Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Erik também gostaria dos 2 circuitos ou um só se chegaram a uni-los pois estou precisando fazer um chocadeira e nao tenho nem ideia de comos os circuitos devem ser, se alguém tiver os circuitos e quiser postar agradecerei muito, obrigado a todos.

• Coordenador
Postado

Colega dougjuliati, Bem vindo ao CDH, os circuitos estão nos post's #9 e #24 deste tópico!, leia o tópico por inteiro que você os verá!...ok?

• 11 meses depois...
Postado
RC12, aproveitando a dica do soschip, desenhei o circuito abaixo.

Não testei ele, e por isso, aconselho que você teste antes, numa protoboard.

No esquema, não aparecem as ligações da alimentação do CI 4060. O +12v é ligado no pino 16 e o GND no pino 8.

O tempo de 3 horas você ajusta em R3, de forma que o LED amarelo fique aceso por 42 segundos.

O tempo de 6 segundos você ajusta em R8.

O LED verde fica piscando, indicando que o CI 4060 está contando.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Muld fox fez um circuito para o RC 12 Como encontro esse circuito, pois não aparece junto as mensagens. Estou montando um circuito igual , solicito ajuda. AROLDO. A URL É forum.clubedohardware.com.br/temporizador p/chocadeira/611901

• 4 semanas depois...
Postado

Mulder-Fox : O temporizador para chocadeira que você, projetou para o RC 12.

Eu montei as duas verções,oTeu projeto, e a substituição do Q1 pelo capacitor de

100nF, porém nem uma funcionou.

Os LEDs ficam piscando, o amarelo c/ o potenciometro todo a direita c/ uma frequencia

de~ 30p/min. o verde bem mais rapida. A lampada ou o motor fica ligado direto não temporizando, o Relé que estou usando é tipo DG 1U 12vdc. 8A 250 V~ estado solido

de 4 pinos 2 para os 12Vcc e 2 para 110V ca.

Gostaria que me orientace o que devo fazer.

Saudações: AROLDO

Postado

Olá aroldo martins.

Peço que você tire fotos da sua montagem. Quanto mais fotos melhor.

Desta forma vou poder analisar a sua montagem e ver se descubro o motivo deste comportamento inesperado.

Postado

aroldo martins, um dos sintomas que você relatou foi que os LEDs estão piscando rápido.

Provavelmente você utilizou um capacitor de valor inferior para C1.

Eu percebo pelas fotos que você utilizou um capacitor de poliéster, provavelmente de 100nF.

C1 é um capacitor eletrolítico não polarizado de 10uF.

Se não encontrar um capacitor eletrolítico não polarizado de 10uF, você pode fazer um de valor aproximado, ligando dois eletrolíticos polarizados de 22uF em série, porém com a polaridade invertida, ou seja, liga ou os positivos ou os negativos juntos e os outros dois terminais vão no circuito.

Outro erro que penso que encontrei está na polarização do transistor Q1.

Se você usou um BC548, conforme consta no esquema, o terminal da esquerda é o coletor e o da direita o emissor, e, portando, você tem que inverter este transistor no seu circuito.

Você também teria cometido este erro no transistor que aciona o relé, caso tenha utilizado um BC338 conforme consta no esquema, pois, a pinagem dele é igual ao do BC548 (coletor-base-emissor).

http://www.fairchildsemi.com/ds/BC%2FBC548.pdf

http://www.fairchildsemi.com/ds/BC%2FBC338.pdf

Não consigo definir pelas fotos, mas, me parece que você ligou os dois terminais de C2 na mesma fileira da proto, o que o deixaria em curto, aterrando o pino 5 do 555.

Postado

Mulder Fox : Parabens pela Tua abilidade, realmente tinha os 4 erros que você apontou.

Ja os corrigi, porém os tempos nãocorrespondem ao esperado; veja o que esta acontecendo:

Com C1 de10uF eletrolitico não polarizado,acontece o seguinte:Se R3 está todo à esquerda O LED verde fica aceso 2 seg. e apagado 2seg.; isto é uma frequencia de uma piscada a cada 2 seg., e o amarelo 17 seg. aceso e 17 seg. apagado.

Se R3 esta todo à direita, o verde acende durante 15 seg. e fica apagado durante 15seg., e o amarelo 67 seg. aceso e 67 seg. apagado.

porém a lampada não acende, isto é o relé não liga.

Com C1 de 10nK 63, {que eu acho que é 10nF. e o K representa a tolerancia de 10%.}.

Acontece o seguinte: R3 todo à esq. o verde não pisca fica aceso direto, e o amarelo pisca ~ 90 por min.; a lampada acende durante 6 seg. e fica apagado 6 seg.

Com R3 todo a dir. o verde não pisca e o amarelo pisca ~180 por min.

A lampada fica acesa 6 seg. e apagada 6 seg. continuamente.

Com C1 = 2 de 10uF polarizados ligados + c/ + para ficar não polarizado, o resultado foi o seguinte: a lampada só acende durante 6 seg., quando liga a fonte, depois não liga mais

R3 todo à esquerda o verde pisca a cada 1 seg. e o amarelo acende 8 seg. e fica apagado 8 seg. ; R3 todo à direita overde fica aceso 3 seg. e apagado 3 seg. continuamente, e o amarelo acende durante 30 seg. e fica apagado durante 30 seg. ; porém a lampada não acende.

O R8 não influi em nada , tanto faz estar à dir. como à esq. não altera a frequencia da lampada, nos tres casos acima citados.

Farei as modificaçoes que voce indicar,pois estou muito interessado que funcione a contento.

Saudações, AROLDO

Postado

Olá Aroldo.

Pelo relato dos resultados que você obteve com o capacitor de 10uF não polarizado, dá para perceber que o 4060 está funcionando corretamente, pois, os tempos estão bem próximos do que seria esperado.

Quando você usa um capacitor de poliester de 10nF para C1, o LED verde pisca tão rápido que parece que está aceso direto.

Então, use o capacitor eletrolítico de 10uF não polarizado para C1.

Se você ajustar R3 para que o tempo que o LED amarelo permaneça aceso seja de aproximadamente 42 segundos, irá demorar cerca de 3 horas para que o pino 1 do 4060 vá para nível alto, acionando o 555.

Vamos fazer um teste para termos certeza de que o circuito a partir de R6 está funcionando corretamente:

Desconecte R6 dos pinos 1 e 11 do 4060.

O teste consistirá em você encostar (encostar e tirar) este pino de R6 que você desconectou no positivo da alimentação para provocar o disparo do 555.

Com isto você estará simulando o pulso positivo que o pino 1 do 4060 produz.

A cada vez que você encostar o pino de R6 no positivo, a lâmpada deverá ficar acesa por cerca de 6 segundos.

Aproveite este teste para ajustar o tempo de 6 segundos em R8.

Se este teste der certo, então, vamos verificar se o pulso que é produzido pelo 4060 está demorando o suficiente para disparar o 555.

Como é muito cansativo ficar esperando 3 horas, durante os testes, você pode trocar o pino 1 do 4060 por outro, como por exemplo, o pino 4.

Ou seja, ao invés de você ligar o pino 1 junto com o pino pino 11 em R6, você ligaria o pino 4 junto com o pino 11 em R6.

Com o tempo de acendimento do LED amarelo nos mesmos 42 segundos, irá demorar cerca de 3 minutos para que o pino 4 vá para nível alto.

Então teríamos que a cada cerca de 3 minutos a lâmpada ficaria acesa por cerca de 6 segundos.

Ficarei aguardando o resultado dos testes.

Postado

Mulder Fox: Parabens mais uma vez, tudo o que voce relatou ocorreu, tal e qual;oportunamente vou testar o tempo de 3 horas, e a outra opção que o soschip sujeriu. Darei retorno.

Saudações: AROLDO

• Curtir 1
Postado

Que bom aroldo martins.

Quando tudo estiver funcionando a contento, me proponho a desenhar uma placa de circuito impresso para o circuito e postar junto do esquema do mesmo.

Postado

Bom dia quero saber quem pode me fornecer um prototipo de um circuito "viragem automatica da chocadeira de ovos" porque tenho uma manual e sou iniciante na eletronica. Grato.

• 2 semanas depois...
Postado

Mulder Fox: Peço tua ajuda mais uma vez.

Gostaria que você analizace o Circuito Temporizador 24 horas que esta no link abaixo.

www.electronica-pt.com/index.php/content/view/252/43/

Conforme o esquema Eu acho que poderia ser ligado em 110v ca, e foi onde liguei,porém Eu montei o circuito, e acontece o seguinte:

Sem ligar o Push Button, e sem a carga, o R1 ligado ao Gate, esta queimando.

Onde esta o problema? Não pode ser ligado em 110 v,ou este circuito não funciona.

Eu quero testa-lo para ver como é esta temporização.

Tentei contatar a origem, mas não tive resposta.

SAUDAÇÕES: AROLDO

Postado

Veja se está ligado certo o triac, se realmente tá ligando R1 ao gate..dá uma olhada no datasheet dele, quanto a ligar ele em 110V, não tem problema algum, já cansei de ligar ele em 110 e sempre funcionou..

abraços

Postado

aroldo martins, lamento, mas, não entendo de TRIACS.

Não sei se isto pode estar sendo causado pelo fato do triac estar sem carga.

Mas, verifique se ligou corretamente como o colega deley lembrou e experimente ligar uma carga aí.

Postado

Bom eu estava olhando os tópicos e vi este projeto aqui, muita gente conhece o básico, porém eu mesmo tenho dificuldades em me aprofundar mais na eletrônica.

Encontrei este software

Nome: yenka versão 3.2.3

Procura no Google, e você será direcionado diretamente ao site oficial onde poderá abaixar o software.

Ou aqui. http://www.yenka.com/en/Downloads/

Ele perguntara para você se você esta em casa (HOME) e você fala que sim.

Nele da para simular circuitos analógico com digitais, ele e limitado, tem poucos componentes mais já da uma boa ampliada no raciocínio.

ysgol011.jpg

Yenka-01-m.jpg

Yel-AM-500.jpg

ldrmtr1.gif

e depois que vocês tiverem o circuito final, favor postar aqui para mim, guardar ele no meu acervo, nunca se sabe quando iremos prescisar...

email: [email protected]

abraços.

Postado

Prezado deley: Obrigado por opinar sobre o circuito; realmente o triac esta em curto, estou substituindo-o. Aproveitando a oportunidade, qual a watagem de R1 que vocêusou? A que eu estava usando era 1/8 w. Estou querendo mudar para 1,6 w.

No circuito não indica

SAUDAÇÕES: AROLDO

• 5 semanas depois...
Postado

Prezado delay: O circuito que esta no link, http www. electronica-pt.com/index....t/view/252/43/; voce afirmou que ja montou varias vezes e funcionou bem.

O que eu montei a lampada fica acesa direto.

Como é a temporização? Pois mesmo girando o ponteciometro,não cosegui alteração.

Eu gostaria que a cada duas horas alampada acendece durante cinco segundos.

Veja se consegue me ajudar.

Saudaões AROLDO.

• mês depois...
Postado

Mulder Fox: O circuito da chocadeira funcionou perfeitamente no tempo de 3 horas,na tua versão. Na do SOSCHIP não funcionou em nem uma das temporizações. Gostaria que você ou o SOSCHIP me ajudem.

Gostaria que me ajudes quanto ao cicuito abaixo:

Consegui identificar todos seus componentes,menos o CI, pois rasparam a identificação;a qual parece ser CI 24C,pois só aparece o 2 e metade do que parece ser um 4 e metade de C.

Temporização: A cada 2 horas liga o relé durante 3 segundos continuamente.

O CI 555 não serveria? ou qual poderia ser usado?.

Saudações, AROLDO

post-635424-13884955928623_thumb.jpg

Postado

Sim, trata-se de um circuito feito para um 555.

Mas, devido ao valor do capacitor de temporização do 555 (2200uF), se a corrente de fuga deste capacitor for grande, o circuito pode não funcionar como esperado.

Por este motivo, seria melhor usar a versão CMOS do 555 para poder aumentar o valor do resistor e, consequentemente diminuir o valor do capacitor.

• 3 semanas depois...
Postado

Mulder Fox: Obrigado pela orientação a respeito do circuito.

Gostaria de mais uma orientação:

Existe CIs com 4 portas inversoras ,4 portas E e 1 OR ? Todas em um unico CI.

Qual ?

Saudações, AROLDO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!