Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
A_D_F_

Dúvida sobre transformadores em paralelo (Didático).

Recommended Posts

Olá, estava pensando aqui... e surgiu uma dúvida:

- É possível ligar transformadores em paralelo para aumentar a corrente?

- Se for possível ligar transformadores em paralelo como é o esquema?

- E se eu quiser colocar dois transformadores de tipos diferentes, por exemplo, um transformador de 900mA 12+12v junto com um transformador de 800mA 12v, isso seria possível? Como? E o que aconteceria com a tensão de saída?

- E se eu quiser retificar a corrente dos transformadores, os diodos seria ligado no modo normal?

Desculpe pela quantidade de dúvidas, mas é que me apareceu na cabeça quando eu tava pensando:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá, estava pensando aqui... e surgiu uma dúvida:

- E se eu quiser colocar dois transformadores de tipos diferentes, por exemplo, um transformador de 900mA 12+12v junto com um transformador de 800mA 12v, isso seria possível? Como? E o que aconteceria com a tensão de saída?

- E se eu quiser retificar a corrente dos transformadores, os diodos seria ligado no modo normal?

Desculpe pela quantidade de dúvidas, mas é que me apareceu na cabeça quando eu tava pensando:rolleyes:

Não é comum a ligação de transformadores em paralelo, mas sim é possível desde que tenham suas tensão muito próximas, e suas caraterísticas também muito semelhantes, quase iguais. Seria o equivalente a duplicar o fio nos enrolamentos.

Entretanto se você quiser fazer isso para retificar, o melhor que podes fazer é colocar diodos separados para cada saída, para cada enrolamento, usando desse modo os diodos como somadores..

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é possível ligar transformadores em paralelo para aumentar a corrente

Não há como passar um esquema pronto, uma vez que para determinar a tensão resultante da ligação em paralelo é preciso conhecer o sentido de enrolamento das espiras, tanto no primário como no secundário; é inclusive perigoso realizar a ligação caso o sentido não seja conhecido.

Transformadores diferentes significam impedâncias de entrada e saída diferentes; para determinar exatamente o que ocorre com a tensão de saída, é preciso conhecer essas impedâncias.

Espero ter ajudado. Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais