Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Gradiente TF2953


delima.m

Posts recomendados

  • Coordenador

E aí Colega Delima!,beleza!?, esta TV, tem uma fonte um tanto quanto complexa!..., vamos lá!, Retire (desligue) a solda do pino "2" do flayback,(eliminará o flayback e o saida H), os 130V com os 6,5V formam duas formas de desarme nesta fonte!..., os 130V regula o ocilador primário!(através do foto acoplador), os 6,5V desarma Pela falta, ou pelo comando do processador, você terá que fazer uma minuciosa inspessão nos componentes do secundário da fonte..., no primário?, além de resitores alterados ou abertos..., (facilmente detectados!), só um único componente!, impede ela (fonte) de armar!, é o "coitado' do C513 22uF/50V, ele é a filtragem do ci 501 (TEA1507) Oscilador!..., esta fonte desarma tbem com defeitos no vertical!..., Aberto!, ou em curto..., um conselho que te dou?, é: revise minunsiosamente as soldas da fonte, vertical, o do horizontal!, as Gradientes são meio "traisueiras" com os técnicos..., se na fonte esta tudo OK?, TR H esta bom?, e não caiu raio?..., troque o flayback!...Ok?

estamos te acompanhando....

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Delima, vamos partir para uma verificada mais detalhada nos circuitos ao redor deste Micro, "faz tudo", verifique o IC3 (KA75270Z), ele é alimentado pelo 3,3VSTB, e a saida dele vai para o pino 18 do micro (Reset), este ci pode estar em curto e resetando o micro direto!, e como disse esta TV tem uma fonte bem chatinha, com diversos reguladores separados..., verifique: IC801 (regulados controlado para os 5V), IC802 (regulador 3,3V alimentação), IC803 (regulador 1,8VSTB), IC805 (regulados 3,3VSTB) e os TR's Q830 (BC337 regulador 5,6V) e Q8 (BC858 Ativa os reguladores IC801 reg 5V e IC802 reg 3,3V), e uma outra dica seria trocar a memória (IC2 24C16), bom! à partir dai seria bom você dispor de um osciloscópio para verificar se o micro possui oscilação, nos pinos 25 e 26 (crital X1 20.25MHz), em conjunto com os cap's, C4 e C5 (27pF)...

Divirta-se um pouco e dê-nos o retorno Ok?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo Bruno,não tenho osciloscopio!!!!! vejamos ja fiz quase todo tipo de testes agora sim tenho uma duvida os 6.5V que alimenta os reguladores ta dando 4.5V ja troquei todos RGUL. e os capacitores e nada !!!! teve uma hora que ela quis funcionar o led fica aceso so que não parte!!! diga mais alguma coisa que eu possa fazer (obrigado de imediato)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

oK, os 6,5 está baixo!, ele nasce no pino 12 do trafo de fonte e é retificado e filtrado pelos D804, C810 (1000uF), C811 (2200uF), se não for isso, verifique os Tr's que armão a fonte, Q802,Q803,Q804 , para forçar esta fonte entrar com tudo, aterre a base do TR Q803, o zener DZ809(6,8V) tem que estar bom!, se mesmo assim a tv não entrar?, verifique Q802(BC858), Q801(BC517), Q805(SCR BT149), C820(4700uF/10V), C814(22uF/50V), os diodos e resistências (se não tem alterações), e o foto acoplador IC502, se mesmo assim esta tensão (6,5V) permanecer baixa?, o problema estará no primário da fonte...ok?

PS: eu estava escrevendo quando você colocou a novidade...,então,: Este tr Q405 esta na linha de controle de largura (EW), faça uma checada nele todo, Diodos zener e resitores.., e substitua por precaução o C424 (15nF/1600V) e C431 (2,2nF/2KV) e verifique os diodos D406 D407....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,não entendi mais nada??????primeiro me explique uma duvida o micro desta tv (VCT.49XYF.PZ.C7)certo,eu testei numa tv de (20P)e não funcionou...E outro que eu tinha com a mesma referencia funcionou na de (20P),agora eu ja ia desistir e voltei o velho micro e a tv funcionou,so que quando vou mudar de canal ela desliga pelo controle.duvida aquele TR (BD) que trabalha junto com o Q405 ele esquenta muito isso e normal .(sera que estava travando o micro era Q405)...{sera que eu posso utilizar esse micro da 14P na de 29P e qual seria o procedimento VCT49XYF.PZ.C7}os dois são iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
)...{sera que eu posso utilizar esse micro da 14P na de 29P e qual seria o procedimento VCT49XYF.PZ.C7}os dois são iguais
Sim!, são iguais...,
duvida aquele TR (BD) que trabalha junto com o Q405 ele esquenta muito isso e normal .(sera que estava travando o micro era Q405)
Não faz sentido!!!, o aquecimento é normal!, porém não provocaria o travamento do processador!,
agora eu ja ia desistir e voltei o velho micro e a tv funcionou,so que quando vou mudar de canal ela desliga
isso é sintoma de ABL alto!, será que você não esta com problemas no flayback desde o inicio?... tente trocá-lo!...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo painel funciona normal, e'so pelo controle que desliga. outra coisa que percebi ela não funciona o focus e ja troquei o fly back como você disse e nada(OBS: tenho duas placas iguais de 29P, e testei o fly back da outra os dois fizeram a mesmo defeito não ajusta o focus!!! Agora so falta testar o tubo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, quanto ao controle, as pilhas podem estar fracas ou o controle com problemas,ou até o receptor de infra da tv com problemas, para comandar o desligamento ao invés de trocar canal!..., quanto ao foco, verifique o soquete do tubo ele pode estar danificado..., e verifique a R428 (1K) e C427 (100nF), ambos estão ligados no pino 9 do flayback...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador

beleza Delima.m!, como o tubo foi trocado, agora pode ser só ajustar o comtrole ABL ou XRay, e emissão RGB, no modo de serviço..., talvez já resolva sem que tenha que alterar os valores de C427 (100nF/100V) e R426 (1K/0,5W), verifique que o pino 5 do TDA6107 (placa do tubo), é o Sense RGB..., creio que só falta isso!, e quanto ao problema do controle remoto, foi sanado? o que era?...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

É complicado Delima!, a forma que conheço para entrar no modo de serviço desta TV é apertar simultâniamente a tecla menu no painel e menu no controle!, e com a tv em standby, as autorizadas possuem um controle remoto, que vem com esse função, sem necessidade de acionar o painel!, você já testou este controle em outra Tv?, pode ser ele que esta te derrubando!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!