Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Lange

Será que esta ponte H dá certo??

Recommended Posts

Estou aprimorando o circuito de um carrinho RC e aproveitando que estou usando na placa receptora um decoder trinário (0,1 e aberto) MC145028 que tem 4 saidas neste modo, gostaria de saber se o circuito que criei hj a tarde esta correto???

Pesquizei ponte "H" mas não achei nada parecido com a que fiz..

É só uma ideia para usar apenas uma saída do decoder e ter outras 3 sobrando para demais funções.

A ideia do circuito é basicamente controlar a direção do motor apenas por uma saída e quando houver nivel aberto na saída do decoder o motor para (nenhum transistor conduz).

Espero que estaja certo por isto conto com as devidas correções dos amigos do CH!

Se precisarem de mais informações a respeito caso não tenha ficado muito claro o que quero...

Obrigado desde já!

post-370240-13884949017763_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desse jeito que você propôs não vai funcionar...

Os transistores tem que conduzir em pares: um PNP e um NPN juntos, sempre...

Do jeito que está, quando o NPN da esquerda estiver conduzindo, haverá tensão em seu emissor próxima do VCC (VCC - Vce de saturação), o que vai fazer a saturação do outro transistor NPN (o da direita)...

Compartilhar este post

Link para o post
Desse jeito que você propôs não vai funcionar...

Os transistores tem que conduzir em pares: um PNP e um NPN juntos, sempre...

Do jeito que está, quando o NPN da esquerda estiver conduzindo, haverá tensão em seu emissor próxima do VCC (VCC - Vce de saturação), o que vai fazer a saturação do outro transistor NPN (o da direita)...

Não ficou muito claro pra mim amigo, se ele é NPN porque haverá tensão próxima do Vcc? Pensei comigo que neste módo o NPN da esquerda conduzia nivel 0 assim entrando em corte o PNP da esquerda e conduzindo via 10K o PNP da direita! assim fechando o par"

Mas como poderia ser feito então?

--------------------------------------------------------------------------------

Postado Originalmente por soschip

...além disso o 45028 só tem uma saída e não é trinária.

Quem tem 4 saídas binárias é o 45027.

Verdade, as "entradas" do 28 que são trinárias.

Mas em todo o caso como posso fazer a ponte usando apenas uma saída do decoder? esta que por vez estará em nível 0 ou 1.

Quanto ao acionamento daq ponte, no caso usarei um transistor mais potênte, estive pensando em variar a velocidade do motor através de PWM.

Quanto a isso sem problemas pois o que quero é três saidas do decoder sobrando, pois elas farão as combinações para um CI 4051 aproveitando suas 8 saídas para ter variação como potenciômetro para o circuito PWM.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos a uma análise de circuitos básica...

Não ficou muito claro pra mim amigo, se ele é NPN porque haverá tensão próxima do Vcc?

Considere o seguinte:

1- Os transistores serão operados como chaves - corte e saturação;

2- Estando em saturação, entenda-os como um curto circuito;

3- Estando em corte, são um circuito aberto.

Imagine a ponte H, com o motor girando num sentido (a imagem da esquerda):

800px-H_bridge_operating.svg.png

O transistor NPN da esquerda está saturado. Logo, a tensão em seu emissor é a mesma que o VCC, não é?

Como você tirou a alimentação da base dos outros transistores da ponte exatamente deste ponto, você terá tensão VCC sendo jogada nos resistores de base dos dois transistores que estão a direita da ponte... Logo, qual deles irá conduzir?

Mas como poderia ser feito então?

Faça a lógica de controle:

Esq5SimulMotorDC600.JPG

As portas NAND podem ser substituidas por inversores ou mesmo por transistores...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais