Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete é melhor com pressão de ar positiva ou negativa?


FOXZON

Posts recomendados

Li no Clube do Hardware sobre o gabinete Silverstone Fortress FT01 ( https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1621 ) e no teste falava que ele tinha pressão de ar positiva (fluxo de ar que entra é maior que o fluxo de ar que sai, ou seja, tendência de sair ar do gabinete).

Há um vídeo no YouTube que passaram muito interessante mostrando a pressão positiva:

Eu possuo uma FAN Cooler Master 120mm 90CFM 19dBA (R4-L2R-20CK-GP) na lateral esquerda-traseira-inferior que expulsa o ar de dentro, uma fonte Seventeam ST-350BKV na parte traseira-superior que possui uma FAN 120mm (original) para resfriamento que também (lógico) expulsa o ar do interior e a FAN do processador original AMD por onde entra parte do ar na lateral esquerda-traseira-central. O gabinete ainda possui "ranhuras" na lateral direita na parte inferior e superior (percebo que também entra parte do ar) e uma abertura na traseira abaixo da fonte para uma FAN 90mm, na qual percebo que entra parte do ar também.

No caso, o meu gabinete tem pressão de ar negativa, ou seja, o ar tende a entrar nele.

Qual das configurações refrigera melhor o interior do gabinete....com pressão positiva ou negativa? Por quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto me parece particularmente complicado, principalmente quando levamos em conta a circulação do ar. Me lembro de um episódio dos Caçadores de Mitos em que eles investigavam se uma caminhonete gastava mais gasolina com a porta da caçamba fechada, pois isso, segundo o mito, fazia com que o ar que passava sobre o capô colidisse com essa porta, gerando atrito que dificultava o movimento todo. No final a resposta foi justamente o contrário.

Eu já li aqui no Fórum muitos "achismos", e poderia dizer o que faz mais sentido para mim, mas como eu disse eu acho que isso é muito complexo para ser julgado baseando-se apenas em impressões superficiais. Há em algum lugar um teste bem feito que possamos usar de referência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto me parece particularmente complicado, principalmente quando levamos em conta a circulação do ar. Me lembro de um episódio dos Caçadores de Mitos em que eles investigavam se uma caminhonete gastava mais gasolina com a porta da caçamba fechada, pois isso, segundo o mito, fazia com que o ar que passava sobre o capô colidisse com essa porta, gerando atrito que dificultava o movimento todo. No final a resposta foi justamente o contrário.

Eu já li aqui no Fórum muitos "achismos", e poderia dizer o que faz mais sentido para mim, mas como eu disse eu acho que isso é muito complexo para ser julgado baseando-se apenas em impressões superficiais. Há em algum lugar um teste bem feito que possamos usar de referência?

Desconheço outro teste a não ser este exposto pelo Clube do Hardware. Antes de lê-lo, nunca pesquisei a respeito, pois pra mim dava na mesma, mas para um fabricante fazer algo tão caro e especialmente com pressão positiva me deixou pensando se o que eles fizeram realmente seria o melhor jeito de se refrigerar um computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço outro teste a não ser este exposto pelo Clube do Hardware. Antes de lê-lo, nunca pesquisei a respeito, pois pra mim dava na mesma, mas para um fabricante fazer algo tão caro e especialmente com pressão positiva me deixou pensando se o que eles fizeram realmente seria o melhor jeito de se refrigerar um computador.

Bom, mesmo que seja uma boa coisa não poderia ser mais fácil de obter, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mesmo que seja uma boa coisa não poderia ser mais fácil de obter, certo?

Sim....então para ficar com pressão positiva no meu gabinete, teria que inverter o lado da FAN 120mm somente e já ficaria positiva ou pelo menos neutro, pelo que percebo no meu PC.

A dúvida sobre qual modo é melhor ainda continua, porém vou tentar descobrir (por meio de testes) se muda muita coisa deixá-lo com pressão positiva ou negativa. Amanhã talvez eu já conclua algo, pois meu PC está na garantia da loja, então tenho que ir até lá pra inverter a FAN 120mm. Depois postarei os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você quiser testar, ótimo. Mas eu acho que há muitas variáveis. O demoniohf mencionou que pode criar uma "bolha de ar", o que não acho muito improvável. Mas é óbvio que essa bolha se criaria em algum "canto" sem exaustão. No meu gabinete seria a parte superior frontal, por exemplo, mas no seu poderia ser em outro lugar. Eu acho que depende bastante do fluxo de ar dentro do gabinete e cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você quiser testar, ótimo. Mas eu acho que há muitas variáveis. O demoniohf mencionou que pode criar uma "bolha de ar", o que não acho muito improvável. Mas é óbvio que essa bolha se criaria em algum "canto" sem exaustão. No meu gabinete seria a parte superior frontal, por exemplo, mas no seu poderia ser em outro lugar. Eu acho que depende bastante do fluxo de ar dentro do gabinete e cada caso é um caso.

É...cada caso é um caso....no meu acho que seria na parte frontal inteira que formaria a bolha de ar quente, pois não há entrada de ar na frente...acho que uma FAN 90mm sanaria o problema de muito ar quente acumulado, mas preciso ver se a loja que me vendeu tem a que desejo, uma da Cooler Master que não lembro mais, porque faz tempo que pesquisei.

E se eu tirasse os dois tampões para driver de CD/DVD que ficam na parte mais alta do gabinete para não formar essa bolha?

Também será que esse ar quente acumulado não sairia pela abertura de 90mm abaixo da fonte? E com a FAN 90mm será que não sairia pelas ranhuras na lateral direita?

Pena que não consegui enviar fotos do meu gabinete, aí você poderia ver certinho como ele é!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho mais uma dúvida. Se os fans jogam mais ar para dentro do que para fora então (para o gabinete não explodir...) deve sair ar por cada furo possível. O ar saindo velozmente por espaços apertados também não causaria um aumento no ruído?

Não sei....talvez sim, se estes furos forem muito apertados, mas se eles forem já um pouco folgadinhos e o gabinete tiver algumas ranhuras espalhadas por ele (como no vídeo, que mostra a parte de trás toda ranhurada), talvez já dê conta sem aumentar o ruído.

O seu PC tem pressão positiva ou negativa?Faça um teste simples para saber...passe a mão por algum furo, ranhura ou buraco que há nele e sinta se está puxando ar de fora ou empurrando para fora.

Consegui achar outro vídeo que mostra um pouco da pressão positiva e negativa...também do gabinete da SilverStone. Dê uma olhada:

YouTube - #1006 - SilverStone FT01 Case Video Review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, vocês só estão esquecendo de uma coisa. Não é apenas a pressão positiva que faz o gabinete da Silverstone ser ótimo, deve-se atentar para as posições dos fans, às ranhuras do gabinete, etc. O projeto não é composto apenas da pressão positiva, mas também de várias outras variaveis (como as citadas acima) que eliminam a possibilidade de criação de bolhas de ar e disturbios na ventilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara pelos dois videos do review que vi não há nenhuma pressão positiva (se há, é minima). Ao que parece a mesma quantidade de ar que entra está saindo (na verdade uma pequena parte de fumaça se concentra no case, o que é completamente normal). Na minha opinião Marketing total e descarado, pois não é só a pressão positiva que faz do case uma ótima escolha para ventilação. Talvez ela ajude, mas não tanto quanto a boa distribuição dos fans e dos dissipadores da placa-mãe e o espaço interno do case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês só estão esquecendo de uma coisa. Não é apenas a pressão positiva que faz o gabinete da Silverstone ser ótimo, deve-se atentar para as posições dos fans, às ranhuras do gabinete, etc. O projeto não é composto apenas da pressão positiva, mas também de várias outras variaveis (como as citadas acima) que eliminam a possibilidade de criação de bolhas de ar e disturbios na ventilação.

Após ver o último vídeo, concordo que não é somente ser pressão positiva, tem que observar as posições das FANs, o propósito delas (para entrar ou sair ar) e também os locais de evasão do ar (ranhuras). Apliquei esse mesmo conceito (ou quase isso) no meu PC...COmo havia dito, deixei minha FAN 120mm para jogar o ar para dentro e deixei aberto duas baias (as mais superiores). Agora o ar que antes se acumulava nas baias sai, deixando o gabinete um pouco mais frio.

Aqui utilizo um catavento feito de papel para averiguar se está saindo ar ou não. Achei que sairia por todo o gabinete (ranhuras e aberturas), só que o ar quente só sai pelo buraco das baias. Assim, já eliminei um local que antes formava uma bolha de ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!