Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com rede


Caldasso

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ola Pessoal

Tenho em uma empresa, 40 micros...

Estão divididos em 2 grupos de 20 micros... A topologia de rede, permite que todos se enchergem... e todos compartilhem do mesmo modem adsl...

acontece, que quero que, os dois grupos não se encherguem (não compartilhem arquivos), mas que permanecam com internet...

PS: Todos os micros são Xp Sp3!

Ouvi falar q com máscara de rede, se faz isso.. mas não tenho ideia de como fazer na prática???

Alguem pode me ajudar???

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao utilizar a mascara 255.255.255.192 você cria 4 sub-redes com 62 hosts cada.

Pode ser utilizada, também, a mascara 255.255.255.224 que criará 8 sub-redes com 30 hosts cada.

Por ser apenas 2 redes eu acredito que o melhor é utilizar a mascara 255.255.255.128 que criará 2 sub-redes com até 126 hosts cada.

A primeira rede terá ips com final 1 até o 126

A segunda rede terá ips com final 129 até o 254

A questão do gateway é mais complicada. Será necessário um gateway na primeira rede e outro gateway na segunda rede.

O que é utilizado como roteador na empresa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São todas as máquinas ligadas em hubs de 8 portas (sendo q 1 porta é conectada a outro hub de 8 portas)

Em um dos hubs, tem um modem adsl (q não sei o modelo... mas é router)...

Xucrute... O problema é isso... eu precisava que ambos os grupos acessacem a internet mas não se enxergassem...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que correto é separar as redes fisicamente também, deixando um switch responsável por uma rede e outro switch responsável pela outra. Eles podem até ser cascateados com outros, mas não entre si.

Fazendo isso você pode utilizar um range inteiro em uma rede e outro range inteiro na outra rede, não tendo que se preocupar com mascaras de rede.

O que eu já fiz muito é colocar um computador com linux com 3 placas de redes, receber a internet por uma placa e rotear para as outras duas placas.

Uma solução mais cara é a utilização de switch com suporte a vlans, que eliminaria o computador para fazer roteamento e separaria as redes também.

O mais fácil é a utilização de mascaras compostas, porém um usuário mais entedido poderia mudar as configurações de rede e acessar outro departamento. Se isso não for um problema para sua empresa então não há problemas.

Quanto ao roteamento, no seu caso, pode ser utilizado o linux com 2 placas de rede, uma recebendo a internet e a outra com dois endereços diferentes de ip jogando internet para as duas redes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xucrute

não seria problema o pessoal mexer... pois são todos leigos...

Apreciaria se você pudesse me dar dicas de como fazer essa "máscara composta"..

Obs: O problema em por linux, é q não entendo NADA de linux... seria bem mais fácil você me ensinar algo de máscaras (pois manjo algo em redes para windows) do que eu ter q pegar um linux sem base nenhuma...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A alteração seria feita na configuração do escopo do DHCP, nele você já implementaria a máscara nova. Você também pode criar "reservas" para as máquinas, no escopo do DHCP, para assim, garantir que sempre pegarão o mesmo IP com a mácara pré-definida por você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disse, seria mais fácil se você apenas renomeasse o nome do grupo de trabalho de 20 computadores, assim os outros 20 nao enxergariam estes computadores. Assim você no precisaria mexer com os IPs.

Agora, você tem q nos dar mais informações. Se o modem está com o DHCP ativo, se os IPs são fixos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente da forma utilizada, sendo ela por máscara de rede composta ou por ranges de endereços diferentes, serão necessários 2 roteadores (um para cada rede).

Nesse exemplo não é o correto a se fazer, mas pode resolver o seu caso:

rede1qb3.jpg

Neste outro exemplo me parece o mais correto a se fazer:

rede2hd9.gif

Você pode utilizar tanto máscara compostas ou ranges diferentes... fica ao seu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!