Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler Bloco VGA (HD48XX, HD38XX e Outros Modelos “não full cover”)


lucas-10

Posts recomendados

Continuando ..........

Probe (sensor) de temperatura d’água posicionado na entrada do bloco, logo após o radiador.

IMGA1593.jpg

Radiador da Magicool 360ST. Dimensões: 390 x 120 x 46mm (comprimento x largura x altura).

http://www.magicool.biz/Magicool/Radiators.html

3 fans de 120mm, 11 aletas de cobre por polegadas e 28 tubos chatos de latão, double row (duas fileiras).

IMGA1594.jpg

Fans Yate Loon D12SH-12 link http://www.yateloon.com/style/content/CN-02c/product_detail.asp?lang=2&customer_id=1356&name_id=31277&rid=8511&id=38837

IMGA1596.jpg

Bomba DP-1200 e igual ao CPX-Pro da Danger Den.

Coluna d’água: 4 metros. Vazão: 800L/H. Alimentação: 12Vdc, com saída para monitorar a rotação da bomba.

IMGA1598.jpg

IMGA1597.jpg

Todos os nozzles serão testados com a mesma vazão de 340L/H (1,5GPM).

IMGA1605.jpg

Os testes com os diferentes tipos de nozzlees estão em andamento, em breve postarei os resultados.

Stay tuned :bigs:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara.

você por acaso tem um block de fabrica pra testar contra o seu?

As temperaturas estão baixas.

Mas como a gente não sabe qual o calor produzido pelo falso processador, não da pra saber si está baixa ou alta a temperatura.

Mas enfim, muito bom os testes.

meus parabens, agurdando novo postes xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas.... show!!!!! cara meus parabens!!!!! nossa cara... tem que ser um bitolado pra isso :D

Nossa cara... meio que viajo nos assuntos mas o resultado final é fantastico!!! nossa show de bola!!!! parabens!!!! quanto trabalho... ate assusta... sinceramente nao teria coragem :D

Tambem vou acompanhar!!!!

Abraços

EDson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara.

você por acaso tem um block de fabrica pra testar contra o seu?

As temperaturas estão baixas.

Mas como a gente não sabe qual o calor produzido pelo falso processador, não da pra saber si está baixa ou alta a temperatura.

Mas enfim, muito bom os testes.

meus parabens, agurdando novo postes xD

"O delta ar/cpu ficou em 81,4°C – 31,2°C = 50,2°C que daria 0,2788 de C/W para este dissipador."

Eles fez o teste com o cooler box da intel... Creio já ser o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesdro; Demoniohf.

Além do cooler box da Intel estou incluindo um bloco comercial nos testes comparativos.

AndréCyrus; Eds2008; Krinhaestranho.

Valeu pessoal pela visita e fique de olho nos resultados.

Pessoal, os testes estão em andamento, está um pouco demorada por que estou fazendo 5 montagens para cada nozzle, mais alguns dias e estarei postando os resultados :D

Olha quem esta sendo testado agora. D-TEK Fuzion V1 Stock.

IMGA1609.jpg

Base lapidada.

IMGA1607.jpg

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como você passar os desenhos técnicos das peças com medidas e materias utilizados? Gostaria muito de tomar coragem e mandar fazer um pra mim... antes que a coragem acabe (como você mesmo disse...rsrsrs). Quando terminar, o que você vai fazer com esse D-TEK Fuzion V1?

Obs.: Projeto MARAVILHOSO! MUUUUITO bem feito (em centro de usinagem CNC eu imagino) com acabamento que as marcas famosas ficam longe... Meus sinceros parabéns, teu projeto é "sonho" de quaquer overclocker!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To impressionado, humilhou, estava pensando fazer coisa parecida mas nem perto do seu, usinagem animal !!!!!!

Na verdade eu já estaria com ele funcionando no meu cpu, hehe, não teria paciencia pra esperar finalizar os testes, ja ia testar na real mesmo...

Me tira uma dúvida, bombas de automóvel, esguicho de água do limpador de parabrisas e mesmo a de gasolina são muito fortes ? não tenho noção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To impressionado, humilhou, estava pensando fazer coisa parecida mas nem perto do seu, usinagem animal !!!!!!

Na verdade eu já estaria com ele funcionando no meu cpu, hehe, não teria paciencia pra esperar finalizar os testes, ja ia testar na real mesmo...

Me tira uma dúvida, bombas de automóvel, esguicho de água do limpador de parabrisas e mesmo a de gasolina são muito fortes ? não tenho noção...

Normalmente se usa bombas de aquario... Já vi gente q uso bomba de gasolina adaptada, mas só em projetos maiores...

lucas-10

Comprei minha VA-2300! Ceramica mesmo \o/

Ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como você passar os desenhos técnicos das peças com medidas e materias utilizados? Gostaria muito de tomar coragem e mandar fazer um pra mim... antes que a coragem acabe (como você mesmo disse...rsrsrs). Quando terminar, o que você vai fazer com esse D-TEK Fuzion V1?

Obs.: Projeto MARAVILHOSO! MUUUUITO bem feito (em centro de usinagem CNC eu imagino) com acabamento que as marcas famosas ficam longe... Meus sinceros parabéns, teu projeto é "sonho" de quaquer overclocker!

Valeu, obrigado pelos comentários, no momento não posso passar os dados da peças, porque tenho alguns planos para ela. Você é de Jundiaí? Tá um pulo e um pei.................. pedágio daqui Huahhhhhhhhh :D

O D-TEK Fuzion acho que vou colocar ele na minha coleção como troféu Kkkkkkkkkk :P

To impressionado, humilhou, estava pensando fazer coisa parecida mas nem perto do seu, usinagem animal !!!!!!

Na verdade eu já estaria com ele funcionando no meu cpu, hehe, não teria paciencia pra esperar finalizar os testes, ja ia testar na real mesmo...

Me tira uma dúvida, bombas de automóvel, esguicho de água do limpador de parabrisas e mesmo a de gasolina são muito fortes ? não tenho noção...

Obrigado Sambaquy, bom o teste e para ver qual tipo de nozzle tem maior eficiência térmica, da vontade de montar na CPU, mas primeiro quero ver a performance do bloco :rolleyes:

Normalmente se usa bombas de aquario... Já vi gente q uso bomba de gasolina adaptada, mas só em projetos maiores...

lucas-10

Comprei minha VA-2300! Ceramica mesmo \o/

Ainda não testei.

Beleza Demoniohf, legal se é cerâmica a bomba fica silenciosa e dura um bom tempo, depois dos testes coloca as diferenças de temperatura, fiquei curioso para ver a diferença :huh:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sambaquy;Felippe_jnd, valeu pela visita, realmente no verão as coisas esquentam mesmo, principalmente para quem adquiriu as placas de vídeo top no inverno, vão ter que agüentar o fan (turbina) a 100% no verão (_(

Pessoal muito obrigado pela participação de todos e apoio a este projeto.

Um pequeno up, com a colaboração do Xandelly (OverBR) :D

O bloco do kit Thermaltake CL-W0075 também esta sendo testado.

IMGA1610.jpg

IMGA1612.jpg

Pessoal os testes estão na reta final e na segunda-feira (24/11) terei os resultados prontos para serem colocados para a apreciação de todos.

Stay tuned :bigs:

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente terminei os teste, após 30 montagens e desmontagens dos blocos e 54 medidas de temperatura no simulador de CPU (Cooler Burn Rack “CBR”), obtivemos os seguintes dados (gráficos):

- Gráfico Variação de Temperatura x Montagem.

- Gráfico Temperatura x Vazão.

- Gráfico Restrições dos Blocos x Vazão.

IMGA1614.jpg

O objetivo deste testes e tentar mostrar quais os fatores que influenciam no desempenho de um bloco para WC, bem como no sistema como um todo e não determinar qual bloco e o melhor ou qual e o pior.

Equipamentos de teste e componentes utilizados nos testes:

● Termômetro: Minipa MT-525 Instrumento digital portátil, de dois canais e interface RS-232, LCD duplo de 4 dígitos, resolução de 0,1°C, precisão básica de 0,1%+0,7°C.

● Medidor de vazão: AppliTech modelo AP-750 SS, calibrado para H2O com temperatura entre 20°C a 40°C (click em ANIMAÇÃO 2 para ver o principio de funcionamento).

● Medidor de pressão: Dwyer modelo 475-4 FM Accuracy: ±0.5% F.S., 15.6 to 25.6°C; ±1.5% F.S. from 0 to 15.6°C and 25.6 to 40°C;Pressure Hysteresis: ±0.1% of full scale.

● Cooler Burn Rack: vocês podem ver nos posts anteriores.

● Bomba: modelo DP-1200; coluna d’água 4 metros, vazão 800 L/H; reviews DP-1200 ; CPX-Pro

● Radiador: Magicool modelo 360ST; 3x120mm; 28 tubos chatos de latão e 11 aletas por polegada de cobre.

● Bloco 水冷 Mizu nozzle #1 a #4, vocês podem ver nos posts anteriores.

● Bloco D-TEK FuZion V1 Full Copper 110 baseplate featuring over 340 dense Rounded Micro Pins and 1.4 sq." pin spread optimized for large die Dual and Quad core processors.

● Bloco do kit Thermaltake CL-W0075 rosca 1/8” BSP x 3/8” mangueira.

● Pasta térmica: Arctic Cooling MX-2 excelente pasta, praticamente não requer tempo de cura, fiz os teste e a diferença foi de 0,2°C após um dia de cura.

● Fan: Yate Loon D12SH-12 excelente custo beneficio.

● Reservatório: fabricação caseira, tubo de PVC 2”; mangueira de silicone 1/2" (para facilita a troca de blocos) e outros aparatos.

- Gráfico Variação de Temperatura x Montagem.

O objetivo deste teste é mesurar qual é a margem de erro introduzido na temperatura para cada montagem, no total foram feitas 5 montagens para cada bloco.

G_V_T_M.jpg

Para manter a repetibilidade entre as montagens adotei o seguinte método: Após a montagem do bloco e o aperto dos parafusos de fixação, medi a compressão das molas com o paquímetro (no meu caso fixei em +/-18mm), com isso a margem de erro entre a máxima e o mínimo foi de:

Bloco D-TEK FuZion V1 = 8,8°C – 8,5°C = 0,3°C de erro.

Bloco水冷 Mizu nozzle #1 = 9,5°C – 8,9°C = 0,6°C de erro.

Bloco水冷 Mizu nozzle #2 = 8,4°C – 8,0°C = 0,4°C de erro.

Bloco水冷 Mizu nozzle #3 = 8,6°C – 8,3°C = 0,3°C de erro.

Bloco水冷 Mizu nozzle #4 = 8,3°C – 8,1°C = 0,2°C de erro.

Bloco Thermaltake CL-W0075 = 12,4°C – 11,0°C = 0,5°C de erro.

IMGA1617.jpg

- Gráfico Temperatura x Vazão.

O objetivo aqui é constatar a variação da temperatura levando em consideração a vazão d’água pelo bloco.

G_T_V.jpg

Vamos analisar a curva do nozzle #1em relação ao nozzle #4, como podem notar a queda da curva do nozzle #4 e bem mais acentuada, isso nos mostra que o fator multiplicador “turbulência” e maior comparada ao nozzle #1, mas, exige maior vazão pelo bloco.

O nozzle #2 teve o melhor rendimento por associar vazão com maior área de turbulência e menos restrições.

Como podemos constatar no gráfico acima para vazão abaixo de 220 L/H temos perdas consideráveis no rendimento do bloco, portanto é aconselhável levar em consideração os parâmetros acima quando na montagem (seleção de componentes) de um sistema de water cooler. Nos fóruns vejo muitas pessoas dizerem que quanto maior a vazão da bomba é melhor, mas, poucas pessoas mencionam a coluna d’água da bomba e quanto realmente passa pelo bloco, é o que veremos a seguir.

- Gráfico Restrições dos Blocos x Vazão.

Como o próprio titulo diz é a resistência que a água encontra para “passar” pelo bloco e temos também a curva “mca x vazão” de algumas bombas conhecidas e utilizadas ou que podem ser utilizadas no sistema de WC.

(Lembre-se a restrição aumenta ao quadrado da vazão).

● Bomba: modelo DP-1200; 800 L/H; 4mca; 12Vdc; 18W; reviews DP-1200 que e igual ao CPX-Pro

● Bomba MCP355 454L/H; 4,5mca; 12Vdc; 19W

● Bomba Quit One 3000 2949 L/H; 3,2mca; 115Vac; 40W.

● Bomba Tanquinho 2000 L/H; 2,1mca; 127Vac; 40W.

G_R_D_B.jpg

Vejamos o ponto (1) no gráfico, a curva de restrições do bloco D-tek Fuzion GFX cruza com as curvas da bomba DP-1200 e Quiet One 3000, isso indica que, mesmo que o Quiet One tenha 3000L/H uma bomba com 800L/H e coluna d’água mais alta consegue manter a mesma vazão pelo bloco, o mesmo acontece no ponto (2) uma bomba de 454L/H consegue dar a mesma vazão de uma bomba de 2000L/H, então podemos dizer que a coluna d’água da bomba é importante tanto quanto a vazão da mesma.

E quanto aos comentários “quanto maior a vazão melhor o rendimento”, existem na net testes afirmando que o aumento de 226L/H para 340L/H você terá 0,7°C de ganho no bloco, e de 340L/H para 450L/H terá um ganho 0,44°C, e os ganhos vão diminuindo com o aumento da vazão (bloco D-TEK Fusion). Martin’s Liquid Lab

FlowRateEffects.png

Bom pessoal, o teste não e lá grande coisa, mas, espero que ajude principalmente aqueles que estão pretendendo entrar neste mundo de water cooler, a ter uma ideia dos termos comumente usados pelos aficcionados pelo WC.

Outra associação que vejo na net é “water cooler é para quem quer fazer over alto”, não deixa de ser verdade, mas, não acho que seja uma via de regra, podemos instalar o WC para deixar o PC mais silencioso, principalmente para aqueles que tem o PC no quarto e rodam programas pesados de renderização, codificação de vídeo, simulação de modelos (CFD), jogos e outros programas que exigem 100% da GPU, CPU por várias horas ou até por dias para finalizar. O próximo passo será o teste em VGA e ver os resultados.

Muito obrigado a todos que deixaram os comentários, todos eles de grande valia, construtivas e incentivadoras, e espero o mesmo apoio e interesse nos meus próximos projetos.

Obs. Se porventura alguém encontrar alguma discrepância nos dados acima, por favor, avise-nos para que possamos corrigir o erro.

Os dados acima são somente um comparativo, podendo em sistema real haver alguns pequenos desvios.

Alguns dados foram obtidos na net e não testas por min.

Abraços a todos.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens cara os testes estão ótimos.

Não entendi muito bem o ultimo gráfico restrição x vazão.

mas vou ler de novo e tentar entender.

valeu

Obrigado Nesdro, realmente o gráfico restrição x vazão esta meio confuso, mas, ele mostra qual a vazão de água pelo bloco com uma determinada bomba. Exemplo, vamos supor que você tenha o bloco 水冷 GPU nozzle #1 (linha cinza que inicia do zero no lado esquerdo) e queira saber a vazão para uma determinada bomba.

Vejamos a bomba Laing DDC-3.2 (linha vermelho), o método é acompanhar a curva do lado esquerdo para a direita até o ponto que cruza com a linha cinza (bloco 水冷 GPU nozzle #1), depois trace uma linha vertical até o eixo “X” onde estão graduados a vazão (L/H ou GPM), que seria +/- 440L/H.

E se olhar no gráfico (temperatura x vazão) você poderá ver que esta vazão te atende e não prejudica o rendimento do bloco ^_^

O bloco começa a ter perda acentuada de rendimento quando a vazão for abaixo de 220L/H.

Parabens cara, por todo empenho.

Nao entendo muito, mas sei reconhecer um bom trabalho. =)

Psy obrigado pelo comentário, da uma lida com calma, talvez ache alguma coisa que seja aproveitável para você :rolleyes:

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpas ao amigo Luiz (lucas-10) pela demora em postar aqui no tópico, mas já elogiei-o por email por este trabalho fantástico.

A qualidade está impressionante. Realmente um trabalho bem profissional. Os blocos não devem em nada aos demais vendidos por aí.

Olhando os testes isso fica comprovado.

Os blocos estão no mesmo patamar do D-Tek (o que já é ótimo) e percebemos que o block da TT come poeira.

Com relação às bombas, a DP-1200 (800 lph) anda junto com uma MCP-655 (1200 lph) e fez bonito nos testes.

Parabéns Luiz pelo ótimo trabalho. Keep going.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpas ao amigo Luiz (lucas-10) pela demora em postar aqui no tópico, mas já elogiei-o por email por este trabalho fantástico.

A qualidade está impressionante. Realmente um trabalho bem profissional. Os blocos não devem em nada aos demais vendidos por aí.

Olhando os testes isso fica comprovado.

Os blocos estão no mesmo patamar do D-Tek (o que já é ótimo) e percebemos que o block da TT come poeira.

Com relação às bombas, a DP-1200 (800 lph) anda junto com uma MCP-655 (1200 lph) e fez bonito nos testes.

Parabéns Luiz pelo ótimo trabalho. Keep going.

Abraços

Grande High_tension obrigado pela visita e comentários realmente construtivos.

Os testes ainda estão em andamento e sempre tem um lugarzinho no projeto que pode ser melhorado.

Como ouvi dizer por ai, water cooler tem um começo, mas, nunca tem um fim, sempre tem um lugarzinho que incomoda e você sempre acaba mexendo nela Huahhhhhhhhhhhh :D

Pessoal, olha o que consegui, fittings de 1/2" e 3/8” com rosca 1/4" BSPP :)

IMGA1620.jpg

Fitting (espigão) de alta vazão, diâmetro interno de 10mm para mangueira de 1/2" e 8mm para mangueira de 3/8”.

IMGA1622.jpg

Quanto ao teste, logo, logo vamos ter alguns resultados ^_^

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal pequeno up.

Olhando as fotos abaixo a maioria deve recordar desta maquina ganhador de dois prêmios.

Gentilmente cedido pelo mestre Xandelly do OverBR para fazer os teste com o bloco da VGA.

Obrigado irmão :D

Vamos as especificações do hardware

Mobo: Asus Formula II Modada para Rampage

Cpu: E8400

Fonte: Huntkey 550

Memos: Black Dragon

VGA: 8800 GT com Accelero S1 da Arctic Cooling.

O comparativo vai ser com o Accelero, e os resultados?

Pessoal só mais um pouquinho de paciência vou fazer os testes com calma e sem erros ^_^

IMGA1657.jpg

IMGA1656.jpg

IMGA1660.jpg

IMGA1661.jpg

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...