Ir ao conteúdo

Corrente elétrica.

User Z

Posts recomendados

Postado

Pessoal, Queria saber uma coisa...

Na corrente continua, ou melhor, numa pilha. É possivel fazer com que os elétrons do polo - não vão para o seu polo +, mas que vão para a terra, ou para o polo + de outra pilha?

valeu!

• Coordenador
Postado

Colega User Z, não entendi direito sua dúvida!..., mas para os elétrons "sair" do polo negativo (logico) para o polo + de outra pilha?, é uma associasão em série de pilhas!!!...

esclareça melhor sua dúvida! com certeza será ajudado!...

• Membro VIP
Postado

Para haver corrente, os eletrons sempre vão sair do polo negativo e retornar para o positivo dessa pilha, mesmo que tenha outra(s) pilha(s) em série. É lei da física, e isto não se muda.

Postado

Valeu pessoal.

Então, no caso: Eu não posso fazer que esses elétrons vão para a terra? (por meio de algum fio aterrado ou coisa parecida)

E no caso de outra fonte de energia como um dínamo, ou a tomada das casas, acontece o mesmo?

Obrigado!!!

• Membro VIP
Postado

Mudar o sentido da corrente do negativo para o positivo é o mesmo que tentar mudar o sentido de um rio de baixo para cima ou mudar o sentido da força de gravidade!

Postado

Não soschip!

O que quero saber, não é se dá pra inverter o sentido da corrente...

É se dá pra ligar apenas um dos polos em algum fio neutro: desse jeito o neutro acabaria funcionando como um - ou +...

Pois é Bcpetronzio, não tinha me ligado nisso! que numa associação em série os e' de uma pilha vão para o + de outra! Boa! isso já deu uma chacoalhada na minha ideia...

É que tipo: uma bateria de 9V deve ter uns(eu acho): +4,5 e -4,5 nos polos.

Se eu ligasse um só polo na terra me daria uma ddp de só 4,5V (~metade).

O que não sei é se dá pra fazer isso com uma bateria ou dínamo...

É que tô me baseando no fato de que os eletrônicos têm um fio terra, e que alguma corrente passa por ali ao invés de fecharem o circuito com o pólo oposto...

• Coordenador
Postado

Hummm!...,não sou a pessoa mais didática para te explicar isso!, mas vomos lá,

"Se eu ligasse um só polo na terra me daria uma ddp de só 4,5V (~metade).

O que não sei é se dá pra fazer isso com uma bateria ou dínamo... "

Não, nas bat de 9V e nos dínamos, você só tem 2 polos de referência, não tem como você retirar 4,5V e - 4,5V de uma bat, assim como no dínamo, você pode usar alguns artificios para "simular" uma referência de terra para os circuitos..., colocando resistores de valores iguais, em paralelo com a bat ou dínamo, mas o sentido dos eletrons, será sempre da menor DDP para a Maior DDP, (como o SOSCHIP falou),

"É que tô me baseando no fato de que os eletrônicos têm um fio terra, e que alguma corrente passa por ali ao invés de fecharem o circuito com o pólo oposto... "

este fio terra nos eqp. eletrônicos são só para proteção do usuario e ou "estáticas" no própio Eqp., você pode constatar que todos eles funcionam sem esta ligação!, mas não há maneiras de você dirigir o fluxo de elétrons para lá..., eles irão sempre em direção do polo oposto, no caso o Positivo!...,

Aguarde por explicasões mais didáticas... OK?

Postado

Olá amigo Uzer Z

Também não sou a pessoa mais indicada para resolver a sua dúvida, mas se ajudar segue:

A incerteza sobre os 4,5V resultantes de apenas um polo da bateria não estaria sendo causada pela confusão entre AC e DC? Pois vale lembrar que se falarmos em corrente alternada existirá uma corrente fluindo nas duas direções na frequencia da rede (aqui 60Hz). Portando poderiamos obter estas tensões positivas e negativas.

Mas quanto a DC sería necessário "fechar" o circuito e portanto a corrente seria sempre em uma única direção, necessitando portanto dos 2 polos.

Espero ter auxiliado.

Velho Hippie

Postado

:D Ahh, Cada vez melhor!!!

Acho que captei.

Isso só é possível fazer em corrente alternada, porque a terra agiria como um capacitor, ou algo do tipo. Coisa que não seria possível na contínua.

Era isso ou viajei?

valeu Velho Hippie!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!