Ir ao conteúdo

Onde posso imprimir esquemas elétricos nas placas virgens?

Edson16

Posts recomendados

Postado

Oi sou novo aqui na eletronica, fiquei fascinado com as possibilidades que a eletrônica nos proporciona, e na simplicidade de fazer seu próprio por EX: Amplificador de audio, Tranmisor de FM, Transmisor de TV e etc..., achei muito interesante, pesquisei sobre os simbolos dos "esquemas elétricos" e achei isto http://www.angelfire.com/on/eletron/curso7.html me ajudou muito a conhecer os simbolos dos esquemas e fiquei muito interesado ^_^, minhas perguntas são...

1- Onde eu posso levar a impressão de um esquema para que eu obtenha uma placa "verde" com as trilhas empresas conforme o esquema q eu imprimi?

2- Os componentes elétronicos eu posso comprar em qualquer loja de eletronica EX: onde aruma televisores etc...

desde já agradeço, obrigado.

Postado

Olá,

A placa de circuito impresso voce mesmo pode fazer, ja vi varios sites dando dicas e o "passo a passo". voce precisa da placa de fenolite virgem (custa uns $ 3,00 a tamanho 10x10), do percloreto de ferro(uns $ 8,00 250g), do furador e de uma caneta própria.Tudo isso voce encontra em lojas de componentes eletronicos e existe até o Kit.

Para voce que assim como eu é um novato, ja pode ir treinando ao montar a sua.

Os componentes tambem, voce encontra em lojas onde arrumam televisores, instalam som p/ carro, cerca elétrica..

Falou

Postado

Amigo Edson16,

É isso aí meu caro!

Vai em frente!

A Eletrônica é uma ciência mais que ESPETACULAR no meu ponto de vista!:D

Boa Sorte e Sucesso!

QUalquer coisa estamos aí.

P.S.: Como bem falado pelo amigo Xuxa voce pode fazer por si só sua placa de circuito impresso! Empresas do ramo costumam cobrar caro e nao costumam aceitar pequenas quantidades em pedidos, fora que é ideal voce aprender a "desenhar" suas próprias placas e nao ficar sempre dependendo do serviço de outros, que na verdade muitas das vezes voce pode ate fazer melhor, com mais dedicacao por exemplo!

QUanto aos componentes eletronicos, ate mesmo na internet voce encontra inumeros websites, lojas virtuais para aquisicao dos componentes!

Abração,

R.Costa.

Postado

valeu ai por responder e me ajudar! ^_^ so mais 1 coisa, eu pesquisei no google e vi que para fazer a placa precisa de uma impressora a laser... eu não tenho, eu tenho uma impressora de jato de tinta.

1- eu posso imprimir o circuito numa folha A4 normal na minha impressora e depois levar até uma papelaria e tirar um xerox na folha PHOTOPAPER ?? dizen que essa folha é ideal para substituir a tal folha que custa caro, e o xerox ultiliza TONNER que faz o mesmo trabalho da impressora a laser... e ai da??

Postado

Caro Edson16,

Sim! É possível imprimir seu circuito impresso utilizando uma maquina de XEROX na resolução maxima! Coloca a maquina pra gastar tonner!:D

É ideal tb no seu caso, que vai imprimir em A4 primeiro pela jato de tinta que voce imprima em uma otima escala de PRETO.

O melhor é quando se dispoe de sua propria impressora laser, já que fica muito mais simples e pratico voce quando errar ou ver que algo saiu errado, tentar novamente e rápido para que a falha nao venha a causar desanimo!

De qualquer forma a resposta para sua pergunta é SIM! voce pode utilizar a maquina de XEROX para imprimir seus circuitos. P.S.: Quando fizer isso, nao tire apenas UMA xerox do seu circuito, tire mais de uma pra ter uma reserva caso a primeira nao dê certo.

No mais, é isso aí.

Sucesso!

R.Costa.

Postado

valeu (digam AMD) ^^ vou tirar mais de um xerox e vou pedir pra colocar no maximo, agora eu to tentando ultilizar um programa chamado EAGLE para fazer o circuito da placa, minha duvida é como vou saber se o desenho vai ter o espaço certo das resistencias, capacitor e etc..?

O esquema impresso é exatamente igual a este que eu quero fazer

http://www.tonieletronica.xpg.com.br/transmissor_2n2218.htm

1-posso usar a imagen do circuito lá para imprimir ou é nessesário crialo no eagle?

post-487039-13884950389109_thumb.gif

post-487039-13884950389368_thumb.gif

post-487039-13884950389519_thumb.jpg

Postado

Amigo Edson16,

Bacana sua força de vontade!:D

Quanto às suas questões, vamos lá:

minha duvida é como vou saber se o desenho vai ter o espaço certo das resistencias, capacitor e etc..?

Você saberá que o espaço entre os componentes eletrônicos está okay a partir do momento que, quando você começar a criar seu layout da PCI no Eagle, você quando for adicionar qualquer componente, por exemplo: (você tem um esquema que usa um diodo retificador de uso geral 1N4007, sendo assim, você já sabendo que necessita adicionar ao seu layout um diodo, basta que você vá na opção de ADD COMPONENT no Eagle e vai aparecer uma tela (um board) que possui uma listagem com todos os componentes de que a sua versão do Eagle dispoe em sua biblioteca interna, daí você procura pela seção DIODOS e dentro desta seção você tem a opcao de selecionar o modelo de diodo 1n4007, desta forma você terá certeza de que o tamanho do diodo no seu layout vai ser igual ao tamanho do diodo real que você usará no seu projeto! E assim funciona para resistencias, CIs, capacitores, etc...e mesmo quando você nao encontra na biblioteca do Eagle o especifico componente de que voce precisa, não há razao pra se desesperar...rs...basta que você OU selecione um componente que voce acredite possuir um tamanho semelhante (veja a Potencia por ex. em resistores, pois quanto maior a potencia maior sera o tamanho fisico do componente) ou então você tem a opcao de criar o tamanho que voce necessitar, para isso nao utilize o componente, mas utilize os PADS (ilhas) delimitando o espaco pra aquele componente o qual o Eagle nao disponibiliza a voce na atual biblioteca.;)

posso usar a imagen do circuito lá para imprimir ou é nessesário crialo no eagle?

Sim! Você pode utilizar sem problemas esse layout de PCI para fazer seu projeto. Mas sabendo que se trata de um projeto de transmissor FM, não fique muito chateado se quando acabar de montar o circuito esse nao "abranja" esse 1Km que diz no esquema inicial. Isso porque em se tratando de projetos que envolvam RF, é bem complicado acertarmos logo de primeira! Eles precisam das trilhas mais curtas possiveis, uma placa de fibra de vidro é melhor que o fenolite para esse tipo de circuito (mas tb é mais difícil de furar para inserção dos componentes eletronicos que a fenolite), os componentes precisam estar realmente bons e deve-se tomar atenção ao se preparar a bobina osciladora de RF que deve estar em ressonancia com o capacitor variavel (trimmer) formando o circuito tanque do projeto. Enfim...vá em frente!:D

Para imprimir o layout só é necessária a primeira imagem que vai ser usada para corroer o lado cobreado da placa. A do meio é a mascara do lado dos componentes que nao se faz necessaria caso nao deseje utiliza-la e a ultima é apenas uma amostra 3D do que vai virar seu projeto quando pronto!

P.S.: Quando preparar qualquer layout no Eagle, no final mande exportar o seu layout em formato de imagem, com resolucao de 150dpi em modo monocromatico (nao ira afetar a impressao final! É apenas para garantir que seu layout será exportado como uma imagem no real tamanho do circuito).

É isso aí.

Espero que dê pra dar uma luz!

Sucesso,

Grande Abraço.

R.Costa.

Postado

digam AMD, muito obrigado por estar me ajudando, já que você disse que posso ultilizar a primeira imagen para impressao, vou imprimila no maximo de qualidade que minha impressora fornece em preto e branco^^, eu estava lendo aqui tb sobre a imagen ficar ocasionalmente invertida na placa de fenolite, se eu imprimir esta primeira imagen fizer o xerox e depois eu fizer o procedimento, ela não vai ficar ao contrario da posição dos diodos e atc na placa?

Ah! sobre a distancia de 1km, eu não preciso que chegue tãoo longe, no maximo ums 100 metros ta beleza...

Postado

Caro Edson16,

sem problemas!:D

Essa placa aí da foto você pode imprimir normal e não precisa inverter/espelhar a imagem não! Se você quiser tirar a prova real, olha pra imagem do meio, que é a mascara de componentes, então é só voce imaginar que o lado PRETO (layout) que voce vai imprimir vai ficar NA MESMA POSICAO da MASCARA de componentes, so que sendo em baixo! :) Apenas de vez em quando necessitamos imprimir a imagem como espelho pra que saia invertida. Mas na maioria dos casos, quando nos mesmo criamos o layout dos nossos circuitos, nos ja criamos como queremos, e nao precisa então inverter. Uma ultima prova é: antes de levar pra tirar XEROX e gastar $$ e tempo, etc...como voce vai imprimir primeiro aí na sua jato de tinta, basta que você imprima uma de teste, olhe bem, pegue a placa de cobre, "simule" como vai ficar o seu layout já na placa de cobre e sendo assim voce ira ver se tudo vai correr bem ou se precisa mudar algo! Digo isso, porque apesar de ser digamos "estranho" eu acredito que seja a melhor forma de aprender de verdade. Pra tudo na vida precisamos TESTAR pra saber se pode ser/ficar bom ou não. :)

P.S.: Se você aceita que o rendimento do projeto caia 90% em materia de rendimento, então tá okay, vai atender suas expectativas! rss...brincadeira. Preste bem atencao em todas as ligacoes, em todas as soldas, cuidado com a temperatura do ferro de solda nos componentes, e atencao redobrada na hora de preparar o indutor/bobina...isso porque ela é simples, mas é nas simples mesmo que erramos! rs:D

Sucesso,

R.Costa.

Postado

uhsuhsuhsuh não é que eu queira que o rendimento caia 90%, é que como você falou que pra alcançar a meta de 1km teria que ser na placa de fibra de vidro, dai achei mais dificel de concluir... mais não me importo mesmo que não alcance 1km.. ate 100M ta beleza:lol: porque quero so aqui dentro de casa mesmo^^

Esse indutor/bobina, porque tenho que ter tanto cuidado com ele? é extremamente fragil?tenho que regular alguma coisa?

Postado

Caro Edson16,

Estou brincando!:D

Não posso afirmar que o rendimento será tão baixo quanto 10%!;)

É um projeto simples, e tenho certeza que você conseguirá fazê-lo funcionar pro que você deseja! Vai em frente e nem esquenta a cabeça...rs...só faça com atenção!;)

Esse indutor/bobina, porque tenho que ter tanto cuidado com ele? é extremamente fragil?tenho que regular alguma coisa?
Rss...não é que seja frágil não, digo isso apenas porque como você pode ver pelo esquema, a bobina não passa de um simples fio esmaltado AWG de determinado calibre enrolado criando espiras (formato de uma mola)! O detalhe é que, ela precisa ser feita exatamente de acordo com o projeto, isso porque qualquer minima variacao/mudanca (por exemplo: separar as espiras mais do que o esquema pede, ou ter mais espiras do que necessita) voce estara mudando completamente a frequencia do aparelho!:rolleyes: E aí numa hora dessas é que a gente esquenta a cabeça achando que o aparelho nas esta oscilando, mas na verdade ele está, sendo que como erramos em um centimetro da bobina, ele sai da faixa de frequencia para o qual ele deveria trabalhar entende?!;)

Abração.

Conta pra gente o resultado do processo aí hein!

R.Costa.

Postado

Amigo digam AMD

tenho que ter cuidado so na hora de soldala no lugar para que não se abra e cause mal funcionamento?

sobre as espiras, você disse que pode ter mais q o nessesario, como assim eles já não vende pronto?

Postado

Caro Edson16,

Que bom que conseguiu me entender.

Quanto a sua questao se essa bobina é vendida em loja de componentes, eu vou te dizer que eu acredito que você nao encontre nao!:o

Essa é uma bobina simples, pra ser feita em casa, como eu disse no post, com fio esmaltado de determinado calibre. Mas isso nao é motivo pra panico! Basta que voce olhe seu esquema eletrônico, veja quantas espiras o projeto pede e assim voce tambem faca, obedecendo aos diametros da bobina. Esse tipo de projeto é aquele que significa: tentativas, erros e funcionamento! Digo isso, porque apos monta-lo, você terá de ver o que o aparelho esta transmitindo e em que faixa mais ou menos (ex: 88MHz...etc) e assim regulando a distancia estre espiras voce fara com que o transmissor opere numa frequencia mais alta ou mais baixa...tudo depende do seu receptor (rádio) pra fazer a sintonia e saber em que frequencia o aparelho esta tendo melhor rendimento! voce pode postar fotos, do tipo de fio que você esta pensando em usar pra fazer sua bobina, etc et ctec...poste fotos e a gente vai ajudando sem problemas...mas te digo, nao desanima nao!!! Quando comecei na eletronica, mais especificamente nos finais de 2004, eu tb montei alguns transmissores e vou te dizer que todos funcionaram!!! Sim, alguns necessitaram mais regulagens, detalhes, etc...mas outros nao...minha unica dica é: faça com atenção e vontade mesmo de fazer!:DO que significa: Dedicação.

É isso aí.

Abração meu caro.

R.Costa.

Postado

Amigo digam AMD.

^^ aham vou procura perguntar ao vendedor da loja de eletronica qual o fio melhor pra fazer a espira, pode deixa eu posto foto sim ^_^

A sintonia não é feita pelo trimmer CV?

Amigo (Sem Teto) é isso ai, mais tenho uma outra meneira que vou seguir... essa me parece mais dificel, esse link eu to usando como base do meu projeto.

olha esse link aqui:

http://www.overdance.com.br/audio_list/Fazendo%20suas%20placas%20de%20circuito%20impresso.pdf

Postado

Amigo Edson16,

Sim, a sintonia tem relação TOTAL com o circuito tanque (que é formado pelo Capacitor e Bobina = oscilador de FM no seu caso). A sintonia sim é feita no TRIMMER, mas depende em 100% da bobina em paralelo a ele. Por isso eu disse pra você fazer a bobina exata como esta no esquema, pra que depois voce REALMENTE so precise fazer a sintonia fina pelo trimmer! Isso porque caso a bobina fuja muito das especificacoes do projeto, depois você vai girar e girar e cansar de girar o trimmer e nao vai encontrar rossonancia alguma, ou seja oscilacao, no minimo "captada" pelo seu receptor (rádio) isso porque a bobina foge muito dos conformes! Entende agora o porque de eu dizer sobre os cuidados na hora de preparar a bobina? ;)

Amigo Sem Teto, realmente você pode conseguir excelente resolucao preparando sua PCI pelo metodo fotografico, mas sinceramente, não troco a produção por meio da impressora laser não rapaz. É simples e na maioria das vezes os reparos que voce precisa fazer na PCI sao minimos! Na minha opiniao o X de toda a questao é apenas saber bem (tentativas e erros) a melhor temperatura do ferro de passar, isso porque cada ferro tem sua caracteristica e sendo assim, uns esquentam mais, outros menos. O problema do ferro extremamente quente é de que criar bolhas na PCI fica fácil e sendo assim, deve-se iniciar o processo todo novamente.

Sucesso meu amigos,

Grande Abraço,

R.Costa.

Postado

Amigo digam AMD

Muito obrigado por me ajudar, desculpa qualquer coisa :D

vou iniciar o projeto indo ate a loja eletronica e comprando a placa de fenolite e os componentes ^_^, durante o processo eu vou postando umas fotos ^^ valeu por tudo!

Abraço!

:lol:

Postado

Caro Edson16...

Não esquenta!:D

É satisfatório demais ajudar.

Quando a gente não sabe a gente tem mesmo é que perguntar!

Mas posta mesmo fotos aí do andamento do processo! Agora quero ver esse aparelho aí transmitindo FM "alto e claro"! hehehe

E tenho certeza que suas dúvidas, são as de muitos que frequentam o forum tambem, além das minhas, claro! :lol: a arte do Aprender nunca Acaba! ;)

Sucesso e boa sorte meu amigo,

Abração,

R.Costa.

Postado

É isso ai meu amigo digam AMD a gente aprende errando, tentando, e é claro perguntando :D

Ah! so uma coisa, se eu não conseguir fazer a placa de fenolite, posso improvisar?

Postado

Caro Edson16,

porque está dizendo caso você não consiga fazer a placa?!:confused:

Pode acreditar que voce vai conseguir fazer a placa, se nao for pelo processo de transferencia termica, será pelo método MANUAL (caneta retroprojetor e voilá...rss) mesmo!

O que seria essa sua ideia de improvisação? Se for conectar todos os componentes por meio de fios, etc...eu nao recomendo não, ainda mais se tratando de um transmissor FM. A sua improvisacao na minha opiniao, CASO NAO CONSIGA MESMO fazer sua PCI é a de utilizar uma Proto-Board (aquela placa cheia de furinhos que no caso sao os contatos).

Abração.

R.Costa.

Postado

Sim eu tava pensando se eu não conceguise fazer a placa por modo de impressão eu iria juntar tudo com fios.. é mais se eu não conseguir eu vou ultilisar a caneta ou esse Proto-Board, não é q eu não consiga fazer a placa é porque não sei se a papelaria vai aceitar eu pedir para colocar um PHOTOPAPER e ultilizar o toner no maximo...

talves aceite pelo fato de ser 2 copias né?

Postado

Caro Edson16,

não se preocupa com isso. Com certeza uma papelaria irá fazer o tipo de impressão que você deseja ou na pior das hipóteses voce ve quanto fica pra que algum servico de impressoes imprima pra voce já no seu papel e na printer Laser! Nao acredito que seja carissimo!

Enfim, mas caso nao consiga, você realmente pode desenhar com a retroprojetor! Ou ate mesmo utilizar a proto-board! Nao se preocupa nao meu amigo...va em frente!

Abração.

Sucesso!

R.Costa.

Postado

Ta legal ^_^ abrigadão ai digam AMD, so o que me falta é a printer a laser, mais isso eu rosolvo, o resto eu tenho tudo... eu posto as fotos do processo aqui valeu ;)

OBS:Moderador não fecha o post vou ultilizar ele durante o proceso.

Postado

Olha Edson 16 não achei difícil tive um probleminha pois não possuo a lâmpada à qual eles falam ai tentei através da luz solar, mas era 5 da tarde então não tinha luz suficiente, acho que as placas não servem mais... eita!! mas achei o método bem fácil espero que dê certo da próxima vez. O método que está usando achei interessante também mas não o utilizei pois não possuo a impressora a lazer, com a copiadora ficou legal?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!