Ir ao conteúdo

O que dá pra fazer com o slot PCMCIA?

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Eu tenho uma curiosidade - até onde sei, o slot PCMCIA é usado pra wireless, pra modems, etc. (muito embora já vi gente que guarda dinheiro dentro do slot rsrs).

Quais outros periféricos podem se utilizar desse slot? Existe, por exemplo, uma placa de captura PCMCIA, ou algo do tipo?

Postado

Sim, justamente, eu tenho um notebook com esse slot, queria aproveitar de alguma maneira, mas só vejo placas wireless...que não serviriam, já que tem uma interna... hehe

• Membro VIP
Postado

Guardar dinheiro é uma utilidade nova prá mim ^_^

A função do PCMCIA (ou PC Card) começou como adicionar alguns recursos que porventura não viessem no notebook de antigamente: há 10-15 atrás os notebooks só vinham com modem, mas não vinham com placa de rede, daí esse recurso era implementando com uma placa de rede pcmcia.

Ele também podia servir para substituir um dispositivo queimado, por ex: o modem interno do notebook queimava, era mais fácil usar um modem pcmcia do que achar um modem interno original.

Existem PC Card em diversos tipos de dispositivos: modem, rede, modem+rede, wireless, porta usb, porta firewire, placa de tv, etc.

Desses ai, devo ter uns 5 ou 6 jogados em casa sem utilidade, pois meu notebook não tem slot PCMCIA; ele tem o ExpressCard que é a evolução do PCMCIA; o ExpressCard são dois tipos: 34 e 54 ( de acordo com sua espessura 34mm e 54mm).

Postado

Bom, andei dando uma pesquisada, e vi que dá até pra ligar mídia removível nesse slot... Além de placa de som, HD externo, etc.

@off

Notebooks de 15 anos atrás? Só por curiosidade, quanto ele pesava? =O

• Membro VIP
Postado

Ahh sim: os ExpressCard também podem receber discos SSD (se bem que custa uma pequena fortuna - discos de 8Gb saem na casa dos US$ 100 no exterior).

Dez anos atrás um notebook de 12" pesava 2,8kg, equivalente a um modelo de 15" de hoje em dia ehehehe

Os materiais evoluíram muuito... ainda bem!

Postado

tinham uns HD moeda de 80gb da IBM q davam pra ligar neles. placas da pinacle tb de captura de video, placas de som, placas de leitor de codigo de barras, tb tinham uns destes seriais, cartao de memoria RAM etc....

agora, v c é PCMCIA mesmo seu slot, porque hoje em dia normalmente vem com expresscard que é parecido, mas incompativel.

ExpressCard tb tem todas estas placas, é mais rápido que o PCMCIA q tb tiveram modelos, I II e acho q III q eram incompativeis entre si apesar de ser parecido o encaixe.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!