Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
kairi

Modem reinicia sozinho quando acessado.

Recommended Posts

Obs.: Estou vindo com a dúvida de um outro fórum, pois lá não consegui ajuda.

Boa noite a todos.

Um amigo que possúi uma Lan House me chamou para ajuda-lo a resolver um problema... de um tempo pra cá, o técnico dele simplesmente sumiu, deixando uma bagunça enorme, desde o servidor até os clientes, e isso em termos de Hardware e Software.

Eu formatei todas as máquinas clientes, instalei uma versão do XP Service Pack 2 limpa que o dono da Lan House possuía, e coloquei todas as máquinas no mesmo grupo de rede, todas configuradas para compartilhar arquivos e usar a impressora. São 22 máquinas cliente, todas configuradas com IP automático.

Após refazer todo o cabeamento, eu liguei o modem DSL (Speed Stream 4200) na placa de rede on-board do Servidor (a máquina que gerencia o acesso dos usuários nos PC's Clientes) e fiz o roteamento do modem conforme é explicado nesse tutorial, com a diferença de utilizar ip automático no servidor e acessar o modem pelo navegador pelo ip de fábrica (192.168.254.254).

Após o roteamento ser realizado, o computador funcionava perfeitamente na internet. Então, eu liguei o servidor (utilizando um cabo partindo da placa de rede onboard) na porta "23" do switch e liguei o modem na porta "24". Ao fazer isso, coloquei o servidor com ip de rede fixo, para que o programa de gerenciamento de usuarios nos computadores clientes pudesse saber qual PC era o servidor.

Feito isso, tudo funcionava perfeitamente (exceto pelo fato do servidor NÃO conseguir acessar a internet após ser colocado um ip fixo). Porém, no dia seguinte surgiu o seguinte problema: Ao invés de CADA MÁQUINA utilizar 1MB de link (velocidade total da banda), a banda era dividia por cada maquina, e ainda de maneira ineficiente (algumas com 500k de link, outras com 100k). E se isso não bastasse, se houvesse mais de 10 maquinas ligadas a internet simplesmente NÃO FUNCIONAVA EM MAQUINA ALGUMA.

Quando cheguei até o local, recebi a notícia de que a internet já não estava mais funcionando, de maneira alguma, em máquina nenhuma. Não bastava reiniciar, desligar/ligar o modem/switch/servidor... a internet não vinha.

Desconfiei da origem do problema ser de procedência externa... nada, os fios iam até o poste sem nenhum problema. Liguei para a telemar, fiz vários testes e nada. Percebi, que toda vez que algum cliente tentava acessar o modem, de qualquer ponto, o modem reiniciava, sozinho... as luzes se acendiam, se apagavam, e o modem re-conectava... SEMPRE.

Tentei ligar o modem diretamente em um único computador, através de uma conexão direta com a placa de rede. Quando o computador era posto para a trabalhar com "Ip automático" a internet funcionava perfeitamente, à 100%, sem cair por horas. E quando eu colocava o modem no switch ele reinicia.

Gostaria de saber, o que pode estar causando o problema.

OBS.: Provavelmente, não deve ser o switch, pois todas as máquinas da rede se comunicam entre sí normalmente, tanto em jogos em rede (CS 1.6) quanto os programas das maquinas clientes.

Obrigado, e tenham um bom dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais