Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SLI/Crossfire modesta VS placa high-end


eros.menezes

Posts recomendados

Vou montar um computador novo e andei pesquisando as tecnologias de placas de vídeo em paralelo (SLI/Crossfire). Porém, algo me chamou atenção:

Será que um sistema SLI/Crossfire, com placas de vídeo com preços e desempenho mais modestos, são mais eficientes (e portanto maior relação custo/benefício) que uma única placa high-end com HD4870 ou similar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, A configuração que estava pensando era a seguinte (até R$ 2500,00):

Processador: E8400 - R$ 640,00

Mobo: Asus P5Q-E (aceita Crossfire) (FSB 1600Mhz, Chipset P45) - R$ 550,00

Memória: 2x2GB 800Mhz (ou 1066Mhz) Kingston (não são aqueles kits com dissipador; são apenas duas memórias de mesmo clock e capacidade) - R$ 160,00

HD: 2x160 GB Maxtor 7.200rpm, NCQ, RAID0 R$ 320,00

VGA: HD4830 (HD4850 se couber no orçamento) R$ ~ 650,00

Fonte: Corsair 650W reais R$ ~ 350,00

Gabinete: Cooler Master 333 ou 580 (pretendo colocar umas três ventoinhas) R$ ~ 130 a 200

TOTAL: R$ 2870,00

Já possuo: Monitor Samsung 932BW plus 19", Drive DVD-RW LG, Drive de disquete, Caixas de som de mesa, Fone de ouvido, Controle.

Será que rola um Crossfire decente ou é melhor optar por uma só VGA parruda?

Inclusive, o orçamento está de bom tamanho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então eros, na sua config aí, pode ser que você não goste muito do desempenho do seu crossfire, pois o P45 faz crossfire sim, mas com os 2 slots PCI-E trabalhando a 8x e não a 16x, tudo bem que o orçamento vai ser o maior vilão, mas se juntar mais um pouco e pegar uma mobo com o x48 você vai ter crossfire no "full" com os dois slots PCI-E trabalhando a 16x...

No processador também... a era dos games sugando processadores multicore já taí... maior exemplo que GTA4 não tem... esse suga um desempenho brutal dos processadores da galera e um dual core tem q ter um over monstro pra guentar o bixo... daí um quad core pode resolver isso e julgando pelo preço que você colocou aí do E8400 dá pra juntar um kadin mais e pegar um Q9400 (se não me engano...) que eu já vi até na LEITURA(aquela livraria) custando seus 750,00, e ainda conta com 12mb d cache e roda frio q só ele...

As VGAs estão de boa (por mim...) também quero um dia fazer um crossfire de 4850... 4870... por aí... e acho que vai ter um desempenho legal cara... ... outra coisa é quanto aos HDs, acho q do jeito q vamos hj em dia com os filmes e arquivos e games sendo kda vez "mais maiores de grandes" fica difícil acomodar tudo em 320gb... eu por exemplo nom tenho mais espaço... isso com 1 d 320gb e outro d 500gb... claro q isso varia de pessoa pra pessoa... um produto muito bom são os HDs de 1TB que você acha até por seus 400,00... 450,00... daí amigo... não vai ter q deletar nda nda nda... hehehehehehe... espero ter ajudado aí um pouco... Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, td a sua configuração é muito boa! em qual resolução você pretende jogar??

eu diria q uma HD 4850 vai suprir todos as suas necessidades imediatas.. você vai jogar a grande maioria dos jogos sem lags, em boas resoluções (apesar q eu recomendaria você usar sempre na resolução nativa do seu monitor) e com altas doses de AA/AF.. seu chiset (P45) é muito bom também e vai sustentar um CF facilmente.. isso vai ser bom no futuro.. os drivers para CF ainda não estão 100%, porém, quando os jogos ficarem pesados para uma HD4850 (o q eu acho q não vai ser tão já), você pode apenas descolar outra (e no futuro os drivers só tendem a melhorar) q sua mobo vai aceitar legal.. e outra, caso você queira usar um CF, você vai precisar de uma fonte hardcore!!

Não acho q valha a pena você trocar seu E8400 por um Q6600 ou Q9450.. essa CPU é muito boa, principalmente para jogos.. se eu fosse montar uma maquina p/ mim, essa seria minha primeira opção.. ótima performace por um custo razoavel (considerando o dolar alto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção de vocês. Sou um pouco leigo em hardware e o CH está me dando uma boa base.

Bem escolhi essa placa mãe por:

-Sua marca

-Seu preço

-Possibilidade de Overclock

-Upgrade de processador para os Core 2 Quad

-RAID

O HD de 320GB não é bem um problema mas posso, no futuro, fazer um RAID com backup com mais HDs. Eu uso um de 40 GB e consigo me virar (naquelas né).

A resolução do monitor é a nativa mesmo (1280x1024). Por isso cogitei a HD4830.

Estou aberto a sugestões pois tenho algumas dúvidas:

- O Crossfire ou SLI é realmente necessário para um monitor de 19" na resolução de 1280x1024 ou é exagero? Essa dimensão de monitor é a ideal para mim. Acho exagero um monitor de 22", fica além da minha capacidade de perscepção dos elementos.

- O desempenho da máquina ficará como com o CF?. Dará gargalo?

- Só uma placa com chipset x38 ou x48 permite rodar os Core 2 Extreme? Pretendo migrar para eles depois do E8400, pois são os que dão um aumento real de desempenho. Claro que isso vai depender de quanto o i7 vai estar desenvolvido a ponto de ser uma referência para jogos mais no futuro, de uma forma que será difícil jogar com essa plataforama E8400 ou Extreme por exemplo.

- Qual placa, melhor que P5Q-E e com bom custo/benefício, poderá entrar nessa configuração?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- O Crossfire ou SLI é realmente necessário para um monitor de 19" na resolução de 1280x1024 ou é exagero? Essa dimensão de monitor é a ideal para mim. Acho exagero um monitor de 22", fica além da minha capacidade de perscepção dos elementos.

Não.

Talvez um CF de 4670 (custo benefício bom), mas eu ficaria com uma 4850.

Se fosse o 22 aí seria um pouco diferente..

- O desempenho da máquina ficará como com o CF?. Dará gargalo?

Sepende do processador e das VGAs, se for a 4830 o processador não precisa ser top, mas também não vai colocar um Pentium Dual Core aí né ? ^_^

- Só uma placa com chipset x38 ou x48 permite rodar os Core 2 Extreme? Pretendo migrar para eles depois do E8400, pois são os que dão um aumento real de desempenho. Claro que isso vai depender de quanto o i7 vai estar desenvolvido a ponto de ser uma referência para jogos mais no futuro, de uma forma que será difícil jogar com essa plataforama E8400 ou Extreme por exemplo.

Pra que um C2QX ?

Pegue um Q9550 que ele é MUITO forte, o Extreme é só para overclockers com grana.

- Qual placa, melhor que P5Q-E e com bom custo/benefício, poderá entrar nessa configuração?

Obrigado.

Isso é assunto para outro tópico ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD: 2x160 GB Maxtor 7.200rpm, NCQ, RAID0 R$ 320,00

VGA: HD4830 (HD4850 se couber no orçamento) R$ ~ 650,00

Fonte: Corsair 650W reais R$ ~ 350,00

Antes eu tinha um HD de 80 Gb e estava bom, agora no meu PC novo que roda os jogos novos 640 Gb acaba sendo pouco (acredite)

Não é muito difícil achar uma HD 4850 por R$ 700,00

Você não precisa de uma fonte de 650W para a sua config., fazendo crossfire de HD 4850 uma de 550W já segura, já que pretende comprar uma HD 4850/4830 sem crossfire, pegue uma Corsair 450W VX, aí sobra dinheiro para a sua placa de vídeo ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!