:

Zalman ZM460B-APS 460W 300,00

Corsair CMPSU-450VX 450W 310,00

Huntkey LW-6450SG 450W 165,00

Seventeam ST-550PAM 550W PFC 270,00

Seventeam ST-450-PCG 450W 190,00

Qual dessas, levando em conta o melhor custo/benefício, você recomendaria pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SketchBR se você poder pegar esta Zalman ZM460B-APS 460W R$300,00 seria uma otima aquisição tendo em vista que você futuramente poderá trocar a sua placa de video por uma 9600gso ou uma hd4850 ou até hd4870. sem duvida uma otima opção.

espero ter ajudado. abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não comprei a fonte ainda, mas um amigo ali em cima disse que o problema poderia ser memória, então eu deixei o pc mais de 9 horas testando a memória usando o MemTest [deu nenhum erro], então acho que posso eliminar a memória da lista de problemas.

E o computador não travou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!