Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Incendio


dinohead

Posts recomendados

Falae galera, suave?? Então...seguinte...não sei se vocês vão poder me ajudar, mas estou precisando de uma força nessa parte de eletrônica (não manjo naada...meu negócio é informática mesmo, rss).

Trabalho em uma empresa que faz controle de acesso por catracas...minha função na verdade é instalar a rede dos computadores, e prestar manutenção nos mesmos, mas surgiu o seguinte: apareceram uns fiscais num dos lugares onde tem nosso sistema instalado, e foi exigido que assim que o sistema de incendio fosse acionado, as catracas fossem liberadas (desligadas)...a ideia é a seguinte...nós ligamos dois cabos na sirene do alarme, e mandamos para uma placa (que precisamos fazer) que manda a corrente para as catracas...o que tem que acontecer é, quando o sistema de incendio for acionado, as catracas são desligadas, e se o sistema de incendio for desligado, as catracas tem que continuar desligadas, só voltando a ativa quando alguem foi até a placa (que precisamos montar) e apertar um botão...a razão disso é que, se o sistema de incendio pergar fogo também, e parar, as catracas não voltem a travar...bom...tentei fazer isso com reles, mas não consegui...o sinal que vem da sirene é de 24V...se alguem puder me dar essa força, agradeço muuuito mesmo...bom...malz ae pelo livro, e não sei sei consegui me expressar direito (rss..), mas qq coisa, estamos aí...valeu, e até logo!!

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta tensão que alimenta a tal sirene de incêndio é AC ou DC?

Se for tensão DC, você pode fazer com relés mesmo... Só que precisa ter uma fonte de alimentação separada (que não seja a mesma da sirene)....

Você teria que fazer um esquema parecido com este:

figura_2_rele_trava.jpg

No lugar onde está aquele botão tipo pushbutton, você coloca um outro relé que será alimentado com a tensão que alimenta a sirene. O contato deste relé alimenta a bobina do outro.

O segundo relé (este que está desenhado) tem que ser alimentado por outra fonte de alimentação, que não seja a da sirene... Ele possui dois conjuntos de contatos: um alimenta as tais catracas (onde está escrito "uso") e o outro faz o efeito "memória" no relé: uma vez que ele seja alimentado, ele passa a se "auto-alimentar" e mesmo que o primeiro relé se desligue, ele continua atracado...

Pra se desligar o sistema, basta desligar a alimentação do segundo relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!