Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas, diferenças entre x86 e x64


Dumbledore

Posts recomendados

Olá, vou postar aqui em definitivo, o conteúdo do site da MS Brasil e posto o link depois. Muitos aqui questionam sobre o assunto.

Entendendo os computadores de 64 bits

Se você for comprar um novo computador, provavelmente vai se deparar com sistemas denominados “64 bits”. São computadores que executam edições de 64 bits do Windows Vista, em geral com 4GB de memória ou mais. Comparados aos sistemas de 32 bits, que suportam, no máximo, algo em torno de 3GB de memória, os computadores de 64 bits oferecem maior capacidade de resposta para quem executa muitos aplicativos ao mesmo tempo e costuma alternar entre um e outro com freqüência.

Os dois tipos de computadores são boas opções; a melhor escolha depende de suas necessidades específicas. Aqui você encontrará algumas informações e dicas de compra.

As edições de 64 bits do Windows Vista – disponíveis para todas as edições do Windows Vista, exceto Starter – fornecem desempenho, confiabilidade e segurança de primeira linha, proporcionando acesso à próxima geração de inovações em PC.

O que está acontecendo

Há pouco tempo, quase todos os computadores encontrados nos distribuidores locais eram de 32 bits. Os compradores de computadores de 64 bits eram, basicamente, pessoas apaixonadas por tecnologia ou que executavam programas especializados que usavam as grandes quantidades de memória que um computador de 64 bits é capaz de suportar.

Nos últimos anos, a indústria de computadores aumentou gradualmente a produção dos computadores de 64 bits. Estamos trabalhamos com os parceiros do setor nessa transição para a computação de 64 bits, da mesma forma que fizemos no passado quando a indústria trocou os computadores de 16 bits para os de 32 bits com o Windows 95.

Essa mudança para a produção de computadores de 64 bits teve uma aceleração nos últimos tempos, e esse é o motivo pelo qual se tem visto mais desses computadores nas lojas. Uma razão para isso é a redução da diferença de custo entre um computador de 32 bits e um de 64 bits. Por exemplo, não há cobrança extra para as edições de 64 bits do Windows Vista, e o preço da memória, um dos maiores fatores de custo de um computador, foi reduzido substancialmente. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes oferece computadores de 64 bits que não custam muito mais do que um computador de 32 bits.

O que isso significa para você?

Se você quer ter certeza de que seu computador poderá se beneficiar do aumento de memória e dos novos dispositivos e programas nos próximos anos, um computador de 64 bits é uma boa opção. Se você executa muitos programas ao mesmo tempo e alterna entre um e outro com freqüência, um computador de 64 bits pode proporcionar a você uma resposta mais contínua e instantânea. Além disso, quanto mais memória você tiver em seu computador, mais programas poderá executar de modo fácil e simultâneo. Se você executa apenas dois ou três programas ao mesmo tempo, um computador de 32 bits é uma boa opção.

O que você deve fazer?

Como a maioria das decisões que envolvem uma compra, a escolha entre um computador de 32 bits e um de 64 bits se reduz a uma pequena pesquisa e à consideração das suas prioridades. Veja algumas recomendações:

Procure pelo logotipo

Certifique-se de que o hardware e o software que você quer usar são compatíveis entre si. Você irá perceber que a maioria dos dispositivos de hardware e dos programas que usa atualmente irá funcionar perfeitamente com as edições de 64 bits do Windows Vista. A melhor maneira de saber se algo irá funcionar é procurar pelo logotipo do Windows Vista nos dispositivos e programas – isso significa que são compatíveis tanto com as edições de 32 bits quanto com as de 64 bits do Windows Vista.

Visite o Centro de Compatibilidade do Windows Vista

Se você não encontrar o logotipo, visite o Centro de Compatibilidade do Windows Vista(em inglês) e verifique o status de compatibilidade com 64 bits. Os fabricantes de hardware e software atualizam continuamente essas informações; portanto, verifique com freqüência. Como a indústria de computadores está cada vez mais voltada para a produção de sistemas de 64 bits, você irá perceber um sólido aumento de produtos de hardware e software que operam com esses computadores.

Considere suas prioridades

Se sua principal prioridade é ter um computador capaz de se beneficiar do aumento de memória e do novo hardware ou software, fique com um computador de 64 bits. Por outro lado, se o custo é uma preocupação fundamental e você está mais interessado em executar um ou dois programas, ou se possui hardware e software mais antigos que não possuem suporte para computadores de 64 bits, uma boa opção é um de 32 bits.

Edições de 64 bits do Windows Vista

As edições de 64 bits do Windows Vista foram elaboradas para os usuários avançados de computadores, que têm necessidades de alto desempenho e usam um sistema com processador de 64 bits. Essas edições reúnem a inovação do Windows Vista com hardware de computadores de última geração para fornecer acesso a grandes quantidades de memória, segurança reforçada e um novo nível de confiabilidade. Os recursos de segurança como Prevenção de Execução de Dados (DEP) e Microsoft PatchGuard fornecem uma camada de segurança adicional contra ameaças, e os recursos aprimorados de memória aumentam o desempenho de aplicativos com demandas intensivas de memória.

Para as empresas, as edições de 64 bits do Windows Vista são ideais para trabalho de engenharia (CAD/CAM), criação de conteúdo digital, computação científica/técnica e até análise financeira avançada, em sistemas com processadores de 64 bits.

No mercado de consumidor, as edições de 64 bits do Windows Vista são para aficionados de jogos, criadores de mídia de alta qualidade e entusiastas que exigem o máximo da mídia digital e usam sistemas com processadores de 64 bits.

As edições de 64 bits do Windows Vista não são para todos e exigem um sistema com processador de 64 bits e drivers de sistema de 64 bits. Verifique se o seu sistema, aplicativos e dispositivos são compatíveis com uma edição de 64 bits do Windows Vista antes de instalar.

Especificações de memória

Todas as edições de 64 bits do Windows Vista fornecem suporte para memória adicional, além dos 4 gigabytes (GB) padrão disponíveis com as edições de 32 bits. Consulte a edição específica do Windows Vista de 64 bits para determinar a capacidade máxima de memória.

Edição do Windows VistaSuporte para memória de 64 bitsdt_hdr_top_right.gifblank.gif

Home Basic

8 GB

blank.gifblank.gifHome Premium

16 GB

blank.gifblank.gifUltimate

128+ GB

blank.gifblank.gifBusiness

128+ GB

blank.gifblank.gifEnterprise

128+ GB

Como obter o DVD de 64 bits?

Veja como obter o DVD da versão de 64 bits do seu Windows Vista.

Windows Vista Ultimate:

O produto vendido em caixa no varejo já acompanha os dois discos de instalação para as versões de 32 e 64 bits.

Windows Vista Starter:

Esta edição do Windows Vista não possui uma versão de 64 bits. Se você deseja utilizar um sistema de 64 bits, considere a aquisição de uma nova edição do Windows Vista. Clique aqui para escolher a edição ideal para você e conheça aqui nossas ofertas especiais.

Windows Vista Enterprise:

O Windows Vista Enterprise é vendido somente pelo programa de licenciamento da Microsoft e a aquisição das edições de 64 bits deve ser solicitada no momento da compra.

Windows Vista Home Premium, Windows Vista Home Basic e Windows Vista Business:

Se você já possui o produto em caixa na versão 32 bits, poderá adquirir o DVD da versão de 64 bits efetuando seu pedido pela Internet: basta clicar aqui. O valor da taxa de aquisição dessa mídia complementar é de US$ 9,95 (com base no câmbio do dia do pedido). O tempo de espera entre o pedido e o recebimento da mídia é de 4 (quatro) a 6 (seis) semanas, devido ao prazo de importação da mídia.

Caso você não consiga efetuar seu pedido pela Internet, poderá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente. Você precisará fornecer ao analista um 'print' da tela de erro da página do pedido pela Internet e uma cópia da nota fiscal do seu Windows Vista. O analista confirmará a chave de instalação do seu Windows Vista para que você possa ativá-lo novamente ao receber seu DVD com a versão de 64 bits. Após esta solicitação você deverá aguardar o recebimento do e-mail de confirmação de 24hs a 48hs úteis e, neste e-mail, estarão contidas as informações para pagamento.

http://www.microsoft.com/brasil/windows/products/windowsvista/editions/64bit.mspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste link, seguem as diferenças entre as edições.

http://www.microsoft.com/brasil/windows/products/windowsvista/editions/choose.mspx

OBS: Não copiei o conteúdo p/ cá, pois poderia gerar um erro de quantidade de imagens... ;)

P.S.: Aos moderadores e administradores, pinar este tópico, pois é um assunto que muitos tem dúvidas. Estou contribuindo, de acordo, como eu posso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando pelo google eu encontrei um artigo que falava sobre x86, dizia que programas x86 podem ser usados nos dois sistemas operacionais ( 32 & 64 bits),

agora me diz: esta informação consta?

Eu to com um service pack para o vista que é x86 e quero instalar o vista ultimate 64, eu posso?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal alguem colocar tudo isso junto num tópico... acho que deveria ser destacado...

No meu ver, um grande problema que confunde as pessoas esta na nomenclatura que é usada pra falar de 64 bits por ai....

Nao existe windows x86! Pelo amor de Deus! x86 é o nome de um conjunto de instrucoes que o processador entende! O windows é 32 ou 64 bits... e nao x32 ou x64! x32 é um termo que foi inventado agora com essa moda de x86 pra ca, x64 pra la...

E os programas também... nao sao x86! são 32 bits.... se falar que é x86, voce esta afirmando que ele nao usa instrucoes MMX, SSE1, SSE2, etc... que sao todas extencoes 32 bits do x86...

Fica até o meu pedido para os moderadores trocarem o nome dos forums, de x32 e x64 para 32bits e 64bits...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os programas também... nao sao x86! são 32 bits.... se falar que é x86, voce esta afirmando que ele nao usa instrucoes MMX, SSE1, SSE2, etc... que sao todas extencoes 32 bits do x86...

Se o programa roda em um PC, usando ou não MMX ou SSE, sendo 32 ou 64bits, então ele é x86, já que nenhum programa usa exclusivamente apenas as extensões do processador. O resto é marketing.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shang tsung tudo bom? você andou acompanhando os meus topicos ^^

fui comprar o x64 hoje,o vendedor faltou me cruxificar,disse que os aplicativos feitos pra rodar a 64bits sao otimos no x64,mas os de 32 são terriveis,a pasta de compatibilidade funciona,mas no meu caso de jogos,a pasta de compatibilidade rodaria um tipo de interpretador,ou seja,os aplicativos 32bits ficariam lentos pois teriam de passar primeiro por esse "interpretador"...

ou seja ... QUAL EU COMPRO?! ;~ isso que ele me disse é fato? imagino que a minha memoria compensaria essa perda por rodar esse "interpretador",ajuda ae amigao ^^

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shang tsung tudo bom? você andou acompanhando os meus topicos ^^

fui comprar o x64 hoje,o vendedor faltou me cruxificar,disse que os aplicativos feitos pra rodar a 64bits sao otimos no x64,mas os de 32 são terriveis,a pasta de compatibilidade funciona,mas no meu caso de jogos,a pasta de compatibilidade rodaria um tipo de interpretador,ou seja,os aplicativos 32bits ficariam lentos pois teriam de passar primeiro por esse "interpretador"...

ou seja ... QUAL EU COMPRO?! ;~ isso que ele me disse é fato? imagino que a minha memoria compensaria essa perda por rodar esse "interpretador",ajuda ae amigao ^^

abraços

O meu pc que tem o vista x64 eu uso justamente pra jogar, e até hoje não tenho do que reclamar. Nada de incompatibilidade ou lentidão ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quais jogos? =/

ahm.... deixa ver se lembro (tô no trampo :D ) de tudo que tenho/tive de games no pc rodando com o vista ultimate x64 (com SP1):

007 Quantum of Solace, Assassins Creed, Crysis, Devil May Cry 4, Fallout 3, Far Cry 2, Fifa 09, Gothic 3, Hellgate London, Mass Effect, Mount&Blade, NBA 2K8, Neverwinter Nights 2, Oblivion, Rainbow Six Vegas 2, The Witcher, Two Worlds... não lembro agora se tem mais ou não xD *

Nenhum desses apresentou incompatibilidade, tô jogando todos de boa.

*tenho alguns jogos que não cheguei a instalar então não dá pra afirmar com certeza, mas de repente você poderia dizer quais jogos pretende rodar no pc que aí alguém que o tenha instalado diz se tá rodando de boa. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahm.... deixa ver se lembro (tô no trampo :D ) de tudo que tenho/tive de games no pc rodando com o vista ultimate x64 (com SP1):

007 Quantum of Solace, Assassins Creed, Crysis, Devil May Cry 4, Fallout 3, Far Cry 2, Fifa 09, Gothic 3, Hellgate London, Mass Effect, Mount&Blade, NBA 2K8, Neverwinter Nights 2, Oblivion, Rainbow Six Vegas 2, The Witcher, Two Worlds... não lembro agora se tem mais ou não xD *

Nenhum desses apresentou incompatibilidade, tô jogando todos de boa.

*tenho alguns jogos que não cheguei a instalar então não dá pra afirmar com certeza, mas de repente você poderia dizer quais jogos pretende rodar no pc que aí alguém que o tenha instalado diz se tá rodando de boa. =)

quais? hehe

Black & White 2

Call of Duty 4

Crysis

Crysis WarHead

Doom3

FEAR

Ragnarok

Hitman Blood Money

Need for Speed ProStreet

Time Shift

Warcraft III Frozen Throne

World of Warcraft

Assassins Creed

Star Wars Republic COmmando

Lost Planet

SpiderMan Web of Shadows

FarCry 2

GTA

esses sao os prioritarios =x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o web of shadows aqui, mas ainda não instalei no pc por falta de tempo :P

Crysis, Assassins Creed e Far Cry 2 rodam sem problema, o restante não sei. :D

Acho que dessa sua lista o único que pode ser problemático é o Ragnarok que me parece que roda alterando algumas coisas e talvez o Warcraft 3 que é mais antigo... :rolleyes:

*Tem uma lista de compatibilidade aqui que pode te ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/lista-jogos-compativeis/584997

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shang tsung tudo bom? você andou acompanhando os meus topicos ^^

fui comprar o x64 hoje,o vendedor faltou me cruxificar,disse que os aplicativos feitos pra rodar a 64bits sao otimos no x64,mas os de 32 são terriveis,a pasta de compatibilidade funciona,mas no meu caso de jogos,a pasta de compatibilidade rodaria um tipo de interpretador,ou seja,os aplicativos 32bits ficariam lentos pois teriam de passar primeiro por esse "interpretador"...

ou seja ... QUAL EU COMPRO?! ;~ isso que ele me disse é fato? imagino que a minha memoria compensaria essa perda por rodar esse "interpretador",ajuda ae amigao ^^

abraços

É uma conversa particular ou qualquer penetra pode entrar?:D

Esse vendedor só quer te enrolar. Roda na boa!

Pelo que eu vi, a lista de jogos, roda tudo numa boa! Pode instalar sem medo!

Não vai ter lentidão e nem incompatibilidade! Isso é mito já. Eu uso vários programas x86 e roda sem problemas! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, estou pensando em fazer a transição do XP, aproveitando que vou alterar os PCs aqui em casa, vou ficar com um:

- Core 2 Duo E8400

- MOB Asus P5K

- XFX Geforce 9600GT 512mb XXX

- Fonte Corsair VX450w

- HD 80gb (talvez compre um 160GB)

- 1x 1GB DDR2 800Mhz Kingston e 1x 1GB DDR2 800Mhz genérica.

Ele aguenta bem o Vista Ultimate 64bits? A maioria de vocês aqui tem 4GB, tenho medo de ter muita queda de performace, ficar lerdo nos jogos ou mesmo nas tarefas que for fazer no Windows.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, estou pensando em fazer a transição do XP, aproveitando que vou alterar os PCs aqui em casa, vou ficar com um:

- Core 2 Duo E8400

- MOB Asus P5K

- XFX GeForce 9600GT 512mb XXX

- Fonte Corsair VX450w

- HD 80gb (talvez compre um 160GB)

- 1x 1GB DDR2 800Mhz Kingston e 1x 1GB DDR2 800Mhz genérica.

Ele aguenta bem o Vista Ultimate 64bits? A maioria de vocês aqui tem 4GB, tenho medo de ter muita queda de performace, ficar lerdo nos jogos ou mesmo nas tarefas que for fazer no Windows.

valeu

80Gb é pouco espaço pro Vista... de resto, você nao vai sentir saudades do XP... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, no momento to pensando em pegar um 160GB com meu vendedor, apesar que na justshop tem HD de 250GB por uma diferença pequena, só não sei se o site é confiável.

A memória RAM vai ficar mais pra frente, q vou querer comprar de marcar e tirar o 1 pente genérico q tenho e pegar com clock maior q 800MHz.

Ah, valeu ae por responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!