Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AM2 sem Heatspreader - A780GM-A


roller

Posts recomendados

então pessoal, como não encontrei nenhum tópico por aqui, resolvi compartilhar com vocês um experimento que fiz ...

como conta o titulo, removi o Heatspreader do meu X2 4200+ ... foi complicado pra reinstalar o cooler 'Hyper TX2' já que agora temos uns 2mm de folga ... esses 2mm na minha opinião é muita coisa mesmo ... quando retirei o processador ficou muito mais leve ... é mesmo uma grande camada !

... fiz o processo com um estilete, uma lamina de barbear é até melhor ....

se olharem de perto, percem uma pasta preta, isso é como uma colinha tosca... você enfia o gilete (com cuidado) entre o processador e o heatspreader e vai empurrando aos poucos, de modo que a gilete entre no espaço ...

essa pastinha preta tem mais ou menos 2 ou 3 mm ... então você tem uma certa segurança... assim que sentir que a lamina vai avançando mais fácilmente, faça mais devagar ...

também sugiro que cortem essa pasta por igual ... avançando um pouco de cada lado ...

o segredo é fazer com firmeza, mas sem forçar ...

o die é igualzinho dos k7 da vida, sem segredo ...

durante muito tempo a AMD vendeu processadores com o die exposto, isso nunca foi problema ...

na minha opinião ficou bem melhor ... passei aquela pasta a base de prata da akasa (sei la) ... as temperaturas estão ótimas

Everest aponta 39º no chipset (coloquei um coolerzinho no dissipador da A780GM-A)

25º no núcleo 1 e 28 no núcleo 2 ... vou fazer mais testes, mas acho que não da problema não

pela primeira vez consigo chegar à 3Ghz com bios de Novembro ... Definitivamente, não preciso mais da BIOS de Julho na A780GM-A

... seguem fotos da ideia ilustrada ... e minhas próprias fotos !

image.php?id=822

detalhe - área cinza com heatspreader (acho muita coisa)

image.php?id=823

detalhe - sem a área cinza - die direto no cooler - igual os bons e velhos K7 ^_^

thumb.php?id=830

legal, o pessoal mostra como fazer com a gilete !

...

minhas imagens piores !

moto0007tb4.jpg

... reparem na espessura do bicho !

moto0008ij9.jpg

Separados ! !

moto0015ve7.jpg

o die brilhando e esperando pelo Hyper TX2!

...

na minha opinião ... compensa sim ...

próximo passo ! lapidar o TX2 .... e colocar uma borracha atrás das presilhas ... a perca de espaço exige algo que possa compensar entre a presilha e o cooler ... borracha é bom porque ja amortece ...

algo macio é ideal !

moto0020po7.jpg

Over !

moto0021cn9.jpg

Voltagens e temperatura ...

é... temperaturas que podem ser bem reduzidas ... sei que da pra diminuir o vcore ... mas vou deixar tudo pra quando for lapidar o TX2 ...

... por ultimo ... o Print !

overku5.jpg

... é isso ... acho que vale a pena ...

não sigam os valores que postei na minha bios ... a não ser que a memória seja DDR2 1066 .... essas tensões podem queimar sua memória dependendo da marca !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom experimento e muito útil para análise.

Retirar o Heatspreader e colocar um bom cooler diretamente no DIE a temperatura cai e muito.

Fonte de calor diretamente no dissipador sem nenhum intermediário é muito mais eficaz.

Eu fazia isso com K6-2 para overclocar e a temperatura realmente cai muito.

Um alerta. O DIE de CPU coberta, quando descoberta, não tem a mesma resistência mecânica que DIE de CPU que vem exposta como nos bons K7.

Têm que tomar muito cuidado para não causar alavanca na hora de encaixar o dissipador.

Mas ficaram muito bacanas as temperaturas. Boas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente ... cuidado é essencial ...

como todo cooler é diferente, quem quiser fazer, vai ter que arrumar uma maneira de subir a presilha do cooler de modo que o mesmo desça pro contato ficar perfeito no processador ... vai de cada um ...

reduzi o vcore, estava com 28 incrementos e 1.401v ... joguei la pra baixo ... 16 incrementos ... cpu-z aponta 1.376 ... isso fez minhas temperaturas baixarem mais ainda ... 38ºChipset, 23 núcleo 1, 26 núcleo 2 .... lembrando que o sistema rodando em idle ....

mas acho difícil passar de 40º ... e se passar é que to exigindo muito !

... vou postando informações aos poucos ....

detalhe :: se lembram da famosa trilha de grafite que faziamos pra ativar o cache dos TBread ?? pois é, aqui tem um monte delas ... ah se eu tivesse certeza :wub: --- transformaria meu 4200+ num 6000+ ^_^ ! ! !

_______________________________________________________________

edit:

então... achei um vídeo interessante .... agora da pra entender direitinho .... reparem nas trilhazinhas do Sempron, se não da vontade de sair riscando tudo .. he he

e AQUI, um tutorial melhor que o meu pra quem quiser fazer ... o cara ainda fez um recuo direto no encaixe ... o que é complicado, porque se amanhã eu comprar um Phen II teria que retirar o IHS também, mas ai ficaria com mais medo ( $$$$ )

_______________________________________________________________

edit 2:

meu cooler estava frouxo mesmo .... agora ta bem firme e seguro

baixei 8 graus em cada núcleo ....

isso está ficando cada vez melhor ... nossa ! ! !

tempmelhorsx3.jpg

é isso ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sem querer cortar o seu barato, mas eu acho que você está se enganando a respeito das temperaturas dos cores. Não sei se você sabe, mas o sensor dos Brisbanes informa temperaturas erradas (sempre 20 °C a menos). Vi essa dica a algum tempo atrás em um fórum gringo e achei que estivesse um pouco correta, já que diversas vezes o Everest marcou 0 ~ 10 °C ou menos nos cores do meu X2 5000+.

Então passei a utilizar o Core Temp, que apesar de marcar as mesmas temperaturas do Everest, permite adicionar um valor na temperatura final. Adicionei os tais 20 °C e aí sim, temperaturas mais sensatas para os cores. Agora em janeiro, saiu uma versão nova do Core Temp (a 0.99.4) e no change log o autor afirma que o programinha automaticamente adiciona 21 °C na temperatura caso detecte um X2 Brisbane. E essa feature é baseada em um informação da própria AMD, segundo ele. Acho que seria bom você verificar as temperaturas dos cores com o Core Temp, só para confirmar se é 18 °C e 20 °C ou não.

Coloquei uma imagem com o Core Temp e o Everest para entender melhor. Note que a diferença entre ambos dá 21 °C.

imagebz3.jpg

w1680.png

E o link do site do Core Temp, se você quiser confirmar:

http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana as temperaturas e independente de ter ou não problema na leitura uma coisa é certa. Todo esse processo mostrado acima derruba consideravelmente a temperatura.

Vou deixar mais alguns alertas e cuidados para os aventureiros como eu hehe.

Existem outros cuidados extras que devem ser tomados por quem tiver interesse nesse desmonte.

Um deles é conhecido pela grande maioria, mas relembrar é sempre bom.

-Se tem trilha exposta o cuidado com pasta térmica que é condutora elétrica também é importante. Para evitar esse tipo de perigo, pode usar um adesivo colante para proteger em volta do DIE. Mesmo que o adesivo seja algum tipo de isolante térmico não tem problema, a área protegida pelo adesivo não é o foco principal de calor e por esse motivo é insignificante.

-Outro detalhe que também deve ser atentado é com os pinos da CPU.

O esforço mecânico e o mau jeito de apoio na peça podem acabar entortando alguns pinos.

Para evitar esse tipo de problema é só usar um pedaço de isopor, pequeno, pouco maior que a CPU e enfiar os pinos, dessa forma ficam protegidos e não tem problema.

Abraço pro pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

r.fagioli
cara, da pra confiar nesse coretemp mesmo ??? meu vcore está quase a 1.4 ... ele marca 1.2 .... fora sua frequência, ele ta marcando 1.2Ghz ?? aqui ele marca certo os 3ghz !!! acho impossivel estar certo ... você tem razão, ele marca temperaturas mais altas mesmo ... mas a diferença aqui é de 9º ...

vou fazer uns testes ... jogar o vcore la no alto e ver o que acontece com as temperaturas ... outros testes em mente também, depois posto meus resultados ... mas valeu pela observação ! -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, da pra confiar nesse coretemp mesmo ??? meu vcore está quase a 1.4 ... ele marca 1.2 .... fora sua frequência, ele está marcando 1.2Ghz ?? aqui ele marca certo os 3ghz !!! acho impossivel estar certo ... você tem razão, ele marca temperaturas mais altas mesmo ... mas a diferença aqui é de 9º ...

vou fazer uns testes ... jogar o vcore la no alto e ver o que acontece com as temperaturas ... outros testes em mente também, depois posto meus resultados ... mas valeu pela observação ! -_-

Sobre o vcore, não tenho certeza absoluta mas acho que ele não mostra o valor atual e sim o padrão do processador. Tem um X2 4200+ com VID de 1.2v:

http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=58&f1=AMD+Athlon%E2%84%A2+X2+Dual-Core&f2=4200%2b&f3=2200&f4=512&f5=AM2&f6=&f7=&f8=&f9=2000&f10=No

É esse X2 4200+ que você tem?

O clock está errado mesmo. O esquisito é que até a versão 0.99.1 ele mostrava o clock correto mas não identificava o meu X2 5000+ como BE. Agora ele identifica como BE mas mostra o clock errado. Vai entender... :wacko:

Manda bala nos testes que são bem vindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso ai... o meu marca 1.2v mesmo ... mas o adrão é ~1.35 .......

realmente, não da pra confiar nas temperaturas do Everest ... mas nossa ... posso te afirmar com toda a segurança, que ali não tem 30º ... ta bem friozinho mesmo ...

tenho cooler no chipset ... a fonte tem 2 coolers ... minhas temperaturas poderiam ser bem melhores se não fosse por causa dos 4 hd's ... hoje é o que mais esquenta (_( !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesma coisa que os K7, não vejo diferença ... bons são aqueles coolers presos com mola... daquela forma você consegue um contato perfeito com máxima segurança ...

um exemplo, só pra terem uma ideia .. segue na foto abaixo ( ignorem o fato desse 'adaptador' se feito com um espelho de interruptor .. he he )

jimmyrigupdate-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!