Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias, resistores, correntes e quedas de tensão.


vipper

Posts recomendados

Bom pessoal, meu problema é o seguinte: Tenho uma câmera digital que parou de funcionar com pilhas, usa 4 pilhas AA recarregáveis, todavia, como ela tem entrada para fonte de alimentação, testei com o carregador do meu Pocket PC, que é exatamente igual ao da camera, e ela funciona normal.

Então estive pensando, porque não unir o útil ao agradável, então pensei em usar baterias de alto rendimento, com uma chicote pra conectar no eliminador, e eu fico com a camera funcionando e com uma autonomia beeeemmm maior.

Ai nasce o problema, com os packs de baterias de LiPo, LiLo, etc.. a coisa se complica, pois não encontra em 5V, é 7, 14, ou 9V ou 18.. etc..então navegando esses dias.. encontrei uma bateria, acho que é de chumbo ácido, aquelas de lanterna de 1.000.000 de velas da western, que tem 6V e pode ser oferecida nas mais diversas amperagens, 4Ah, 7Ah, 12Ah, etc.. a de 4Ah tem um custo mínimo, R$ 30,00 em média, e um peso razoável, 800 gramas. Só que como informado, a tensão é 6V e não 5V.

O que acham dessa solução de usar essa bateria para a camera? alguma contra indicação?? qual resistor devo usar pra baixar a tensão pra 5V sendo certo que na câmera só tenho as seguintes informações (5V, 6W), a fonte externa original, segundo o fabricante é de 5V 1.5Ah.

Alguma sugestão ou crítica quanto às baterias? Grato por qualquer informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ligar 2 diodos em série e obter 4,8V.

Pode ligar 1 transistor NPN de potência com zener de 5,6V na base ao GND e resistor...

Uma imagem vale mais que mil palavras:

regulat.gif

http://www.satcure-focus.com/tutor/page5.htm

Só precisa calcular o resistor de acordo com a potência do zener, tensão de entrada e o ganho do transistor.

Pode alimentar este circuito com tensões bem acima dos 6V.... como por exemplo uma bateria de 9V ou 12V que sempre terá 5V na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOSCHIP, valeu pelas soluções... mas posso explorar mais?? o que achou da questão bateria e da bateria em si??

Bom só pra esclarecer, eu abandonei o curso de eletrônica na Escola técnica no 3° ano em 1999, então já esqueci muita coisa... sepuderem ajudar mais e me tratarem como basicão.. tudo bem!!

Pode ligar 2 diodos em série e obter 4,8V.

Que diodos seriam esses??? retificadores normais (1N400x)?? ou zeners??

Pode ligar 1 transistor NPN de potência com zener de 5,6V na base ao GND e resistor...

Uma imagem vale mais que mil palavras:

regulat.gif

http://www.satcure-focus.com/tutor/page5.htm

Legal.. mas poderia me dar exemplos desse transistor para essa aplicação?

Só precisa calcular o resistor de acordo com a potência do zener, tensão de entrada e o ganho do transistor.

E como seria o cálculo do resistor? Inclusive potencia.

Pode alimentar este circuito com tensões bem acima dos 6V.... como por exemplo uma bateria de 9V ou 12V que sempre terá 5V na saída.

No caso você se refere ao segundo exemplo né?

No meu caso.. que vou usar somente essa bateria, não pretendo mudar tensão nem corrente, o que você recomenda visando maior economia da bateria, maior eficiência do sistema, menores chances de dar problemas ou prejudicar a camera?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as susgestões propostas são boas...

Mas acho que a mais simples é a de colocar-se dois diodos em série. No caso, os diodos seriam diodos retificadores comuns. Só precisa atentar para a corrente que a câmera drena (ela atinge a corrente máxima de consumo, geralmente, quando está carregando o flash), de maneira a se utilizar diodos que suportem a corrente.

Quanto a se utilizar uma bateria, a principio, não ha problema algum, fora o desconforto de se transportar a tal bateria junto com a câmera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulador 7805 precisa de no mínimo 7V de entrada...

Vipper, estou sem tempo. Terá que esperar algum colega eu garimpar informações na net.

De qualquer forma. valeu.. mas assim que puder me dê sua opnião.. pois acompanharei o tópico mesmo depois de tudo feito.

Todas as susgestões propostas são boas...

Mas acho que a mais simples é a de colocar-se dois diodos em série. No caso, os diodos seriam diodos retificadores comuns. Só precisa atentar para a corrente que a câmera drena (ela atinge a corrente máxima de consumo, geralmente, quando está carregando o flash), de maneira a se utilizar diodos que suportem a corrente.

Quanto a se utilizar uma bateria, a principio, não ha problema algum, fora o desconforto de se transportar a tal bateria junto com a câmera.

Po amigo. valeu pelas opiniões.. como a fonte externa da camera tem limite de 1.5Ah, acho que um diodo de 1.5 Ah é suficiente.. nesse caso os 1N539x acho que atendem bem. o que acha?

Ahhhh.. acho que é meio óbvio. mas não custa perguntar.. no caso os diodos ficariam em série na linha positiva da bateria na seguinte ordem: anodo D1 no polo + da bateria, catodo D1 em anodo D2 e catodo D2 na carga.. é isso?

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, vipper.

como a fonte externa da camera tem limite de 1.5Ah, acho que um diodo de 1.5 Ah é suficiente.. nesse caso os 1N539x acho que atendem bem. o que acha?

Nunca use componentes eletrônicos no limite. Use sempre para "um pouco a mais".

Procure diodos de 2 ou 3 ampéres, pro seu caso.

Ahhhh.. acho que é meio óbvio. mas não custa perguntar.. no caso os diodos ficariam em série na linha positiva da bateria na seguinte ordem: anodo D1 no polo + da bateria, catodo D1 em anodo D2 e catodo D2 na carga.. é isso?

Sim. É isso!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

ola galera to precisando de ajuda !!! e o seguinte tenho uma bateria de 9V aquelas comuns de brinquedos to querendo obter 6v o que eu faço me ajudem por favor coloquei 2 diodos em serie em cada polo da bateria mas a tensão cai de mais será que fiz algo errado?

os diodos reduzem para>> 0.7 certo? eles são o 4007 mas não sem quants Amperes !!!

sera que tem outro jeito? e para um carrinho de controle remoto !!!!

me ajudem por favor

obrigado Att!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!